Eleição - Assembleia Legislativa Regional
Observando todas as oito eleições anteriores para a Assembleia Legislativa Regional ocorridas no Porto Formoso, desde 1976 até 2004, verifica-se que o PSD ganhou duas eleições e o PS seis. As vitórias do PSD ocorreram em 1980 e 1992.
Isto é, mesmo nos tempos aúreos do mota-amaralismo, altura em que o PSD obtinha maiorias absolutas de fazer corar os socialistas, o PS consegui obter vitórias na nossa freguesia (1984 e 1988).
Observando que tanto a Câmara Municipal da Ribeira Grande, tanto a Junta de Freguesia quando querem apresentar obra feita no Porto Formoso "colam-se" às obras realizadas pelo Governo Regional suportado pelo PS.
(ver a acta da CMRG para verificar que as questões levantadas sobre o Porto Formoso irão ficar para idéias futuras ou para serem averiguadas no futuro... e claro, o futuro é infinito!)
Observando, a operação de charme feita pelo Governo Regional com o lançamento da primeira pedra do Porto de Pescas.
Observando que no Porto Formoso só existe mobilização no PSD quando se trata de eileições autárquicas.
Observando tudo isto, não é preciso ir ao mestre Ginquinha para apostar que o PS vai ganhar as eleições.
Enquanto isto, sugiro, no dia 18 de Outubro uma ida ao Teatro Micaelense, em jeito de reflexão para as eleições, para o I Seminário - Ao Encontro do Chá, promovido pela Confraria do Chá Porto Formoso.
Resultados da última eleição para a Assembleia Legislativa Regional (2004)
PS - 520
PSD - 148
PCP/PEV - 6
BE - 0
MPT - 0
PDA - 1
PPM - 2
Comentários
=> 128.806.592 de Eleitores Brasileiros votaram em todo o Brasil.
=> 5.563 Municipios (Cidades/FREGUESIAS) do Brasil, tiveram representação Politica.
=> 51.225 Politicos que foram eleitos em todo o Brasil.
Aí, na Ilha de São Miguel, embora a Sistemática e as Condições das Eleições, sejam diferentes;
=> Número Eleitores:102.503
=> 19 Deputados
Não importa, em qualquer parte do Mundo, as Eleições, sempre são e sempre serão de extrema importância, haja visto até mesmo as eleições da América entre (Barack Obama ou John Mccain), tidos e considerados, como "os donos do mundo !!!" ...
Deixo portanto, aqui:
=> REFLEXÃO PARA AS ELEIÇÕES:
... Não há Ricos, Não há Pobres, Não há Patrões, Não há Empregados: _ Há apenas Eleitores ... É o nosso Voto, que vai ajudar a definir o Futuro da nossa FREGUESIA e de todos que estão à nossa volta ...
Deixo também, alguns Links, das Conscientizações, da Mídia e dos Órgãos de Comunicação, que nós tivemos por aquí no Brasil, durante as últimas Eleições da Semana Passada, vale à pena ver, são interessantes:
=> O Nosso Futuro através das Eleições
=> A Importância do Nosso Voto
=> Votação Consciente
Obrigado
Manuel Janeiro
Atéh mais ... e atéh a próxima ...
Fiquem todos com Deus ...
Seguem os Links corretos, descritos no meu comentário acima; por favor, agora voces, podem clicar, que eles serão acessados (baixados/downloads):
REFLEXÕES:
=> O Nosso Futuro através das Eleições
=> A Importância do Nosso Voto
=> Votação Consciente
Grato
... um BEM haja à todos ...
Espero que seja uma ilusão óptica da minha parte, mesmo sem usar óculos.
pediste ao regedor para abrir um post sobre as eleições , depois do post aberto vens falar em esgostos que agora a que estão no principio e nem sabes o futuro das obras !
o homen atina
Até parece que não vai haver eleiçoes!
Certo Certo é que se não fosse o governo não se fazia nada no Porto Formoso e se fosse pela câmara não passavamos da cepa torta.
Adeus
Considero-me um cidadão politicamente activo (o que não significa ter que ir a comícios), mas não faço a mínima de quais são estas propostas... vindas de quem de direito!
Vejo os candidatos a falarem do qure fizeram e do que os outros não fizeram, mas não vejo propostas para o futuro.
Vou votar PS, mas porque a alternativa não me convence nada...
Estava na altura do PSD entrar para que não se criem mais raízes.. e rebentos dentro da máquina socialista (governamental)!
Com a idade que tenho não me lembro para que eleição serviu o meu unico e desfazado voto. Nunca achei que a politica merecesse o meu voto de confiança.
A politica só me serve para tema de conversa, quando o Benfica não ganha.
O meu direito como cidadão é ter o dever de não me compremeter sabendo de antemão que não irei cumprir, isso de forma assertiva .
A rétórica, a demagogia hipócrita e, sobretudo, o poder da manipulação, exercido nas campanhas eleitorais, faz-me recordar o dia em que compreendi que o Pai Natal não existia.
Se a cruz que se põe no quadradinho de voto fosse a mesma cruz que é a vida que se tem, então ai eu votava! Era sinal que eu e muitos outros deixavavam de a carregar...
(...)Se para Presidente do Governo Regional concorressem, no minimo, duas boas senhoras boas... eu arriscava dois risquinhos no quadradinho.
A beleza dos Açores merece que uma presidente,para além da competência, seja bela como as nove ilhas!
-----------------------------------
Eu voto... SLB!
Um abraço.
Votarei num político da minha geração para presidente do governo regional. Votarei para eleger um conjunto de deputados que saberão fiscalizar esse mesmo governo.
Votarei porque não quero depender dos votos de terceiros.
Votarei numa equipa de pessoas que conheço, capazes de lidar com o futuro e com as inovações que ele trará.
Votarei naqueles que melhor sabem servir os Açores.
Nos anos pós 25 de Abril havia muitas sessões de esclarecimento no Porto Formoso, por parte dos partidos políticos e dos militares do MFA. Essas sessões decorriam principalmente em dois lugares - na escola primária do Outeiro onde hoje se está a construir o multiusos e na garagem da família Moniz de Sá, no Ramalho.
O Partido Socialista usava o primeiro edifício por ser público e o PPD fazia os seus comícios no segundo, por razôes que todos conseguem entender...
Essas sesões de esclarecimento eram seguidas atentamente por jovens e graúdos. Recordo-me de ver nas primeiras filas o Manuel da Teresa, o tio João Felício, o tio António Rodrigues, o tio António do Monte, etc.etc.
Depois das sessões de esclarecimento falava-se muito de política, passando o futebol para um lugar secundário.
No meu caso, dialogava muito com as pesoas, referindo aqui o caso concreto do tio António do Monte por ser meu vizinho.
Penso que o tio António do Monte era a pessoa mais idosa que frequentava aquelas sessões.
Na segunda-feira antes das eleições o tio António do Monte teve uma grande pneumonia que o levou à cama, com a necessária visita do dr. Sampaio.
Estava presente durante a consulta quanto o tio António do Monte suplicou ao médico - Senhor doutor, sei que estou muito doente, mas peço-lhe que me arranje um comprimido para eu me levantar da cama e votar no Partido Socialista no próximo Domingo.
Tal desejo não veio a verificar-se. O tio António do Monte viria a falecer na Quarta-Feira.
Com ele partia um Homem bom, o homem dos pêros e maçâs, o homem do talho, o bom chefe de família o amigo do seu amigo.
O PS mantém o mesmo número de deputados nos circulos de ilha.
No circulo de compensação o PS ganha dois deputados e a oposição 3.
As sondagens valem o que valem e resultados certos só no fim do jogo.
Vou votar no próximo Domingo no partido que melhor tem defendido os Açores dos seus inimigos interiores e exteriores e que melhor serve quem trabalha e tem iniciativa.
O voto útil é, sem dúvida, nestes pequenos partidos.
desta vez o infeliz foi o filho do Mariano Raposo
foi hospitalizado e levou oito pontos numa perna
com tantas dentadinhas dadas , e tantas queixas feitas sobre o animal , e nada de vedar o muro com uma rede ou amarrar o animal
estão á espera que uma desgraça pior aconteça
não é com este anuncio que se evita os perigos
Cuidado com o Cão
adeus
A ausência de debates dois a dois e a falta de qualidade do debate entre os sete (faltou um partido) contribuí, em muito, para palidez dessas eleições. Eleições sem história.
Essas eleições são o confronto entre a Câmara de Ponta Delgada e os Açores, o confronto entre uma mulher e um homem. Logicamente que a maioria ganha.
Os slogans são o espelho da conformidade: PS-"Ilhas com futuro"/ PSD-" Melhor é possivel". Bem, se as ilhas têm futuro até acredito, mas esse futuro não é o mesmo do das pessoas que nelas habitam. Quando o PSD diz que " melhor é possivel", é porque o que está sendo feito, no minimo, está sendo bem feito.
Unindo os slogans, já depois das eleições: Vamos fazer o melhor possivel pelas pelo futuro das nossas ilhas. Que diferença faz a realidade!
Entretanto, a hegemonia do PS é evidente e compreesivel... Ir às urnas este ano servirá apenas de protocolo cívico.
--------------------
Acredito que se os candidatos fossem pessoas da minha geração, se eu os conhecesse, enfim, gerava em mim maior voto de confiança. Há de chegar a minha geração.
Um abraço.
RESULTADOS NO PORTO FORMOSO
PS............. 392
PSD............ 70
BE............. 11
MPT............ 0
PPM............ 0
PDA............ 1
CDS............ 22
CDU............ 8
Pela primeira vez o PSD não consegue atingir os 100 votos no Porto Formoso.