Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2005

FÓRUM AUTÁRQUICAS

Este espaço visa a discussão política e resulta das sugestões de alguns leitores assíduos do blog. Assim, as opiniões relacionadas com política ficam aqui concentradas e evita-se a difusão destas por todo o blog. Cumprimentos a todos (as).

Coincidência ou não?

Imagem
Depois de muita discussão, neste blog, acerca da construção do campo de futsal eis que surge um panfleto a anunciar a sua construção. Coincidência ou apenas efeito das eleições que se avizinham?

Onde está o Wally?

Imagem
No início do verão, muito antes da época balnear, foi noticiado em jornais regionais e nacionais e na RTPA que a Praia dos Moinhos, pela primeira vez, iria ter a bandeira azul . Onde está? Agradecem-se informações sobre o seu paradeiro. A imagem acima foi retirada do site oficial da bandeira azul...o Porto Formoso é agora em Água Retorta. Aproveito para informar que o Atlas Básico dos Açores já se encontra à venda! http://www.abae.pt/bandeira/bandeira.galardoadas05.acores.php

IMPORTANTE!

Meus caros bloggers este fim de semana irá ser colocada no P. Formoso alguma publicidade relativa à Casa da Mosca. Para a semana esperam-se (ainda) mais visitas, mais opiniões interessante e também mais opiniões estapafúrdias... efeitos da globalização. Tendo em vista evitar utilizações abusivas das alcunhas (que já ocorreram!!) a partir de agora todos os utilizadores que queiram comentar têm de se registar ! O registo é feito da seguinte forma: ir a www.blogspot.com; clicar na seta que diz "Create You Blog Now"; preencher os dados necessários (nome,password;password;alcunha;email - podem inventar se não tiverem); clicar em "Continue" e já está! Pode-se fechar a página. Quando quiser comentar algo, o utilizador registado, comenta, mete o nome e a password e clica em "Login and Publish". Assim o blog funcionará melhor. Cumprimentos, bom fim de semana!

Restaurantes do Porto Formoso! Que tal!?

No primeiro fim de semana de Julho coube-me a nobre missão de guia turístico. Após uma passagem pela Lagoa do Fogo e Monte Escuro fomos almoçar ao Amaral. Como as visitas eram do continente tive de explicar a diversidade de peixe existente no menu. Assim, após uma aula de gastronomia marinha o menu escolhido foi o seguinte: Entradas: quejo fresco de cabra, arroz de lapas e pão caseiro. Pratos principais: caldeirada de congro, garoupa grelhada e cherne grelhado. Sobremesa: ananás A caldeirada de congro estava fabulosa e as convivas também não se pouparam em elogios em relação a todas as comezaimas. No final fomos tomar café, com um sol magnífico e a paisagem da Praia dos Moinhos em pano de fundo. Ouvi mais elogios, agora em relação à praia e à paisagem. Senti-me bem em dizer "sou de cá". Como se sabe a gastronomia do Porto Formoso é variada e de muita qualidade. Actualmente existem dois restaurantes: O Amaral e o Cantinho do Cais, que ao que parece têm fama em toda a ilha. Enc

Uma semana de Casa da Mosca! 500 vizualizações...

Faz hoje uma semana de existência do Blog A Casa da Mosca. De facto ela já existe há muitos anos, mas essa é outra história. Durante esta 1ª semana estabeleceu-se uma pequena rede de contactos que está rapidamente a expandir-se (como se pode constatar pelos comentários e pelo contador de vizualizações), contactaram-se alguns possíveis colaboradores e actualizou-se o blog. Relativamente à colaboração com o blog, entenda-se que este é, de certo modo, da responsabilidade de quem o cria, com a excepção dos comentários que são de quem os escreve. Assim, como este blog pretende ser plural, solicita-se aos bloggers que enviem artigos que considerem importantes para o blog para: acasadamosca@yahoo.com . No entanto, os artigos podem não ser publicados. É um direito que, embora pareça absolutista, é importante para a saúde do blog. Cumprimentos, Até amanhã. PS. Que tal não usar o anonimato e utilizar uma alcunha? Facilita a discussão e, para quem precisar, mantem o sigilo.

Haverá Festival dos Moinhos este ano? Bom fim de semana!

O tubarão-frade do Porto Formoso

Imagem
Na sua edição de 3 de Setembro de 2003, o jornal diário "Açoriano Oriental" noticiava a captura de um tubarão de 4.30 m no litoral do Porto Formoso (S. Miguel). Foi uma faina "insólita", com refere o jornalista Pedro Nunes Lagarto, para a tripulação do Santo Cristo, uma embarcação de boca aberta com 7m de comprimento. A captura deste "peixe ruim" foi de certa maneira um feito heróico para o mestre José Domingos e sua tripulação. O facto de não ter dentes (ou de os ter, mas muito pequenos), de possuir fendas branquiais de grandes dimensões à volta da cabeça, e o seu aspecto geral, revelado pelas fotografias publicadas no jornal, não deixaram margem para dúvidas: o "peixe ruim" era um tipo de albafar, como lhe chamou José Domingos, mas é mais conhecido como um tubarão-frade (Cetorhinus maximus). Ora acontece, que o tubarão-frade é uma espécie classificada por tratados internacionais e que tem um estatuto de protecção/ conservação cada vez mais ape
Imagem
Foto antiga de Porto Formoso: os campo eram cultivados, as vacas nem vê-las.

O que escrever no título do primeiro artigo?

Este será o primeiro artigo do blog Porto Formoso. Apesar de primordial espero que tenha uma importância mínima comparado com os artigos que serão aqui publicados. Para participar neste forum de discussão não é necessário nascer, viver, residir, trabalhar no Porto Formoso ou qualquer outra condição deste género. Há, contudo, uma condição: GOSTAR DESTA FREGUESIA! Os assuntos a abordar não serão estritamente sobre o Porto (forma como os residentes chamam a freguesia de Porto Formoso)! Aceitam-se bons artigos sobre música, culinária, restaurantes, viagens, etc. enfim tudo o que seja interessante. Até breve.