Onde pára o nosso futebol?

A última equipa do Porto Formoso. Equipa com alguns "estrangeiros" e que chegou às meias finais da INATEL (foto enviada pelo blogger james_dean)
Da esquerda para a direita, em cima: José Raposo, José Domingos, José Eduardo Cabral, Emanuel Feleja, António Branco, Manuel Torres, José Vítor, Carlos Anzol, Luís Faria, Ted Smith. Em baixo: Manuel Rodrigues, Luís Furtado, João Maria, João Luís, José Pereira, Manuel Segunda, Manuel Braga.
Em cima, da esquerda para a direita: Manuel Felício, Botelho, Cabral, David, Luís Vieira, António Branco, José Domingos, Manuel Segunda, Manuel Moniz, Luís Faria, José Raposo. Em baixo: Emanuel Feleja, Manuel Braga, Carlos Anzol, José Vítor, João Maria, José Eduardo Cabral, Chalana, José Pereira, Manuel Torres.

Em cima da esquerda para a dirieta: José Vítor, Carlos Anzol, Francisco da Glória, 3 reforços do Benfica Águia, José Raposo, Manuel Segunda. Em baixo: José Braga, Eugénio, João Viana, José Casinha, António Monte.

O futebol de 11 tem uma enorme tradição na nossa freguesia. Aqui estão algumas fotos do tempo em que o futebol arrastava multidões e despertava grandes paixões. Até tivemos um treinador campeão pelo Sport Lisboa e Benfica. Mas também mais recentemente, nos anos 90, existiu outra equipa de uma nova geração que reacendeu a mística do futebol de 11 (espero colocar foto dessa equipa treinada por Luís Furtado/João Luís Moniz).
O facto é que actualmente o campo de futebol está deserto e a freguesia já não tem equipa.

ps. estas fotos prestam uma homenagem ao José Pereira e José Vítor, jogadores de equipa de futebol, recentemente falecidos.

Comentários

JASRAPOSO disse…
Destas fotografias, já não estão entre nós o sr. Smith, o Francisco da Glória, O José Vitor e o José Pereira.
Cavalete disse…
Ha alguns meses atras alguem perguntava: o que e que o Bruno Raposo ja fez pelo Porto Formoso?

Com este blog ja fez mais do que dois anos de orcamento da junta!! Parabens!
Cavalete disse…
O aguia noticiou no blog que a Patricia Teixeira passou a secretaria da junta.

Se a Patricia fizer a opcao de realmente se envolver na politica, tenho a certeza que ela pode fazer muito pelos acores.

As suas capacidades levam-lhe muito alem da junta de freguesia. Nao tenho duvidas que ela pode fazer parte da proxima equipa de vereadores da CMRG. Tem experiencia de gestao de grandes projectos na CMPD, tem uma solida formacao academica, grande capacidade de trabalho e acima de tudo capacidade de lideranca e de motivacao de pessoas.

A longo prazo tem todas as condicoes para exercer um cargo executivo de relevo na politica regional.
JAGPacheco disse…
Por amor á camisola!

Como é que se pode deixar de ser simpatizante das equipas aqui fotografadas! Estes dirigentes, técnicos e jogadores não tem nada a ver com “apitos dourados”, “dividas ao fisco” ou “prémios de jogo”, nem tinham um simples campo pelado onde pudessem jogar e treinar na sua freguesia.

Independentemente de méritos desportivos as minhas homenagens ao Francisco, José Victor e Pereira que já não se encontram entre nós. Também um abraço de amizade para o Emanuel “Feleja” e Manuel “Segunda” que apesar de longe, nunca esquecemos os bons momentos de convívio. (afinal isto pode ser visto nos Estados Unidos)

Um destaque muito especial para o Mister Smith que depois de uma brilhante carreira futebolística na liga Inglesa e de ter treinado equipas como o Glorioso, treinou a equipa do Porto Formoso com todo o empenho e dedicação.
Este Mister, deveria ser um grande exemplo para todos nós, afim de colocar-mos todo o nosso empenho, nas grandes e pequenas tarefas do dia a dia, respeitando sempre as pessoas que nos rodeiam.
Na política, nos negócios tal como no desporto as carreiras têm altos e baixos. Na verdade as “arrogâncias mourinhas” são efémeras.

Saudações Formosas

JAGPacheco
Cavalete disse…
Julgo que a maior parte dos bloggers ja tem conhecimento do programa de conversacao online SKYPE.

Este programa tambem permite fazer chamadas de um computador para o telefone fixo de um qualquer pais a precos extremamente baixos.

Por exemplo, uma ligacao Portugal/E.U.A ou Canada custa apenas 2 centimos (de euro) por minuto, a qualquer hora do dia. Uma hora custa 1.20€!!!

Sei que ainda ha muita gente que espera pelo domingo ou feriados para falar com os seus familiares no estrangeiro.

Se tiver um computador com ligacao a internet comece desde ja a poupar dinheiro!

Pode fazer o download do programa em www.skype.com. Este programa tambem inclui video para conversacao online, tal como o msn.
deus2 disse…
A minha opinião sobre o futebol no Porto Formoso é que já tivemos grandes equipas e com grandes jogadores.
O José Pereira marcava bem os livres diretos e o José Vitor era o goleador. O Ted Smith ganhou uma Taça de Portugal e Um campeonato pelo Benfica era o treinador e havia gente com muita vontade e empenho à volta.

Depois com o Luís Torres no comando formou uma boa equipa e tudo estava a correr bem só que começaram a haver interesses por trás da equipa e ficou tudo estragado.

Desde essa altura o futebol do Porto Formoso tem servido para muitos "dirigentes" fazerem jogadas sujas. Houve guerras entre pessoas e todos queriam tomar conta do futebol. Isso só podia acabal mal e hoje não temos futebol no Porto Formoso.

O futebol era e é da responsabilidade da Casa do Povo só que a casa do povo não faz nada.
Estive a falar com uma pessoa que percebe de assuntos da junta que me esclareceu que a equipa de futebol não é da Junta de Freguesia, é da Casa do Povo.

A junta pode dar algum dinheiro ao futebol mas quem organiza é a casa do povo.

Há gente que quer jogar futebol e não pode porque não há equipa nem de futsal nem de futebol. Todos os domingos o campo de futsal enche com muitos jogadores poque é que não fazem uma equipa?

Até apetece dizer que quem tem que organizar está a dormir. Antigamente sem dinheiro e por amor à camisola (como diz o Jagpacheco) havia futebol agora com mais condições (campo iluminado e tudo) não há.

Quando havia futebol o campo tinha sempre bastanta gente a ver, as pessoas tinham alguma coisa para fazer no Domingo à tarde e puxavam pela equipa.
Agora é uma vergonha.

Adeus
Cavalete disse…
Para além do aspecto desportivo, havia também o lado mais bizarro dos desafios.

Lembro-me de um jogo na ponte em que os jogadores do Porto Formoso "cardaram" o árbitro pelo menos 4 vezes (era um barbudo). E mesmo assim ele apitou até ao fim. Era obrigado a tal. Foi um jogo em que o João Boguinha partiu uma perna!

Qual era o jogador forasteiro que se metia com o Pereira, o Carlos Anzól ou o Braga?

É pena não termos registos de vídeo destes encontros pois seriam agora uma relíquia.

Um encontro Porto/Maia ou Porto/Rabo de Peixe era um verdadeiro espectáculo. A tensão perdurava até à segunda-feira.

E as esperas ao árbitro? E os "leives" atiradas pelo Manuel Couvinha aos fiscais de linha? E as entradas no campo à SUPERHOMEM do Luís Manuel? Qual Mike Tyson! E o spray milagroso do massagista José Manuel Anão da marca "Água da fonte das escolas"? E o dopping dos nossos jogadores da marca "Especial 33cl" ingerido horas antes dos jogos?

Belos Tempos!!
JASRAPOSO disse…
Três notas:

- O equipamento vermelho foi oferecido pela firma Moniz de Sá, Ldª;
- O azul pela Casa do Povo e
- O verde comprado com a receita de um peditório a ajuda dos atletas
JASRAPOSO disse…
Na revista SABER AÇORES,edição de Janeiro, podemos ler duas entrevistas:

- Uma ao dr. Ricardo Silva, Presidente da Câmara da Ribeira Grande e outra ao

- Eduardo Viana, nosso conterrâneo a viver no Canada.
deus2 disse…
A entrevista do Ricardo Silva mostra duas coisas: esquece de falar das freguesias e só fala na Ribeira Grande e em Rabo de peixe e diz que ESPERA que o governo faça a estrada, ou seja a SCUT. Senhor presidente o povo não voutou em si para ESPERAR!
JASRAPOSO disse…
A primeira CONFRARIA de chá do país vai ser criada nos Açores, mais propriamente em S. Miguel.

Esta confraria deverá arrancar antes do Verão e terá como função primordial a divulgação história e turística do chá nos Açores
JASRAPOSO disse…
Finalmente o Concelho da Ribeira Grande tem 14 freguesias.

No Bolsa de Turismo de Lisboa a Câmara Municipal tem uma representação de todas as freguesias.

O Porto está representado pelo "Método tradicional da apanha do Chá" e "Praia dos Moinhos"
JAGPacheco disse…
Rei morto rei posto!

Domingo dia 16 de Janeiro houve um “cortejo de reis” no Porto Formoso, infelizmente não pude assistir a este evento e como tal não posso comenta-lo.
No entanto não posso deixar de estranhar a ausência de comentários neste blog sobre o referido assunto.


Saudações Formosas

JAGPacheco
JASRAPOSO disse…
Os reis visitaram o Menino Jesus em camelos e no cortejo do Porto Formoso iam burros.

Foi pena o mesmo não ter sido divulgado suficientemente; havendo apenas a registar o empenho dos intervenientes.

A tarde estava fria e não convidava à participação.

Convinha era saber de quem foi a iniciativa
JAGPacheco disse…
Quem não tem cão caça com gato!

Não havendo camelos no Porto Formoso recorreram a burros. Independentemente de quem organizou o cortejo, acho este pormenor interessante, no dia a dia é necessário improvisar.

De resto o burro também é um animal bíblico, assistiu ao nascimento de Jesus e transportou-o na sua entrada triunfal em Jerusalém, no domingo de ramos.

Já lá vai o tempo em que o burro, este animal rústico com poucas exigências alimentares e cuidados veterinários era o principal animal de carga e transporte do Porto Formoso.

Actualmente os burros (com quatro patas) estão em vias de extinção é necessário portanto respeita-los, porque mesmo sendo, não faltaram ao cortejo.

Saudações Formosas

JAGPacheco
O Regedor disse…
O futebol de 11 no Porto Formoso é uma autêntica religião e a forma como as pessoas e os jogoadores vibravam com os jogos era explêndida.
Também tenho recordações um pouco difusas da rivalidade entre Porto Formoso/Maia e entre Porto Formoso/Rabo de Peixe. Os jogos eram a doer e a vitória ou a derrota significavam mais do que os 2 pontos. Havi um claro clima de tensão (como já alguém referiu). Aquilo parecia um barril de pólvora quase a explodir. E as pessoas vibravam com toda essa atmosfera.

Mas agora os tempos são outros. A entidade responsável pela equipa não organiza uma equipa de futebol de 11. Faz falta uma equipa de futebol 11. Dificilmente se conseguia fazer uma grande equipa, mas não é isso que interessa agora. O que interessa é que ia haver pessoas a praticar desporto e pessoas a ver jogos ao Domingo.

Mas como ninguém quer saber do futebol de 11 penso que se devia organizar uma equipa de FUTSAL.

Vejamos: menos gastos, menos jogadores, há bastantes praticantes, é uma modalidade em que o público vibra bastante.

Agora já houve quem me disse que falta o treinador. Sei que não pode ser qualquer um treinador porque o futsall tem muitas regras e tácticas complicadas, mas não acredito que não haja equipa por não aver treinador. Prefiro que se pague uns trocos a um bom treinador do que esteja la um que não perceba nada.

Que haja desporto como já houve. Faça-se UMA EQUIPA DE FUTSAL

cumprimentos
JASRAPOSO disse…
Esta história do futebol de 11 e futsal é muito bonita, mas ninguém dá um passo em frente.

Penso que a freguesia não tem condições, neste momento, de formar uma equipa de futebol de 11. O mesmo já não acontece com o futsal.

Aqui, todo a gente dá palpites e ninguém avança.

Não podemos criticar a Junta de Freguesia nesta área, porquanto a mesma já criou todas as condições para deselvolver esta modalidade. Falta apenas a participação dos interessados.

São os praticantes que têm de arranjar uma direcção e um treinador e dirigirem-se à Junta de Freguesia com um projecto de acção.

As coisas só avançam com a participação de todos.
O Regedor disse…
Caro águia,
embora já soubesse do abaixo assinado por uma estrada em condições vou conseguir mais informações e colocá-las com destaque aqui no blog.

Outra vez em relação ao futsal. Parece que a junta já tentou organizar uma reunião e ninguém apareceu.
Isto quer dizer que ninguém quer formar uma equipa? Tenho a certeza que não.
A explicação para isto é estúpida, mas verdadeira. Não há uma cultura de proximidade entre as actividades (reuniões, etc.) da junta e os cidadão. Não sei de quem é a culpa. Ninguém lá apareceu mas todos querem jogar e ter uma equipa.
O que fazer?

Cumprimentos
deus2 disse…
Informo que os balneários já foram limpos e fachados. Acabou-se a pouca vergonha que ia ali.
O Regedor disse…
Só para informar que o Senhor Ted Smith foi "só" quem conquistou a Taça Latina (que era a taça/liga dos campeões), 1 campenato de Portugal e uma Taça de Portugal ao serviço do S.L. Benfica e treinando jogadores como Coluna, José Águas, Simões, Germano, etc.

Não sei o currículo dele em Inglaterra, por isso, se alguém souber...
Anónimo disse…
ola atodos eu estive ai este verao e gostei muito
damian disse…
É qualquer um neste BLOG entende inglês. Se faz e vive em ou ao redor de Porto Formoso por favor me contacta como necessito sua ajuda. Agradeça-O uneakdesign@gmail.com

---------------------------------

If there is someone on this blog that speaks or understands English. I could really use your help. Please contact me at uneakdesign@gmail.com thank you

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso