Agenda para o fim de semana
O Grupo Folclórico do Porto Formoso promove “Noites de Verão”. Do dia 13 a 15 de Julho, nas sempre futuras instalações do Centro Multiusos do Porto Formoso, ou seja, no local do antigo e saudoso Salão. Dia 13 de Julho, 21h00 SNACK GIRLS Dia 14 de Julho, 21h00 ENFINTUNA – Tuna Académica da Escola de Enfermagem Dia 15 de Julho, 21h00 Norberto (Viola da terra) Rogério Janeiro (Violão) José Janeiro (Acordeão) António José Vidinha (Viola da terra) Apoios: Câmara Municipal da Ribeira Grande; Comissão da Igreja de N.ª Sr.ª da Graça; António Luís (som e iluminação) e Grupos Participantes.
Comentários
Quem não se recorda do camaroeiro e da caçadeira do Sr. Edmundo...e a da sua bandeira imponente por altura das festas...
Cheguei a comer camarões e coelhos apanhados pelo Sr. Edmundo. Que ele tenha muitos anos de vida, com saúde!
O Sr. Edemundo com o seu calção branco, saltando agilmente de poça em poça. Afugentando o camarão para dentro do camaroeiro com a ajuda de um polvo. É uma imagem de marca do Porto Formoso.
Nestes últimos anos, tem sido um animador do “Jardim”. Interagindo com novos e velhos, distribuindo simpatias e “alcunhas ou apelidos” em linguagem codificada.
Em boa hora o Regedor homenageia, mais esta figura castiça do Porto Formoso.
Para além do camarão e do polvo, também se estão a acabar outras coisas boas, como o teatro popular no Porto Formoso.
Aqui vai a “canção das lapas” transmitida oralmente, várias gerações. Recolhida actualmente por Delia Marques e interpretada pela última vez, já lá vão uns anos, por Teresinha Botelho (Feleja).
(coro)
Eh! Oh lapas
Eh! Oh lapas
Rabugentas, suculentas, com as ventas a mexer.
Pão de milho um quartilho lapa fresca é rastilho
P’ra quem gosta de beber.
I
Há anos tenho freguesia certa
De gente esperta de olho alerta
A lapa apanhada miudinha
Bem guisadinha sabe que é galinha
II
A lapa graúda bem grelhada
Pimenta e alho bem esfregada
Acompanhada com um bom vinho
É de chorar e perder o tino
Saudações Formosas
O Edmundo Pacheco é o símbolo de uma geração de pessoas que tiveram de comer o pão que o diabo amassou para poderem ter uma vida digna e gozarem hoje uma merecida reforma.
Hoje os governos gastam rios de dinheiro a educarem as pessoas a aprenderem técnicas de enriquecimento material, descuidando-se do crescimento espiritual que, embora mais lento, requer menos recursos monetários.
A riquesa futura, em última análise, está em saber contemplar a paz, a alegria e a felicidade que estes anciãos nos transmitem.
A cultura dessas pessoas, muitas vezes desdenhada pelos mais jovens, foi adquirida através das amarguras da vida, sem recurso às drogas actuais.
O Edmundo Pacheco pertence à geração das gentes que sabem dizer OBRIGADO!!!
Boa lembrança blogger Regedor. Este homem fala com toda a gente, é divertido e dá-se com a juventude! Muitas vezes aparece no jardim a falar com a malta mais jovem.
Adeus
Senão vejamos:
O homem no Verão anda de calções, chinelo ou sapato de vela e t-shirt e apresenta um bronzeado invejável; apresenta uma preparação física invejável para a sua idade; fuma cachimbo; foi caçador; foi emigrante no Canadá; fala animadamente com toda a população e com os turístas; por vezes utiliza uma linguagem por códigos e enigmas para dar nomes às coisas e às pessoas; pescava aos polvos e aos camarões; etc.
No meu caso admiro a facilidade com que conversa com os mais jovens. Não pertence à laia daquelas pessoas mais velhas que diz que a juventude está perdida.
Se calhar percebe-se por que razão fala com os mais jovens... ele também é um jovem.
No passado dia 17 o rancho de romeiros do P.Formoso deu entrada na nossa freguesia.
Como é tradição no nosso rancho, os romeiros antes de entrarem na igreja, vão ao cemitério fazer uma oração. Naquele espaço sagrado existe uma pequena ermida onde se venera Nossa Senhora do Carmo. É um momento marcante na nossa romaria. Naquele pequeno momento os sentimentos emoções e saudades misturam-se com a fé, exprimindo-se em toda a sua plenitude.
Foi a primeira vez que participei numa romaria, cansado de caminhar com os olhos cobertos de lágrimas, fazer a minha oração junto daquela pessoa que um dia me viu nascer, marca e de que maneira o “Id” (instancia moral) influenciado o “ego” (personalidade).
Não gostei foi de ver depois de fazer-mos a oração, a maneira, autoritária, arrogante, como o nosso Presidente da junta se portou.
Não são os modos mais correctos de nos ter recebido.
“Olha lá quem é que autorizou abrires o cemitério?”
“Não sabes que não se abre o cemitério depois das 7 horas a ninguém!”
Todos sabemos que é uma pessoa limitada, demonstrando não conhecer os costumes da freguesia.
Mas ao menos poderia ser uma pessoa mais humilde!
A actuação da junta de freguesia é digna do reconhecimento por parte de todos aqueles que apenas visam o progresso do Porto Formoso e não os seus interesses individuais.
Tudo o que aconteceu poderia ter sido evitado se os cavalheiros que mandam na Igreja tivessem tido o espírito de humildade de ir pedir a chave do cemitério à Junta de Freguesia e não actuassem por conta própria e em atitudes provocatórias.
É apenas umas das demonstrações que este grupo ñ esta tao inactivo como parece e promete mais ...
O Governo Regional, Secretaria do Ambiente e do Mar, está a investir cerca de 130 mil euros numa intervenção na Ribeira do Coucinho, que permitirá prevenir a ocorrência de inundações...
Felizmente, a cultura de “protecção civil” que hoje se vive nos Açores, permite que se realizem obras desta natureza!
Nos anos 20 do século passado, ocorreu uma enorme derrocada, na margem da Ribeira, umas centenas de metros a montante, das pontes agora em obras. O deslizamento de terras, de grande dimensão, obstruiu por completo o leito da ribeira. Após um sábado inteiro de chuva intensa. A barragem formado pela “quebrada” criara uma lagoa artificial. No domingo, enquanto grande parte da população, como de costume, assistia a missa da manhã. O dique cedeu e a violência da enxurrada, destruiu algumas das casas da Rua do Coucinho. Arrastando para o mar os parcos haveres de muitas famílias, que ali viviam no limiar da pobreza.
Na época, sem jornalistas a atropelarem-se para melhor explorar a miséria humana e sem as posteriores ajudas humanitárias … restou á população o silêncio do luto, pela perda de duas vidas humanas, numa tragédia provavelmente evitável?
Para a memória colectiva ficou conhecida como a “Cheia do Coucinho”, mas alguns, numa atitude teimosamente medieval, ainda lhe chamam a “Quebrada do Castigo”!
Saudações Formosas
Até com os Romeiros há arengas...
Vocês que não se tratem por esses lados...
tento ser justo quando decido apagar um comentário. Não faço perseguições nem tento eliminar a polémica. Por vezes, agrado mais a uns do que outros, sendo certo que é impossível agradar a todos ao mesmo tempo. Espero que compreenda.
Caro blogger Faria,
gostava de saber de onde é vocemessê originário. Parece, segundo a sua opinião, que o Porto Formoso vive em guerra cívil e que nas outras freguesias reina a paz e a harmonia! Interesses e guerrinhas há em todas as freguesias. Se existissem blogs de outras freguesias talvez houvesse situações muito mais complicadas do que aqui.
No que se refere às obras da zona dos moinhos, cabe-me dizer o seguinte:
quer a zona do futuro parque de campismo, quer os balneários continuam na mesma.
Será que vão fazer as obras no Verão, quando as pessoas precisarem ainda estão a decorrer as obras?
O mais triste é não aprederem com os erros dos outros...
Cumprimentos
É dever de todo aquele que frequenta a Igreja comparticipar na sua gestão, pagando o culto, dentro das suas possibilidades.
É uma atitude louvável daqueles membros andarem de porta-em-porta, tendo como único objectivo o de servir a comunidade que muitas vezes os critica.
Ja foram aqui discutidas as intencoes da CMRG em relacao aos projectos dos balnearios e do parque de campismo. Ate foram anunciadas, na comunicacao social, datas de inicio de obras, tendo estas sido discutidas no blog.
Julgo que devemos questionar o cumprimento destas datas e nao comecar de novo a discutir os projectos. Já se sabe que os projectos vao ser realizados, agora resta saber se as datas anunciadas para o seu inicio vao ser cumpridas.
"Câmara divulga vídeo no Youtube
27-03-2007
por LPS
A Câmara Municipal do Nordeste disponibilizou um vídeo de promoção turística do concelho para o site Youtube, conhecido mundialmente pela divulgação de vídeos.
O município aproveitou um vídeo criado em 2005, para uma feira local, para colocar na internet e assim divulgar os pontos de interesse turístico do concelho.
A autarquia também disponibiliza o vídeo no sítio da edilidade na internet."
Fonte: Acoriano Oriental
A Casa da Mosca foi visitada ontem (segunda-feira) por 293 vezes por 68 computadores diferentes. Tal, faz pressupor que foi vista, no mínimo, por 68 pessoas, a uma razão de uma pessoa por um computador. Penso ser um record.
Diariamente cerca de 50 pessoas por dia vêm este blog. Há um ano atras esse numero era de cerca de 30.
Tal como em qualquer outro blog do mundo, o número de comentários é inferior ao número de visitas.
Por vezes, as pessoas querem comentar mas ou têm receio de escrever mal ou não sabem se registar.
Escrevam sem receio de erros no português! Herrar è umano!
Peçam ajuda a alguém para se registar.
Cumprimentos
Parabens a todos conheci muita gente e rapazes que andaram comigo na escola
Adorei revelos a todos
Boa sorte para todos
Immigrants from Porto Formoso to Hawaii, 1879-1883
Compiled by Melody Lassalle from the book,"Portuguese Immigrants from Azores to Sandwich Isles, 1879-1883: Passport Index", by Robert DeMello. Honolulu : De Mello Publishing Co.
Page
Name of Head of Family
Spouse
1
Aguiar, Antonio d'
Jesus, Maria de
3
Aguiar, Jose de Melo
3
Aguiar, Manoel de Melo
12
Alves, Jose
13
Amaral, Joao (Furnas)
Jesus, Ana de
27
Arruda, Manoel d'
Julia, Maria
28
Araujo, Antonio d'
Paixao, Maria da
28
Araujo, Antonio de
Conceicao, Maria de
29
Araujo, Francisco d'
Jesus, Jacinta de
29
Araujo, Jacinto de
Jesus, Jacinta da
29
Araujo, Jose d'
Furtado, Rosa
30
Araujo, Manoel d'
Jesus, Jacinta da
34
Barbosa, Inocencio
Conceicao, Rosa da
35
Barbosa, Jose Pacheco
Conceicao, Maria Ricarda da
45
Botelho, Francisco
Jesus, Brizida de
50
Branco, Manoel de Medeiros
Estrela, Maria da
54
Cabral, Caetano
Conceicao, Maria da
55
Cabral, Jacinto
Melo, Rosa de (Faial de Terra)
57
Cabral, Joao Jacinto
Jesus, Maria de
64
Caetano, Jacinto
Claudina, Rosa
94
Casinha, Jose da Costa
95
Cavaco, Jose de Sousa (Matriz, R. Grande)
Carmo, Maria do
112
Costa, Joao da
Julia, Jacinta
114
Costa, Jose da (Matriz, R. Grande)
Paixao, Maria da
116
Costa, Luis da
Jesus, Maria de
131
Faleija, Manoel Botelho
138
Ferreira, Eliadoso (Feteiras)
Amelia, Maria
139
Ferreira, Inocencia da Silva (Conceicao, Ribeira Grande)
Rosa, Jacinta
153
Fulgencio, Jose Pacheco
Conceicao, Jacinta da
154
Furtado, Antonio
Conceicao, Ana Julia da
157
Furtado, Jose
167
Goncalves, Jose
Conceicao, Maria do
170
Guilhurme, Anacleto (Anacheto?)
Jesus, Maria de
171
Inacio, Amancio
Jesus, Rosa de
172
Inacio, Antonio Cabral
Conceicao, Ana de
172
Inacio, Bento
Emilia, Helena
175
Isidoro, Manoel Furtado
Julia, Maria
185
Jesus, Maria Araujo
197
Laureano, Antonio da Costa
Jesus, Francisca de
208
Lopes, Manoel
Trinidade, Maria de
209
Lopes, Manoel Pedro
Jesus, Joaquina de
213
Luz, Manoel Perreira da
Estrela, Maria da (Agua de Pau)
221
Medeiros, Maria Julia de
223
Marques, Francisco Pacheco
Cabral, Josefa
232
Medeiros, Antonio de
Rosa, Josefa
245
Medeiros, Manoel de
Julia, Maria
260
Miguel, Antonio
Conceicao, Maria da
280
Pacheco, Antonio
Janeiro, Maria
285
Pacheco, Joao
Jesus, Tereza de (Mosteiros)
286
Pacheco, Jose
288
Pacheco, Manrico
288
Pacheco, Manuel
289
Pacheco, Manoel
Jesus, Leocadia de
289
Pacheco, Manoel
292
Paiva, Francisco de
Rosa, Ermelinda
294
Paiva, Manoel Pedro de (Matriz, R. Grande)
Estrela, Maria de
305
Pereira, Francisco
Jesus, Ana de
310
Pereira, Manoel
Conceicao, Maria do
312
Pereira, Mariano
Jesus, Maria da
329
Raposo, Jose Antonio
Jesus, Maria de
335
Rebelo, Jose
Santo, Maria do Espirito
340
Rego, Augustinho do
Encarnacao, Florinda da
341
Rego, Jose do
363
Silva, Eduardo da Canario (Matriz, R. Grande)
Julia, Maria (Servant)
364
Silva, Inacio de
370
Silva, Manoel da
376
Soares, Jose
Emilia, Maria
377
Soares, Jose
377
Soares, Jose Pedro (Bretanha)
Conceicao, Maria da
387
Sousa, Joao de
Conceicao, Maria da
390
Sousa, Jose da
390
Sousa, Jose de (aka Jose Luiz)
393
Sousa, Manoel de
Conceicao, Maria da
398
Sousa, Victorino de
402
Tavares, Jose
403
Tavares, Jose
Jesus, Francisca de
404
Tavares, Luis
Emilia Jacinta
Note: All individuals are from Porto Formoso except where noted in parenthesis. Please refer to the book for more information about each person.
© 2003 Melody Lassalle
upd. 2/4/03
Aqui têm uma lista de pessoas que emigraram do Porto Formoso, que me fizeram chegar do Canada
As duas fábricas de chá, Porto Formoso e Gorreana, estão a ter uma publicidade única na sua vida enquanto empresas.
Nos cafés, já se espera pela hora da novela para se ver o FARIAS em acção.
Gostaria de pedir ao Senhor JAGPacheco a possibilidade de falar com ele sobre o incidente do Coucinho. O meu endereço email é eliseumanuel@sapo.pt. Muito agradecido.