Mensagens

Ténis de mesa renasce

Imagem
E não é que se joga se tenis de mesa todas as quintas-feiras e sábados no Porto Formoso? Modalidade esquecida na história da nossa terra, praticada em tempos na garagem do mestre Fernando com mesas feitas por carpinteiros. Tão pouco comum numa freguesia rural como o voleibol, o crocket ou o atletismo, mas que, como estas, fez parte da nossa história. O tenis de mesa resurge agora pela mão da Associação do Grupo Folclórico de N. Sra. da Graça do Porto Formoso e coisa está... séria! Há um ranking anual, campeonato, taça do Porto Formoso e vários torneios ao longo do ano. Alguns deles abertos a atletas "estrangeiros". Vou aparecer para me inscrever e bater umas bolas.

Procura-se

Imagem
Dá-se recompensa a quem encontrar uma bandeira azul perdida algures na zona da Praia dos Moinhos. Já agora, se encontrar o parque de campismo, avise! A gerência agradece. ps. lista das praias com bandeira azul está publicada aqui e não consta, mais uma vez, a Praia dos Moinhos. ps2. será que o jornal Açoriano Oriental vai entrevistar novamente alguém da Empresa Municipal Ribeira Grande+ para saber o que se passou desta vez? ps3. não é por não ter bandeira azul que a Praia dos Moinhos deixa de ser melhor do que o jardim zoológico das poças ou do que o areal de santa bárbara.

Até sempre

Imagem
Presto aqui a minha homenagem ao grande amigo e companheiro "CABRAL" que me acompanhou desde a adolescencia até aos tempos mais próximos. Que me traz as melhores recordações que pude alguma vez ter da praia dos moinhos e dos momentos importantes desta vida. Faleceu hoje. Soube partir com um sorriso. Um homem simples, um homem forte, um homem bom a quem desejo o melhor repouso eterno. Até sempre Cabral. Escrito por Filipe Tavares

Teatro para todas as idades

Se uma imagem vale mil palavras, quanto valerão várias imagens? Em resposta a vários pedidos, deixo-vos com estas imagens do teatro que teve lugar no fim-de-semana do final de Março/início de Abril. O teatro é uma arte com história no Porto Formoso. Parece-me que esse tem sido um factor importante no interesse das pessoas, tanto as que participam como actores e tal como os espectadores. O reaparecimento de actividades que foram um sucesso no passado tem ocorrido de forma gradual nos últimos anos. Por exemplo, o cortejo de Carnaval que ficou muitos anos sem se realizar e agora tem bastante sucesso, bem como, o ténis de mesa. Esperemos que resurja também o atletismo, o escutismo e o futebol. Voltando ao vídeo, a partir do minuto 14 podem ver mais um trabalho realizado no Porto Formoso pelo Luís Furtado para o Bom-dia Açores.

Abril é o mês do Chá

Imagem
Abril é o mês do Chá e também Maio. Começemos pela VI Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso que este ano, para além da cerimónia de Entronização que decorre pelas 15h30 na Fábrica de Chá Porto Formoso, terá também a inauguração da Exposição "Chá em São Miguel. Cultura e Vivências", pelas 18h30 no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, seguindo-se, pelas 20h, um jantar no Restaurante Anfiteatro nas Portas do Mar com ementa dedicada ao Chá. No primeiro sábado de Maio haverá o já tradicional "Início de Colheita" na Fábrica de Chá Porto Formoso. Neste dia, toda a vivência associada a um dia de apanha de Chá será recriada. Também a não perder. Vêm dias muito bons para apreciadores de Chá. 

Desfile de Carnaval

Imagem
Depois de uma ausência mais ou menos forçada, estamos de regresso aos posts para cumprir a promessa de publicar os vídeos do Desfile de Carnaval no Porto Formoso. Esta publicação só é possível graças à colaboração do Luís Furtado, que foi quem andou com a câmara às costas durante horas a gravar tudo isto. Foi um desfile muito bom, as imagens falam por si...

Valsa da Meia-noite

Imagem
Norberto Lopes - "Valsa da meia noite" from MPAGDP on Vimeo . “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria” é um canal de vídeos, alojados na plataforma online Vimeo, que pretende celebrar a maravilhosa variedade da música feita em Portugal. Segundo os autores do projecto "Os vídeos são sempre filmados em espaços exteriores ou inóspitos aproveitando os sons ambientes e criando intimidade com os músicos. O microfone está sempre visível porque queremos trazer a música para a rua e vemos o mundo como um palco gigante." E não é que o projecto que percorre Portugal inteiro chegou ao Porto Formoso! Aqui está o video. Parabéns pela ideia!

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Imagem
Há algum tempo soube que uns homens andavam a limpar o caminho de acesso aos banhos da Ladeira da Velha e que este faria parte da rede de trilhos do concelho da Ribeira Grande. Ora aí estava uma boa iniciativa. Creio que a ideia de fazer um trilho na Ladeira da Velha foi lançada aqui, em 2006, pelos bloggers d´A Casa da Mosca quando num post se lançou a questão de onde se haveriam de criar trilho na zona do Porto Formoso. ver: Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde? Trilho limpo e bem, surge no dia 3 de Janeiro de 2012 na capa do jornal Açoriano Oriental a notícia, em grande destaque, que iria ser criado o referido trilho. De facto, a ideia é óptima. Eu próprio tenho por hábito lá ir nem que seja uma vez por ano. Um pouco de exercício, história, aventura, banho (aquela água é maravilhosa), boa vista sobre a costa norte, o cheiro a mar, fazem deste trilho uma pequena preciosidade. Mas não é que ao saber do que se estava a passar o proprietário do terreno por o...
Imagem
Um Feliz Natal a todos os que estão longe e aos que estão perto e votos de Bom Ano de 2012! Aqui fica este simples registo de uma árvore de Natal das que a minha memória de infância reconhece. Abraço a todos.

São Miguel nos anos 60

Fantástico e raro trabalho acerca da ilha de São Miguel em 1960. São mostradas imagens do Porto Formoso entre os 8m30s e os 9m00s. Apesar deste filme não ser um assunto apenas acerca do Porto Formoso, julgo que os visitantes e comentadores d´A Casa da Mosca irão gostar de o vizualizar.