« Home | (alguns) dos nossos emigrantes » | Multibanco » | O Porto Formoso faz 500 anos em 2009 » | Abaixo-assinado relativo à ESTRADA » | Por que vou votar... » | Onde pára o nosso futebol? » | Imaginação Alguém a sabe definir? Para o fazer há... » | FESTAS FELIZES » | Plano de Actividades 2006 - Junta de Freguesia » | Visita de Marcelo Caetano ao Porto Formoso »

I Congresso Nacional do Chá

Decorre este fim de semana, na cidade do Porto, o I Congresso Nacional do Chá. A nossa freguesia marca presença através do Chá Porto Formoso. Haverá um stand de exposições e a apresentação do livro "Porto Formoso - Um chá do Oceano" da autoria de José António Pacheco.

Assim se promove o desenvolvimento do Porto Formoso e da cultura do chá.
É necessário investir na divulgação das qualidades da nossa terra e a cultura do chá, bem como, participações em congressos são boas formas de o fazer.

Decorreu uma exposição de fotografia sobre o Chá no Teatro da Ribeira Grande durante o mês de Março.

Já foi transmitido o programa REPÓRTER no dia 20/03/2006 às 21h00 na RTP-A! Foi exibida uma reportagem da jornalista Teresa Nóbrega sobre o Chá dos Açores com particular incidência no Porto Formoso. Apareceu muita gente conhecida...

Mais informações em www.congressodocha.com

Acho que não há muito que falar do chá, só se for dos seus componentes.
o sucesso dessa fábrica, e a projecção que oferece ao nome Porto Formoso é claramente uma realidade. a pergunta que surge é a seguinte: como foi que tudo começou?
a teoria da geração expontânia, de uma forma metafórica, parece que se adapata à modernização dessa fábrica, foi tudo tão depressa. De onde veio o dinheiro para investir... não me interessa e também a quem tem os bolsos cheios de CHÁ.
Viva a todo o tipo de chá, especialmente ao da minha freguesia. Antes de terminar, beber muito chá faz mal ao miocardio. um abraço....obrigado agnso pela imagem do Benfica....gostei!

O sistema económico implantado pelo governo do dr. Oliveira Salazar fez com que muitos dos nossos cidadãos não conseguissem obter na sua terra o conforto mínimo de sobrevivência.

Impelidos pelos valores da sobrevivência, muitos ilhéus foram obrigados a emigrarem para os EUA e Canada.

Optando por essa solução, esses nossos conterrâneos contribuiram muito para a nossa economia - Criaram mais oportunidades para os que cá ficaram e elevaram o nosso nivél de vida através da remessa de muito dinheiro.

Portanto, é justo afirmar que os nossos emigrantes tiveram um papel duplo - Ajudaram a comunidade que os acolheu e, simultaneamente, a que os viu nascer.

Apesar dos actuas valores sociais não ligarem muito ao papel desempenhado pelos emigrantes é da mais elementar justiça dizer-lhes - MUITO OBRIGADO.

PS - Esta intervenção saíu aqui porque as actuais plantações do chá no Porto Formoso foram feitas por um emigrante que regressou à sua terra natal.

FINALMENTE!!!!

A impressa de hoje - CORREIO DOS AÇORES - noticia que está a decorrer um abaixo-assinado promovido por um grupo de cidadãos que se queixa do estado da estrada que liga a Ribeirinha ao Nordeste.

Oxalá que esta notícia contribua para que os melhoramenros acelerem.

Antes tarde do que nunca...

Convém esclarecer os bloggers que este abaixo-assinado é liderado pelo Emanuel Furtado e teve o seu nascimento na freguesia do Porto Formoso.
A desgraça na estrada começa a partir das Gramas.
São sempre os mesmos a pagarem a crise

O Porto Formoso aparece em todos os Jornais de Sábado, 18 de Março

No açoriano Oriental e no Jornal dos Açore
- notícia sobre a criação da primeira confraria de chá de portugal: Confraria do Chá do Porto Formoso

Na Capa do Correio dos Açores:

- notícia sobre o abaixo assinado da estrada com entrevista a Emanuel Furtado.

Finalmente começamos a ser notícia. Estão de parabéns os responsáveis pelas noícias e todos os Porto Formosenses.

É com alegria que se verifica que o Porto Formoso é notícia por questões positivas.

Depois dos abalos sísmicos, da morte do Pereira, das agressões à PSP, eis finalmente uma notícia discreta.

Caros Bloggers, como também estou a angariar assinaturas para o baixo assinado, podiam-me esclarecer quem é o Sr. Emanuel Furtado. Por acaso é o Sr. que outrora era conhecido por "HeMan".

Já agora mando-lhe os meus cumprimentos

James Dean

O sr. Emanuel Furtado é o presidente da Assembleia de Freguesia do Porto Formoso.

É professor de matemática na Escola Secundária da R.Grande.

A Casa da Música

Cada um tem a casa que merece, como tal, se cidade do Porto tem a Casa da Música, o Porto Formoso, tem a Casa da Mosca. Ambas são polémicas, dão nas vistas, e provocam reacções.
Apesar de tudo, penso eu de que … a Casa da Mosca é suficientemente abrangente em termos de colaboradores e de visitantes, para receber um Post cujo tema é o Congresso do Chá.
Do Congresso de Chá, a comunicação que porventura mais me entusiasmou, foi “Rituais e representações do Chá na Literatura Inglesa”. Como tenho a certeza de que as boas leituras muito nos ENRIQUECEM em termos pessoais e sociais, quando oiço falar de determinados autores ou obras literárias, INVEJO aqueles que organizam o seu tempo disponível de forma a beneficiar do grande prazer que é a leitura.

O livro “ Porto Formoso um Chá no Oceano “ apresentado no Congresso, tem como tema ao cultura do chá na ilha de São Miguel nos aspectos histórico, etnográfico, agronómico e gastronómico. Assuntos sobre os quais nada existia publicado desde 1913.
Afim de colmatar esta lacuna, elaboramos um projecto Leader e logo após a sua aprovação, pusemos mãos á obra. Acompanhei o fotógrafo, José António Rodrigues, durante mais de um ano, afim de cobrir todo o ciclo vegetativo da planta.
Organizamos a muita informação dispersa sobre o chá micaelense que recolhemos nos últimos anos, tentando conciliar o rigor técnico das informações, com uma linguagem acessível.
Reunimos inúmeras vezes com a designer Joana Dias e com os técnicos da empresa Nova Gráfica, para que o livro transmitisse graficamente a grande beleza que esta cultura agrícola e o Porto Formoso encerram.

Após pagamento pela Fábrica dos custos totais do Livro, inerentes á fotografia, designe e composição gráfica, elaboramos o Pedido de Pagamento, para apresentar ao Leader, com os comprovativos das despesas ou seja Facturas, Recibos e Extractos de Conta Bancária.
Passados alguns meses o Leader comparticipou o livro em 66,3 % ficando os restantes 33,6 % a cargo do promotor do projecto neste caso a Fábrica do Chá Porto Formoso.

Este comentário não pretende justificar absolutamente NADA. Apenas pretende, de uma forma pedagógica, dar um simples exemplo de que com IMAGINAÇÃO, mas acima de tudo com TRABALHO e DEDICAÇÃO as obras nascem.

O chá com os seus 5000 anos de existência tem influenciado as artes a literatura e a própria filosofia. Mas acima de tudo, tem contribuído para unir pessoas e civilizações. Espero ter ao longo da minha vida a dignidade e a tolerância que caracterizam esta bebida.

Saudações Formosas

Muito obrigado pelo esclarecimento blogger Aguia.

Cumps

James Dean

Tenho visto com interesse as notícias sobre o chá do Porto Formoso e é muito bom falarem bem da nossa terra.

Parabéns ao jagpacheco por levar o nome do Porto Formoso além fronteiras.

Vende-se casa de tipologia T1, com sotão, na zona dos calços do Porto Formoso (antigo casino royal).

Res-do-chão: quarto de sala, cozinha e pequeno espaço para churrasco.
1º andar: quarto de cama e casa de banho;
Sotão: espaço para arrumos diversos e montagem de cama.

Vista previligiada para a Igreja, areia do cabo, do meio e estrada regional.

A casa encontra-se em fase final de construção.

Para mais informações contactar o Café Mestre João ou e-mail cafemestrejoao@hotmail.com

Com o investimento efectuado pelo Governo Regional na área da habitação, está sendo possível fixar jovens casais na freguesia.

Contribui também para isso o facto do lugar ser bonito, agradável e mais ou menos sossegado.

É pena que a freguesia se esteja a transformar num autêntico dormitório, o que provoca um certo afastamento entre as pessoas.

Seria útil que fosse feito um estudo sociológico da freguesia, de modo a que se venham a corrigir esse e outros aspectos menos bons.

1) O chá na TV

Vi ontem à noite o programa da jornalista Teresa Nóbrega sobre o chá.

O Porto Formoso necessita de ser divulgado, dado a conhecer e ontem isso aconteceu. Apareceram paisagens, a fábrica, entrevistaram algumas pessoas (Sr. Dionísio, mulher e filha, José António Pacheco, etc.), viu-se o Luís e o José Gato a apanharem chá e o nome "Porto Formoso" foi dito dezenas de vezes.

Sem dúvida que este programa foi uma mais valia para todos nós.
Aumenta-nos a auto-estima e faz-nos gostar ainda mais da nossa terra.

Deixo uma pergunta: como seria a reportagem se a fábrica tivesse fechada?

cumprimentos

2)A exposição de Fotografia sobre chá no Teatro da Ribeira Grande

Aconselho a todas as pessoas que passem no teatro da Ribeira Grande e vejam a exposição de fotografia sobre o chá até 31 de Março.

Além estarem lá fotos muito boas, podemos ver gente e paisagens da nossa terra!!!

De referir que estas fotos estiveram expostas em Bruxelas onde o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, deu uma vista de olhos nelas e que a Câmara da Ribeira Grande serviu um chá com bolinhos no dia da inauguração a quem apareceu.

Deixo mais uma pergunta:

se o Salão Multi-usos já estivesse pronto não era uma boa idéia trazer a exposição para o Porto Formoso e mostra-la ao nosso povo?

Teimosias e mais Teimosias.

Há uma casa na rua Manuel da Ponte abandonada, sem portas e janelas e com o silvado a invadir o seu interior, chegado até à rua.
A junta de freguesia contactou o procurador da moradia para forrar as portas e janelas com blocos, de conta da autarquia.
O procurador recusou a proposta.
Com estas teimosias aonde podemos chegar.

Dada a qualidade da exposição fotográfica não ficaria mal que a mesma fosse colocada no Salão Paroquial da rua Padre Rezendes.
Bastaria a boa vontade da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e da Comissão Fabriqueira.
É apenas uma questão de boa vontade

Gostei muito do programa.
O regedor fez bem em avisar senao eu não sabia que ia dar.
Na freguesia esta muita gente a falar nisso.

Saíu no último Sábado um rancho de romeiros do Porto Formoso com 27 irmãos.
O regresso à paróquia está previsto para o próximo Domingo de manhã.
Fica aqui o registo, uma vez que ninguém fez chegar esta notícia à imprensa regional.

15.000 imigrantes poderão receber ordem de expulsão do Canada.

Número preocupante se consideramos a quantidade de açorianos que vive naquele país.

A minha família sempre teve chá em casa e eu fui de pequeno para o chá do José Plora.

Gostei de ver o programa da RTP Açores porque lembrei-me de muita coisa já passada.

Mais um assunto fui ver as fotografias à Ribeira Grande estão muito bonitas mas amigo Regedor era bom ter as fotografias no Porto mas podes esperar sentado pela inauguraçao do multiusos. Aquelas obras estão mal PARADAS e bem paradas.

Hoje o mar na baía está da cor da terra As ribeiras que estão cheias de ratos e lixo

Bem haja

Segundo o "Diário de Notícias" tudo se prepara para que o pagamento do selo do carro, já este ano, seja feito através do MULTIBANCO.
Os proprietários de viaturas do Porto Formoso terão de ir pagar este imposto municipal fora da freguesia pelo facto de não termos aqui uma Caixa Multibanco

A casa do chá Porto Formoso tem a esplanada com melhor vista de São Miguel inteiro!!! No fim do progrma aquilo era o Sergio Sebastião a tomar chá virado de costas olhanndo prá courela.
Não há maneira haverr um programa sobre a praia dos moinhos que é a melhor de São Miguel.
O Jaime Tabua quando viu o programa estava vendo plantações de vinho de cheiro...mas não foi só ele. ahahahahha

Caros bloggers,

já o tinha referido no post do multibanco. No entanto volto a fazê-lo neste post, visto julgo que existem muitas pessoas interessadas em contribuir activamente para o abaixo assinado.

Por isso:

Evaristo_tens_cá_disto disse...
Caros bloggers,

todos aqueles e aquelas que quiserem contribuir com "angariação" de assinaturas, façam-no do seguinte modo:
1.- Enviem um mail a solicitar a "folha" do abaixo assinado para evaristo.tens.ca.disto@gmail.com
2.- Deixem o respectivo contacto, de correio electrónico, e se quiserem o contacto telefónico pessoal. Servirá para mais tarde essa pessoa ser contactada quando tiver o "papel" cheio.

Faço isso porque em conversa telefónica com o regedor chegou-se à conclusão que assim poderia ser mais uma forma de aumentar a quantidade de assinaturas.
Quem estiver verdadeiramente interessado não deve coibir-se de dizer-me o seu contacto, pois será mais profícuo. Quem quiser confidencialidade, esta estará garantida.

Um bem haja a todos

9/3/06 22:59

Um bem haja a todos

Para quem gosta dos gatos fedorentos

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/gato_fedorento/gatos.php

Algumas pessoas, sabendo que sou do Porto Formoso, perguntam-me coisas sobre chá... "aquele pacote vermelho é da primeira folha?"

Aos poucos o chá volta a estar na moda e o Porto Formoso pode apanhar boleia...

Há este fim de semana um encontro nacional de bloggers no Hotel Terra Nostra das Furnas.
Irão participar o escritor Francisco José Viegas, Ivan Nunes, Pinto Mascarenhas, Medeiros Ferreira, Pedro Lomba, Pedro Mexia e outros.
Atendendo à projecção mundial da CASA DA MOSCA, o seu promotor deveria estar presente.

Os Romeiros

Não se sabe ao certo a origem das romarias em São Miguel, mas, muito provavelmente estarão associadas ao medo dos vulcões e terramotos, que são encarados actualmente como fenómenos naturais.
Se ao longo destes 500 anos de povoamento, muito tem mudado na religiosidade do nosso povo; com a igreja a perder o papel preponderante na nossa sociedade, o número de católicos praticantes a diminuir dia a dia. Porque é que as romarias, tem cada vez mais e jovens adeptos?
A este fenómeno poderíamos chamar a “busca da espiritualidade”, que hoje em dia está presente em muitas culturas e em muitas outras sociedades. O trabalho, as rotinas diárias e o stress, não deixam espaço para a introspecção, para o auto conhecimento e para o encontro com o sagrado.

Ontem, embalado pela dolência das “ave-marias”, vi passar em Ponta Delgada, o rancho de romeiros do Porto Formoso. Eram muitos os jovens, e alguns até, com experiências muito duras de vida. Penso que unidos pela fé, ao logo da dura caminhada, irão encontrar respostas para algumas perguntas, mas acima de tudo ficarão mais dignos com esta vivência.

Saudações Formosas

Confirma-se que o "Cantinho do Cais" vai deixar de servir refeições a partir do mês de Abril, em virtude de ir entrar em obras na zona da cozinha.
Bom seria que o seu proprietário limpasse também a zona do "Forno da Cal" de modo a fazer ali um parque de estacionamento, já que não se prevê (?) a construção dum restaurante naquela zona.
Bastaria pedir à Secretaria das Obras Públicas uma simples máquina para tornar aquele local mais limpo.

oi pessoal

A nossa cultura.

Crê-se que as primeiras sementes de chá chegaram a S. Miguel trazidas do Brasil em 1820, chegando em 1878 os dois chineses que vieram ensinar a transformação do chá. Ao longo de todo esse tempo, até aos dias de hoje, foi criado toda uma riqueza sócio-cultural de enorme interesse. A fábrica de chá do Porto Formoso no contexto actual, possui um papel pedagógico em recordar todas as vivências culturais inerentes a esta cultura, com diversos eventos, como o inicio de colheita, realizado no primeiro sábado de Maio, o lançamento do livro Porto Formoso Um chá no oceano e a criação da primeira confraria do chá dos Açores.
Quer queiramos quer não a cultura do chá está fortemente implementada na nossa freguesia, não só pela unidade fabril, mas também pela existência de um grupo folclórico, cujo traje predominante é o da apanhadeira do chá. Este grupo conjuga três vertentes essenciais, para a sua dinamização, divulgação e consequente sucesso, a vertente social, etnográfica e cultural. Os seus bailes, os seus cantares a forma simples e graciosa como se vestem, são de facto a maneira mais genuína de transmitir a nossa cultura.
Todos nós devemos orgulhar-nos do nosso passado mas acima de tudo, ver, sentir e ouvir que esse passado está bem presente no presente de cada dia.

Com um forte abraço.

Neste dia mundial do Teatro lembrem-se que já não há teatro no Porto Formoso nem sítio para fazer teatro.

Adeus

Sim concordo com o deus2 ja houve no porto formoso hà meia duzia de anos um belo grupo de teatro, foi pena ter durado tao pouco tempo, quem diz o teatro, tambem diz o grupo de escoteiros k tambem acabou e sinto muita pena, porque eu e muitos jovens da minha idade e mais velhos que dele faziam parte tambem devem sentir o mesmo que eu.
Com isto quero chegar à conclusão como muitos outros ,de que no porto formoso quando começa algo de novo, começa com muita fé e vontade, mas depois com o tempo essas actividades acabam por morrer.
Na minha opinião pessoal ,penso que devia haver mais força de vontade por parte das pessoas que fazem parte destas actividades de entretenimento e que por sua vez tambem da um maior desenvolvimento à freguesia.
Mas ainda temos o grupo d jovens que há pouco tempo teve um encontro com muitos outros joves e tem participado em muitas actividades fora da freguesia, e acho muito bem.
tambem temos o grupo folclorico que tambem tem dado bom nome há freguesia.
Concluindo, se nao for os nossos jovens nunca iremos a lado nenhum, esforcem se.

Adeus e uma boa pascoa

O Chá até começa a estar na moda, ms como bem referiste na pergunta que te fizeram " o chá é o da 1ª folha?" está na moda para consumidores esclarecidos e que buscam algo novo diferente )para melhor).
Foi com bastante tristeza que vi o dono do chá porto formoso afirmar que o chá que tinha era aqule e que as novidades que estão a chegar cá agora não interessam.
i.e. não vai evoluir na qualidade do chá.... e...arrisca-se a ficar a falar sózinho!!

Nunca foi necessário saber escrever para apanhar LAPAS. No entanto dificilmente se poderá opinar ou escrever sobre assuntos que se ignora.

Enviar um comentário

Locations of visitors to this page