Foto antiga de Porto Formoso: os campo eram cultivados, as vacas nem vê-las.

Comentários

Anónimo disse…
A criação deste blog é uma excelente iniciativa. Parabéns! O Porto Formoso é sem dúvida a freguesia mais pitoresca do Concelho da Ribeira Grande.
Cavalete disse…
Quem irá vencer as próximas eleições para a junta de freguesia do porto formoso? Será o emanuel da luz ou o denominado "presidente" joão furtado! Não não esqueçamos da batalha política (e não só...) das últimas eleições.
Claro que o Ricardo Silva já ganhou as eleições no porto formoso. Resta saber se vai conseguir compensar nas freguesias do norte (da ribeirinha para cima, entenda-se) o provável desaire em rabo de peixe.
O Regedor disse…
O tema eleições promete ser muito interessante neste blog! Será abordado em breve, quando os movimentos de bastidores começarem a ser mais intensos.
Anónimo disse…
Não sei, se Ricardo Silva já ganhou.
Apenas sei, que Ricardo Silva ainda não deu qualquer prova que do que sabe fazer. Acho que, quem devia avançar era o Dr. João Teixeira, brilhante economista, actualmente a terminar o Doutoramento em Londres. É PESSOAS DESSA QUE O CONCELHO DE RIBEIRA GRANDE PRECISA.
Anónimo disse…
Força João Teixeira.
João Teixeira para Presidente.
FORÇA, FORÇA, Ribeira Grande está contigo,
Anónimo disse…
Atenção. Bombistas são aqueles que nunca fizeram nada na vida senão política. E da pouca política que fazem, são autenticas bombas autarquicas. Isso porque, tudo que tenham fazer ou fazem mal ou explodem em asneiras. Força João Teixeira, Ribeira Grande está contigo. Acaba com os bombistas...implantados.
Anónimo disse…
Começo por felicitar a iniciativa da criação desse blog.

Às pessoas que como eu nasceram no Porto Formoso, mas por razões da vária ordem teiveram de ir viver para fora da freguesia, lanço um desafio - Façam os vossos comentários e contem histórias sobre a n/ freguesia.

Por mim, hei-de procurar lançar um tema todas as semanas.

Como sou trabalhador por conta de outro só me resta o fim de semana para ter tempo de escrever alguma coisa e, eventualmente, tecer comentários sobre outros escritos.

Ficam então o desafio.

Zé Ninguém
Anónimo disse…
É sem dúvida uma iniciativa fantástica. Já a tive a oportunidade de felicitar o criador deste blog. Como foi dito, e bem, no intróito deste blog, isto não é só para pessoas que sejam do Porto Formoso mas sim para todos os que efectivamente gostam desta terra.
Relativamente às eleiçoes autárquicas, é caso para dizer que ainda vai correr muita água por baixo da ponte. Avizinham-se novos desenvolvimentos que vão ser muitos interessantes do ponto de vista político.
Dr João Teixeira??!! Quem é!!?? Alguém conhece??!!
Ah já sei o Salazar cá da terra. Não sei se é verdade, mas é o que a malta diz.....
Havia de dar um óptimo Presidente de Câmara.....
Anónimo disse…
Afinal quem é o João Teixeira??.

Se não estou em erro é o filho do mestre João Teixeira. Deve ter cerca de 30 anos e é professor na UA.

Penso que não é um salazarista, uma vez que não viveu naquela época.

Não conheço a pessoa, pelo que me é dificil tecer algum comentário sobre os elogíos que lhe são feitos.

Gostaria porém de lembrar que só se ganham eleições pata a Câmara da R.Grande com um candidato natural daquela cidade ou de Rabo de Peixe.

O Porto Formoso não tem uma figura a nivel do Concelho
Cavalete disse…
Caros colegas do Blog!
Eis algumas questões:
1) Onde está o parque desportivo do Porto Formoso? Não nos esqueçamos que há 4 anos atrás foi apresentada uma maquete com um projecto para a zona do actual campo de futebol.
2) Qual foi o papel da juventude socialista do Porto Formoso (Emanuel Furtado, Duarte Lopes e outro Emanuel) nos ultimos 4 anos em pról da freguesia?
3) Quais foram as propostas da lista derrotada do PSD nos ultimos 4 anos?
...
Parece que o que nos resta sao mesmo uns torresmos no Amaral, uma caldeirada no Jorge e uma dobrada no Viana...
Anónimo disse…
Costumas dizer que os filhos da terra não fazem milagres. Todavia, quando o filhos da terra podem, efectivamente, fazer a diferença, há pessoa que alegam que "Porto Formoso não tem uma figura a nível do Concelho". Contas pelos dedos da mão " os filhos da terra do Concelho da Ribeira Grande" que tenham ou estejam em via de ter um Doutoramento.
Força J.T. Ribeira Grande, está contigo e Porto Formoso orgulha de ter um filho de gabarito. Força João Teixeira.
Anónimo disse…
Convem referir que quando me referia a facto de o Porto Formoso não ter uma figura conhecida a nivel de Concelho, estava a falar apenas no sentido restrito da área politica.

Que me perdoem a minha ignorância, mas nas informações que hoje obtive sobre o dr. João Teixeira disseram-me que o mesmo participou nuns colóquios na última campanha das autárquicas.

Na realidade não me recordo.

Não me julgo em condições de emitir qualquer juizo sobre a capacidade politica deste cidadão do Porto Formoso
Anónimo disse…
Definitivamente, temos que capacitar que na Política devem estar apenas pessoas com mérito. " é tempo da boa moeda afastar[definitivamente] a má moeda". A má moeda prolifera no Concelho de Ribeira Grande de forma rápida e duradoura. A boa moeda constroi-se com o tempo, e por vezes leva anos a solidificar. O expoente máximo da boa moeda é o Doutoramento. Não é qualquer pessoa que se candidata a um Doutoramento, só a boa moeda é que o faz. Vamos dar força a esta BOA MOEDA, nascida no Porto Formoso. E por aqui, fico. Depende de voçês se os filhos da terra fazem ou não milagres.
O Regedor disse…
A discussão está muito boa, contudo vou sugerir uma coisa: que tal deixarem de ser anónimos? Podem continuar anónimos mas com uma alcunha e assim os leitores poderão entrar em diálogo uns com os outros.
Cavalete disse…
Mudando um pouco de assunto, gostaria de dar os parabens a organizacao das sopas do S. Joao que decorreram na Canada das Gentes no passado mes de Junho. A Sra Lurdes Grila e a Sra Antonia e todas as outras pessoas que colaboraram fizeram um excelente trabalho. Aquelas sopas sao muito mais que umas simples sopas, pois carne e um bom vinho foi coisa que nao faltou. A adesao por parte das pessoas da freguesia e forasteiros tem aumentado de ano para ano. Espera-se que as "Sopas de S. Joao da Canada das Gentes" sejam, no futuro, um autentico cartaz turistico do Porto Formoso.
VIVA a iniciativa privada e servico civico da organizacao das sopas do Porto Formoso!!
Cavalete disse…
Sr Regente,

Pode parecer ignorancia minha mas gostaria de saber se e possivel a outras pessoas, que nao o regente, colocarem artigos no Blog. Estou interessado em colocar um artigo mas nao sei como o fazer. O lado direito da pagina principal nao tem nenhuma indicacao sobre colocacao de artigos. Sera que so podemos fazer comentarios a artigos colocados por si?
Cumprimentos,
Cavalete
Anónimo disse…
Uma informação apenas: Sabem de na Ribeira Grande é um consultório de psicologia?
Anónimo disse…
Desculpem: Sabem se na Ribeira Grande há um consultório de Psicologia
Anónimo disse…
Penso que na Ribeira Grande não há um consultório de psicologia, apesar de lá haver muitos doentes mentais.

