Agenda para o fim de semana
O Grupo Folclórico do Porto Formoso promove “Noites de Verão”. Do dia 13 a 15 de Julho, nas sempre futuras instalações do Centro Multiusos do Porto Formoso, ou seja, no local do antigo e saudoso Salão. Dia 13 de Julho, 21h00 SNACK GIRLS Dia 14 de Julho, 21h00 ENFINTUNA – Tuna Académica da Escola de Enfermagem Dia 15 de Julho, 21h00 Norberto (Viola da terra) Rogério Janeiro (Violão) José Janeiro (Acordeão) António José Vidinha (Viola da terra) Apoios: Câmara Municipal da Ribeira Grande; Comissão da Igreja de N.ª Sr.ª da Graça; António Luís (som e iluminação) e Grupos Participantes.
Comentários
Desta zona podemos observar uma das zonas mais belas dos Açores, que fica destoada com o abandono a que foram votados os banhos da Ladeira da Velha.
Situações destas só são possiveis numa Câmara Municipal incompetente e arrogante para com as gentes do Porto Formoso.
É sem dúvida mais uma excelente iniciativa deste estabelecimento de ensino convidando toda a comunidade a “entrar” no espírito desta quadra!
Com um forte abraço.
Mas já realizei o meu/nosso grande sonho que era ter uma casa na minha terra natal.
Margarida Medeiros Aguiar
O tempo veio dar razão aos do PS.
Então não é que o vereador do PSD Humberto Melo perdeu o mandato e o Laudalino Moniz Rodrigues deveria tomar o seu lugar uma vez que era a pessoa que se seguia na lista.
Acontece que o Laudalino Rodrigues escreveu uma carta a recusar o mandato, indo para o seu lugar o Mário Jorge Arruda Teixeira.
Para quê mais comentários?
Tratava-se de uma figurta muito conhecida na cidade de Vancouver, mercê das suas qualidades intelectuais e humanas.
Amava como ninguém o seu berço natal, ao ponto de ter adquirido a casa dos seus pais, na rua Nossa Senhora do Carmo, onde passava as suas férias.
Teve ainda o mérito de incutir nos seus filhos o amor pelo Porto Formoso, ao ponto de todos eles conhecerem bem a freguesia através dos períodos que cá passam.
Trata-se de pessoas simples, mas também de elevada craveira intelectual que passam desapercebidas na nossa freguesia.
Felizmente que HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE RESISTE!!!
Fica feio, sujo e dificulta o trabalho dos pescadores.
A câmara ou a secretaria não podem mandar uma máquina e 4 homens para limparem a "nossa areia"?
Vai haver uma lista independente à junta de freguesia em 2009
O seu autor é o senhor Miguel Silva.
Fala dos velhos moinhos do POrto Formoso e da Ladeira da Velha
O combate aconteceu nas encostas do vale que da Ribeira do Limo e Cerrado Novo sobem até à Ladeira da Velha, na freguesia de Porto Formoso, concelho da Ribeira Grande.”
Fonte wikipédia
As forças liberais vindas da ilha Terceira desembarcaram no pequeno porto da freguesia da Achadinha e marcharam até ao Porto Formoso. Conseguindo assim evitar lugares mais fáceis para entrar na ilha, mas melhor defendidos.
Deste modo evitaram a praia da Ribeira Grande defendida pelo Forte de N. Sr.ª da Estrela (localizado junto ás poças e actualmente desaparecido); O calhau da Maia com o Forte do Espírito Santo (também desaparecido) e a acessível baia do Porto Formoso, defendida pelo Forte da Senhora da Graça (o Castelo) do qual ainda restam vestígios.
Este combate da Ladeira da Velha, não foi uma “escaramuça” ou “recontro”, foi uma importante batalha que marca o “volte face” a favor dos liberais, nesta guerra civil portuguesa (1828 – 1834). Estando muito bem documentada e até referida num dos versos do hino da Maria da Fonte.
Saudações Formosas
Com o comportamento da Câmara Municipal para com o Porto Formoso, o Presidente da Junta de Freguesia deveria votar contra estes documentos
A ver vamos...