I Concurso de Maios
1º lugar - Lurdes Grilo
O Grupo de Jovens de Nossa Senhora da Graça reactivou uma grande tradição da nossa freguesia que se estava perdendo lentamente com o passar dos anos: o dia dos Maios. Longe ia a tempo em que se respirava um certo espírito competitivo entre vizinhos com o intuito de ver quem fazia o melhor Maio. Pois bem, este espírito está de volta graças ao I Concurso de Maios do Porto Formoso!
O júri, composto por um elemento representante da Junta de Freguesia, a coordenadora da Escola do Porto Formoso, dois antigos animadores e três elementos do Grupo de Jovens, avaliou os vários participante de acordo com a três parâmetros: propósito, materiais utilizados e originalidade.
Ao que parece o concurso foi muito esquilibrado devido à qualidade das participações. Havia que premiar os três vencedores, mas todos estão de parabéns.
Comentários
A Sra Lurdes Grila sempre demonstrou um grande dinamismo popular, participando activamente na organização de desfiles, bailaricos e na confecção e organização das Sopas de S. João, da Canada das Gentes.
Quanto à proposta do regedor, fica para mais tarde, depois de uma análise mais cuidada das promessas da CMRG.
Esta iniciativa quebrou um pouco a rotina do dia-a-dia na freguesia e estimulou as pessoas a criarem as suas próprias personagens, sem regras rígidas e sempre primando pela imaginação individual ou colectiva.
Foi sem dúvida uma brincadeira em que os concorrentes tentaram ver a sociedade de uma maneira superficial e ao mesmo tempo profunda, onde todos acabaram por sair satisfeitos.
Não poderíamos deixar de agradecer ao Regedor a divulgação que fez deste evento cultural!
Com um forte abraço jovem!
Os Amigos dos Açores promovem mais um passeio no próximo dia 19 de Maio. Desta vez é entre a Praia dos Moinhos e os banhos da Ladeira da Velha.
A concentração é às 10,00 hrs no parque da Praia e a coordenação será da responsabilidade de Luís Noronha e George Hayes
There visits ours, the irreverent and iconoclast of the world,
is in Catalunya - Spain
Http: // telamamaria.blogspot.com
Thank you very much for the visit
É bom sinal! É sinal de que os Maios renasceram e por isso o Grupo de Jovens está de parabéns por esta iniciativa.
Também eu ouvi falar muito bem do Maio do Silêncio das Palavras. Apesar de terem sido excluídos também estão de parabéns.
No primeiro ano há sempre alguns pormenores que falham e para o segundo ano a organização e os concorrentes ainda hão-de ser melhores.
Cumprimentos
Importa clarificar que o Maio não foi desclassificado nem muito menos excluído.
O júri entendeu atribuir uma pontuação menor pelo facto de o Maio se encontrar no interior, do muito bem conseguido estabelecimento.
Manda a tradição que os Maios sejam colocados à maneira, que as pessoas ao passarem na rua os possam ver.
Este facto não foi explicado aos jovens empreendedores empresários, como também não foi explicado aos restantes concorrentes.
Estou certo pela maneira de ser e estar dos jovens proprietários do bar, que para o ano ainda vão fazer um Maio mais bem conseguido.
Com um forte abraço.
Eu fui atacado neste blog na altura das eleiçoes por aluguns anónimos do PSD que nao gostavam de me ouvir dizer mal do António Pedro. Mas eu não olho a partidos. A câmara do PSD era uma vergonha, uma corja de vendilhões.
Por causa disso votei no Ricardo Silva e não me arrependo!
O que se passa é que a mama na Câmara diminuiu mas não se faz nada a não ser na Maia!
Agora percebo a cara de enjoado do Emanuel Furtado quando fez campanha ao lado do Ricardo Silva. Ele sabia o que ia acontecer ao Porto FOrmoso.
Grupo de Jovens reactiva tradição dos Maios
O Grupo de Jovens de Nossa Senhora da Graça reactivou a tradição na freguesia, com o primeiro concurso de Maios do Porto Formoso.
O júri, composto por um elemento representante da Junta de Freguesia, a coordenadora da Escola do Porto Formoso, dois antigos animadores e três elementos do Grupo de Jovens, avaliou os participantes de acordo com três parâmetros: propósito, materiais utilizados e originalidade.
E do concurso saíram vencedores Lurdes Grilo, Maria do Espírito Santo e a Fábrica de Chá Porto Formoso.
Com um forte abraço.
1ª - O passeio entre a praia dos Moinhos e a ladeira da Velha e a
2ª - O falecimento da irmã Angelina que que vivia no Santuário do Senhor Santo Cristo e era conhecida como "Irmã da Roda"
30.04.2007 - 16h02 Lusa
O consulado dos Estados Unidos em Ponta Delgada, nos Açores, lançou hoje o programa "Amizade", através do qual vai doar a escolas e às três bibliotecas públicas açorianas lotes com uma colecção de 350 livros em inglês.
Com este projecto, formalizado hoje com a assinatura de um protocolo com a direcção regional da cultura, a cônsul do Estados Unidos em Ponta Delgada salientou que se trata de uma "nova era" na cooperação com os Açores, agora estendida às áreas da cultura e da educação.
"Os livros seleccionados representam a maior colecção de autores americanos", disse Jean Manes, para quem os Estados Unidos da América pretendem, desta forma, contribuir "para o ensino do inglês nos Açores".
Esta oferta foi ainda mais valiosa, pela atenção e simpatia que a Sr.ª Cônsul dispensou durante a visita, às crianças da nossa escola.
Pela ligação do Porto Formoso aos Estados Unidos, através dos seus emigrantes, pela importância crescente da língua inglesa no nosso quotidiano, …
Muito obrigado, por esta “Amizade”
Saudações Formosas
No Açoriano Oriental.
"Santuário mais pobre com morte da Irmã da Roda
08-05-2007
por
A eucaristia da cerimónia fúnebre da irmã Angelina, conhecida popularmente por a “Irmã da Roda”, do Santuário da Esperança, foi ontem celebrada pelo Bispo de Angra e Ilhas dos Açores.
D. António de Sousa Braga, em São Miguel, quando falta menos de uma semana para as festas em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, juntou-se a todos aqueles que quiseram despedir-se de alguém que dedicou mais de uma década da sua vida ao serviço do Culto do Senhor.
Irmãs da Congregação de Maria da Imaculada e muitos populares estiveram presentes, assim como Monsenhor Agostinho Tavares, reitor do Santuário da Esperança. Da natureza desta filha de Porto Formoso, Freguesia de Ribeira Grande, Monsenhor recorda “o sexto sentido para detectar a pobreza envergonhada”.
Lidando todos os dias com pessoas - missão para a qual tinha vocação -, essa percepção fez com que muitas vezes procurasse Monsenhor para procurar “acudir” a quem precisasse de ajuda.
“Merecia toda a minha confiança e era simpática, mas segura de si”, recorda Monsenhor ao nosso jornal.
A Irmã Angelina, depois de vários anos em Vila Franca do Campo, onde foi relevante o seu papel como catequista, veio para Ponta Delgada, para o Convento do Santuário da Esperança.
Do protocolo acordado entre a Diocese de Angra e a Ordem espanhola, duas freiras estão sempre devotadas ao culto do Ecce Homo.
A Irmã Angelina ficou com a missão da roda, enquanto a Irmã Beatriz velava pela imagem, o seu espaço e pertences. Uma missão da qual a idade e a saúde também já a afastaram.
“A Irmã Angelina faleceu no Dia de São Miguel”, referiu Monsenhor Agostinho Tavares."
ps. estava a sonhar com o ano 2020
Se nao fosse ele este grupo nao tinha esta dimensao.
Forca Sergio!
Provavelmente o Sérgio terá muitas admiradoras. Agora ficamos a saber que tem mais uma … virtual.
No entanto as intenções da admiradora, não são muito claras.
“Forca Sérgio” não faz muito sentido, pois a pena de morte já foi abolida em Portugal á muitos e muitos anos.
“Força Sérgio” nunca se saberá qual é o ponto de aplicação da Força. Onde?
Se a intenção era “Força Sérgio” para continuares as com as tuas actividades de animador do Grupo de Jovens.
Então, estamos todos de acordo!