Há algum tempo soube que uns homens andavam a limpar o caminho de acesso aos banhos da Ladeira da Velha e que este faria parte da rede de trilhos do concelho da Ribeira Grande. Ora aí estava uma boa iniciativa. Creio que a ideia de fazer um trilho na Ladeira da Velha foi lançada aqui, em 2006, pelos bloggers d´A Casa da Mosca quando num post se lançou a questão de onde se haveriam de criar trilho na zona do Porto Formoso. ver: Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde? Trilho limpo e bem, surge no dia 3 de Janeiro de 2012 na capa do jornal Açoriano Oriental a notícia, em grande destaque, que iria ser criado o referido trilho. De facto, a ideia é óptima. Eu próprio tenho por hábito lá ir nem que seja uma vez por ano. Um pouco de exercício, história, aventura, banho (aquela água é maravilhosa), boa vista sobre a costa norte, o cheiro a mar, fazem deste trilho uma pequena preciosidade. Mas não é que ao saber do que se estava a passar o proprietário do terreno por onde passa o tr
Comentários
Com muita qualidade e envolvendo muitas pessoas que tomaram a iniciativa de dar uma outra amplitude cultural a estas festas.
O slide apresentado pelo amigo regedor representa um grupo de pessoas coordenadas pelas gentes das canadas das gentes, malta com espírito de iniciativa, sob o comando dos tocadores da nossa terra, que apresentaram a seguinte letra:
Á frente vai o guião
Que leva a mãe do céu
S.Pedro de Chaves na mão
E logo atrás S. José
Refrão
SENHORA DA GRAÇA
NOSSA PADROEIRA
TODA A GENTE PASSA
Á SUA BEIRA
Sai a senhora da Graça
No Domingo em procissão
Em qualquer parte que passe
Vai deixando a sua bênção
Vai a senhora seguindo
No seu andor de flores
Doentinhos vão pedindo
Remédio para as suas dores
Esta nossa padroeira
Dos seus fieis que são muitos
Sai na segunda-feira
Visitar os seus defuntos
Também sai o senhor padre
Que deixa as portas abertas
Vem cá para fora pró adro
Benzer as suas ofertas
Terminada a procissão
Dá-se tudo por acabado
Também sai o santo Antão
Para benzer o seu gado.
Para alem dos dois carros organizados, pelas pessoas acima referidas. Participaram no desfile três carros ornamentados pelo Grupo de Jovens de Nossa Senhora da Graça, a Escola Básica, o pescador e o casal de ricos.
Ainda foram organizados por diferentes pessoas mais quatro carros alegóricos, o moinho do vento a carroça com moleiro, as bordadeiras e o carro com o ferreiro.
Com um forte abraço.