Sol quente
Finalmente chegou o sol e, com isso, aconteceu aquilo que todos já estavam à espera: a Praia dos Moinhos encheu no Sábado. No Domingo, com menos sol, ainda encheu muito mais. Por muitos considerada a melhor praia de São Miguel passou-se mais um ano sem que houvesse investimento público no local que mais gente atraí ao Porto Formoso. O parque de campismo continua em formato de pasto para as vacas, os esgotos ainda não estão conformidade com a lei, as canas invadem a areia, os blaneários são rudimentares para não dizer pobres e há uma despreocupação total em cuidar dos bonitos recantos da praia.
Será que a inveja de alguns em não terem uma praia tão bonita nas suas terras faz com que a nossa praia fique votada ao abandono?
Mesmo sendo ignorada por aqueles que decidem, a Praia dos Moinhos é linda e os veraneantes adoram-a.
Comentários
depois de a Praia dos Moinhos ter sido notícia no Açoriano Oriental devido a aos esgotos e à não-bandeira azul hoje surge a notícia na capa do Jornal Açoriano Oriental que o Porto Formoso espera e desespera por Caixa Multibanco.
Isto está a aquecer!!
Para quem quiser ver em:
http://www.acorianooriental.pt/ao/capa.asp?eid=2195
Ninguém sabe ao certo a dimensão da Casa da Mosca. Talvez os números possam ajudar: 33 400 visitas, 10 150 visitantes. Mesmo assim não é possível ter a noção real da dimensão visto existir uma grande dificuldade na passagem do abstracto - números - para o real - as pessoas, o impacto social, a capacidade de influenciar, etc.
Assim, o que me faz ter uma noção mais realista da Casa da Mosca são os emails recebidos de emigrantes nossos, que nem me conhecem, a pedirem mais posts e a felicitarem o blog, as pessoas que me falam na rua sobre o blog, etc, etc...
Apesar disso, sei perfeitamente que a maioria da população do Porto Formoso não vê nem lê a Casa da Mosca, contudo, há uma quantidade razaoável de portoformosenses que visita regularmente o blog e que depois transmite o que por aqui se passa a outros familiares e amigos que não vêem o blog.
Exemplo prático: uma senhora idosa leva a fotografia impressa da matança do porco e mostra-a à minha avó. Essa senhora não acede ao blog no entanto tem acesso às fotos do blog? Como foi isto possível?
A blogosfera e os media
A blogosfera inicialmente ignorada pelos media por ser vista como uma ameaça começa a ganhar espaço. Há jornais que já dedicam uma página exclusiva a notícias e frases provenientes dos blogs.
E há mais, os jornalistas, embora não o admitam publicamente, visitam os blogs e colocam nos jornais, rádios e TV os assuntos tratados nos blogs.
P.S. este blog não está relacionado DIRECTAMENTE com as notícias vindas a publico sobre o Porto Formoso, mas se de alguma forma A Casa da Mosca serviu INDIRECTAMENTE para que essas notícias saíssem é, para mim, um grande orgulho!
Espero que a comunicação social visite este blog, que os portoformosenses vejam o blog e fiquem inspirados para lutar a favor da freguesia!
O blogger cavalete já disse, no post anterior, ter a informação que a comunicação social vai abordar o tema das obras paradas do multiusos. Como ninguém faz nada em relação ao multibanco, à praia, ao multiusos, que venham as notícias no jornais para ver se melhoramos qualquer coisa.
Os jornalistas acham o Porto Formoso um assunto interessante.
Espero que a Casa da Mosca seja um exemplo de intervenção cívica e que outras pessoas sigam o exemplo e lutem por esta freguesia. Vale a pena.
Gostaria de solicitar a estas pessoas que aproveitassem ao maximo o contacto com o jornalista no sentido de suscitarem outras noticias sobre o Porto Formoso. Destacaria o impasse no parque de campismo dos moinhos e a ausencia de melhoramentos na praia dos moinhos depois de estes terem sido prometidos na campanha eleitoral.
O objectivo e criar uma "onda" reevindicativa sobre o Porto Formoso capaz de sensibilizar a CMRG.
