Croquet
O croquet é um desporto originário da Inglaterra. Pensa-se que foi primeiramente jogado no século XIX e era essencialmente praticado pela aristocracia. Existem diversas variantes do jogo de croquet, cada qual com diferentes regras, contudo, existem alguns princípios básicos: o jogo é jogado por duas equipas, cada qual com duas bolas (uma equipa joga com a bola azul e bola preta, a outra com a bola vermelha e bola amarela), num campo com dimensões rectangulares que variam de acordo com a disponibilidade de espaço. É provável que um dos campos existentes no Porto Formoso, em casa do Sr. António Lima Raposo, tivesse dimensões aproximadas de 7x14m.
O objectivo do jogo é ser passar as bolas pelos arcos através de uma sequência predefinida. Ganha o jogo a equipa que completar o circuito de seis arcos (para um lado e para o outro) com ambas as bolas e no final acertar no centro, realizando 13 pontos por bola, num total de 26 pontos. O jogo poderá tornar-se bastante táctico, visto que há várias oportunidades de ganhar pancadas extra e dificultar o plano de jogo da equipa adversária.
Esta foto foi tirada no Porto Formoso e retrata, provavelmente, duas equipas croquet de 4 elementos. A equipa do Porto Formoso atrás, da direita para a esquerda: Guarda José Martins Alves, Mestre Francisco Viana e com o cachorro ao colo António Lima Raposo, de joelhos à direita Meste Manuel Lavadinho. Falta identificar os restantes elementos da outra equipa. Data: anos 40 do século XX.É muito interessante tentar desvendar como pôde uma modalidade ligada às classes altas da sociedade ser praticada numa freguesia totalmente rural como o Porto Formoso dos anos 30/40/50 do século passado. Provavelmente, alguma das pessoas mais ricas da freguesia, em contacto com outras pessoas da alta sociedade micaelense, praticou o jogo e depois introduziu-o no Porto Formoso, praticando-o com os restantes habitantes desta freguesia. Assim, passaram a haver jogadores de croquet “da freguesia”. Mesmo assim, parece-me uma hipótese plausível que os principais praticantes da freguesia fossem as pessoas “mais bem de vida”.
Outro tema interessante é o da localização dos campos de croquet. Um deles localizava-se no quintal da casa do Sr. António Lima Raposo, cujos limites do campo ainda hoje podem ser observados. Especula-se que possa ter existido outro campo nas traseiras do antigo salão. Mais campos poderão ter existido.
Também é relevante o facto de ter vindo uma equipa de fora jogar à freguesia. Isto revela que a modalidade era levada “a sério”, havendo competição.
Poderá concluir-se que o croquet tenha sido o primeiro desporto orzanizado a ser praticado na freguesia do Porto Formoso? Penso que sim.
Fotografia de possíveis praticantes de croquet. Poderá ter sido tirada no Salão (muro ao fundo). Da esquerda para a direita: Guarda José Martins Alves; Manuel Maneliques; Manuel Furtado; Mestre Francisco Viana; Daniel Rei; João Rei; José Cabral; José Bento; Manuel Rei; José Teixeira; João Furtado; Profº Amâncio Leite. Data: anos 40 do séc. XX.
Aproveito para desejar Bom Natal, em especial a todos os Portoformosenses.
ps. muito obrigado às pessoas interventientes na "chegada" desta foto. Sem estas pessoas esta casa seria muito mais pobre.
Comentários
1 - O Dr. José Francisco Senra foi nomeado Delegado de Saúde da cidade de Ponta Delgada;
2 - Temos reunião da Assembleia de Freguesia no próximo dia 18 às 19 hrs. O tema principal é o orçamento para 2011;
3 - À semelhança do ano anterior, voltou a haver Teatro o último fim de semana. Uma organização do Grupo Folcolórico e
4 - A semana finda foi muito chuvosa, provocando o desabamento em alguns locais. A RTP-Açores fez uma reportagem sobre um desses desabamentos.
Nas fotos a segunda não conheço a família Rei nem dou conta desta família no Porto Formoso.
Adeus
1 - Ontem teve lugar a reunião da Assembleia de freguesia. Faltaram dois vogais do PSD e estiveram presentes dois cidadãos não eleitos.
Trataram-se nessa reunião temas muito importantes, antes da ordem do dia. que merecem uma análise própria. Vamos deixar passar esta quadra natalícia para depois abordarmos esses temas
2 - Ultimamente têm aparecido com alguma frequência algumas imagens e notícias do Porto Formoso no programa do Pedro Moura, Bom Dia Açores. Este facto fica a dever-se ao trabalho desenvolvido pelo Luís Furtado, que passou a recolher imagens no Porto Formoso para o referido programa.
3 - Desabou parte do anexo do edifício do Cantinho do Cais, agora pertença do Governo Regional. Parece que, finalmente, no próximo ano a obra da Ribeira do Lugar vai avançar.
Já aquando da peça de teatro elaborada pelo Grupo Folclórico, estava lá toda a gente, menos uns certos senhores que ao que parece acham-se importantes demais para dar a cara quando é preciso. Pois muito bem, seja feita a vontade a Vossas Senhorias... e que consigam manter este nível tão elevado de apreço pelas actividades elaboradas na nossa freguesia!
Um santo e rico Natal para todos e que para o Ano Novo estejamos cá para dar na cabeça de quem ainda não levou. Oh Oh Oh Oh !!!!
Prefiro dizer aqui do bom trabalho feito pelo Luís Furtado na divulgação do Porto Formoso.
Adeus
Foram tudo actividades realizadas no Centro Social e Cultural desta freguesia que apesar de inacabado, já cumpre e bem as suas funções. Realce para a qualidade das reportagens com imagens do nosso conterrâneo Luis Furtado.
Grupo de Teatro como todos sabem uma valência do Grupo de Folclore, este ano, tornou-nos a brindar com um excelente espectáculo de variedades, com um cheirinho de “Revista á Portuguesa” onde não faltou a sátira e a crítica social. Fazendo rir e divertir os familiares, amigos e o público presente.
Entre muitos talentos destaque para o Paulo Carreiro, pela interpretação e pela autoria de alguns Sketch, que, com grande sentido de humor, retratam as vivências nossas gentes.
“Os Traquinas dos Tamborins” Já os tinha ouvido, aos Domingos, pela manhã a ensaiar e sinceramente gostei dos ritmos, mas, fiquei maravilhado com os instrumentos, o Grupo não toca Tambores! Toca bidões, vasilhas, garrafões, Jarricões … tudo material reciclado!
Bem-haja ao bombeiro Paulo Senrra por reunir estes jovens que executam coreografias e tocam “tambores” com grande entusiasmo.
O ténis de mesa que já foi Post nesta Casa também teve, merecidas, honras televisivas, uma salutar actividade desportiva que ressurge com muita pujança no Porto Formoso.
Como se aproxima o Natal também não faltou a reportagem do Almoço Convívio de Natal (Vicentino). Gesto de carinho e partilha que ajuda muitos dos nossos idosos a afastarem a solidão.
Nesta altura do ano é muito usual falar-se em fraternidade e outras coisas parecidas. Convém sobre isto recordar o que diz o Artigo número 13 da Constituição da República.
- Ninguém pode ser privilegiado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão da ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
É altura de compreendermos que temos de caminhar no sentido de criar uma humanidade perfeita, isenta da maldade, construtora da paz e harmonia.
Os meus votos vão no sentido de tenhamos BOAS FAMÍLIAS - bons pais, boas mães e bons filhos.
Então este membro está a por em causa a sua própria colega. Se isto é verdade resta à Elsa é passar a independente, a não ser que subscreva também aquelas acusações.
Para se saber isto tudo o Emanuel Furtado devia afixar a acta na janela da Junta de Freguesia
Retificação já efectuada na legenda da foto.
Obrigado
Consta que alguns melros que andavam por aí de olho vermelho andam agora noutros voos. Será que são cataratas ou será que a alpista agora é mais forte do que a outra? E mais não digo.... vamos ver se é desta que durmo um pouco.
apenas para desejar uma quadra natalícia muito feliz na companhia de todos os entes queridos e um próspero 2011.
acabarcommeiasverdades.blogspot.com
É com sincera concideracao e amizade que desejo um bom e SANTO NATAL a todas as pessoas do nosso Porto Formoso e também a todos os naturais da nossa terra espalhados pelos quatro cantos do mundo;
Seria bom que neste Natal, tivessemos um pouco mais de tempo para encontrar um sentido aos nossos gestos.
Festejar Natal com mais generosidade e honestidade para que o Menino de Belém possa voltar a renascer en nossas casas todos os dias do novo Ano.
Cumprimentos.
Manuel Paulo da Silva
1 - A União Europeia declarou o ano de 2010 como determinante no combate à pobreza e à exclusão social. A triste prova está à vista de todos.
2 - Poucos são os emigrantes que nos visitam nesta época do ano. Apenas aqueles que ainda têm os pais vivos. A grande maioria prefere a época do Verão.
3 - Tivemos uma noite de chuva e vento do Sábado para Domingo. É triste ver muitas sarjetas sujas de folhas. Como os cantoneiros estão de fim de semana ninguém se atrave a limpar as suas zonas. É só exigir e nada fazer.
4 - O mau tempo e a chuva afastaram as visitas nocturas para dar as Boas-Festas. Vamos a ver o tempo que nos reserva a passagem do ano.
5 - Recordo os presépios da minha infância:
- O do sr. João Furtado
- O do sr. Martins, Guarda-Fiscal
- O da Igreja
- O do Joaquim Teixeira e
- O da Sr. Elsira Branco.
Feliz Ano novo 2011 do Emanuel!
Serão muitas as iniciativas de informação e sensibilização promovidas (ao longo de 2011) pelo governo de forma a esclarecer os cidadãos, das implicações do Novo Acordo Ortográfico.
Para nos facilitar a vida esta medida adopta o vocabulário ortográfico e o conversor Lince como ferramenta de conversão ortográfica de texto para a nova grafia, disponíveis e acessíveis de forma gratuita no sítio da internet www.potaldalinguaportuguesa.org
Mas esta não é a primeira vez que a língua portuguesa é alvo de uma reforma ortográfica … vejamos como era descrito o porto do Porto Formoso no “Archivo dos Açores”, volume 4, página 122.
“Adiante ha hum porto que se diz Porto Fermoso que estaa no meo da Ilha da bamda do norte e asi como tem o nome asi o he porque podem estar demtro delle cem navios e não faz nojo mais que o norte, tem a tera dambas as bandas que botão ao mar allgum tanto alltas, e o llugar que se diz Porto Fermoso que terá de pasante de sem vezinhos estaa em allto no cabo do porto …”
A TODOS VOTOS DE UM BOM ANO DE 2011
- Despertar para o aqui e agora: não viver triste pelo passado, nem angustiado pelo futuro
- Não temer o amanhã, se tiver aprendido a não cometer os erros de ontem
- Estabelecer uma meta pequena, possível e concreta que possibilite a melhoria da qualidade de vida
- Viver com sinceridade e honestidade
- Deixar-se tocar pela gratidão da vida, dos outros, da natureza e de Deus
- Tentar não criar expectativas, nem esperar recompensas
- Dar mais atenção a quem nos rodeia e aos pormenores do dia-a-dia
- Libertar e curar o coração das mágoas, feridas e ódios
- Não esquecer que cada pessoa que se aproxima de ti, traz consigo a sua história
- Acreditar e fazer com que os outros também acreditem que o amanhã será melhor
- Buscar e encontrar o lugar onde se possa sentir confiança, bem-estar e protecção
- Por fim, se não tiver nada para dizer, abster-se de o confirmar com palavras, ou seja, transformar as palavras em atitudes concretas
UM FELIZ 2011 PARA TODOS
Para o Porto Formoso desejo mais trabalho e menos inveja.
É desolante ver o porto de pescas com a maré vazia. Digam o que disseram aquilo, com toda aquela areia no seu interior, continua a parecer-me uma piscina, ou melhor, uma piscina provisória.
Estão a cometer um crime ambiental no nosso Monte Escuro. Foi pena não ter levado comigo a máquina fotográfica para relatar visualmente a situação. O Monte Escuro está a ser destruído completamente e irá desaparecer do mapa devido à extração de inertes. Diz lá logo à entrada que a "coisa" está licenciada. Deve ser para não perdermos tempo a fazer quiexa às autoridades competentes? Mas que raio de autoridades permitem uma coisa daquelas?
Estes últimos anos têm sido negros no que concerne à destruição do património natural do Porto Formoso, que é a sua grande riqueza: Baía Formosa, Praia dos Moinhos, Monte Escuro. O que pretendem estragar a seguir?
Cada vez mais gente a fazer reciclagem no Porto Formoso. Velhos e novos. Um exemplo de que as pessoas estão dispostas a aprender. O problema é que os políticos ou não ensinam ou ensinam mal.
Cumprimentos e bom ano a todos
Em 2010 este passeio foi anulado devido às obras na estrada regional.
isto é tudo uma tristeza, essa questão dos assaltos.
Apesar disso, quem tiver informações sobre o assaltante fazia melhor uso delas comunicando à PSP. O que acham?
Cumprimentos
1 - A nova estrada entre as Gramas e o Miradouro de Santa Iria já está pronta. Falta só vir o bom tempo para permitir a sua pintura e a abertura ao público.
2 - Continua a haver assaltos no Porto Formoso, como nas restantes localidades da ilha. Como não são apanhados com a mão na massa, continuam a viver na melhor das liberdades. Situações destas podem vir a provocar a justiça por conta própria, com as consequências daí derivadas.
3 - A Praia dos Moinhos e os seus balneários continuam ao abandono. Agora as preocupações da Ribeira Grande Maias parece que se orientaram para o Areal de Santa Bárbara
Eu pessoalmente julgo que não. Só dará mesmo para sair por ela no sentido Ladeira- Gramas, mas não sei...
a resposta é não. Estava a pensar fazer um post sobre o assunto.
Cumprimentos
Tudo isto em troca de uns garrafões de vinho de cheiro que o Carlos de Melo oferece a estes senhores na altura das vindimas
e tudo isto fica - resolvido eles comem e bebem á grande com o dinheiro publico - e essa hem
Quer dizer, poupamos km's de um lado para gastar noutro!
Assim, o Porto fica com menos entradas e saídas.
Em caso de emergência, a ambulância e/ou bombeiros demorarão mais tempo.
Que se lixe! De noite quando não vier ninguém atarás a ver se não venho por ali. Era o que faltava!!!