Há é outras coisas....
Anónimo disse…
Que coisas?
Anónimo disse…
Caro amigo "anónimo" (pelos vistos há muitos), não me parece que o o Senhor Evaristo queria dizer que o Senhor Doutor João Teixeira, ideologicamente fosse salazarista, mas segundo o que sei, foi uma alcunha que lhe foi atribuida em tempos de infância, pelo que o caro amigo sabe, ou pelo menos deveria saber como são esse tipo de coisas - alcunha uma vez alcunha para sempre.....
É a lei da vida....
Anónimo disse…
Ilustre senhor anónimo - o da boa e má moeda - que na política há muitas más moedas, parece-me que ninguém duvida disso.
No entanto devo dizer-lhe que um doutoramento, feito no R.U. nos E.U.A. ou nas Ilhas Galápagos (perdoem-me o exagero), seja em que área for, não tem o poder mágico de tornar uma pessoa POLITICAMENTE BOA MOEDA.
Que é preciso muito tempo para se construir uma BOA MOEDA POLITICA, penso que toda a gente concorda, ma a chegar-se ao extremo de dizer que o expoente máximo de uma BOA MOEDA ser um doutoramento..... enfim as opiniões são isso mesmo. Cada um diz o que lhe vai na mente........
Anónimo disse…
Deixem lá de invocar a figura do meu avô em vão...
Anónimo disse…
Não voltarei a participar neste Blog. Gosto de criticas construtiveis e não destrutiveis, mesmo quando não conhecermos as pessoas.
O respeito por todos é bom. Ofender só por ofender não contem comigo. Desculpem qualquer coisa, desculpem se ofendi alguém, mas principalmente desculpem por ter participado num Blog, que inicialmente, pensava que era de construção e não como pude constar de destruição pura e simples.
Anónimo disse…
JÁ SE SABE QUEM VAI SER O PRESIDENTE DA CAMARA. POIS RICARDO SILVA NÃO É DA RABO DE PEIXE
O Regedor disse…
Em resposta à questão colocada pelo Sr. Cavalete informo que este blog é, de certo modo, da responsabilidade de quem o cria, com a excepção dos comentários que são de quem os escreve. Assim, como este blog pretende ser plural mas não anárquico, solicito às pessoas que enviem artigos que considerem importantes para o blog para: acasadamosca@yahoo.com. No entanto, não serão publicados todos os artigos recebidos. Espero receber muitas contribuições, a sua também, Sr. Cavalete.
Cumprimentos
Anónimo disse…
Discordo completamente dessa opinião de que o dr. João Teixeira é um pau mandado.

Convém esclarecer que este senhor se encontra na Inglaterra a tirar o doutoramento.

Já agora convém referir que há, pelo menos, mais uma pessoa doutorada e que é natural do Porto Formoso.

Zé Ninguém
Anónimo disse…
Gaudencio. Alguem conhece?
Bruno da dona Guida. Alguem conhece?
Emanuel Mosca. Alguem conhece?
Duarte Lopes. Alguem conhece?
Toni Rato. Alguem conhece?


O que foi que fizeram pelo Porto Formoso? O que e que tem em comum?
Anónimo disse…
quem e que manda no bruno da dona guida?
quem e que manda no gaudencio?
Anónimo disse…
Cambada de invejosos... (salvo algumas excepcoes)...
Anónimo disse…
Conheço as três primeiras pessoas.

Ainda é cedo para terem uma maior intervenção.

Será que algum deles vai concorrer nalguma lista para a Junta de Freguesia??

Zé Ninguém
Anónimo disse…
SR. zé ninguem você não morra no porto formoso de certeza porque o joão teixeira foi, é e será sempre mandando pela mãe enquanto vida ela tiver
Anónimo disse…
E ENTÃO QUEM MANDA EM DEUS?
Anónimo disse…
gaudencio pessoa que sonha com duas coisas:
1º matematica
2º em ser presidente da junta
mas o sonho só está no principio
deus falou
Anónimo disse…
O que tem em comum as seguintes figuras do Porto Formoso: preto, sebastiao, tabua, couvinha, pimperrao, balao, anzol, manuel dos moinhos...?

Porque sera que o gaudencio abandonou repentinamente a presidencia da juventude socialista? Sera que alguem me pode dizer?
deus falou
Anónimo disse…
HÀ... HÀ...HÀ... SEI QUEM É.
Anónimo disse…
Na minha modesta e cinssera opiniao kem deveria ser o presidente da junta de freguesia devia ser Jaime Tabua!! ha ha ! Pessoa extremamente competente, ficaria responssavel pelas garrafas de vinho pelos malhos no meio do caminho. Agora a serio o meu voto vai para Manuel Couvinha o ilustre marceneiro de golfinhos e note-se bem, ja fez parceria com o Sr Dr Sá Couto enfim estao ali para ganhar o seu, visto que os dois estao nas ruas da amargura!!!!!!!! HA HA HA.
Anónimo disse…
O pessoal so comenta politica!
Entao vou tambem fazer umas criticas a navegaçao. O actual presidenta da junta de freguesia nao faz nada. No seu primeiro mandato prometeu, prometeu ,prometeu mas nao fez nada. No seu segundo mandato apesar de ter mudado de cor continuou na mesmasó promter e nao concretizar nada!!!! Prometeu um parque desportivo ate agora nada!!!
Ou seja no Porto Formoso nao se faz nada se nao fosse a praia tava fuck nao havia nada pra se fazer . Agora o people so pensa no cafe do Parola nas ganzas e no alcool.
Anónimo disse…
Ò vargalho praqui nada! ouviste! sei quem é!!!!
Anónimo disse…
Caros amigos bloguistas,
eu devo dizer que pensava que este blog era para se escrever e dar opiniões, de certa forma relevantes, mas parece que não...
No entanto, espero que isto seja passageiro, visto que a malta ainda não tem grande coisa para escrever e deste modo põe-se a dizer "besteira".
Será que a malta do porto formoso é mesmo deste calibre? Acredito que não, aliás tenho a certeza que não à excepção de alguns.....
Anónimo disse…
Será que o Presidente da Junta de Freguesia tem conhecimento deste bolg??

Não deveriam, os residentes no Porto Formoso, divulgá-lo??.

Zé Ninguém
O Regedor disse…
sr. Zé, pelo que sei já tem conhecimento. Só espero que este blog esteja disponível nos computadores da junta de freguesia!!
Anónimo disse…
Sr. Regedor,

Não acredito que a Junta de Freguesia saiba, pelo que continuo a desafiar as pessoas para divulgarem o endereço do blog.

Não haverá dinheiro para 20 fotocópias com o endereço para serem coladas em lugares estratégicos???

Zé Ninguém
Anónimo disse…
Rapases antes de se atirerem da ponte lembrem-se:
Não foi um par de asas que ela lhe deu mas sim um par de cornos.
Anónimo disse…
perdi uma caneta lá para os lados da varsia se lá fores e a vires trasea.
O Regedor disse…
Caros bloggers já tinha pensado no tema da bandeira para o blog. Aproveitando a vossa "boleia" já está na página principal.

Abraço
O Regedor disse…
Caro rasec,
a confirmarem-se essas notícias (construção do campo de futsal) fica provado que o presidente da junta aprendeu algumas lições de como ganhar eleições com obras em cima da hora. Mas agora aceitam-se mais informaçoes sobre essa suposta obra! Será que vão só por lá uns blocos para fazer de conta que a obra vai avançar? Onde vai ser a obra? Para quando? etc..

Já agora (sem querer ser presunçoso) será que o presidente anda a ler este blog e devido ao comentários já começou a mexer os pauzinhos??
Sei, com conhecimento de causa, que ele sabe o endereço do do blog!
Cavalete disse…
Atencao bloggers, nao ignorem o comentario do rasec acerca da venda ilegal de peixe por parte de agentes da GNR do Porto Formoso. Eu pago os meus impostos, as minhas multas e juros de mora. Nao posso tolerar que um agente da GNR de multas a quem anda com mercadoria sem factura e depois va vender o peixe ao jorge fugindo a todos os requisitos legais. Caca ao homem, denunciem a situacao.
Como disse o rases, se fosse o americo a vender 10 euros de lapas ainda ficava com as calcas "levis 501" sob penhora das financas!
O Regedor disse…
Em primeiro lugar penso que não se devem fazer juízos de valor acerca das pessoas que aqui são citadas porque cada um de nós tem os seus pecados. Podemos e devemos, isso sim, comentar se as qualidades dos candidatos são compatíveis com o cargo.