Chegou a hora de passarmos da discussao a accao...
Já agora, linda foto, e claro, sem sombra para dúvidas a nossa praia é magnifica!!!
Bem haja
Embora seja a sua função resolver os problemas da freguesia, os cidadãos não devem desresponsabilizar-se das suas obrigações, esperando tudo da autarquia.
Assiste-se no Porto Formoso à economia do bem-estar, empurrando para a Junta de Freguesia a culpa de todos os males.
Há um vidro partido, compete à Junta de Freguesia substituí-lo.
A rua está suja, é da responsabilidade da autarquia a sua limpeza.
As coisas correm mal dentro da nossa organização, a culpa é do governo.
É muito mais fácil culpar os outros do que melhorar a nossa conduta e eficiência de organização.
Na nossa freguesia todos "sabem" reconhecer os problemas e identificar as suas causas, mas muito poucos estão dispostos a resolvê-los.
Com pessoas assim dificilmente chegaremos ao lugar a que temos direito.
Há quem afirme que este senhor por volta das 10h de manhã tem o seu trabalhinho feito e percorre as diversas ruas da freguesia,agora pergunto-me: a zona dos Moinhos a que freguesia pertence?? À Ribeirinha, talvez...
Não me venham com a história que esta zona é longe e fica muito distanciada da freguesia, (vulgarmente,a distância é sempre o argumento utilizado) porque se este senhor tem o seu trabalho completo por volta das 10h da manhã porque não deslocar-se à zona dos Moinhos até à hora de almoço??, é porque nem 1vez na semana se isso acontece...Não se esquecem que os Moinhos, principalmente agora, é a zona mais vizitada da freguesia,e não podemos apenas afirmar que temos uma praia bonita, falta o resto...
A mim parece-me que Porto FOrmoso é apenas constituido do Outeiro ao Coucinho, e claro a praia dos Moinhos...
Bem haja a todos
Fala-se de um funcionário que até desempenha mais ou menos bem as suas obrigações como o culpado dos problemas de sujidade da freguesia?!?!? Haja tino na cabeça.
A FALTA DE EDUCAÇÃO DAS PESSOAS QUE ATIRAM LIXO PARA O CHÃO E PARTEM OS CAIXOTES DE LIXO E CAGAM AS CASAS DE BANHO TODAS! --- ninguém fala disso?
Recorde-se que muitas destas pessoas que agora irao frequentar a UAc nao possuem o ensino secundario completo. Isto so pode constituir um sinal de estimulo para futuras candidaturas. Continuo a insistir na ideia de que muitos jovens do Porto Formoso deveriam aproveitar esta oportunidade.
É inútil aspirarmos a grandes realizações no Porto Formoso enquanto não conseguirmos interromper a desordem dos nossos pensamentos e acções, porquanto são eles que impedem a harmonia e o progresso.
Já é tempo de não nos comportarmos como crianças mimadas, que apenas cultivam a desordem e a vingança.
Se é verdade que não conseguimos arranjar um líder que consiga conciliar a vontade de todos, ao menos não andemos a desagregarmo-nos uns aos outros.
Façamos uma pausa de silêncio e passemos a tratarmo-nos uns aos outros com respeito e seriedade.
PS - É incrivel, mas niguém emitiu opinião sobre a ida do Grupo Folcolórico ao Continente e a participação da freguesia no cortejo da Ribeira Grande. Isto é que me parecem ser notícias importantes da última quinzena.
Segundo a imprensa deste fim de semana vai ser construído naquela freguesia um edifício polivalente, que vai albergar a Casa do Povo, serviços de saúde, um ATL, uma creche, assim como a sede de vários grupos associativos.
encontro-me em viagem, por isso, não tenho acompanhado o blog como seria desejável.
Contudo, não deixa de me causar muito espanto que alguns bloggers estejam a discutir a identidade de outros quando a sua também não é conhecida.
De facto, não foram os primeiros a fazê-lo, mas desde há quase um ano que ninguém o fazia.
Cumprimentos a todos.