FÓRUM AUTÁRQUICAS

Este espaço visa a discussão política e resulta das sugestões de alguns leitores assíduos do blog. Assim, as opiniões relacionadas com política ficam aqui concentradas e evita-se a difusão destas por todo o blog. Cumprimentos a todos (as).

Comentários

Cavalete disse…
Como e que o Sr. Jaime Rita esta em lugar elegivel na lista do PS (elegivel, se calhar as eleicoes, claro) e ao mesmo tempo esta a recandidatar-se a associacao agricola de s. miguel? Cheira-me a acumulacao de tachos...

Faz mesmo falta uma lei de incompatibilidades a nivel autarquico.

Das duas uma: ou ele esta na lista apenas para captar alguns votos dos agricultores e depois se ganhar as eleicoes nao vai para a camara ou entao ele deixa a associacao (meses depois e ser eleito) e vai para a camara. Em qualquer dos casos parece-me incorrecto.

Uma terceira hipotese e estarem a fazer o mesmo que o Sr. Antonio Pedro ja fez. Concorrer para a ALR e depois nao assumir o seu lugar de deputado.

A politica tem dessas coisas... De candidatos virtuais estou eu farto!!
Cavalete disse…
Sugiro que depois de conhecer-mos o 10 primeiros lugares da lista do PSD e PS a CMRG faca-mos aqui um exercicio de "delete" dos candidatos virtuais de cada lista. Feito este exercicio passamos entao a discutir a lista de candidatos "reais".
O Regedor disse…
Caros bloggers,
é minha convicção que a junta de freguesia apesar de não ter um orçamento nada elevado tem de assumir um papel mais relevante na vida da freguesia. Aliás, faço aqui um exercíco público de memória: só me lembro que a junta de freguesia existe quando por lá passo a pé ou de carro.
A junta deveria impulsionar as actividades culturais e sociais existentes na freguesia. Não me refiro a "oferecer 250€" e está tudo bem. É necessário dinamizar actividades! Claro está que dar 250€ dá muito menos trabalho.
Não aceito o argumento que a junta não tem dinheiro porque muitas coisas poderiam ser feitas com pouca despesa. Por exemplo, quanto custa organizar um torneio de ping-pong, sueca, damas?
No entanto, o estado de parelesia cultural e social em que se encontra a nossa freguesia não se irá alterar com novas eleições mesmo que a cor política mude. Não se iludam.
A minha proposta é a criação de uma lista independente no Porto Formoso, mas realisticamente é muito pouco provável que isso venha a ocorrer (este assunto dava para escrever durante 2horas).
Sendo assim, a situação actual irá perdurar por mais 4 anos.
E o que fazemos nós durante este tempo todo? Bem sei que quem tem competência para fazer alguma coisa não faz. Mas, por essa razão teremos de ser nós a tentar fazer algo. Nem sei bem como, contudo, tenho uma certeza: alguma coisa tem de ser feita!

Cumprimentos
JASRAPOSO disse…
A procissão ainda vai no adro e as eleições para a Junta de Freguesia já originaram um debate aceso entre os bloggers.

Pena é que, algumas vezes, as pessoas se tenham excedido.

É meu entendimento que a avaliação dos candidatos assenta em dois principios:

- O actual presidente, que segundo sei se irá recandidatar, devem mostrar o que a sua equipa fez, antes de enumerar projectos para o guturo.
Sugiro que, à semelhança do "Boletim Informativo", seja lançado no final do mês de Agosto um caderno com a descrição de toda a obra efectuada e a que não foi possível levar a cabo.
Deverão justificar as razões porque não fizeram determinadas obras.

- O outro candidato, José António Monte, deveria apresentar um plano de acção com o respectivo orçamento, descrevendo o modo como irá obter verbas para o levar a cabo.

Era minha intenção sugerir um debate entre os dois candidatos.

Após troca de impressões com algumas pessoas, sou da opinião que tal não deve ter lugar, atendento à forte ligação entre os dois candidatos.

Com as pessoas envolvidas e quase certo que a campanha eleitoral não vai descer ao nivel da anterior. São estes os nossos votos.
JASRAPOSO disse…
Muito se tem discutido sobre a maneira como decorrem as reuniões da Assembleia de Freguesia.

Resolvi averiguar o que se passa e é isto que vou informar.

As minhas fontes parecem fidedignas; contudo, se houver algum lapso da minha parte resta-me pedir desculpa.

Nas últimas eleições para a autarquia do POrto Formoso concorreram duas forças o PS e o PSD.

Do resultado dos votos foram eleitos os seguintes candidatos:

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

PS

Luís Mota Furtado
Ana Sofia Amaral
António Pacheco Branco
António Viana Custódio
Manuel Botelho Luís.

PSD

João Furtado
Ana Timóteo
Manuel Ponciano Furtado
João Rodrigues Viana

O sr. João Furtado e a D. Ana renunciaram ao mandato, entrando para o seu lugar os srs. Roberto Bulhões Pacheco e José Luís Furtado Rodrigues.

A distribuição de cargos ficou como se segue:

- Luís Furtado, presidente
- Ana Sofia, 1ª secretária
- António Branco, 2º secretário.

Neste momento os senhores José Luís Rodrigues e Roberto Pacheco perderam os respectivos mandatos devido a faltas. Convém realçar que o PSD não os susbtituiu.

O sr. MAnuel Furtado já faltou a duas sessões pelo que também corre o risco de perder o respectivo mandato.

A metodologia da Assembleia assenta na seguinte actuação:

O sr. presidente convoca os seus membros através de carta, com a respectiva ordem de trabalhos, nos termos da lei.

Anexo à convocatória segue uma cópia da acta da reunião anterior.

Os senhores vogais do PSD - que neste momento são apenas dois, pelas razões anteriormente descritas - apresentaram várias propostas, quase todas elas por escrito, que foram votadas e lançadas no livro de actas.

Portando, a Assembleia funciona actualmente com 5 elementos do PS e 2 do PSD.

A Junta de Freguesia funciona com os seguintes elementos:

- Emanuel Faria, presidente
- Lúcia Rodrigues, secretária
- Nicolau Timóteo, tesoureiro

FOI ISTO QUE CONSEGUI APURAR.
Clotilde Maria disse…
Apesar de não ser do Porto Formoso é uma freguesia pela qual nutro alguma simpatia, tem uma paisagem fantástica e muito potencial turístico e não só, mas claro só se o poder estiver nas mãos de competentes!
Por isso resta-me inaltecer o espaço criado neste blog para que, pelo menos os frequentadores da net, possam debater e analisar o melhor para a sua freguesia.
Resta-me, ainda, salientar que todo o que envolva uma menina de nome Ana Sofia Amaral possa ser tudo menos produtivo... a junta de freguesia não deverá em caso algum ser local de auto-promoção!!!
Lembrem-se que quem está de fora às vezes vê melhor...
Cavalete disse…
Nomes e mais nomes para a junta...

E quanto aos projectos? Quais sao as prioridades de investimento de cada lista? Os financiamentos estao assegurados? Teremos mais habitacao no porto formoso? Teremos mais apoios a entidades desportivas e culturais? Que criterio sera seguido na distribuicao dos apoiso? Quais sao as prioridades das listas candidatas?

Faco uma sugestao a JS e JSD do porto formoso: organizem um programa de conferencias (ou apenas uma) para debater os problemas da freguesia. Se nao se entenderem em conjunto, facam-no em separado. Convidem um economista, um desportista ou alguem ligado a actividades culturais do porto formoso e depois convidem o publico em geral para assistir a essa conferencia.

O local de realizacao pode ser na casa da igreja. Isto nao representa qualquer custo. O maximo que poderia custar era uma garrafinha de agua "luso".

Este tipo de eventos e muito mais apelativo do que a distribuicao de canetas e isqueiros pelas portas da freguesia.

Afinal, no meio de matematicos, contabilistas, enfermeiros, desportistas, professores, etc nao havera gente com ideias. Ou sera que as eleicoes para a junta sao apenas uma formalidade dos partidos!

Vamos la trabalhar, srs candidatos!!

Nota: trabalhar faz bem, entenda-se.
JASRAPOSO disse…
Gostaria de ser informado sobre quem é o sr.eng. Salgado.

Partilho da opinião que a nível de freguesia devemos apostar mais nas pessoas do que nos programas, embora os dois sejam importantes.
JASRAPOSO disse…
Parece-me que a maioria dos blogers que aqui escreve é constituída por jovens.

São eles que dominam os meios informáticos...

Nas várias opiniões procura-se explicar os aspectos positivos da juventude em detrimento das pessoas adultas.

Para esses as pessoas mais velhas são inflexíveis e contrárias à mudança. Progresso é igual a juventude, rigidez é sinónimo de idade avançada.

Este princípio parece-me um autêntico disparate. Nem sempre que tem mais força tem melhor cabeça.

Vem isto tudo a propósito de se fazer uma apologia para a participação dos jovens nas listas para a Assembleia de Freguesia, esquecendo-se os adultos.

Penso que não deveriam olhar a idades, mas tão somente a qualidades. É que as nossas autarquias estão cheias de glutões, hipócritas e trapaceiros que apenas visam o seu próprio bem.

PS - Já me informaram quem é o sr. eng. Salgado. Uma palavra de apreço para a maneira como se tem dedicado ao Porto Formoso, procurando cuidar das coisas do espírito, recusando a ribalta da política
JASRAPOSO disse…
Muitas dos nossos candidatos irão adoptar na sua campanha os princípios do marketing político como luz orientadora das suas propostas.

Esta ideia de que a qualidade do produto depende da capacidade de comunicação e da arte de usar o marketing pode vir a gerar graves inconvenientes.

Não há dúvida de que há eleitores que ficam mais emocionados com um simples boné/T shirt do que com um prospecto que contenha uma proposta de trabalho, induzindo os candidatos a optarem por "pão e circo" em vez de coisas sérias.

A partir desta análise fica mais ou menos claro que as eleições se ganham ou perdem devido à estratégia de marketing e não pelas propostas concretas.

Os eleitores não precisam de idéias, necessitam é de coisas, benefícios ou vantagens. Logo que os candidatos deixem de satisfazer as várias necessidades dos seus "clientes", estes viram-lhe as costas.

Perantes estes e outros factores somos a perguntar se valerá a pena servir essa causa pública.

Não será melhor ter uma função pedagógica, ensinando as pessoas a prosseguirem na sua educação, de modo a obterem boas classificações e técnica profissional que lhes permita ter um melhor nível de vida e SABEREM ESCOLHER.
JASRAPOSO disse…
A revista SABER, que foi colocada hoje à venda faz referência à CASA DA MOSCA, na página 86
JASRAPOSO disse…
Amanhã começa a campanha elitoral para as eleições autárquicas, que terão lugar no próximo dia 9 de Outubro.

Os mandatários irão fazer entrega amanhã das listas de candidatos no Tribunal da Ribeira Grande, pelo que, com o conhecimento total das mesmas, já se poderão emitir alguns juízos.

Estas eleições terão uma grande importância a nível de freguesia; além da Assembleia, haverá a opinião dos bloggers da CASA DA MOSCA.

Nuna altura em que os candidatos estão a preparar os respectivos programas, deixo uma sugestão - A criação de um trilho para a zona de banhos da Ladeira da Velha, com a feitura de um parque de merendas e recuperação dos balneários.
JASRAPOSO disse…
Aí esta a lista de candidatos para a Junta e Assembleia de Freguesia do Porto Formoso:

PARTIDO SOCIALISTA

Emanuel Faria
Lúcia Rodrigues
Nicolau Timóteo
Emanuel Furtado
Patrícia Teixeira
Luís Furtado
Manuel Luís
Duarte Custódio
António Custódio
Jorge Barcelos
Anibal Viana
Floriano
José da Câmara
João Branco
José Francisco Carreiro
João Carlos Teixeira
José Teixeira e
Rui Janeiro

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA

JOsé António Monte
David Mendonça
Elsa Silva
José Maria Cabral
Fátima Botelho
João Vieira
José Francisco Raposo
Joaquim Gonçalves
João Rodrigues
António Silva
SAndra Luís
Eugénio Monte
Nuno Paiva
João Cabral
Juvenal Cabral
José Pacheco.
JASRAPOSO disse…
Peço desculpa, esqueci-me de incluir na lista do PS os senhores

José António e
Laudalino Viana.
JASRAPOSO disse…
Para um candidato a membro da Junta e Assembleia de Freguesia, a comunicação é um elemento importante.

Significa isto que os candidatos têm de estar em contacto com os eleitores, transmitindo e recebendo ideias para melhorar a vida dos cidadãos.

É, por isso, útil que os candidatos frequentem todos os lugares públicos.

Uma freguesia só pode evoluir quando vota naqueles que sabem ouvir, em detrimento dos ortodoxos e dogmáticos.

Estes últimos vivem praticamente isolados, rodeados de alguns "conselheiros", sem conhecerem a vida real.

Pior do que isso, têm a consciência que tudo sabem pelo que olham os outros com desdém.
JASRAPOSO disse…
A colocação do sr.Emanuel Furtado em 4º lugar na lista do PS significa que, no caso de vitória, será ele a presidir à Assembleia de Freguesia.

A Assembleia de Freguesia é o orgão perante o qual a Junta é responsável.

Portanto, é o orgão mais importante.

Além disso, penso que a itenção de o colocar naquele lugar se prende com o seguinte:

- O PS tem boas condições para vencer as eleições no Porto Formoso;
- Haverá necessidade de colocar alguém capaz de fazer frente à oposição que o PSD irá fazer nas reuniões da Assembleia;
- O sr.Emanuel Furtado tem capacidade de travar essa oposição.
Cavalete disse…
Gostaria de esclarecer os bloggers que o "João Carlos Teixeira" que surge na lista do PS, conforme anunciada aqui pelo Jasraposo, não é o Dr. João Teixeira, docente da UA, mas sim o seu primo, morador na rua do cemitério e funcionário da Tecnovia.

Caso esta informação não esteja correcta peço ao jasraposo que esclareça tal confusão que já circula na cabeça de alguns bloggers.
JASRAPOSO disse…
Um líder tem capacidade de encorajar toda a população e fazer com que os seus subordinados pensem por si próprios. Sabe ouvir de modo a ampliar as suas idéias e os seus conhecimentos.

O líder resiste à tentação egoísta de dar respostas a todos os problemas...

Numa altura em que as listas de candidatos à autarquia da freguesia já foram entregues, entendemos ser oportuno formular a seguinte pergunta:

HÁ UM LIDER NO PORTO FORMOSO?

Uma resposta difícil de dar.

Temos pelo menos três organizações cívicas no Porto Formoso - Comissão Fabriqueira, Casa do Povo e Junta de Freguesia.

Todos conhecem as necessidades e pontencialidades da freguesia, mas agem de costas viradas.

Só assim se compreende que seja a Comissão Fabriqueira da Igreja a construir uma casa para que os idosos passem lá parte do seu tempo, quando deveria ser a Casa do POvo a fazê-lo.

A Comissão Fabriqueira, a Junta de Freguesia e a Casa do Povo, têm cada uma o seu edifício.

Só numa sociedade do terceiro mundo é que isso acontece.

Se houvesse um líder no Porto Formoso, essas três entidades iriam sentar-se à volta de uma mesa e estudar a melhor maneira de satisfazer as necessidades da população.

Haveria um só edifício polivalente em que, entre outros,albergaria as entidades anteriormente referidas.

Tal não acontece devido ao egoísmo de alguns
JASRAPOSO disse…
Apesar da grande evolução dos meios de comunicação social, não necessitamos do seu uso para nos conhecermos uns aos outros na n/ freguesia.

No meu caso, atendendo à idade e o facto de não residir na freguesia, sou obrigado muitas vezes a formular a seguinte pergunta:

- É filho de quem?

É sempre agradável ver pessoas a candidatarem-se a lugares públicos, quandos esses não são de designação mas de eleição popular.

Mercê da liberinagem emergente na n/ sociedade, estas pessoas sujeitam-se à critica fácil e, lamentavelmente, muitas vezes, à calúnia.

Bom seria que todos soubessem respeitar aqueles quem pensam de maneira diferente.

Muito mais louvável é comportamento daqueles que, sem auferirem quaisquer benefícios financeiros, com o seu talento elevam o nível do Porto Formoso - interna e externamente - no aspecto social e cultural
Cavalete disse…
E ainda dissem que não há pessoas com capacidade política no porto formoso!!! Depois de ler os comentários acima diria que políticos não faltam. Temos de tudo: segredo de justiça, segredo do negócio, acordos intra-partidários, apoios financeiros duvidosos, contrapartidas desconhecidas, etc.

Se os vizinhos não se entendem numa pequena freguesia como o porto formoso, como se espera que os palestenianos se entendam com os israelitas...

VIVA O BENFICA!
Cavalete disse…
Será que alguém sabe quem são os dez primeiros candidatos da lista do PS à Ribeira Grande?

Gostaria de saber se houve muitas alterações em relação às eleições de 2001.
JASRAPOSO disse…
Penso que é a altura das pessoas emitirem opiniões e sugestões sobre as eleições autárquicas.

Não há-de faltar tempo para se falar da Casa do Povo / Grupo Folcolórico / Grupo de Jovens / Comissão Fabriqueira etc.

Cada coisa a seu tempo
JASRAPOSO disse…
Aqui temos os nomes dos candidatos aos orgãos autárquicos, devidamente ordenados:

PS

Emanuel Farias
Lúcia Rodrigues
Nicolau Timoteo
Emanuel Furtado
Patricia Teixeira
Luís Furtado
João Branco
Duarte Lopes
Manuel Botelho
António Custódio
Floriano Rodrigues
Jorge Barcewlos
José Aguiar
João Gonçalves
Laudalino Viana
Anibal Medeiros
José Teixeira
Rui Janeiro
José Pacheco
José Câmara

MANDATÁRIO DA LISTA

ROSA MARIA CARVALHO BORGES DA PONTE

LISTA DO PSD

José António Monte
Fátima Botelho
José Mendonça
Elsa Silva
Nuno Laureano
José do Monte
José Mariua Cabral
Sandra Luís
António Silva
Joaquim Gonçalves
João Rodrigues
João Cabral
José Pacheco
Eugénio Rodrigues
José Medeiros
João Vieira

MANDATÁRIO - JOSÉ MARIA JORGE

CÂMARA MUNICIPAL

PS

Ricardo Silva
José António Silva Brum
Jaime Costa Rita
Sílvia Pontes de OLiveira
Ana Catarina Almeida
José Francisco Pereira
José de Sousa Pereira
Elsa de Almeida
Maria Vieira Galvão
Maximino Galvão
João Luís Melo
Rui Amaral
Nélio Rodrigues
Laurénio Frias
Rosa Ponte

PSD

António Costa
Francisco Rodrigues
Humberto Melo
Laudalino Rodrigues
Mário Teixeira
Zita Healion
Zélia Alves
Alexandre Gaudêncio
Aurélia Rezendes
Roberto Ponte
Ana Tavares
Sergio Faria
Artur Carreiro
José Moniz de Sá
José Jorge

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

PARTIDO SOCIALISTA

Eduardo Vieira
Fernando Pereira Cordeiro
José de Sousa Rego
Catarina Furtado
José Melo Cabral
José Ponte Machado
Luís Noronha Botelho
Emanuel Lima Costa
João Ávila de Lima
Hermano Cordeiro
Francisco Botelho
José Sousa LIma
Maria Leonor Couto
Evelina Pavão
Victor RamosLuísa Cordeiro
Carlos Garcia
Rosa Machado
Mariano Pinheiro
Pedro Pereira
Silvia Couto
Gabriel Couto
Maria Cordeiro
Maria Correia
Susana Cavaco
Mónica Medeiros
Nelson Tavares
Carlos Gaipo
Maria dos SAntos Silva
Manuel POntes


LISTA DO PSD

Alvaro Feijó
José Sousa Lima
Teresa Lima
Carlos Furtado
Judite Monteiro
Norberto Gaudêncio
JOsé Garcia
Eduardo Ferreira
Márcia Sousa
João Pedro
José Sousa
Luís Serpa
Nelson Correia
Carlos Silva
José Gaipo
João Sá
João Ponte
Nelson Melo
Nélia Branco
José Camboia
José Andrade
José Cabral
Luís Pimentel
Luís Câmara
Rui Medeiros
Esau Avelino
João Rodrigues
António Maiato.
José Terceira
Paulo Oliveira
João LIndo
Paulo Pereira
António Ponte


Apesar dos inúmeros contactos, não me foi possivel obter os nomes dos concorrentes pelos outros partidos.

Vamos todos reflectir e guardar a discussão para depois das festas.

Votas de Santas e Boas Festas para todos
JASRAPOSO disse…
Mão amiga fez-me chegar alguns cadidatos dos outros partidos à autarqui da Ribeira Grande.

Aí estão eles:

Assembleia Municipal

BLOCO DE ESQUERDA

Luís Brum
Cidália Moniz
Paulo Pavão
Pedro Barbosa
Rui Pavão
Osvaldo Cabral
Joé Oliveira

CDU

Lurdes Branco
João Gomes
José Costa
Eduardo Gaipo
Maria Melo
Natividade Lopes
Eduardo Andrade
José Garcia

CDS/PP

Hermano Mota
Artur Ponte
Maria Aguiar
Nuno Silva
Cecília Cabral
Paulo Melo
Carlos Costa
Ana Renda
Hugo AlmeidaAnabela Botelho

Candidaturas à Câmara Municipal

Bloco de Esquerda

Asdrubal Machado
Paulo Pavão
Lídia Mateus
Cidália Moniz
José Medeiros
Manuel Moniz
António Sebastião

CDU

Antero de Quental
Maria LOpes
Duarte Melo
Mariana Botelho
António Rezendes
Rute Pereira

CDS/PP

Artur Ponte
Hermano Mota
Maria Aguiar
Isabel Ponte
Paulo Melo
Nuno Silva
Marco Félix
Cavalete disse…
Seria muito útil aos bloggers que não residem nos Açores que o regedor aqui colocasse uma cópia do panfleto com as listas acima apresentadas com as respectivas fotografias dos candidatos.

Devo admitir que pelos nomes só conheço 20 a 25% dos candidatos de cada lista.
deus2 disse…
concordo!

Quanto custa por uma fonte no campo de futsall?
Anónimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso