Inauguração da obra*
Mais uma vez em estreita colaboração com os "clicks" certeiros da máquina fotográfica do Luís Furtado, aqui está a cerimónia de inauguração da obra* da Praia dos Moinhos que ocorreu no passado sábado, dia 26/06/2009.
Entretanto, dia 29, fui pela primeira vez este ano a banhos nesta nossa praia. Não espera ver a areia em tão mau estado: completamente suja. Façam uma experiência: ao andar, arrastem os pés na areia e reparem na nuvem de pó que se levanta. Esperemos pelas maresias de Inverno para lavar o que outros sujaram.
obrar
verbo transitivo
1. converter em obra
2. fabricar
3. produzir
4. executar
verbo intransitivo
1. proceder; portar-se
2. trabalhar
3. defecar
(Do lat. *operáre, por operári, «trabalhar»)
retirado do Dicionário de Português da Porto Editora
Comentários
Aqui vão mais uns significados para que os leitores do blog possam ficar melhor elucidados sobre –OBRA.
obra
(latim opera, -ae, trabalho manual) s.f.
1. Produto de um agente.
2. Edifício em construção.
3. Compostura, conserto.
4. Pop. Tramóia!; malícia.
Obras de arte: aqueduto, viaduto (em estradas ou caminhos-de-ferro).
Obras mortas: tudo o que num navio se eleva acima da coberta.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
fazer obra:
obra de fachada:
obra de misericórdia:
obra de tosco:
obra do Diabo:
ou ainda:
bico-de-obra.
obra-de-gaita.
pau-para-toda-obra.
ISTO É OBRA....
"homem" que toda a vida contestou ilegalidades na praia dos moinhos e o próprio é dono de duas obras ilegais.
falamos, obviamente do proprietário do Snack Bar "Moinho Terrace café".
Ficou com a calçada da canada de acesso à praia para revestir parte da esplanada do seu bar.
A sua Casa ilegal na canada, há anos embargada, foi guarnecida e pintada.
Alamo esteve presente, se calhar também lhe desculpou o processo e multa relativamente a estas ilegalidades.
Em contrapartida acredito que o dito Senhor tenha oferecido apoio na campanha do PS-Ribeira Grande, utilizando o seu jornal que faz testes de toxicodependência a peticionários.
Incrivel não???
Eu acho isso tudo um grande abuso.
Uma obra de 496.000€ que teve direito a um reforço de 150.000 e que consiste em alvenaria simples forrada de pedra serrada. uma estação elevatória que se traduz apenas numa bomba, pois é, o nome dá a sensação de que é algo demasiado complexo.
Tenho dito!
É uma vergonha dificil de engolir!
Eu também teria comparecido!
Que chatice não ter estado lá com um cartaz! argghhh!
POIS É, caros amigos, hoje vou reunir com a comissão Parlamentar do Ambiente e Trabalho atravéz de uma videoconfêrencia do Parque das Nações para a Delegação da ALR em Ponta Delgada. Vamos falar sobre esta petição. Não faço a minima ideia do que querem falar, quando já está tudo dito e feito.
Só queremos ver este assunto debatido e esclarecido na ALR
Este foi um processo polémico, e estou curioso para ver as desculpas que vão arranjar!
vamos ver
Passados sete dias nem um rumor tudo calado o que se estará a passar para não haver nenhum comentário sobre a tal videoconferência? (isto é se chegou a haver)
Foi isso que aconteceu.
Agora vamos ver a discussão que deve estár para breve.
De resto, espera-se um acerto de contas, pois ficaram algumas coisas por resolver.
É muito importante saber o que aconteceu à denuncia que apresentamos em relação ao incumprimento do que estava previsto no Edital, por parte da CMRG. É preciso não esquecer, que o Sr. Alamo de Meneses referiu que o processo tinha sido arquivado.
DA última vez que falei com o Inspector Francisco Vaz Medeiros, este referiu que o processo estava já com um instrutor.
Vamos tirar isso a limpo.
Sinceramente, acho que devia ir tudo para o Tribunal de Contas.
Filipe Tavares
Vendo bem, havia muito desperdicio de água nos duches anteriores, estes serão mais económicos e pouco eficazes.
Os duches exteriores, têm umas grelhas que não são nada apropriadas. Ninguém conseque estar ali em cima, até mesmo calçado. O pior é para as crianças. lá vão gastar mais dinheiro para resolver o que o humano não conseguiu prever.
Sim meus caros leitores, (ABRA-CADABRA), ai está a obra, sim pois é o truco mais velho do mundo, sim se não disseres isto, não consegues ver a obra, pois então o que faz ali o Sr.º Secretário, o Srº.Presidente e aquele outro, que eu não sei o nome, não é´porque não haja OBRA, e toda aquela gente ali, sim tem que haver OBRA, não me venham com essa de ser os clix do Luis Furtado, este não faz isso Sim foi o (Luis de Matos), sim só podia ser (ABRA-KADABA), e logo aparece a OBRA, Magia meus Senhores leitores, há pois, mas não sabem eles, que um dia o feitiço desaparece e então a obra fica à vista; pois eu estou a ver o truco deles tentaram com a gramática e a obra não apare-se, claro! onde já se vi inaugurar uma obra sem que lá apareça a Obra, só visto só mesmo na (Casa da Mosca) quem não me diz que amanhã eu chego aqui e já não vejo a Casa da Mosca? não sabem eles é que eu já sei o truque (ABRA-KADABRA), e esta em.
Passar todos muito bem e que na próxima haja OBRA (ABRA KADABRA)
ou ando a precisar de um par de óculos ou então o nosso retratista não apanhou o Presidente da Junta?
É que nem na foto do bebereto consigo encontrar.
Quem o vir primeiro que avise...
vamos ter moderação nos comentários e não fazer juízos morais sobre pessoas, tais como, "reles", "vendido", etc.
Peço a vossa colaboração, no sentido, da discussão ser em torno de argumentos ou ideias e não em torno de ataques morais/pessoais.
Já notei que só retira os comentários que lhe interessa,as verdades custam a ouvir, ou será que alguém lhe pediu para retirar o comentário?
Que eu saiba não disse nada de mais, além disso há palavras muito piores do que reles neste blog..... enfim são preferências ou talvez interesses....
Filipe Tavares
Também referi que não sei como é que se gasta tanto dinheiro público numa obra daquelas.
xau
Haja saúde e passar bem.
gostei da freseologia que acrescentou!
Estes seonhores queriam "fazer obra".
Fizeram o projecto tendo como objectivo conseguir uma "obra de fachada", no entanto, acabaram por dar origem a uma "obra de tosco". Pelo meio, arranjaram um "bico-de-obra" com a população e com a comunicação social.
Já se sabe que nestas coisas há sempre aqueles que servem de "pau-para-toda-a-obra" e que ainda por cima, em troca, recebem "obras de misericórdia".
O melhor mesmo é ir à Obra e obrar sentado nela!
Cumprimentos
Quem será que recebeu as obras da misericórdia?
Quem é que está a fazer agora juizos de valores?
O PEIXE MORRE PELA BOCA.
Viva a democracia!!
O ano passado tanto andou para acabar com os comentários anónimos. Agora como não lhe chega corta com o que não lhe interessa...
Ora faça-nos um favor e vá dar banho ao cão!!!
Também tenho eliminado alguns do Blog SOS Costa Norte. O meu critério é eliminar os comentário com linguagem imprópria e ofensiva.
Eu considero que se pode dizer tudo o que se quer, mas com alguma descrição nas palavras. Vai ver que não custa nada. Se calhar até se consegue ser mais descritivo.
Conselho de amigo!
apaguei 2 comentarios do blogger prega-e-foge pelos motivos atras referidos e não apaguei nenhum teu neste post. Só se vocês os dois são a mesma pessoa. Não sou adivinho.
Nesta casa há livro de reclamações!
Não ofendi nem usei linguagem imprópria, apenas disse algumas verdades e toquei em questões q fere mta gente.
O comentário não está cá. O q qr q eu pense???
Qm é o único q tem o poder d retirar os comments aqui colocados!
Para já só tenho este "petit nom", mas posso mt bem arranjar mais 2 ou 3!!
Tenha um bom dia!
Deve andar a precisar de Cerebrum.Só apagou um comentário feito por mim ( prega.e.foge), o outro deve ter sido do Pardal do telhado.
Ah e já agora só comento com este nome.
Não sou como tu que comentas com vários....
E penso que assim deveria ser com todos.
Não devemos ter medo de dizer o que pensamos. Mas compreendo que isso para alguns possa ser comprometedor.
Comigo, foi causa efeito. À pala dos SOS já perdi relacionamento com determinadas pessoas que infelizmente não conseguem ver isto de outra forma. Também se os perdi por defender causas ambientais de uma forma activa, considero que não perdi grande coisa então!
Uma coisa é certa, não tenho o rabinho amarrado!
Perdi completamente a hipótese de fazer o festival na praia dos moinhos. Há até quem esteja a especular sobre a proposta que apresentei à CMRG este ano, que não foi aceite.
Filipe Tavares
tenho a certeza que apaguei dois comentários teus.
E não tenho paciência para conversas de precisar de Cerebrum e insinuações de que comento com vários nicks. Não o conheço de parte nenhuma, portanto, peço respeito porque sempre o repeitei.
Mais, você tem uma grande vantagem em relação a mim: sabem quem eu sou e eu estou apenas a falar com um anónimo, que diz aquilo que quiser sem dar a cara.
Por exemplo, aquilo que você disse do José Soares só disse porque é um comentário anónimo!! Quero ver você ir lá e dizer essas coisas na cara do homem. É preciso tê-los no sítio para dar a cara não é?
Cumprimentos
Estes textos são 90% Ficção!
SIMEIRA LOCAL OU G3:
SOS Costa Norte promove passeio pedestre pelo trilho Lombadas/Lagoa do Fogo.
Filipe Tavares irá acompanhar Ricardo Silva e Filomeno Gouveia guiando-os atravéz de um dos percursos mais interessantes em termos de paisagem natural e diversidade endémica. A previsão é de que apenas um consiga chegar à meta.
"MENSAL AÇORES" ARREPENDIDO
O director do Jornal "Mensal Açores" José Soares, convidou todos os signatários da petição "SOS Porto Formoso" para um jantar. Esta iniciativa tem como objectivo compensar os peticionários pelas difamações públicadas no mesmo jornal. Soares, alega que não teve muito sucesso nos atestados de toxicodependência e para compensar os peticinários servirá um jantar repleto de hamburgers à base de porco da india e pato selvagem.
"RIDE 4X4 NA LAGOA DO FOGO"
Membros da banda filarmónica "amigos dos açores" foram recentemente vistos a percorrer as margens da Lagoa do Fogo em MOTO4, aproveitaram o baixo nivel das águas para promover este tipo de actividade que não afecta a vegetação endémica do local. Não houve feridos.
"ABARRICADO NOS MOINHOS"
Filipe Tavares abarricou-se nos novos balneários da Praia dos Moinhos, para estudar o novo plano de contestação para os próximos tempos. É um dos lugares onde se sente mais inspirado para continuar a sua luta! O BLOG "SOS Costa Norte" está a ser gerido por um cozinheiro de um restaurante Indiano localizado no Martim Moniz em Lisboa.
"PROPRIETÁRIO CARIDOSO"
O Proprietário de um bar de uma determinada praia, que recentemente se apoderou da calçada de uma via pública e viu uma das suas casas ilegais ser restaurada pela autarquia, sentiu-se de consciencia pesada e fez uma doação avultada a uma instituição de caridade. O doador pediu o anonimato. (A pessoa em causa, é um conhecido contestatário de obras ilegais nesta misteriosa praia)
"SOS COSTA NORTE NA BOLSA DE VALORES CIVICOS"
Era um dos principais objectivos.
"TROCAS NO GOVERNO"
Vasco Cordeiro foi para o Ambiente, Alamo de Meneses foi para a Economia!
"SOS COSTA NORTE DIFUSÃO"
A "National Geographic" e "BBC WORLD" irão deslocar-se aos Açores durante o próximo ano para recolha de imagens para a realização de documetários que abordam a forma negativa como se tem intervido na Natureza da ilhas com recurso a fundos comunitários. A devastação do homem, a sua insensibilidade.
autor: anónimo
(texto enviado por email)
Claro que não ia falar com o Senhor José Soares, mas não é por não os ter no sitio mas sim porque fico mal disposto só de olhar para a cara da criatura.
Enfim, passe bem o resto da tarde.....
...........650.000€...........
VAMOS LÁ JUNTAR À CONTA DA OBRA....
Agora o que vão ter é areia acumulada nas tubagens e na fossa.
têm sempre a hipotese de não ligar os duches exteriores à fossa e deixar correr a água para o mar sem shampoo.
Obrigada pelo jantar mas sem ofensa nao aceito, Só Deus perdoa toda a gente e eu não sou Deus sou pecador apesar de Ele nos ter ensinado a perdoar!
Sr. Soares fique descansado que da minha parte não abrirei queixa (pois merecia), tenho a vida activa e sem tempo para chatices, Deus é grande!
Já agora quem foi à inauguração não reparou se realmente a placa com os nomes dos responsáveis existe mesmo ou tiveram vergonha de coloca-la e foi a causa que entupiu o cano?!! Eh eh !
Abraços amigos
:)
Bem... no que toca a gastronomia poderia ser um jantar exótico né!
Hoje em dia comem de tudo desde escaravelho a gatos( os chineses), é só ver o programa "Sobrevivencia" no canal Discovery ( publicidade ), Dai não me admirei da ementa.
Será que foi apenas um boato ou fuga de informação?
Não sabemos e acho que nunca o iremos saber, apenas recebeu a "noticia" anunciada.
Abraços!
alguém encontrou o wally?
Bom fim-de-semana.
Caro prega-e-foge,
tenho a certeza que apaguei dois comentários teus.
E não tenho paciência para conversas de precisar de Cerebrum e insinuações de que comento com vários nicks. Não o conheço de parte nenhuma, portanto, peço respeito porque sempre o repeitei.
Mais, você tem uma grande vantagem em relação a mim: sabem quem eu sou e eu estou apenas a falar com um anónimo, que diz aquilo que quiser sem dar a cara.
Por exemplo, aquilo que você disse do José Soares só disse porque é um comentário anónimo!! Quero ver você ir lá e dizer essas coisas na cara do homem. É preciso tê-los no sítio para dar a cara não é?
Por exemplo, aquilo que você disse do José Soares só disse porque é um comentário anónimo!! Quero ver você ir lá e dizer essas coisas na cara do homem. É preciso tê-los no sítio para dar a cara não é?
Se ela foi para o Brasil, boa viagem.
Se ela renunciou à Nacionalidade Portuguesa, não vejo qualquer mal nisso nem percebo o que tem a ver com Républica e Democracia.
Por outro lado, esta coisa dos 500.000€ para o Pedro Abrunhosa e Roger Hodgson, não acredito nisso.
O Abrunhosa custa à volta de 40.000€
Quanto ao concerto do Mr.Hodgson, se calhar deveria ter sido cobrado aos consumidores. Foi um concerto muito bom e penso que ninguem se importaria de pagar 5€ para ver.
Ainda bem que não choveu.
Sinceramente, nao vejo razoes para tanta alaridio pois de todas as pessoas que vejo na praia so me dizem "foi isso que deu tanta polemica?", ora bem preocupem-se com as coisas que deve ser como é o caso do porto dos barcos, que na minha opiniao só veio, ai sim, a destruir a natureza e deixam a nossa praia a ter o bom nome que teve ate hoje incluindo os melhores hamburguers dos açores que se encontrem na nossa freguesia onde a maior parte da população residente nao sabe disso.
Mais uma vez, os parabens ao regedor e so espero que nao haja conflitos por gente estupida e/ou ignorante que nao sabem das coisas e poem se por ai a dizer enormes disparates.
cumps
Roger
A construção do porto de pescas foi um grande erro do Governo Regional, que se deixou levar pela opinião de um proprietário inquieto por um aumento do rendimento "Não colectivo". Sim, porque apanhar mais peixe nos açores não significa que se tenha que agar mais imposto. Viva aos atalhos..
Ah! e a melhor carne cá nos Açores só se encontra em Santana e na McDonalds!
Já agora não diga que tambem concorda com o passadiço na Lagoa do Fogo, ai é caso pra dizer, FOGO DE QUE LADO VOCÊ ESTA?! existem obras que sim valem a pena agora fossar meu amigo abra os olhos!!
Abraços
"Mais uma vez, os parabens ao regedor e so espero que nao haja conflitos por gente estupida e/ou ignorante que nao sabem das coisas e poem se por ai a dizer enormes disparates."
Primeiro dá graxa ao regedor, inadvertidamente, e depois pensa que pode classificar-nos (inclui o Regedor) de estupidos e ignorantes porque não somos da mesma opinião.
Lembre-se que eu nunca chamei o Arquitecto da Obra de Burro e Ignorante. Você é realmente prepotente.
1º Nunca ninguem falou mal do Hamburger, Eu pessoalmente gosto mto do Hamburger da Dª Manuela.
2º você é estupido e ignorante pois não percebe que o texto sobre o jantar é uma sátira, é um gozo com parte verdade e parte a querer ser verdade.
3º A casa do Sr. foi restaurada pelos trabalhadores da empresa que estava lá a contruir os balneários. A calçada foi posta no Terreno do Sr. logo no inicio da obra. Aquilo foi dado! Na maior parte das vezes basta querer saber, para se ter a informação meu amigo.
4º Ja fui com os meus tomates falar com o homem, e ele apenas vira-me as costas! Já tentei por duas vezes. A verdade é dura não???
Filipe Tavares
Dps sr Dr Roger, desculpe lá o mau jeito de a maioria dos bloguers terem uma visão distorcida da sua, q ao q parece é a mais acertada em relação a toda a esta polémica!!!!
Por último, a calçada feita na entrada do snack bar foi concluida durante a semana de inauguração da obra, não no inicio como foi aqui mencionado...
Vê lá tu que chamas o homen de estupido e de ignorante e o Regedor não te tira o comentário, eu por chamar reles é logo eliminado....
Com tudo, concordo plenamente contigo.
Caro Cantoneiro 2 andas andas a fazer cópia dos comentários dos outros, não tens imaginação?
De quando em vez, e de vez em quando, gosto de ver o que faz a “mosca” nesta “casa”. Julgo ser altura de sermos razoáveis. (não esquecer que a “dita” obra não ficou tão alta como se adivinhava no projecto e, felizmente, recuou cinco metros) Valeu a pena o nosso protesto.
Falemos da “Obra” e deixemos “as más-falas” sobre terceiros.
Toda a obra é um conjunto de formas que se assemelha a um organismo e como tal, nada no sistema deve ser alterado (adulterado), deve antes, de acordo com a necessidade, servir o que se pretende, permanecendo com as formas que antes apresentava. Toda a novidade cria inimigos, mas só a mediocridade de quem nada faz, abrange amigos de toda a sorte.
É verdade que a maioria das pessoas acha a “obra” de “tã riquinha”, mas também não é menos verdade que é tão difícil combater uma obra que o público aprova, como defender outra (a nossa) que o mesmo público condenaria.
Para a maioria de nós as obras dividem-se em dois reinos: as de que gostamos e as de que não gostamos. Só há um pequeno pormenor: é que gostávamos da obra que tínhamos!
Uma coisa me parece certa: aquela “obra” nunca se tornará medíocre, pois já o é.
É verdade que estamos a julgar aquela “obra” e, não é menos verdade que estejamos a ser julgados por isso mesmo; só que não nos aquietamos ao conformismo e, por isso mesmo, não estamos satisfeitos.
Não esquecer que Deus ficou “satisfeito” quando fez o homem e, vejam lá a desgraça que Lhe saíu.
Em relação ao que passou de 3º para 1º
Penso que a sua credibilidade caiu a pique. Penso que O Sr. em causa jamais poderá falar comigo sobre:
Cidadania
Obras Ilegais no Porto Formoso
Hipocrisia
Cambalaxo
Manipulação
Intemidação
Por outro lado estou sempre disposto a falar com ele de outros temas, nomeadamente gastronomia!
Obrigado Prof. Sá Couto, mas também tenho uma pergunta para si!
Sabendo que o Sr. pertence à direcção do Jornal "Acores9" ou "Mensal Açores" quero deixar aqui a seguinte questão:
Por acaso aprovou a publicação do tal artigo que dizia que os peticionários eram uma cambada de drogados???
Quero que saiba que, certo dia, estava eu na esplanada do bar da praia dos moinhos e confrontei o Director do referido jornal com a questão, Este Sr. respondeu de boca cheia à frente de toda a gente que tinha sido o Prof. Sá Couto a escrever o artigo. Eu conheço tanto o Sr. Prof como Sr. Soares à tempo suficiente para perceber qual de vocês é maquiavélico ao ponto de escrever um artigo daqueles, que se traduz numa tentativa de descredibilizar um grupo de cidadãos exemplares.
Mas já agora gostaria muito que me respondesse se confirma o que Soares disse???
O Sr. sabia que o artigo iria ser públicado???
O que pensa do artigo, tendo em conta que também assinou a petição???
Com todo o respeito que tenho por si, é apenas isso que me intriga...
Filipe Tavares
Tens consciência de que o que está em causa no SOS Costa Norte é, simplesmente, a remodelação dos balneários?
É disso que devemos falar e discutir.
Estás a questionar-me -em público- sobre respostas que já conheces.
Este tipo de registo não convém neste Blog. Temos todo o Verão para, na Praia dos Moinhos,esclarecer o que, garantidamente, já adivinhas.
Abraço amigo
Sá Couto
Meu caro professor. Esta era uma dúvida geral! Já está esclarecida.
Obrigado pela resposta!
cumprimentos.
Filipe Tavares
devo dizer que existem situações neste blog e, em particular, neste post que me desagradam profundamente.
Essa coisa de, ao coberto do anonimato, andar a difamar este e/ou aquele cidadão não é digna nem é o objectivo que esteve na génese da criação deste BLOG.
Podemos sempre criticar posturas, ideias ou posições políticas ou outras sem que para isso andemos a difamar pessoas cujo bom nome deve ser preservado.
Em jeito de conclusão devo dizer que vi a factura que respeita à compra da calçada colocada na propriedade do Sr. José Soares. Não que tivesse pedido para a ver. Simplesmente foi me dada a conhecer. Já me tinha dito que tinha sido comprada e, neste caso, a sua palavra para mim bastou.
Quanto ao artigo de opinião em que era referido que os peticionários seriam "drogados", devo dizer que discordei frontalmente dessa forma de expressar opiniões.
Disse.
Bem haja a todos
Contudo, gostava de ver a factura. é ver para crêr.
Quanto ao artigo do Jornal, foi vergonhoso. Quer queira quer não, houve gente que lhe quis bater por isso e eu contribui para acalmar alguns ânimos exaltados. porque acredito que não é com violência que se resolve as coisas.
Filipe Tavares
UM MIRADOURO É LIDER NAS PREFERÊNCIAS - PORTO FORMOSO
Chama-se miradouro das Pedras Brancas e está localizado na estrada regional na zona do Porto Formoso. As condições que oferece em termos de estacionamento e animação para os mais novos tornam-no um dos espaços que maior afluência registam por estes dias de bom tempo. Para um piquenique ou descanso na envolvência de uma exuberante vegetação.
Não é muito relaxante pois não???
Obra polémica dos BALNEÁRIOS DA PRAIA DOS MOINHOS - PORTO FORMOSO vai ser discutida em Plenário - ALR
Vamos ver o que dizem os nossos Deputados.
O assunto faz parte de uma lista de 12 temas, e a previsão indica que será discutido só na Quinta Feira à tarde.
Quem quiser assistir ao Plenário em Directo na internet, deverá clicar sobre o link abaixo indicado
http://www.alra.pt/plenario%5Cvideo.html
A adversidade descobre as virtudes
A adversidade faz herói
A adversidade faz o homem prudente e não rico
Na adversidade se conhecem os amigos
Na adversidade se prova a amizade
Nas adversidades é mais eficaz remédio a necessidade que a razão
Vê-se na adversidade o que é a amizade.
Vê-se, na adversidade, o que vale a amizade
Um conselho a todos os bloggers fazer comentários no aspecto construtivo nada de ofender o próximo. BEM HAJA A TODOS.
Capitulo V
CONCLUSOES
Com base nas audicões e visita realizadas no ambito da apreciação da Peticao n°
419/2009, a Comissao de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho concluiu, por
maioria, com os votos a favor do PS, do PSD e do CDS/PP, e a abstencao do
Deputado do PCP, o seguinte:
que a referida obra constitui um melhoramento significativo das
condicaes oferecidas aos utentes da Praia dos Moinhos e que os peticionantes se limitaram a evidenciar uma perspectiva pessoal relativamente as linhas
arquitectonicas e aos materiais utilizados na intervenção não se tendo verificado, em
nenhum momento, a lesão de quaisquer interesses púlicos ou privados.
Santa Cruz das Flores, 30 de Junho de 2009
A Relatora,
Isabel Almeida Rodrigues
o presente relatório foi aprovado por unanimidade.
o Presidente,
Herndai Jorge
O sentimento estético não tem qualquer peso nessa matéria.
No entanto, vamos ver o que se discute amanhã em Plenário.
Até à próxima amigos, haja saúde, que o Além é para todos.
Cumprimentos
Lembro-me bem da Santinha com as suas flores e velas.
Um dia aconteceu uma conversa sobre esse assunto na casa de Pasto "O Amaral" e,quer o senhor Amaral, quer a senhora sua esposa, sabem muito bem falar sobre esse assunto.
Cumprimentos.
Sá Couto
Tenho dito.
Despois, cabe à Igreja oscultar os fiéis e depois, com o apoio do Povo, prôpor a colocação de uma nova santa no local.
Cumprimentos
Segundo o Bloger Silva, também local de promessa para aqueles que iniciavam o caminho da emigração.
Na década de oitenta, os que de passagem, deram por falta da imagem no degrau escavado na pedra. Associaram a ausência ás obras de beneficiação da estrada que então decorriam. Os responsáveis pela obra, pensavam que algum “benemérito” tinha recolhido a imagem!
Conclusão foi ROUBADA!
“Pedras Brancas” também é um nome adequado pois ali existiu uma pedreira onde se extraiu “pedra branca” para a construção civil, nomeadamente para um edifício muito nobre, o Teatro Micaelense em Ponta Delgada.
“Merendário das Pedras Brancas” é o que indica o painel informativo no local, tem muito poucas condições como já foi dito pelo Bloger Raposo, sendo flagrante a falta de segurança resultante da proximidade da estrada e inclusive dos equipamentos de recreio que lá existem.
Não deixa de ser curioso este assunto vir ao de cima, mais de vinte anos após o desaparecimento da “Santa” e numa altura em que se iniciam novamente obras na estrada.
Obras que promovem o nosso conforto nas deslocações e o desaparecimento das curvas, das árvores, das santas e todas as histórias a elas associadas.
Um Abraço.
josé antónio braga furtado
A Petição do SOS Porto Formoso, faz parte de uma lista de 12 temas, e já está confirmado que a discussão irá ocorrer no dia 10 de Julho (6ªFeira) a partir da 10:00h da manhã.
Recebi essa confirmação hoje.
Os melhores cumprimentos a todos
Filipe Tavares
"Praia dos Moinhos: A cereja que faltava no bolo!"in Açores 9
Não sei como é que a cereja está no topo do bolo se nem há condições para a praia receber a bandeira azul.
E diz o presidente da câmara:~
"Tudo tem que ser gasto para que o cidadão sinta que o seu dinheiro é empregue o melhor possive."
E eu agora pergunto:
Era preciso quase 500 mil euros pa fazer o que está lá? É fazer pouco de quem trabalha, se os senhores presidentes ganhassem um salário como a maioria das pessoas ganham queria ver se gastavam dinheiros publicos dessa maneira. A eles não custa falar porque embora também descontem, ganham muito mas muito bem, para aquilo que fazem claro...
" ...pois a velha calçada estava muito polida e escorregadia..."
Cuidado, olha que ainda caem em propriedade privada, não vá o proprietário do bar pagar alguma indeminização. Sim porque a calçada polida e escorregadia ficou como paga das obras não terem terminado a tempo da abertura da época balnear, ou pensam que o proprietário do bar perdeu dinheiro?
Bom resta-me desejar um bom dia de praia....
Gastam-se 500 mil para fazerem 2 duches??
MEU DEUS!
A casa do proprietário do snackbar foi guarnecida e caiada e a entrada da praia ficou mais bonita. Eu também tenho uma casa em ruinas que ficavam mais bonita se a câmara fosse pintar de graça. Poder ser? Ou é só para os amigos de conveniêcia?
Alguém reparou que o jornaleco Açores9 este mês só fala bem do Ricardo Silva com notícias e mais notícias a falar bem dele e da Câmara. Podiam disfarçar mais.~
Adeus
Ricardo Silva e não só, Carlos César também...
Enfim politiquises, e as coisas prometem aquecer.
É só para aqueles q fazem favores à CMRG e sabem lamber botas...
Deus2deus só agora reparaste nos dois unicos duches no interior de cada balnerio???
Mas deixa lá q depois da praia terminar o seu período, a CMRG vai voltar às obras para arranjar não só mais duches dentro do espaço onde os nadadores guardam o seu material, como também a questão das fossas e canalizações q ao q parece ficou mesmo mt mal feito!
Parece que é o vigilante da praia q tem d empurrar com a "sua" mão os detritos q lá ficam e q diariamente o camião de limpar fossas da CMRG vai lá limpar (parece q entre as 8h e as 10h da manhã)
Ao ser confrontado com esta ilegalidade realizada pela Câmara o Sr. Secretário Regional do Ambiente admitiu que existiu a referida ilegalidade.
Ao ser confrontado com a ilegalidade o Sr. Presidente da Câmara da Ribeira Grande disse "desconhecer a necessidade de instruir um pedido de utilizacao privativa do
dominio publico maritimo."
Parecer do Regedor: dê-se a respectiva gargalhada!
podem ler o relatório aqui:
http://base.alra.pt:82/Peticao_Abaixo/IXpare2303.pdf
Claro que foi, isso são desculpas do presidente, talvez pensa-se que a obra não fosse suscitar tanta polémica.....
Caro pardal do telhado,
Eram 08.20 da manhã de hoje e já ia o camião da câmara a descer a ladeira da velha, isto é de partir a rir....
Estive ausente 4 anos deste blog, mas volto com o mesmo entusiasmo e com a alegria de poder agora dizer... eu bem vos avisei há quatro anos que este Senhor não era flor que se cheirasse, não me quiseram ouvir e ainda o defendiam. Pelo que vejo agora tudo fala mal dele.
Bem, não sei se repararam já no grande cartaz que está em frente ao jardim da Câmara Municipal. Ricardo Silva não podia ter escolhido melhor slogan "No bom Caminho" e eu acrescento "No bom caminho para pegar direito pla porta fora".
Cumprimentos
James Dean
a Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho não foi criada para discutir a petição SOS Porto Formoso.
Não é uma comissão eventual é, sim, uma comissão permanente da ALRA tal como outras como por exemplo Comissão de Assuntos Sociais, Comissão de Economia e mais uma ou duas.
Não leves a mal a correcção, mas é de facto assim.
Bem haja a todos.
A referida comissão da ARLA reuniu para discutir este assunto entre outros.
Cumprimentos
A Assembleia Regional dos Açores, que não é santa, não se pronunciou, nem sobre a nossa Petição que era sobre umas obras numa praia, por eles desconhecida, nem pelo desaparecimento da santinha das pedras brancas. Apenas a Comissão deu um parecer favorável sobre as obras que viram numa praia da Normandia.E como desconheciam como era dantes, acharam que estava muito bem. Os senhores deputados, da comissão, consideraram que aquela coisa era “muito riquinha”.
Sobre a Santinha, a comissão da Casa da Mosca indagou o seguinte:
1.-Chamava-se Senhora da Boa Viagem;
2.-A primeira imagem (que era sobre o castanho) foi partida com uma soca de beterraba por uma senhora do Porto Formoso (ainda viva)quando regressava a casa, vinda da apanha do chá (por mera brincadeira, dizem as amigas da dita);
3.- Foi colocada outra imagem mais pequena no local, e essa desapareceu, aquando das obras de correcção daquela curva.
Quem sabe se não seria de colocar o nome dos senhores deputados, da dita cuja comissão, no lugar da desaparecida santinha, e a Santinha naquele promontório que existe no lado direito daquela coisa, ao lado das bandeiras, por cima dos balneários? Respeitava-se assim, não só a Santinha desaparecida, como os desconhecidos senhores deputados. Na parte final de uma placa de cimento, (que tapasse as pedras brancas) deveria constar: “Tal como desapareceu a Santa, desaparecerá a Comissão”.
Metam uma santa nos balneários!
Adeus
Na assembleia existem telhados de vidro (literalmente).
Alguns pensavam que ali estavam a discutir arquitecura. Não se lembraram de que houve uma PETIÇÃO, um instrumento legal que permite que um grupo de cidadãos manifeste as suas preces. Um grupo de cidadãos que foi totalmente ignorado. A prepotencia é cada vez mais descabida. Não há vergonha.
Uma deputada que acha que os turistas vão à praia para contemplar aquela obra porque o resto está desordenado.
É o pensamento próprio de alguém que vende Blocos e Cimento.
Obrigado
“No caso da Câmara Municipal da Ribeira Grande, tem existido a preocupação, durante este mandato, de uma recuperação das suas zonas balneares e de garantir qualidade de acesso e condições para os cidadãos”, realçou a deputada socialista.
Catarina Furtado falava no plenário que decorreu na cidade da Horta, na sequência de uma petição analisada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores relativa às obras de requalificação que decorreram na praia da freguesia de Porto Formoso.
Segundo a parlamentar socialista, todo este processo da autarquia da Ribeira Grande decorreu sempre com a preocupação de uma linguagem arquitectónica e ambiental e no “estrito cumprimento dos planos” que regulam estas matérias.
Ainda quanto às opções estéticas da obra, que devem constituir uma referência para o futuro, “eu não podia estar mais de acordo com as opções tomadas, porque, além dos balneários, trouxe condições para que as pessoas possam ali estar” com formas arquitectónicas actuais e ousadas, disse Catarina Furtado.
No último dia dos trabalhos desta sessão legislativa, a vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS salientou, ainda, que este investimento autárquico teve a preocupação do tratamento das águas residuais e do espaço envolvente.
Depois de salientar o exercício de apresentação de petições ao Parlamento, Catarina Furtado alertou que “esta cidadania responsável não pode exceder exactamente aquilo que tem de ser” o objectivo da petição.
“Ao longo de todo o processo, que não começou com a petição, ouve um descentrar das questões, tendo até sido levantadas, durante a audição do primeiro peticionante, suspeitas e rumores muito paralelos e desagradáveis em relação aos poderes públicos e a cidadãos”, adiantou Catarina Furtado.
Relativamente a outra petição sobre maus cheiros provenientes de explorações de suinicultura, a deputada do PS/Açores garantiu que todas as diligências efectuadas pela comissão parlamentar provaram que as explorações em causa cumprem os requisitos legais.
Após reconhecer que se trata de um problema para as populações adjacentes, Catarina Furtado defendeu que a monitorização e fiscalização devem continuar a actuar no sentido de garantir que as acumulações de lamas sejam minimizadas nas explorações.
2009-07-10 11:54:20, por PS/Açores
É apenas uma ideia para discussão uma vez que todos gostariam de saber quem vai ser homenageado e porque razões o fazem
A Srª deputada engoliu a seco o facto de pertencer à mesa de Assembleia da CMRG e nem saber que a CMRG pretendia requalificar a praia dos Moinhos.
A Srª deputada esqueceu-se de assumir as ilegalidades da CMRG. andou em torno da questão subjectiva e esqueceu por completo que existia um grupo de 650 pessoas que se manifestou atempadamente contra o tipo de projecto e não contra a requalificação.
Quis dar a entender que eramos contra a criação de melhores condições na praia.
Enfim disse o que lhe convinha... foi prepotente, berrou de forma louca, e no fim acha que os turistas vão para aquela praia admirar as casas de banho enquanto objecto ornamentativo. É preciso ser mesmo burro para dizer uma coisa destas.
Enfim. É uma pena termos prestações destas na ALR.
Está cada vez pior...
acho que seria interessante.
E o tema da homenagens no Porto Formoso, acho muito bem, mas devia ser depois das eleições pois tenho a certeza que os homenagiados poderão esperar.
Homenagens é uma forma de campanha.
Quem a fez não a frequenta,
Quem a goza não a pode ver,
E quem a vê não a deseja ????
Essa do caixão é muito bem apanhada...mas pretendia que fosse:
A "dita cuja" OBRA.
Quem a fez não a frequenta,
(O arquitecto e a câmara)
Quem a goza não a pode ver,
(quem gosta da praia não pode ver "aquela coisa")
E quem a vê não a deseja.
(a maioria de nós)
Cumprimentos.
Poderão consultar os depoimentos dos deputados acerca da Petição SOS Porto Formoso, que ocorreu na Assembleia Legislativa Regional no dia 10 de Julho de 2009.
Os videos dos deputados do PSD, CDS PP, Bloco de Esquerda e PS estão disponiveis em:
http://soscostanorte.blogspot.com/
FAÇAM O FAVOR DE DEIXAR O VOSSOS COMENTÁRIOS!
Cumprimentos
Filipe Tavares
O que me apraz realçar é o fraco nível das várias intervenções. Sem conteúdo, sem perspicácia política. Estamos muito mal servidos de deputados.
Realço ainda a minha desilusão com a deputada Catarina Furtado pelo seu servilismo político declarado ao serviço da CMRG.
Termino porque este assunto continua a provocar-me vómitos. Quando estou na praia até me deito de costas para os balneários para não ver aquele mamaracho.
Ainda não tive o prazer de obrar na obra, mas lá chegará o dia.
Cumprimentos
Considerando que:
a)este blog está a cumprir uma função de cidadania;
b)que é muito visitado e “badalado”
c)e, ainda, que a Zona Oriental do Concelho –“a nossa”- está a ser delapidada nos seus “habitats” naturais,
Ouso propor como tema, o abate em larga escala de Plátanos (“Coquilhos”) para a construção da SCUT.
As folhas das árvores não são duradoiras, como esta opinião também não o é, mas as árvores deveriam sê-lo.
Nem pensar em estar contra a SCUT, mas julgo que existem alternativas por forma a que, a maioria das árvores, possam ser preservadas.
(veja-se como o foram na Mata do Dr.Fraga)
O “Novo Riquismo” assenta no querer fazer “apagar” o passado. Considero que o verdadeiro progresso deve ter um profundo respeito pelo passado, melhorando-o sem o fazer desaparecer.
Novamente a zona do Porto Formoso deverá ser a mais afectada.
Mas que coisa. Fizeram com que a Praia dos Moinhos passasse a segundo plano para evidenciar “o cimento”, e agora irão fazer desaparecer as árvores para exibir o asfalto?
Haja Deus,já que Parlamento não existe.
Testei esta manhã e está a funcionar em pleno.
Será que está a iniciar a sua carreira artistica ???
Será que tirou um curso de sinalética e normas de segurança???
Já pensaram se começamos todos por aí a traçar linhas amarelas a torto e a direito???
O responsavel pelos balneários confirmou que este senhor interviu de livre vontade.
VEJA A FOTO E COMENTE EM:
http://soscostanorte.blogspot.com/
Também aqui á uns anos, a bem da praia, a bem do acesso para cadeiras de rodas e afins, a bem de tudo e nunca a bem da sua moto4 que levava para a praía, a bem de tudo e de todos, mas nuncaa bem dele (claro!!!!) esse senhor andou a cimentar as escadas junto ao portão do seu estabelecimento e fez uma rampa super inclinada e sem funcionalidade nenhuma a não ser para si mesmo!!!
Na altura questionei o presidente da junta como era possivel alguém s apoderar de tal e mexer naquilo q é d todos e este apenas me encolheu os ombros...
Por isso não me surpreende nada q esse tal "mui conhecido" José Soares ande agora a pintar escadas e futuramente entre a favor da CMRG com outras obras de sua autoria...
Mas tb verdade seja dita, se ele faz é porque tem as costas quentes e porque o deixam fazer...
Conheci um rapaz, na altura com 16 anos, sem escola, sem casa, sem dinheiro e abandonado pelos pais em pequeno. Um pobre, que além disso não teve que lhe desse educação nem valores.
Esse rapaz um dia pintou numa rua da Ribeira Grande uma linha azul no caminho com cerca de 5 metros de comprido e uns 20 cm de largura.
Sem sequer contactarem primeiro o jovem, um funcionário da Câmara Municipal da Ribeira Grande a mando do seu chefe foi pintar de preto a tal linha azul para fazê-la desaparecer.
Uns dias depois mandaram o rapaz pagar cento e tal euros (já não tenho a certeza mas até julgo que foi mais) pelo serviço do funcionário de pintar a linha de preto.
Quer dizer, exigir a um puto, sem abrigo e sem dinheiro que pagasse uma multa daquele valor?
Não era mais educativo obrigar o rapaz a pintar a linha de preto?
Mas claro, ele era um pobre coitado e os pobres coitados são sempre as vítimas.
Assim, está a nossa democracia: PODRE.
ps. esta história é verídica e tenho documentos que a podem comprovar.
“A pintura e a peleja, de longe se veja”
Tinha como certo que o objectivo desta nossa discussão e petição era o não enquadramento na Praia dos Moinhos da obra projectada e, agora, realizada.
Continuamos(alguns) a falar de pessoas;desta vez “pintores” que não concordam connosco.
Não será que têm esse direito?
Misturar o José Soares, o Jornal Açores9, as obras legais ou ilegais, as pedras de joga e “outros assuntos que tais”, não fica bem, julgo eu, neste processo.
Problemas pessoais resolvem-se ou ficam por resolver. Não é de bom-senso que sejam aqui dirimidos. Que sabor “estranho”, tipo “bufaria”, falarmos aqui e apresentarmos fotografias do homem a pintar não sei o quê?
Poderá ser :
“a pintar o sete;
a pintar a seta;
a pintar a manta;
a pintar a macaca;
a pintar o caneco ou a pintar o diabo”.
Julgo que perdemos a “nossa razão” com este tipo de análises. O senhor José Soares não é, nem o dono da obra, nem o arquitecto da mesma e nem muito menos o seu pagador.
Se ele defende a obra, não é o único. Todos os grupos parlamentares fizeram o mesmo refugiando-se na ilegalidade do edital; se o senhor José Soares escreveu no Açores9 um “artigozeco”, infeliz e de mau gosto, no meu entender, deverá ser nesse Jornal que a resposta deverá ser dada (esse direito foi assegurado a quem lá foi desafiá-lo). Se existiram confrontos verbais e até físicos naquele espaço, por causa desta Obra, isso deverá ser resolvido entre os interessados e não neste espaço dedicado à defesa da Praia.
Por vezes para sermos grandes temos de nos fazer passar por pequeninos.
Ataques pessoais e questões personalizadas não deverão constar de um Movimento como o que “A casa da Mosca” proporcionou ao “S.O.S. Porto Formoso”.
Se calhar não disse o que devia mas, garantidamente, disse o que sinto.
sabes bem o que penso da obra e do artigo rasca publicado nesse jornal, contudo, acho que te estás a deixar arrastar por questões pessoais contra o Sr. José Soares.
Essas coisas desvirtuam o essencial da discussão. Não deixes que esse senhor te desvie do essencial da questão: a defesa do ambiente da costa norte e da praia dos moinhos!
Cumprimentos
Não admito o comportamento rudimentar e fascista que determinadas pessoas tiveram ao longo deste processo.
A questão da pintura na praia, foi apenas um flagrante. Eu estava lá e assisti a uma coisa que pessoalmente acho SURREAL!!!
resolvi relatar!
O que me dizem do corte de canas na praia??? É que ainda não estão contentes! querem continuar!!!