Tenho a certeza que questão da religião vai ser importante de acompanhar nas eleições do P.Formoso pelo seguinte:
- verificar a posição do Padre. Se aconselhar o voto no actual presidente não é coerente. Se o candidato do PSD for o José António Monte e aconselhar o voto neste candidato está apoiar um ateu o que será inédito. (a minha posição é que os candidatos se forem ateus, hinduistas, ortodoxos, etc. é indiferente)

Para manter o meu bem-estar psicológico prefiro acreditar que o Padre tenha influência em 5% dos votos. É, então, nitidamente ultrapassado pelos "blocos e sacos de cimento" que devem ter influência em pelo menos 10% do eleitorado.

Cumprimentos
Cavalete disse…
Gostaria de lembrar que o cargo de presidente da junta de qualquer freguesia com menos de 1500 habitantes tem uma importancia praticamente redundante. Ainda ninguem me conseguiu dizer qual e o valor do orcamento da junta de freguesia do porto formoso. Suponho que nao deve atingir os 50.000 anuais. Se retirarem desses 50.000 euros as despesas com o pessoal e despesas correntes de funcionamento resta muito pouco para investimentos em infra-estruturas e actividades culturais.
A dinamica cultural e social da freguesia faz-se acima de tudo com a sua populacao e iniciativa privada. Vejam-se os seguintes exemplos:
1) Festa das sopas de s. joao da canada das gentes. Iniciativa louvavel das senhoras daquela area.
2) Festival de carnaval da decada de 80 e inicio dos anos 90. Iniciativa louvavel do sr. dionisio, sr. manuel felicio e outras excelentes pessoas.
3) Desfile realizado por altura das festas da nossa sra da graca. Iniciativa louvavel da populacao em geral.
Poderia dar aqui muitos mais exemplos. Cabe a cada pessoa de freguesia tomar a iniciative de realizar coisas pela comunidade. O presidente da junta e mais uma figura do poder autarquico com pouca capacidade de intervencao.
Cavalete disse…
Não, a CMRG não apresentou nenhuma obra do Porto Formoso ao programa Peter. Na verdade, o programa Peter não poderia abranger investimentos em áreas geográficamente muito dispersas. Dai que a maioria dos investimentos do Peter esteja concentrado na cidade da Ribeira Grande.

Mas tal não serve de desculpa! Existem outros pogramas comunitários e nacionais de apoio ao turismo, especialmente dedicados a projectos de menor dimensão, que a CMRG não utiliza.

Há cerda de 4 anos atrás a CMRG encomendou um plano de desenvolvimento estratégico (que custou cerca de 10.000 contos) que apontava os seguintes investimentos estruturantes para o Porto Formoso:
1) Realização de um aldeamento turístico na zona de campo de futebol, a par de um restaurante panorâmico e bar sobre o mar;
2) Recuperação do castelo;
3) Criação de um pequeno quebra mar de modo a permitir a varagem de pequenas embarções de recreio;
4) Construção de um campo de mini-golf na zona da ponte;
5) Construção de uma segunda via a atravessar a freguesia do Porto Formoso, começando junto aos sírios do sr dionísio e acabando no coucinho;

Os economistas que realizaram o estudo consideraram a freguesia do Porto Formoso como o principal polo turístico da zona norte da ilha de s.miguel, desde a ribeirinha até ao inicio do concelho do nordeste.

No entanto, nada está projectado na CMRG. Falta vontade política e capacidade técnica para realizar estes projectos. Projectos como estes são claramente da responsabilidade da CMRG. A junta limita-se a gerir umas migalhas...

Existe algum economista ou engenheiro capaz na CMRG? Nada! Veja-se o exemplo da CMPD. A Berta Cabral tem uma excelente equipa técnica. Sabem quem é que faz os projectos para a obtenção de fundos comunitários na CMRG? Nada mais que uma excelente jovem gestora, residente no Porto Formoso: Patricia Teixeira. Foi a Patricia Teixeira que realizou todos os projectos de financiamento da remodelação do centro histórico da cidade de PDL, desde a colocação de calçada a reabilitação de várias ruas. Está também presente em grandes projectos como a nova avenida de S. Roque.

Por isso, vamos lá estar atentos às próximas listas para a CMRG. Espero não termos outra vez 60% de professores primários e do secundário na lista. Não é que estes não sejam competentes mas é muito importante ter capacidade técnica no elenco de vereadores e assessores da CMRG.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso