Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?


O Porto Formoso é uma zona de grande beleza natural com praias, baías, ribeiras, quedas de água e montes com vistas maravilhosas.
Existem antigos atalhos de terra que conduzem-nos a estas maravilhas como, por exemplo, o atalho que dá acesso aos antigos banhos termais da Ladeira da Velha. Estes atalhos podem e devem ser recuperados e assim trazer mais turismo e mais comodidade às pessoas da freguesia que por lá passam para irem tratar das suas terras.

Está, neste momento, em estudo a criação/recuperação de trilhos pedestres no concelho da Ribeira Grande e o Porto Formoso tem, por direito próprio, características que lhe permitem aspirar a possuir dois ou mais destes trilhos.

Caros bloggers, caso tenham alguma sugestão acerca de onde se deveriam criar tais trilhos pedestres enviem um email para acasadamosca@yahoo.com ou queiram comentar neste post. As nossas propostas serão posteriormente comunicadas ao responsável pela organização dos trilhos.

Comentários

JASRAPOSO disse…
O comportamento humano é complexo, não segue linhas traçadas a régua e esquadra.

Vivemos numa sociedade em que nos habituámos a ser exigentes com a ética alheia, esquecendo quase sempre a incoerência entre os valores que defendemos e o nosso comportamento.

É muito fácil vir aqui, no silêncio da noite, criticar as pessoas que procuram fazer alguma coisa pela nossa freguesia. O difícil é saber dizer PRESENTE.

Se há pouco no Porto Formoso, isso deve-se, essencialmente, à nossa falta de cultura e ao sentido preconceituoso que temos das coisas.

Por incrível que parece a realidade é que quase todos querem aparecer na primeira fila e ninguém quer estar na rectaguarda.

Em breve teremos exemplos concretos - Quem é que aparece para trabalhar nas Irmandades do Espírito Santo?

O Imprério dos Calços tem a sorte de ter um dia feriado à segunda-feira. Quem é que lança mãos a uma iniciativa para esse dia?

Nada ou pouco se fará nesse dia, mas aposto que estaremos todos unidos a criticar as festas na terça-feira seguinte.
JASRAPOSO disse…
Os candidatos à Junta de Freguesia incluíam nosd seus programas, no subgrupo "AMBIENTE, TURISMO E LAZER", a criação de trilhos turísticos na freguesia.

Portanto, é um tema que já foi anteriormente refectido, razão pela qual não será dificil para algumas pessoas lançar aqui a sua opinião; a não ser que os respectivos programas eleitorais tenham sido um mero exercício de prosa para convencer os eleitores.
deus2 disse…
Portoformosenses, é com grande interesse que leio aqui esta notícia sobre a criação de trilhos para caminhadas na nossa terra.
Para mim podiam fazer 6 ou 7 mas vou dizer 2.

1) trilho da Ladeira da Velha até aos banhos da ladeira.

2) trilho do rego dágua: começa na freguesia sobe o rego dágua passa na fábrica e desce pelo ferreiro e algarvio.

Parabéns ao grupo de jovens pelas iniciativas e que para o ano já possam fazer caminhadas pelos caminhos da nossa terra.
Cavalete disse…
Agora que estamos quase no Verao, seria desejavel ja ter na freguesia a nova sinalizacao.

Quando e que vai ser colocada a entrada do Porto Formoso (na estrada regional) a placa informativa sobre a freguesia? Falou-se numa especie de mapa, de onde constariam os principais pontos turisticos do Porto Formoso: restaurantes, miradouros, porto de pesca, igreja, praia, etc. Para os turistas, o Porto Formoso nao deve ser apenas a excelente vista que se disfruta da Fabrica de Cha. Ha que fazer descer os turistas a freguesia. Um turista que passe de carro em frente ao jardim dificilmente adivinhara que dali se tem uma das mais belas vistas da costa norte da ilha. E urgente colocar uma placa informativa naquele local.

Tambem ja e tempo de serem colocadas as lombas na via principal. A burocracia nao explica tudo! Estamos quase em Maio... Ou sera que ja se abandonou esta ideia!
Cavalete disse…
Durante muitos anos, o "centro" da do Porto Formoso foi, sem duvida, a zona compreendida entre o jardim do outeiro e a rua das escolas.

Agora estamos a assistir a um crescimento muito significativo da zona dos bairros novos. Depois de completado o plano habitacional daquela area, podemos estimar que mais de 30% da populacao do Porto Formoso ali residira. Tratando-se na maioria de casais jovens, nao sera dificil prever a longo prazo um certo envelhecimento das zonas do coucim e dos calcos em relacao a zona dos bairos novos.

Para alem do aspecto demografico de deslocalizacao da populacao, preveem-se tambem impactos economicos importantes. Parece-me evidente que novas oportunidades de negocios surgirao naquela esfera. Desde logo, faz sentido a criacao de pelo menos mais um minimercado naquela area, e eventualmente um novo cafe. Com tantas criancas "para nascer", a abertura de uma creche tambem parece-me viavel.

Num horizonte de 7/10 anos, mais desenvolvimentos se preveem naquela zona, por via dos investimentos turisticos num campo de golfe e aldeamentos turisticos. Com isto podemos prever alguma expeculacao imobiliaria no ramal e outeiro nos proximos anos.
O Regedor disse…
Caros bloggers,

decorreu com grande elevação e numa paisagem de grande beleza (Fábrica de Chá Porto Formoso) a I Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso.

Foram muitos os convidados, incluindo representantes de todas as confrarias regionais e algumas das mais importantes a nível nacional.

Espero apresentar fotos do envento 2ª ou 3ª feira.

Entretanto decorre 2ª feira (24 de Abril) à noite um jantar comemorativo do 25 de Abril no Snack Bar O moinho e que contará com pessoas ilustres a nível de ilha.

Caso para dizer há iniciativas de grande valor que são feitas por pessoas que nada têm a ver com política.

Tenho dito
JASRAPOSO disse…
Um jornal deste fim-de-semana publica a lista de instituições beneficiárias de subsídios por parte da Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social, nos anos de 2004 e 2005.

Verifica-se que, naquele período, foram atribuídos mais de 15,5 milhões de euros de subsídios a pouco mais de duas centenas de instituições.

Entre as instituições contempladas figuram algumas Casas do Povo.

A Casa do Povo do Porto Formoso, como era de esperar, não está naquelas listas.
JAGPacheco disse…
Percursos Pedestres

Algumas notas que talvez possam ser úteis para quem vai planear, mas também para quem vai utilizar, os percursos pedestres do Porto Formoso.

Marca o inicio de cada trilho um painel informativo, em português e inglês, onde se pode ver um mapa do trilho, fotografias dos pontos de vista mais importantes e informação sobre a extensão e grau de dificuldade do percurso.
Na Povoação estes painéis têm sido consecutivamente vandalizados, sendo por isso vantajosa a sua colocação em zonas mais frequentadas (como o Jardim), do que em zonas isoladas.

A sinalização ao longo dos trilhos é colocada em suportes naturais como rochas ou em estacas de madeira. São apenas quatro tipos de sinais de fácil interpretação.
É sempre necessário uma sensibilização antecipada dos proprietários dos terrenos confinantes com o trilho antes da colocação das estacas, afim de evitar más interpretações. Aos proprietários do “Rego de Água” por exemplo, deve ser explicado que as pessoas que praticam estas actividades estão vocacionadas para apreciar, fotografar e não para destruir ou levar.

Os percursos devem ter pelo menos 5 km, ser de preferência circulares para que o turista ou o não residente, possa retornar ao início do percurso onde se encontra sua viatura.
Naturalmente, deve-se evitar ao máximo os troços com piso em asfalto ou betão. Sendo importante haver locais onde os utentes possam apreciar os produtos locais como os restaurantes ou a fábrica do Porto Formoso

Para além de alguns percursos divulgarem as actividades locais como a agricultura tradicional praticada no “Rego de Água”, também se pode proceder á recuperação de antigos caminhos ou veredas, como acontece na Povoação com o trilho Praia da Ribeira Quente – Gaiteira, um caminho utilizado pelos antigos vendilhões.
O acesso ás areias do Meio e do Cabo podia ter continuidade até aos Bicos com regresso pela Ponte José do Canto e passagem pelos “subterrâneos”.

O pedestrianismo para além do interesse turístico é cada vez mais procurado pelas populações locais, um desporto que pode ser praticado por toda a família.

Saudações Formosas
deus2 disse…
Sr. jasraposo,
a Casa do Povo do Porto Formoso já está morta, enterrada e os vermes já a comeram.
Nem a ressureição a salvará.

Eles comem tudo eles comem tudo e não deixam nada.
O Regedor disse…
Concordo com a idéia do blogger Cavalete de que é preciso trazer os turistas para a freguesi, com os critérios definidos para criação trilhos enunciados pelo blogger jagpachego e pensando com as propostas do blogger sono1 apresento a minha proposta:

1- trilho com início no Jardim (vista para a baía), subida pelo rego de água, atravessa para a fábrica de chá, sobe pelo caminho da roça do louro, passa pela plantação do chá, desce pelo antigo caminho da ribeira das lajes, atravessa a estrada regional entrando no caminho do ferreiro, vira à esquerda na oficina do ferreiro pela canadinha, desce o rego de água e chega ao final no jardim.

(Este trilho tem mais de 5Km, trás as pessoas para a freguesia - chegada e partida do jardim - passa por terras cultivadas, bonitas quintas, pela fábrica de chá, pelas plantações de chá, tem uma vista soberba e ainda passa pelo antigo caminho da rib. das lajes que é muito bonito)

2- trilho da ladeira da velha (tem o problema de ter menos de 5Km) início junto ao caminho de cimento, descida até aos banhos e regresso pelo mesmo caminho.

3- Trilho do espigão. Começo no engenho junto à estrada regional saída do Porto Formoso, subida pelo caminho de terra até à ribeira, vira à esquerda e sobe até à casa que fica no cimo do monte com uma vista sobre a costa desde os fenais até às capelas, desce pelo mesmo caminho mas depois passa junto às nacentes da ribeira dos monizes (julgo eu) e chega ao local de partida. Variante: depois de chegar à casa podia descer por um atalho que vem ter à casa do galo.

ps. a ligação do porto dos barcos aos bicos passando por: areia domeio, cabo, frade, limos, campanário e subida na Ponte é boa mas penso não ser possível devido às quebradas.

Cumprimentos
O Regedor disse…
Caros blogger,

no passado Domingo fiz o trilho número 1 (descrito atrás). Correu muito bem com vistas explendidas e pareceu-me funcional com alguns reparos a serem melhorados se tal trilho for aceite:

- melhoramento e limpeza do atalho do rego de água e do atalho da ribeira das lajes (este último basta roçar umas conteiras e umas canas que estão a dificultar a passagem)

- a ligação ligaçao do final do rego de água à estrada não tem ligação directa, tem que se atravessar um pasto (propriedade privada)

De resto tudo óptimo. Aconselho todos a fazerem.
deus2 disse…
Parece-me bem o percurso do número 1 rego de água/pantação de chá que aqui foi descrito por muitos comentadores.

Reparem (sono1)numa coisa a canadinha à esquerda do ferreiro para o rego de água não tem passagem para o rego de água, termina na quinta do falecido João Simão e a passagem pelo pasto também já não dá. Como foi que passou por lá Sr. Regedor?

Adeus
O Regedor disse…
Caros bloggers,

concerteza que há outras prospostas válidas e isso deve-se à nossa riqueza ambiental e paisagística, mas penso que com as sugestões dos vários bloggers aqui presentes a que reune as melhores características e mais facilmente se põe em prática é o trilho: Jardim/Rego de Água/Ribeira das Lajes/Plantação de Chá/Roça do Louro/Fábrica de Chá/Rego de Água/Jardim.

No entanto, apesar de ser importante passar na oficina do ferreiro isso mão é viável (respondendo ao blogger deus2) porque:
- ao virar à esquerda e ir pela canadinha até à quinta do João Simão esse atalho está tapado, a não ser que se passe em quintas alheias (não pode);
-ao virar à esquerda e ir pela canadinha e ir a atravessar pastos até ao rego de água também não é agradável e parece-me um percurso muito confuso para quem não conhece o local.

Sendo assim, o regresso ao rego de água seria como na subida: ao chegar ao fim do rego de água sobe-se o pasto até à estrada. Este é o calcanhar de aquiles do trilho, mas é o mal menor.

cumprimentos a todos

PS. já viram como estão abandonadas algumas quintas no rego de água?
O Regedor disse…
Caros bloggers,

conforme conbinado vou apresentar ao presidente da Associação Amigos dos Açores, entidade responsável pela organização dos trilhos do concelho de Ribeira Grande, o trilho que obteve mais consenso neste fórum: Jardim/rego dágua/Ribeira das Lajes/Chá/Roça do Louro/rego dágua/jardim

Também não deixarei de referir o trilho da ladeira da velha~.

cumprimentos e obrigado aos que participaram
O Regedor disse…
Ex.mo Senhor,

da recolha de informação realizada junto da população, quer pessoalmente quer no blog, concluiu-se que o trilho que reúne mais consenso é o descrito abaixo:

Jardim/Rego de Água/Fábrica de Chá/Ribeira das Lajes/Plantação de Chá/Roça do Louro/Rego de Água/Jardim.

Trilho com início no Jardim (vista para a baía), subida pelo Rego de Água, passa à frente da Fábrica de Chá e segue até encontrar a Ribeira da Lajes, sobe pelo antigo caminho da Ribeira das Lajes, passa pela plantação de chá. Começa a descida pelo caminho da Roça do Louro e chega à Estrada Regional. Atravessa a Estrada Regional, desce o Rego de Água e chega ao final no Jardim.

Demorou cerca de 3horas a realizar com algumas paragens para fotos e conversa.

pontos fracos: ter de atravessar uma pastagem

pontos fortes:
• início com vista sobre a baía formosa e a igreja (das mais antigas da ilha)
• passagem em zonas de agricultura/pomares tradicionais
• passagem pela fábrica de chá e pela plantação de chá
• parte do trilho é realizado sobre piso de pedra natural (coisa rara por cá)
• magnífica vista sobre toda a costa Norte
• percurso com início e final no mesmo local

Para além de trazer as pessoas/turistas para a freguesia devido à localização do seu início e fim, possui uma elevada beleza paisagística e grande interesse cultural (passa em frente à fábrica de chá, na plantação de chá e em algumas terras e pomares cultivados à “moda antiga”). Tem também algumas particularidades muito interessantes como passar num tunel natural formado por canas da Índia.

Também gostaria de referir o trilho da Ladeira da Velha (ao lado do miradouro de Santa Iria) que desce a costa até atingir a beira-mar onde existe umas termas em ruínas, bem como, as antigas moradias dos utilizadores das termas. Também tem grande interesse histórico, pois foi ali que decorreu a famosa Batalha da Ladeira da Velha.

Espero que tenha em conta os nossos pontos de vista e estou ao seu dispor para mais informação que necessite ou mesmo realizar o percurso em conjunto.

A beleza e as gentes do Porto Formoso merecem um trilho em condições.

Cumprimentos,

Bruno Raposo
Anónimo disse…
Muito boa noite caros blogistasFormosos,

Visto ser um amante da natureza, sobretudo de trilhos sinalizados ou não, gostava, se pudessem, disponibilizar algum mapa deste(s) vossos trilhos.
Pelos vistos, já existe um devidamente marcado, mas pelo que leio, existem outras possibilidades nesta agradável freguesia da nossa ilha.

Visto que em fevereiro vou ter alguma disponibilidade em termos estudantis/de trabalho, gostava de explorar trilhos, canadas, e algumas ribeiras da vossa freguesia.

Pelo que leio acima, nomeadamente numa passagem em terrenos privados no curso do trilho sinalizado, gostaria de saber se existe algum contratempo, ou necessidade de pedir autorização afim de o transpor.
Outra dúvida, prende-se com a propria actividade da zona, refiro-me naturalmente não ás vacas que percorrem e pastam em terrenos contiguos ao percurso do trilho, mas sim dos nossos Cães de Fila ou caes abandonados. Existe no decorrer do trilho a possibilidade de um "encontro imediato" com os referidos? Pergunto-vos isso, pois já apanhei varias x estes animais a julgarem-me como sendo uma ameaça, afinal de contas estamos a pisar "territorio" deles!!
Falo-vos disso, além de já ter tido (má) experiencia nesta matéria, um pouco pla nossa ilha, e em uma das x, estava a fazer com uma turista/guia que estava a reconhecer o trilho MonteEscuro-Sra.PAz, para posterior guiar dias depois um grupo de 30 turistas, uma situação que nos manteve de coração em pulos, quando já perto da Sra da Paz, num dos pastos, aparecerem uns belos amigos com muita vontade em mostrar (e nao so) os seus caninos!! posso dizer-vos que ficamos retidos cerca de 40min.. praticamente estátuas e em submissão aos animais, até que eles finalmente perceberam, embora desconfiados que nao eramos ameaça! Ora tudo isso vos digo, pois como resultado da fantastica experiencia por parte da guia, foi de "o trilho é fantastico.. mas não irei percorrer este trilho com o meu grupo".. e deste modo, fizeram o trilho das nascente da L.Fogo!
Em resumo.. inovar nos trilhos, concordo, mas desde que estes, e quando são oficiais, possuem a segurança e a sensibilização dos proprietários dos terrenos envolventes em proteger as suas propriedades de modo que não prejudiquem o trabalhos de muitas outras pessoas que lutaram para mostrar o melhor da sua Terra!!

Cumprimentos,
Milton Rodrigues
O Regedor disse…
Sobre o assunto dos trilhos, modéstia à parte julgo que tudo começou aqui:

http://acasadamosca.blogspot.com/2006/04/trilhos-pedestres-no-porto-formoso.html

Com a colaboração dos leitores e comentadores d´A casa da mosca que indicaram trilhos, fizeram propostas, e de algumas pessoas no Porto Formoso que têm um particular gosto por trilhos e pela Natureza.

Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso