O Porto Formoso faz 500 anos em 2009

(foto por Luís Sousa)

A fundação do Porto Formoso remonta provavelmente ao século XV, mas a primeira referência escrita ao lugar, data de 2 de Junho de 1509. Um testamento de Pedro Vaz Pacheco que “mandou fazer nesta igreja a capela do Bom Jesus com o crucifixo e retábulo de Nossa Senhora para sepultura dos seus herdeiros”.

Como muito dificilmente, se poderá vir a descobrir registos mais antigos sobre o povoamento deste local, esta data, apesar de simbólica, poderia servir para a comemoração dos 500 anos do Porto Formoso!

500 anos é uma data simbólica e a nossa freguesia merecia comemorações de grande dignidade. Para tal esta data teria de reunir consenso.
À vossa consideração...

Comentários

JASRAPOSO disse…
O mínimo que esta notícia exige é uma fotografia da Igreja do Porto Formoso, a servir de suporte.
Sempre pensei que o Regedor, após umas merecidas férias, regressasse com uma máquina fotográfica "à altura".
JASRAPOSO disse…
A Secretária Regional do Ambiente, dra. Ana Paula Marques, visitou ontem a Ribeira Grande, tendo anunciado "um conjunto de obras de ordenamento costeiro para o Norte de S. Miguel".

O Porto Formoso está incluído?

Aqui vai mais uma questão que deveria ser levantada na próxima Assembleia Geral da CMRG.
Cavalete disse…
Ainda bem que o Porto Formoso faz 500 anos em ano de eleições autárquicas! A junta de freguesia e a CM certamente darão o seu contributo. Resta depois à população fazer o essencial.

Outro assunto
Para a generalidade das pessoas pode parecer estranho que, invariavelmente, os assuntos relativos à junta de feguesia sejam os mais comentados na casa da mosca.

Julgo que grande parte da discussão é saudável mas também existe muita discussão à volta do "nada". Neste último caso, penso que o problema não reside nos bloggers mas numa ainda insuficiente política de comunicação da actividade da junta.

Não basta produzir "neswletters" em ano de eleições e depois deixar de informar assiduamente a população. Pode parecer repetição mas se a junta tivesse uma página de internet poderia lá anunciar todas as suas decisões, posições e medidas, evitando divagações da população sobre lombas, sinais e asfaltagens...

Uma vez mais faço um apelo à equipa dirigente da junta que leve por diante esta medida.

Quanto ao regedor, até parece incrível que não tenha aproveitado as "rebajas" para comprar uma câmara digital!! O melhor será arranjar um patrocinador para o blog e começar a fazer umas massas. Uma sugestão: Chã Porto Formoso...
O Regedor disse…
Cá está um "regalo"... uma boa foto, penso eu. Não chegou cedo mas chegou.

A página da Junta de Freguesia é que nunca mais chega... é pena.

Cumprimentos
Cavalete disse…
Excelente foto!
JASRAPOSO disse…
Finalmente uma boa fotografia neste blog.

O "Jornal dos Açores" tem vindo a publicar diariamente entrevistas com os presidentes das Juntas de Freguesia do "S.Miguel Profundo".

Mais do que uma entrevista ao Presidente, aquela página informa os desejos da Junta e da sua população.

Será interessante virificar os que os nossos eleitos irão dizer.

A página na internete é muito importante, mas há, no meu entender outras prioridades.

Continua a dizer que ainda é cedo para se emitir um juízo de valor sobre a actuação da Junta de Freguesia e Câmara.
Cavalete disse…
So um pequeno reparo. O que nao me parece bem nao e a actividade da junta. Globalmente a junta tem desenvolvido um bom trabalho. A lacuna apenas esta na divulgacao da actividade.
deus2 disse…
blogger águia eu vi no Bom Dia na RTP Açores uma reportagem da reunião da Confraria do Chá do Porto Formoso.
Ao que ouvi a confraria vai iniciar-se com uma cerimónia no mês de Abril e estavam presentes do Porto Formoso o Padre João Furtado o José António que vai ser o presidente e o Bruno Raposo.

Devia ser notícia na Casa da Mosca.

Adeus
JASRAPOSO disse…
SEM COMENTÁRIOS.....

O Jornal dos Açores numa entevista ao Presidente da Junta de Freguesia de S. Brás informa o seguinte, sobre o Centro Paroquial e Social:

A - Uma obra orçada em 1.000.000,00 €

B - Tem duas fases de construção

B.1 - A primeira fase, no valor de 600.000,00€ foi totalmente suportada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande
B.2 - A segunda parte será de conta do Governo Regional
JASRAPOSO disse…
A Junta de Freguesia fez a sua parte.....

Os balneários já estão reparados, assim como todos os equipamentos lavados. Resta agora que os atletas façam a sua parte.
«« disse…
imagino que seja importante a data para voces, mas para mim, ilustre estrangeiro (mesmo numa terrar que faz parte do meu país), prefiro dar luz à fantastica bveleza do vosso canto. Parabéns a todos vós
deus2 disse…
Sim senhor a junta já reparou as portas dos balneários, limpou tudo e acabou com a vergonha que estava ali.
Amigo águia o horário da Junta também já está outra vez afixado.

Os comentários da casa da mosca fazem a junta estar com atenção às coisas. Parabéns à junta de freguesia por estar atenta a estas pequenas coisas que valem muito.
JAGPacheco disse…
A Confraria do Chá Porto Formoso!

Como acho que a “Casa da Mosca”, deveria também ser um importante meio de divulgação dos projectos e eventos realizados pelas Instituições ligadas ao Porto Formoso, e esta Confraria despertou alguma curiosidade no Blog, na qualidade de Presidente divulgo aqui o projecto.

No dia 5 de Fevereiro, foi outorgada a Escritura de Constituição da Associação sem fins lucrativos, denominada “Confraria do Chá Porto Formoso”. Em reunião da Assembleia Geral, realizada no dia 15 de Fevereiro, no Hotel Marina em Ponta Delgada, foram eleitos os Órgãos Sociais da Confraria e também aprovado o seu Regulamento Interno.
A “Confraria do Chá Porto Formoso”, tem por fim reunir os estudiosos, apreciadores e amigos do Chá com a finalidade de promover e estimular a cultura e o hábito da sua degustação.
Para prossecução dos seus objectivos, a Confraria do Chá Porto Formoso procurará ter como principais linhas de acção, a promoção de acções concretas no sentido da valorização do Chá, nos aspectos gastronómico, turístico, cultural e social.
A primeira Cerimónia de Entronização realizar-se-á no dia 22 de Abril, na Fábrica de Chá Porto Formoso. Estarão presentes para além de entidades Públicas e Privadas, algumas Confrarias Báquicas e Gastronómicas. A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, a mais antiga dos Açores, irá apadrinhar a nova Confraria.
Este tipo de associações adopta um traje que varia consoante as tradições de cada lugar. No caso da Confraria do Chá Porto Formoso o traje é constituído por capa de cor azul-escuro, inspirada no traje regional “capote e capelo”. Inclui ainda um chapéu de feltro azul, com um designe baseado no chapéu de palha tradicional da apanhadeira de chá. Os Confrades usarão igualmente as insígnias, uma fita que sustenta uma medalha cunhada com o botão e primeiras folhas do rebento do chá, símbolo da colheita fina e dos chás de grande qualidade.
A Confraria do Chá Porto Formoso, será iniciada por vinte e cinco fundadores, e todos os anos serão Entronizados novos Confrades, que à causa da Gastronomia, Cultura, ou interesses da Confraria, tenham dado contributo relevante e que aceitem esta qualidade a convite da Direcção.

Saudações Formosas

JAGPacheco
deus2 disse…
Parabéns ao José António Pacheco e à confraria do Chá do Porto Formoso.

A junta é criticada muitas vezes mas é das instituições que mais faz pelo Porto Formoso, eu já critiquei a junta muitas vezes.

O que ando a reparar é que não vejo muitas críticas à casa do povo onde não ha eleições e que não faz nenhuma actividade nem à comissão frabiqueira que tem as obras paradas. Algumas criticas que foram feitas à junta, a junta mudou agora esses senhores já houve umas criticas eles continuam na BOA.

Parabéns à Casa do Povo e à comissão frabriqueira por terem o descaramento de serem criticados e continuaram sem fazer nada pelo Porto Formoso.
JASRAPOSO disse…
Criticam-se e dão-se sugestões à Junta e Assembleia porque estas entidades representam a totalidade das gentes do Porto Formoso.

A actuação destes dois Orgãos - embora no cumprimento da lei - são o verdadeiro exemplo de como deve agir quem defende honestamente os cargos públicos para que foi eleito.

Apraz-nos ainda registar a sua humildade ao saberem reagir às críticas e, simultaneamente, tirarem delas os verdadeiros ensinamentos.
O Regedor disse…
Caros bloggers,

pelos comentários existentes neste post até aqui não me pareceu haver grande interesse da parte dos bloggers no tema dos 500 anos da nossa freguesia. Este facto, quanto a mim, não retira importância ao tema. É normal que outros temas sejam mais interessantes de discutir do que os 500 anos.

É, no entanto, indispensável que alguém se debruce sobre o assunto, porque se não for assim, esta data passará em claro e não são todos os dias que se fazem 500 anos.

Era bom que todas as forças vivas da freguesia se unissem e criassem um projecto sólido e digno de quem faz 500 anos.

Cumprimentos a todos
deus2 disse…
Um dos senhores que fez parte dessa história já me disse que é verdade! É cada uma...
JASRAPOSO disse…
Afinal fazem-se coisas destas à revelia da Junta de Freguesia?

Não deveria a Junta de Freguesia tomar uma posição oficial perante a Câmara da Ribeira Grande?

Julgo que a Junta de Freguesia terá uma palavra a dizer sobre quaquer alteração de trânsito, como parece ter sido este o caso.
Cavalete disse…
Argolada do Expresso das Nove de hoje.

Encolhimento público
O licenciamento da esplanada na praia do Porto Formoso parece que já está regularizado. Cá o Argolas ouviu dizer que sim. O problema é a quantidade de metros quadrados que foram retirados ao espaço público. Faz lembrar aquela esplanada da Calheta, em Ponta Delgada, que está cada vez mais perto do meio da rua e que até arrepia os condutores, tal a ameaça que constitui aos carros que passam na zona. Podem as coisas estar legais, mas não é por isso que deixam de ser condenáveis. Há leis que, realmente, não deviam existir.
JASRAPOSO disse…
Pelo que é aqui afirmado houve um funcionário da Câmara que "provocou" uma alteração no trânsito colocando uma linha amarela em frente à garagem e foi a Junta de Freguesia que corrigiu a situação, "tampando" a mesma.

A ser isto verdade, como é que a Junta se prestou a este ridículo?
JAGPacheco disse…
O Poste do Post!

Como já tive oportunidade de referir, em outro comentário, o abastecimento de energia eléctrica á população do Porto Formoso, teve lugar, logo a seguir ao 25 de Abril de 1974. Até lá, para enfrentar a escuridão, usavam-se os candeeiros de petróleo, os “pétromax” e as apalpadelas.
Anos mais tarde, os marítimos do Porto Formoso, também foram beneficiados pelo brilho das luzes, com a colocação estratégica de alguns projectores, na zona onde se preparam para as suas fainas nocturnas.

Olhando para a excelente fotografia que documenta o presente Post, não se pode ignorar a linha escura do cabo eléctrico que a corta diagonalmente.
O mesmo acontece quando se olha a baía do Jardim.

Satisfeitas as necessidades básicas de iluminação, e a mais de três décadas do 25 de Abril, socialmente predominam valores, como, os da Preservação da Paisagem.
Tecnicamente, o referido cabo não poderia ser passado pelo subsolo?

Saudações Formosas

JAGPacheco
JAGPacheco disse…
500 Anos é muito tempo!

Quantos anos, os Americanos, terão de comemorar o “4 July” para atingir esta marca?
Os Portugueses já festejaram 500 Anos sobre os Descobrimentos, Ponta Delgada celebrou condignamente cinco séculos de Cidade!

O Porto Formoso, ainda vai a tempo. Se freguesias com a mesma dimensão organizam anualmente, semanas culturais, não acredito que até 2009 não seja possível projectar e por em prática, pelo menos uma Semana de Comemorações.

Saudações Formosas

JAGPacheco
JASRAPOSO disse…
Convém já agora referir que a iluminação pública foi inaugurada no Porto Formoso a meados do ano de 1975.

A colocação de electricidade no Porto Formoso ficou a dever-se ao empenho, entre outros, de duas pessoas:

- O dr. Jaime Gama, actual Presidente da Assembleia da República e
- Major Cassorino Dias que dispensou um piquete de pessoal militar que fez as covas para se instalarem os postes.
JASRAPOSO disse…
Economia

Multibanco FACILITA a vida aos açorianos

Levantamentos e pagamentos no Multibanco ganham adeptos nos Açores.


Os pagamentos de serviços efectuados, em 2005, nos 282 postos Multibanco em funcionamento nos Açores, atingiram um valor global de 656 milhões de euros, cerca de 16% a mais do que no ano anterior. Com um acréscimo de 14%, face a 2004, os valores levantados o ano passado nas ATM’s da Região rondaram, por outro lado, os 374 milhões de euros. Os levantamentos nacionais atingiram os 353 milhões, situando-se os internacionais nos 20,6 milhões, segundo dados do Serviço Regional de Estatística. Em 2005, os postos de Multibanco da Região registaram um total de 14,2 milhões de operações, cerca de mais de um milhão do que no ano anterior, subindo as consultas de 4,6 para 5,1 milhões.

2006-03-03 09:32
sono1 disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
sono1 disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso