No próximo Verão, nos Moinhos...
Em breve, na zona dos Moinhos, quem quiser poderá deliciar-se com este magnífico Polvo Guisado, entre outros pratos da cozinha tradicional Portoformosense. O menu é ainda desconhecido, mas aposto no Cabrito Assado, Arroz de Lapas, variados peixes grelhados ou fritos, Caldeirada e fico por aqui porque começo a ficar com excesso de água na boca.
A cozinha típica do Porto Formoso é fantástica e merecia uma recolha de receitas junto das melhores conzinheiras(os) da freguesia e posterior edição em livro.
Lembrando a blogger Rosalina (que por aqui costumava passar deixando grandes receitas) fica por aqui uma sugestão de preparação deste Polvo Guisado, contudo, o melhor mesmo será passar por lá.
3 Kg polvo
2 cebolas picadas
3 dentes de alhos picados
1 c.de sopa de polpa de tomate
1 c. de sopa de colorau
1 c. de sopa de massa de pimenta
2 copos de vinho de cheiro
Azeite
2 copos de vinho tinto
umas gotas de piri-piri
Batata
Corte os polvos e reserve. Numa panela colocam-se as cebolas, alhos , azeite, deixando refogar um pouco, poe-se o colorau, a pimenta e a polpa de tomate dissolvida no vinho tinto e por fim o polvo e as gotas de piri-piri. Tape a panela e deixe cozer em lume brando. Descasque as batatas aos cubos pequenos. Quando o polvo estiver cozido,adicione as batatas, rectifique de sal.
Comentários
Só tenho pena que não haja um acesso directo da praia para lá.
Os moinhos precisam porque no Snak-bar é hamburgers e mais nada.
Boa sorte Carlinhos
Adeus
Gosto muito do Jorge e do José Domingos e costumo lá ir com a frequência que as finanças permitem, mas ambos têm um problema: ficam em São Brás.
Quando ouço alguem falar no magnífico Caldo de Peixe do Jorge e logo a seguir alguém perguntar onde fica, ouço a resposta "São Brás" e não consigo ficar parado.
Nunca São Brás foi tão conhecido como agora. Anteriormente, quase ninguém de "fora" ou mesmo turistas iam a São Brás e agora começam a ir. Porquê? Porque há dois restaurantes de qualidade lá.
Conheço a comida do Carlos e posso afirmar da sua deliciosa qualidade.
Considero que a Praia dos Moinhos precisava de um restaurante.
Venha a festa de inauguração para o Carlos por o Porto Formoso de novo na rota da restauração de São Miguel porque com a concorrência quem ganha é o consumidor.
Boa Sorte Carlinhos.
Cumprimentos
O Polvo, faz crescer águas na boca, não tenho duvidas na sua concepção, pois está tudo bem explicado. Pois quanto ao nosso Carlinhos espero que tenha muita sorte, mas nos tempos que correm não é muito fácil abrir um restaurante. Primeiro conta a área abrangida, o numero de empregados, em fim uma série de coisas, que quem, por lá já passou, deve dar o valor, o que daqui resulta e talvez venha a ser o caso devido a todas as exigências já referidas é aquilo ser um café bar com serviço de refeições ligeiras ou seja um Snek-Bar- Como há muitos por ai. E para mim, deve ser mais do que suficiente. E assim o tempo dirá!..... As coisas não estão para brincadeiras amigos.
No dia seguinte, entre olhares apaixonados, o homem disse:
- Pela maneira como tocavas o meu cabelo, deves ser cabeleireira.
A garota respondeu:
- E sou mesmo!!!!...
- E eu acho que tu és do PPD/PSD!!!
O homem ficou de boca aberta, verdadeiramente abismado.
Quis saber como é que ela tinha adivinhado tão facilmente a sua filiação partidária.
A explicação veio rápida:
- É muito simples!
-Quando estavas por baixo, gritavas muito...
E, quando estavas por cima...
...tudo atrapalhava, não sabias fazer nada...
Ainda vem pregar para a TVI
Aos 50 anos de idade e com 20 anos de descontos como Deputado, Marques Mendes acaba de requerer a Pensao a que tem direito, no valor mensal vitalício de 2.905 euros mensais. Contudo, um trabalhador normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da remuneraçao média da sua carreira contributiva.
Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebeliao, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...'
Neste país afogado por notícias sobre a situação económica, é tempo de trazer à memória temas muito mais importantes do que o DEVE e o HAVER.
É altura de questionar porque é que há menos gente nas igrejas, mas aumentam as romarias quaresmais. Só este ano foram 56.
É tempo de ter a coragem de colocar os números num lugar secundário e ensinar às pessoas o Respeito pelos outros, o Rigor, a Competência, o Dever e o Trabalho. Tudo coisas que deviam ser aprendidas no seio da família e na escola, mas que parece terem passado de moda.
Onde estão os valores mais recentes da Ética, da Lealdade, da Solidariedade e do Respeito?
Denunciamos a má politica governativa sobre os bens materiais, mas recusamos discutir os valores do Espírito.
A todos uma Boa Páscoa
Um vão para o Centro Social, outros para a Junta de Freguesia, etc. etc.
No Porto Formoso, não sabemos quem recebe o RSI e muito menos prestam qualquer serviço à sociedade.
"Eu acho que a Câmara da Ribeira Grande tem o pior presidente de sempre, desde o 25 de Abril"
Este senhor disse tudo.