Visita de Marcelo Caetano ao Porto Formoso


Comentários

O Regedor disse…
Caros bloggers,

estas fotografias não são as do convidado do mês de Dezembro.

Estas são fotografias de arquivo da visita do Prof. Marcelo Caetano ao Porto Formoso. Reparem nas roupas pretas e com o cabelo tapado das mulheres (alguma semelhança com o Afeganistão?) ou no carro cheio de flores!

Para quem não sabe Marcelo Caetano é a pessoa ao centro de óculos na fotografia de cima.

Cumprimentos
JASRAPOSO disse…
Apenas como mera curiosidade informo que a pessoa que estende a mão para cumprimentar o Prof. Marcelo Caetano e tio António Fura-Loiça, que viveu na Canada Nova e veio a falecer no Canada.
JASRAPOSO disse…
A Assembleia Municipal da Ribeira Grande aprovou ontem o Plano e Orçamento para 2006.

Com estes elementos a Junta de Freguesia do Porto Formoso já está habilitada a dar a conhecer à respectiva Assembleia o que prevê fazer no próximo ano.

A reunião para apresentação das proposta da Junta à Assembleia terá lugar no próximo Sábado.
JAGPacheco disse…
Xailes Negros!

Uma imagem vale por mil palavras e estas duas fotografias são de uma riqueza extraordinária. Os xailes negros afinal não são aquele romance de ficção que deu origem a uma série televisiva. Como testemunham as fotografias, são emocionalmente reais.
Emocionalmente reais porque algumas daquelas figuras ainda habitam as nossas memórias de infância, como o Tio António “fura loiça”, aqui recordado pelo Raposo.

O banho de multidão é de fazer inveja a muitos dos políticos actuais. Como na época os valores do trabalho se sobreponham aos valores da participação politica. É natural que fosse mais fácil mobilizar as mulheres, principalmente as viúvas, para a recepção ao Marcelo Caetano.

O negro dos xailes de “merim” sobrepõe-se ao colorido imaginário das flores que poderiam simbolizar a “Primavera Marcelista”. Um conceito ingenuamente defendido por alguns que acreditavam na possibilidade de Marcelo Caetano, sucessor de Salazar e continuador das suas politicas, encaminhar progressivamente o país para a Democracia.

As fotos aqui apresentadas são da autoria do já falecido Sr. Laudalino Remigio, o fotografo da Maia. Durante décadas, os acontecimentos sociais mais marcantes que ocorreram na zona Este do concelho da Ribeira Grande foram registados pela sua câmara. As procissões, as profissões de fé, os casamentos, as matanças do porco etc. Todo este espólio em “negativo” é de grande importância para o estudo da história do século XX do Norte de São Miguel.

Saudações Formosas

JAGPacheco
JASRAPOSO disse…
A Revista SABER AÇORES destaca este mês o trabalho desenvolvido pelo nosso conterrâneo Eduardo Viana, em Toronto.

O sr. Eduardo Viana é Tutor Educacional das Escolas Católicas de Halton, Oakville.

Trata-se de uma figura muito conhecida na freguesia, por passar cá alguns períodos de férias no Verão.
JASRAPOSO disse…
Para todos aqueles que estão à frente das várias organizações do Porto Formoso, gostaria de partilhar uma frase retirada de uma entrevista do sr. Eduardo Viana - ...É NA EDUCAÇÃO QUE TUDO COMEÇA. É AÍ QUE TEMOS DE INVESTIR...
JASRAPOSO disse…
Se houvesse um livro de actas das reuniões da Comissão Fabriqueira e Comissão de Festas todas as questões sobre os seus critérios de gestão seriam esclarecidos.
Lembro que no tempo do sr. Padre Humberto Clementino eram efectuada uma reunião mensal com a feitura da respectiva acta, que era linda no final da Missa.
Outros tempos e outrs critérios de gestão
O Regedor disse…
caro pregalheefoge,
saúdo o teu regresso de preferência em força.

Já agora....

VIVA O BENFICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
deus2 disse…
blogger pregalheefoge,

no snackbar uma cerveja é 1€ e no resto do Porto Formoso é 60 centimos.

São 40 centimos de diferença= 80 escudos
JASRAPOSO disse…
Todos nós procuramos as melhores soluções para os problemas da nossa freguesia, descrevendo um rol de respostas possíveis.

Devemo-nos lembrar também de que, se não fizermos o que a consciência nos dita, provalvelmente nunca ficaremos realmente satisfeitos connosco.

É possível resolver o problema da dor com uma aspirina, mas o remédio para a evolução do Porto Formoso passa pela participação de todos.

Vamos ter no próximo Sábado a segunda reunião da Assembleia de Freguesia em que será discutido o Plano e Orçamento para 2006. É altura de vermos implementadas algumas das promessas descritas no manifesto eleitoral dos vencedores, se bem que tenhamos a consciência que o ano de 2006 vai ser de "vacas magras" devido à situação financeira da Câmara da R.Grande.

É nas horas difíceis e com poucos recursos que emergem as pessoas competentes...

Com pouco dinheiro para investir há que fazer opções.

Fazemos votos para que as opções a aprovar sejam aquelas que melhor sirvam as gentes do Porto Formoso.

Cá estaremos para comentá-las
O Regedor disse…
Caros bloggers,

seria de grande interesse podermos discutir o orçamento da junta de freguesia aqui neste blog. Vou fazer o possível para o conseguir colocar aqui, mas agradecia a quem possa ter acesso rapidamente ao orçamento que me envie para publicação.

Cara blogger acreditar, claro que também já pensei no 2º Encontro da Casa da Mosca, mas penso ser ainda demasiado cedo. Afinal só passaram 3 meses do Chá das 3! Claro que estou disponível para discutir assuntos relativos ao blog. Para isso pode colocar aqui um post, mandar um email (acasadamosca@yahoo.com) ou falar comigo pessoalmente. Quanto ao novo encontro vamos esperar mais um pouco.

Blogger águia boas férias de blog e aproveite para amolar o bico.

Cumprimentos
deus2 disse…
Nesta época de Natal e Amor queria sugerir ao regedor dois assuntos:

- a violência doméstica que acontece muito no Porto Formoso, é uma vergonha e ninguém fala nisso
- o futebol que está às moscas
- as ribeiras cheias de terra que metem a baía castanha

Outra coisa interessante e que quero divulgar é que o Grupo Folclorico vai fazer um jantar de Natal na casa da igreja custa 8 euros. O problema é que não está a ser muito divulgado na freguesia nem neste blog. Será só para convidados?

A deus
JASRAPOSO disse…
É com grande satifação que se regista este procedimento por parte da actual Junta e Assembleia.

Embora anteriormente fosse assim, a verdade é que não tínhamos conhecimento.

Se não houver qualquer imprevisto tenciono assistir à reunião
O Regedor disse…
Caros bloggers,
não é intenção deste blog substituir a instituição democrática Junta de Freguesia pelo que, da minha parte não será publicado o orçamento antecipadamente. É, no entanto, propósito deste blog a discussão de assuntos importantes para o Porto Formoso e poucas coisas haverão de maior importância do que o orçamento da Junta. Assim, quando ele for aprovado será aqui discutido.

Caro deus2,
os seus temas são interessantes e alguns deles terão direito a post no ano novo. Em relação à divulgação do jantar, no seu aspecto geral não comento, no aspecto particular da divulgação do jantar neste blog, não recebi qualquer contacto para esse efeito.
JASRAPOSO disse…
A reunião do próximo Sábado, e salvo melhor opinião, além do Orçamento deve ter o PLano de Actividades.

Dentro da cultura democrática e da participação, é pena que as outras instituições, que vivem à custas do dinheiro dos cidadãos, não tem tenham uma postura semelhante à da autarquia.
deus2 disse…
blogger maria,

penso que me percebeu mal ou então tem a mania da perseguição. O que eu disse foi: "Outra coisa interessante e que quero divulgar é que o Grupo Folclorico vai fazer um jantar de Natal na casa da igreja custa 8 euros. O problema é que não está a ser muito divulgado na freguesia nem neste blog. Será só para convidados?"

Divulguei aqui o jantar por achar ser muito interessante, mas achei estranho não estar a ser divulgado. Por exemplo, eu só soube do jantar por acaso, não vejo avisos publicidade nem nada. Acho que é uma coisa muito interessante e por isso devia ser mais divulgado é só.

não percebi foi quando disse: "só n sabia que todos estavam convidados!! exA é boa..." Podia explicar melhor, estão todos convidados ou não?

A deus
JASRAPOSO disse…
O jantar de Natal do GRUPO FOLCOLÓRICO significa, entre muitas coisas o seguinte:

- O Grupo existe e tem dinâmica;
- Cada um paga a sua refeição, o que é bom exemplo e
- Estes convívios aproximam as pessoas.

Portanto, Bom proveito e divirtam-se
JASRAPOSO disse…
Apenas os membros da Junta de Freguesia auferem uma verba no fim do mês.

Para uma freguesia ter sucesso há que contar, pelo menos, com todos os eleitos.

Nada melhor do que a Junta de Freguesia aproveitar esta quadra para custear um jantar que reunisse na mesma mesa todos aos candidatos propostos à nossa autarquia.
JASRAPOSO disse…
Conforme prometido, estivemos na reunião da Assembleia de Freguesia.

A reunião demorou duas horas, pelo que a informação a dar requer um tratamento adequado.

Contudo, entendemos pertinente focar dois aspectos falados antes da ordem do dia

O primeiro reporta-se à informação dada pelo presidente da Junta de Freguesia, Emanuel Janeiro Faria, de que o campo de futsal já está electrificado com cinco projectores de vapor de mercúrio de alta pressão a partir de hoje.
Não será por falta de condições que os jovens deixarão de praticar desporto nocturno.

A segunda, e não menos importante, refere-se à atribuição, já na próxima segunda feira do material informático ao GRUPO Foclorico da "casa do povo" do Porto Formoso.
Esta oferta consiste num computador e pressora multifunções.

Esta, segundo a minha humilde opinião, representa uma bofetada de luva branca em alguns membros da actual direcção que sanearam a sua filha.
Esse saneamento consistiu em a referida menina, apesar de cinco anos de experiência, nunca mais ter sido convocada para actuar, em detrimento de jovens com poucos meses de treino.

Assim, a referida menina teve de recorrer ao Grupo Foclórico da Ribeira Grande para poder levar a cabo a sua vontade de servir a comunidade

Portanto, o Presidente, mais uma vez, cumpriu o que havia prometido, não confundindo a sua actuação com afinidades familiares como tem sido hábito.
JASRAPOSO disse…
Há três acontecimentos que tiveram lugar esta semana no Porto Formoso que devemos dar conhecimentos aos n/ leitores:

1 - Faleceu o José Vitor, filho do sr Leonel pescador. Tinha 48 anos de idade,

2 - O Centro Paroquial foi "visitado" por alguém que apenas fez prejuízo. Tudo "normal" numa sociedade demasiado tolerante. Isto mais não é do que o resultado da falta de educação e instrução que os pais dão aos filhos.

3 - O jantar do Grupo Folcolórico contou com cerca de 150 participações. Os números dizem tudo.
Iniciativas deste género devem ser repetidas de modo a servirem de exemplo aos jovens menos bem encaminhados
JAGPacheco disse…
Na nossa aldeia, todos somos primos e primas..!

Quem lê estes comentários, certamente que me conhece o suficiente para saber que sou um pouco gago. Logo, nunca teria capacidade, nem muito menos vocação, para ser “porta-voz” de instituições como a “Junta de Freguesia” ou o “Grupo de Folclore”.
No entanto tento ser coerente nos meus comentários e eu, tal como quem conhece minimamente o Grupo de Folclore, sabe que a Direcção do Grupo não tem qualquer interferência na escolha dos elementos para as actuações.

Os elementos do Grupo Folclórico são convocados para as actuações pela Direcção Artística. Que tem por base da sua escolha, critérios exclusivamente técnicos e artísticos.

A vitimação (fazer de vitima) é comum no marketing político, mas cai mal, fora das épocas eleitorais.

Consideramos a oferta do computador ao Grupo de Folclore, um gesto louvável e magnânime da Junta de Freguesia. E certamente, este equipamento, não será em “ segunda mão” e “avariado” como aquele que foi oferecido á poucos meses ao “Grupo de Jovens”.

Saudações Formosas

JAGPacheco
JASRAPOSO disse…
Estes dois últimos comentário têm o mérito de esclarecer as pessoas sobres duas questões:

- Que há uma direcção artística no Grupo Folcolórico. Já agora gostaria de saber quem é, uma vez que tinha a ideia que todo aquele trabalho é liderado apenas pela direcção.

- Que o Grupo de Jovens tinha a noção do computador que pediu e recebeu.

É a falar que a gente se entende
JAGPacheco disse…
Afinal, somos todos primos!

Perante este Blog sempre tentei ter uma atitude “Quixotesca” defendendo causas nobres que considero de grande importância para o Porto Formoso como ambiente, património e cultura.
No entanto no último comentário baixei ao nível do “equipamento administrativo e de escritório”.
Ninguém é perfeito, posso pedir desculpa pelo facto, mas como posso responder ou lutar contra moinhos de vento ou Blogers incógnitos.

Contudo, tenho de agradecer ao “Jovem Formoso(a)”, por nos ter recordado que na arte da discussão é sempre possível observar um assunto sob diversas perspectivas.

Saudações Formosas

JAGPacheco
JAGPacheco disse…
Desejo a todos umas Boas Festas e um Bom Ano de 2006!


“Num meio - dia de fim de primavera
Tive um sonho como uma fotografia.
Vi Jesus Cristo descer à terra.

Veio pela encosta de um monte
Tornado outra vez menino,
A correr e a rolar-se pela erva
E a arrancar flores para as deitar fora
E a rir de modo a ouvir-se longe.

Tinha fugido do céu.”
…………………………….

Fernando Pessoa - Alberto Caeiro


Saudações Natalícias

JAGPacheco
O Regedor disse…
É excelente quando se podem discutir questões de forma civilizada como agora ocorreu. Dá azo à descoberta de novos factos e a uma amizade com respeito por opiniões por vezes divergentes.

Boas festas para todos (divergentes e convergentes eheheh)

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso