Águas azedas

Qual o turista ou mesmo açoriano de gema que nunca foi às nascentes de "água azeda" das Furnas, junto às caldeiras? São às centenas as pessoas que por lá passam diáriamente.
Pois bem, temos na nossa freguesia duas nascentes totalmente abandonadas. A primeira fica na ribeira após o pasto que se segue ao parque de estacionamento da Praia dos Moinhos. É necessário atravessar o pasto (que no fim é inclinado) e ao chegar à ribeira, atravessá-la e subir umas pedras escorregadias. Enfim, beber aquela àgua maravilhosa é uma aventura que pode acabar com uma queda nas pedras da ribeira. A outra, mais conhecida, fica no início da subida da ladeira da velha. Descem-se umas escadas muito feias (desculpem o pretenciosismo estético) e parcialmente destruídas e em baixo está a nascente, ao lado da ribeira e com um tanque de água abandonado por trás.
Em qualquer dos casos não há nenhuma indicação da existência de uma nascente, os locais estão degradados e os acessos muito maus.
Estas nascentes são uma mais valia turística para a nossa freguesia. A sua recuperação e divulgação é necessária e urgente. São estes pequenos pormenores que fazem a diferença!

Comentários

JASRAPOSO disse…
Penso que as melhores maneira de publicitar estas águas deveriam ser:

1 - O sr. Soares possuir no seu bar um jarro com essa água que seria oferecida às visitas e

2 - A autarquia "transportar" a água das "Pachecas" até ao início do parque de estacionamento com um fontenário
Olá gostaria de dizer, que a água das Pachecas,já correu na fonte puplica que ainda está nos moinhos. A água era encanada por canos de barro para aquela mesma fonte , diz as pessoas mais antigas, mas por que razão tiraram a água da fonte, que ainda corre muito bem mas com outra água essa não sei responder

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso