Obras do porto de pescas





Fotos de Luís Furtado

Sejamos claros, os pescadores do Porto Formoso estão insatisfeitos com o que vai aparecendo feito na obra do porto dos barcos.
Começou mal o projecto, pelo facto de os pescadores não terem sido consultados na sua fase de elaboração e continuou mal ao não ter existido uma fase prévia de discussão pública, aberta a quem quissesse contribuir com sugestões válidas.
Vejamos o que dizem os pescadores:

1. O molhe dedicado à pesca profissional é demasiado pequeno. Irá ter uma capacidade de apenas dois barcos atracados.
2. O molhe da pesca profissional está a ser construído excessivamente para dentro e está confrontado de frente com o molhe de pesca desportiva. Resulta daqui pouca navegabilidade dentro do molhe, uma vez que, haverá pouca profundidade quando a maré estiver vazia em alturas de “marés-vivas” e vai haver muita “ressaca” quando houver maresia porque as ondas vão entrar entre os dois molhes e vão fazer muita ondulação no interior do molhe.
3. O molhe da pesca profissional devia ter sido construido no “inglês” (a ponta logo a seguir ao Castelo). Esse molhe ficaria maior e mais por fora protegendo o molhe da pesca desportiva, que ficaria por dentro do lado esquerdo.
4. O molhe da pesca desportiva devia ter pontões com lugares de atracagem, como seria de esperar numa pequena marinha. Afinal, vai ser apenas composto por um molhe de atracagem, resultando daí poucos lugares para este tipo de barcos.

Em suma, um projecto que melhora as condições actuais do porto de pescas, mas que não é estruturante para a nossa freguesia, não projecta o Porto Formoso para o século XXI.
Não podemos perder esta oportunidade única de desenvolvimento com a obra mais importante jamais realizada no Porto Formoso.
Esta obra, devidamente executada, com um porto de boas dimensões e uma pequena marinha com condições, mudaria o Porto Formoso para sempre. Seria uma aliança entre a pesca e o turismo, com empresas de whale-watching, de mergulho, de big-game fishing (pesca de corrico de grandes espécies) e todo o desenvolvimento enconómico e social que isso traria à freguesia. Seria a única marinha virada a norte dos Açores!
Fica este testemunho, meu e de todos os pescadores com quem falei, no sentido de os nossos governantes reverem e melhorarem o actual projecto para o bem comum de toda a freguesia.
Um agradecimento especial ao Luís Furtado pelas excelentes fotos que ilustram este post.
ps. na última foto percebe-se perfeitamente onde fica o "inglês": é a ponta logo atrás do molhe em construção do lado direito.

Comentários

Pedro Lopes disse…
Caro Regedor,

devemos valorizar a sabedoria dos homens do mar. Sem dúvida. Ainda mais depois do (mau) exemplo do porto de pescas de Rabo de Peixe.

O mar do norte entra com mais força. Isso é do senso comum, por isso - como dizes, e bem -, deveriam ser acauteladas todas essas situações que descreves no post.

Uma das questões que tem, talvez, mais importância, é a questão da ausência de uma marina na costa norte da ilha de S. Miguel, e da mais valia que essa infraestrutura poderia trazer para a freguesia do Porto Foirmoso, e para a ilha em geral.

Como ainda vamos a tempo, espero que estas questões sejam tidas em conta por quem de direito.

cumps.
Jabf disse…
Quando a Natureza faz de uma paisagem natural uma imagem simbólica de uma freguesia, aonde o mar estende todo o seu espaço na nossa visão, onde as rochas bordam de uma forma tão simples a nossa concentração, digo eu, para quê essa OBRA!? Futuro!? Propaganda Politica!? Era de melhor aceitação fazer uma obra num vazio, com espaço para se poder criar algo de novo. No Porto Formoso não faltam espaços ocupados somente pelo vazio.
Nunca entendi o porquê de se fazer obras ( ex. campo de futebol; Campo de futsal) quase a cair para o mar. Esse facto, muitas vezes limitava a expansão futubolistica de muitos jovens do Porto Formoso. Um remate com mais força ou com menos jeito, poderia ser o fim de um jogo, até então, porreiro...
e o desaparecimento de mais uma bola.
Não é que a actual obra, cai mesmo no mar!
No Porto Formoso, há mais profissões para além de pescadores; não se vive apenas do mar nem para o mar. Com essa obra, o Porto Formoso ficará mais turistico, mais cientifico...mas muito menos contemplativo, pelo menos por mim. Vai-se uma das minhas imagens inspiradoras, ficará para muitos uma paisagem incompleta.
px disse…
" NO COMENTS ! "
Gracinha disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Gracinha disse…
Ena, isto vai de vento em popa. Graças a Deus que se começa a ver resultados positivos na nossa terra!

Parabéns ao meu primo Luis pelas fotos.

Bem haja e boa semana a todos!
aguia disse…
Se bem me lembro a obra de recuperação da Casa do Povo foi licenciada no mês de Setembro e até agora as obras ainda não se iniciaram. Passei à bocado por aquele edificio e vejo uma janela do primeiro andar aberta com as persianas a bater devido ao vento sem que ninguém lhe deite a mão.
Esta Casa do Povo nasceu torta e teima em nunca mais se endireitar porque ninguém com tarelo parece se interessar por este assunto.
sono1 disse…
Cerca de 5% da população activa açoriana exerce a actividade piscatória, e 40% das exportações dos açores são pescado.
Atendendo a estes números o Governo Regional tem vindo a melhorar as condições em praticamente todos os portos. E o Porto Formoso não é excepção.
Á cerca de dois ou três meses atrás andavam a dizer os “pescadores de terra” que iriam estragar a baia!
Curiosamente mal se iniciaram as obras já exigem um porto oceânico.

A paisagem está humanizada mas não está descaracterizada!

Em qualquer porto não existem molhes de encosto que aglomeram as embarcações existentes no porto.
Encostam os barcos uns aos outros com bóias de protecção. Além do mais a rampa de vararem os barcos facilita esta situação.
A navegabilidade dentro do molhe não está em causa, porque com a maré baixa haverá uma profundidade máxima de 5 metros.

O desenvolvimento deve ser sustentado, atendendo à realidade de cada local.
Na costa norte a ondulação é forte. Os ventos do quadrante norte, noroeste e Nordeste de certeza estão na origem de uma não construção de marina na costa norte da ilha! E o Porto Formoso não é excepção.

Os pescadores profissionais, quando a obra estiver pronta, notarão uma diferença nas suas condições de trabalho do dia da noite.

Com um forte abraço.
deus2deus disse…
Depois deste post do regedor saiu notícia hoje no jornal Açoriano Oriental sobre "pescadores não estão satisfeitos com obras no porto de pescas" e agora o secretário regional vai ao Porto Formoso falar com os pescadores! É Obra!

O senhor secretário não se esqueça de uma coisa, a obra serve os pescadores e também a freguesia toda por isso mesmo devia falar com mais gente e não ficar por uma ou duas conversas com algum pescador que só pensa no seu interesse.

A junta de freguesia tem que falar com o secretário no interesse do futuro da freguesia.

adeus
JASRAPOSO disse…
O mais engraçado disto tudo é que a notícia do jornal vem suportada com uma fotografia deste blog e tem escrito por baixo "direitos reservados".

Isto só visto...
Cavalete disse…
NICE!

"Ruben Rodrigues coloca Santa Clara na terceira eliminatória
Futebol | 2008-11-26 20:03

Santa Clara eliminou o Fiães por uma bola a zero e passa à terceira eliminatória da Taça de Portugal
Valeu o golo de Ruben Rodrigues ao minuto quatro para o Santa Clara passar à terceira eliminatória da Taça de Portugal.
Frente ao Fiães, o Santa Clara realizou uma primeira parte em que teve o controlo do jogo e uma segunda metade, em que esteve muito abaixo do seu nível competitivo, a demonstrar falta de organização ofensiva e defensiva.

Vítor Pereira apresentou um onze totalmente diferente do habitual, a começar com João Botelho na baliza e depois com Pacheco, Stopira, Ruben Rodrigues, Valter e David Mateus.

Jogadores que estão habitualmente no banco, mas que ontem jogaram por forma a que o técnico pudesse poupar alguns dos titulares para o jogo de domingo na Póvoa, como o mesmo afirmou no final do encontro.

O Santa Clara até que esteve bem na primeira parte, teve o domínio do jogo e marcou à passagem dos quatro minutos, numa boa desmarcação de Ruben Rodrigues.

Voltou a criar mais duas oportunidades, mas falhou a finalização.

Por seu turno, o Fiães testou por duas vezes João Botelho na primeira parte. Primeiro por Tiago Rocha e depois por Cardoso, mas sem sucesso.

Nos últimos dez minutos da primeira metade, notou-se que os visitantes procuravam jogar no erro dos encarnados de Ponta Delgada.

Isso viria a repercutir-se na segunda parte, com o Fiães muito bem, a trocar bem a bola e a jogar mais ao ataque.

Porém, a finalização não foi a melhor e, também o jovem açoriano João Botelho, apesar de algum sufoco, conseguiu aliviar muitos lances.

Os de maior perigo para a baliza dos encarnados de Ponta Delgada, tiveram lugar ao minuto 83, numa jogada de insistência do Fiães na pequena área e depois, já em tempo de compensação, por intermédio de Tiago Rocha, que desperdiçou a melhor oportunidade de todo o encontro.

No que diz respeito ao Santa Clara, mesmo com as alterações que Vítor Pereira operou na segunda parte, nomeadamente, com as entradas de Rincón, Hugo Menina e João Dias, mas surtiram efeitos, já que o jogo já estava com tendência para o Fiães.

Contudo, decorridos 77 minutos num bom passe de Ruben Rodrigues para Rincón, o Santa Clara podia ter marcado, mas Rincón acabou travado por um defesa da equipa visitante.

O trio de arbitragem esteve bem

Na próxima quarta-feira, o Santa Clara recebe o Freamunde em jogo em atraso da terceira eliminatória da competição.

Entretanto, os encarnados de Ponta Delgada continuam a sua preparação para o jogo de domingo, frente ao Varzim, na Póvoa, a contar para a 10ª jornada da Liga Vitalis.

Recorde-se que os encarnados de Ponta Delgada estão na primeira posição da Liga Vitalis com 18 pontos.

Susete Rodrigues" em http://www.acorianooriental.pt/desporto/view/177166/
certo disse…
Uma coisa é certa o nome Ruben Rodrigues é o que mais vezes aparece numa notícia do jornal sobre o santa clara, ele marcou o golo da vitória e fez mais um excelente passe que quase isolava o rincon e marcou o 5º golo da vitória sobre o vizela. Está de parabéns o filho do João (da gorreana) e da espírito santo (filha do tio manuel briló e maria josé casinha). Ah e sobrinho do antigo jogador do Porto Formoso josé casinha.

PARAbENS RUBEN!
px disse…
Referente á obra, já que a mesma foi inicida, pessoalmente desejo que seja realizada até ao fim, ou seja, as interrupções devido ao mau tempo ainda se admite, agora devido a falta de financiamento, burocracias, etc... é que não.
De certo o povo do Porto Formoso iria ficar descontente e desiludido se tal situação ocorre-se visto que está em cima da mesa o desenvolvimento da freguesia.
Exemplo, a obra do porto da Caloura na Vila de Agua de Pau, que começou com tanta força e actualmente parou, sem os pescadores locais saberem qual o motivo, deixando um "monstro" de betão numa zona tambem paradisiaca.

Abraços
JASRAPOSO disse…
Assiste-se na freguesia a uma discussão desenfreada sobre as obras no porto de pescas. Toda a gente dá opinião.

Talvez não seja má ideia recordar aqui um velho princípio da Sabedoria:

Não condene os que estão em posição de destaque nas áreas de decisão.
Não diga que no seu lugar faria melhor. Talvez fizesse pior se estivesse no lugar deles.
Em vez de criticar, dê exemplo através de actos...
px disse…
Certo, e um dos actos é deixar trabalhar todos os que têm por responsabilidade as decisões dos Prós e Contras de uma determinada situação, pois só a eles cabem decidir o que pode ser feito ou não.
Como cidadão apenas desejo para o Porto Formoso tudo de bom e melhor. Ao final de contas, é a
nossa terra.

Abraços
deus2deus disse…
AMigo JASRAposo,

se o governo tivesse ouvido as pessoas e os pescadores antes de começar a ir para a frente com a obra isto não acontecia!

Muita gente diz
venha o mar de noroeste para destruir tudo e começarem de novo e bem....

Adeus
Unknown disse…
E mudar de post, não???
Unknown disse…
E que tal visitarem o meu blog??

www.fenaisdajuda.blogspot.com
aguia disse…
O Regedor não aparece no Porto Formoso nem coloca outro post. Será que emigrou ou perdeu o interesse pelo Porto Formoso
Helder Araújo disse…
Dá gosto fotografar uma paisagem linda como a do nosso porto dos barcos.
Parabens Luis pelas fotos estão um máximo.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso