Maldita estrada

A viagem de automóvel entre Ponta Delgada e o Porto Formoso transforma-se quase sempre num período de reflexão. Se os cds ficaram em casa, se a rádio está a dar música péssima (como habitualmente), se não existem vacas na envolvente à Ribeira Grande e se a viagem é realizada sem co-piloto, os pensamentos introspectivos são impossíveis de evitar. Pensa-se no emprego, no jantar, no futebol, enfim, no restante cada um sabe do que pensa. Há contudo um pensamento que todas as vezes, sem exepção, me ocorre quando chego às Gramas: "Maldita Estrada!"
Numa manhã solarenga, uma ida para Ponta Delgada, pode ser muito agradável mesmo com o estado da estrada como está. Passo a explicar. A beleza da paisagem é tão enebriante que nos faz esquecer os buracos e as curvas. Mas... e quando está a chover? E a fazer vento? E quando a água na estrada parece uma ribeira? E quando ao regressar do trabalho só pensamos em chegar a casa o mais rápido possível? "Maldita estrada!"
De facto, a estrada entre as Gramas e o Ramal do Porto Formoso é, quanto a mim, o principal entrave ao desenvolvimento do Porto Formoso. Muitas pessoas deixaram de morar na nossa freguesia, muitas não vieram cá passear, outras não vieram ver os familiares, outras ainda todas as vezes que fazem o percurso levam consigo o pensamento "Maldita estrada", tudo isto, devido ao estado da estrada. Consegue-se vislumbrar o desgaste psicológico ao fim da alguns anos... Também se podem fazer estudos económicos sobre os custos do desgaste das peças do carros.
A principal reivindicação, neste momento, do Porto Formoso perante o Governo Regional é a realização estrada de ligação entre as Gramas e a Ladeira da Velha.
São construídas várias estradas em São Miguel de utilidade duvidosa e a única estrada que serve milhares de cidadãos do concelho da Ribeira Grande e todo o Nordeste está num estado lastimável. É intolerável!
As pessoas do Porto Formoso só esperam que a Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Junta de Fregusia do Porto Formoso pressionem, dentro das suas possibilidades, o Governo Regional tendo em vista a construção desta estrada.

Comentários

JASRAPOSO disse…
Embora nada tenha a ver com o tema em discussão, gostaria de informar os "ausentes" da freguesia do resultado financeiro das Festas de N.SRª da Graça,divulgado pela respectiva Comissão.

1 - Receita........ 49.666 €
2 - Despesa........ 27.912
RESULTADO.......... 21.754

Atendendo a que o negócio do gado é muito importante, aqui vai a sua conta:

- Compra do gado......17.525,00
- Despesas Inerentes.. 925,00
- Venda do gado.......32.302,00
RESULTADO DO GADO.....13.787,00

Um bom resultado, mas ainda muito
pouco para os investimentos da Igreja.
O Regedor disse…
Caro blogger nightmare00,
antes de mais saúdo o seu regresso aos comentários após longa ausência.

Queria, no entanto, comentar o seu comentário, passe o pleonasmo.
Qualquer blog tem sempre o cunho pessoal do autor. Um blog não é suposto ser imparcial, nem o seu autor. Para isso temos os jornais e os jornalistas que devem ter a batuta da imparcialidade como orientação máxima. Se alguns posts têm uma opinião pessoal implícita é porque são assim que os blogs funcionam e quem não concordar pode emitir a sua opinião contrária nos comentários.

Relativamente ao facto de eu ter de me disciplinar nos comentários que deseje fazer, quero dizer o seguinte: o regedor não é um computador ou um servidor de internet. É uma pessoa com opinões e idéias próprias e tal como qualquer outra pessoa pode escrever o que entender nos comentários embora mantendo sempre o respeito e a educação.

Caro estudante da Universidade dos Açores,
durante o chá das 3 foi dito (e aqui neste blog também já foi dito) que quem quiser colaborar com idéias para posts ou mesmo posts pode enviar um email para: acasadamosca@yahoo.com
É com imenso gosto que o blog receberá as suas idéias.

Cumprimentos a ambos.
deus2 disse…
Penso que dado o apoio das freguesias do "norte" o Dr. Ricardo Silva terá de "obrigar" o Governo Regional a fazer uma obra que para quem tem olhos na cara é prioritária.
Mais vale a única estrada restaurada do que um teatro às moscas.

Estrada nova Já!
JAGPacheco disse…
Estrada Para Que Te Quero!

Felizmente o projecto das SCUTS, no seu Eixo Nordeste, contempla a Terceira Fase da Circular á Ribeira Grande, um troço entre a Ribeirinha e a Ladeira da Velha com um traçado completamente novo, ficando assim preservada uma das estradas mais bonitas e panorâmicas da Ilha de São Miguel.
O troço Ladeira da Velha/Barreiros irá sofrer um melhoramento geral, com o alargamento da via, alargamento das pontes etc.

Enquanto se aguardam as SCUTS, a Direcção Regional das Obras Públicas, faz um esforço monumental para constantemente remendar os buracos resultantes, do grande volume de tráfego e das condições climatéricas próprias da costa norte da ilha. Estes remendos (gravilha) são perigosos para a circulação e os acidentes sucedem-se.

Não se deveria reivindicar, a curto prazo (já no próximo ano) uma pavimentação provisória da referida estrada. Isto iria melhorar substancialmente as condições de segurança e de conforto das pessoas que nela circulam e os Serviços Operativos ficariam até com mais disponibilidade para cuidar e ajardinar as bermas e taludes, que, tanto orgulham os residentes como encantam os turistas.


Saudações Formosas

JAGPacheco
JAGPacheco disse…
E FOI AQUI…?!?!

E FOI AQUI próximo da zona do “muro branco”, caminho da Ladeia da velha que a 3 de Agosto de 1831, ocorreu a celebre batalha da Ladeira da Velha, o volte face a favor dos Liberais, numa guerra civil que opunha dois irmãos pretendentes ao trono português. Nesta zona, existiu outrora um “marco” para sinalizar o local. Ainda á memória de agricultores aqui encontrarem projécteis, da batalha, que transformou o Porto Formoso no palco, de um dos grandes acontecimentos, da história Portuguesa do século dezanove.

E FOI ALI no entroncamento do caminho da Ladeira da Velha com a Estrada Regional, numa sobra de estrada, que, já lá vão uns anos, um grupo de cidadãos ergueu um marco em pedra de lavoura e painel, alusivos á batalha da Ladeira da Velha. Suponho que a intenção seria aproximar o acontecimento histórico, dos utilizadores daquela estrada. O vandalismo e o abandono transformaram aquela obra, num “píncaro” cinzento e triste, que ainda por ali se encontra.

E FOI ACOLÁ no miradouro de Stª Iria que mais recentemente se colocou um painel de azulejos alusivo á batalha da Ladeira da Velha. Acolá, a visão estratégica do campo de batalha é boa, são milhares os visitantes que ali passam, o miradouro ficou enriquecido e com carga histórica.

Neste xadrez, as deslocações da torre (Marco), não põem em perigo o rei. Mas a migração do “Marco” no sentido poente, ainda pode levá-lo ao centro histórico da Ribeira Grande.
Se, um dos versos do hino da Maria da Fonte eternizou esta batalha, cabe a quem de direito, repor um marco, em alvenaria simples, no local original!

Saudações Formosas

JAGPacheco
deus2 disse…
Realmente aquele foi o local da batalha. O marco que lá está marece mais respeito porque na altura em que foi inaugurado foi uma iniciativa importante e inovadora. Ter um marco comemorativo da batalha da velha naquela altura era "muito à frente".
Por tudo isso e muito mais... merece ser recuperado. E naõ custa muito dinheiro.
Dá pena ver aquilo ali ao abandono e ver que quase ninguem repara nele.
O Regedor disse…
Caro imael,

não me parece má idéia a sua. Vou saber se tal é permitido. Além de permitido é necessário ser possível. Por exemplo, as actas não sei se estão trancritas num processador de texto, etc.

caro estudanteuac,

já tinha pensado em alguns posts que descreve e em outros não. Vejo que tem umas idéias interessantes.

Cumprimentos a todos.
O Regedor disse…
caro ismael,

apresento-lhe o conjunto das informações que recolhi:
1. as actas da assembleia de freguesia não estão em suporte digital pelo que não é possível coloca-las aqui, no entanto, encontram-se disponíveis para qualquer cidadão que as queira ler;
2. as actas da junta de freguesia (que são diferentes das da assembleia) não são públicas, pelo que não é possível colocá-las aqui;
3. as actas da assembleia de freguesia do mandato que se acaba de iniciar passarão a estar em formato digital pelo teria todo o gosto em colocá-las aqui, desde que todas as pessoas da assembleia concordem e coloquem-nas à minha disposição.

Gostaria de ouvir os bloggeer sobre esta situação.
Cumprimentos.
deus2 disse…
Caros bloggers,

a ser verdade o que por aqui vi escrito pela 1ª vez a junta de freguesia vai ter as actas da assembleia escritas em computador! FAZ-SE HISTÓRIA

Contudo a freguesia precisa de uma página na internet, não uma casa da mosca, mas sim um site onde tenha informação turística e histórica sobre o porto formoso. Tal não custaria mais de 600 euros.
Vejam a página da Salga em www.salga.no.sapo.pt e vejam que pode ser uma coisa simple e eficaz. Claro que a do P. Formoso teria de ser melhor.

Outra coisa... parabéns À casa da mosca aos seus bloggers e ao regedor pelas 10.000 vizualizações e por mais alguma coisa!
O Regedor disse…
Meus amigos,
é público que as SCUTS só vão avançar em 2007 e a prioridade vai para a ligação R.Grande-Lagoa e Lagoa-Vila Franca.

Mais uma vez as freguesias do norte da ilha ficam para trás.

Mais uma vez seremos nós os últimos.
deus2 disse…
blogger pregalheefoge,
já foi apresentada toda a gente no artigo Forum autarquicas III.
Gostava de saber pormenores do orçamento.
O Regedor disse…
Só para dizer que este fim de semana vi uma pessoa furar um pneu num buraco na ponte da coroa da mata. É o nosso purgatório aquela estrada................

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso