Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2008

Último dia das festas de S. João

Imagem
c haranga dos bombeiros da ribeira grande entretanto começava-se a grelhar as sardinhas mais sardinhas e por fim a fogueira de São João Para mim que perdi o fim-de-semana das festas de São João e também as magníficas sopas foi uma surpresas o que se passou na terça-feira. Houve lugar a muita animação num dia em que, anteriormente, nem havia arraial. A festa este ano durou de 6ª a 3ª, e, desculpem o exagero, estava mesmo muita gente na festa para um dia normal de semana. A charanga dos Bombeiros da Ribeira Grande animou a tarde noite e foi aplaudida no final. O grelhador de sardinhas e o fumo que de lá brotava deram o mote para uma verdadeira noite de santos populares. Pareceu-me um bairro típico de Lisboa. No fim, ainda deu tempo para uns saltos na fogueira. Parabéns à Comissão do São João.

Heráldica - parte II

Imagem
Não é a primeira vez que se aborda o tema aqui n´A Casa da Mosca. Onde estão os nossos símbolos heráldicos, o nosso brazão? Ficava muito bem ao Porto Formoso ter uma bandeira com o seu brazão, ou aos portoformosenses terem um estandarte em ponto pequeno em casa, ou mesmo para os emigrantes levarem para as américas. Em Novembro de 2005 foi publicado o seguinte post: http://acasadamosca.blogspot.com/2005/11/herldica-de-porto-formoso.html Entretanto, informaram que o brazão tem de ser aprovado pelo Instituto Português de Heráldica e que o processo já estava a decorrer. Pois, restava esperar. Esperamos até agora. Passados dois anos e meio continuamos sem brazão. É preciso esperar mais?

Documentário - Porto Formoso

Imagem
O filme insere-se na iniciativa “9 Ilhas, 9 Documentários” do Festival Festa Redonda. O Festival Festa Redonda, que decorrerá nas nove ilhas dos Açores, arrancou no dia 25 de Outubro de 2007 e irá prolongar-se durante dezoito meses até Abril de 2009. Neste festival pretende-se realizar 9 documentários sobre cada ilha dos Açores sob um olhar muito especial. Para a ilha de São Miguel foi escolhido como local de filmagem... o Porto Formoso. A realizadora Amaya Sumpsi, que ficou com a ilha de São Miguel, diz-nos: "Quero mostrar o que resta duma forma de vida intrínseca à cultura açoriana e portuguesa, que tem vindo a ser suplantada por uma indústria piscatória despersonalizada e arrasadora.Proponho este documentário como uma homenagem aos últimos pescadores de “boca aberta”, de forma a contribuir para a preservação desta cultura tradicional: tenciono fazer ouvir a voz dos mestres antes que esta se apague, motivando-os a partilhar a suas perspectivas e experiências de vida, tão dif

Escuteiros ou Escoteiros?

Imagem
Emblemas da AEP (à esquerda) e da CNE (à direita) Segundo uma fonte segura, há um movimento de algumas pessoas no sentido de reactivar o grupo de escuteiros do Porto Formoso que existiu durante alguns anos da década de 90. Em Portugal existem dois grandes grupos escotistas: a Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) e o Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português (CNE). Na altura o grupo do Porto Formoso pertencia à Associação dos Escoteiros de Portugal que não tem ligação à religião, embora no caso essa ligação existisse, uma vez que, o Padre Francisco era o chefe dos escoteiros e a sede ficava na no salão paroquial e social, propriedade da igreja. Ainda segundo esta fonte parece haver alguma têndência para o novo grupo pertencer ao CNE, o que irá implicar compra de novas fardas. Certo, certo é que há interesse de fazer renascer o movimento escotista no Porto Formoso, ou será escutista ? Veremos.