Ladeira da Velha


Por mão amiga, chega este magnífico documento de 1932 com foto ilustrativa das antigas casas que albergavam os utentes das águas medicinais da nossa Ladeira de Velha.
Graças à curiosidade do "humilde rabiscador" J. Silva Junior a memória daquelas casas, agora simples ruínas da nossa história, fica preservada para sempre.
ps. clicar em cima da imagem para ampliar

Comentários

Unknown disse…
Mt giro este post!
Já lá fui algumas vezes ao sitio d q este artigo fala mas actualmente está ao abandono,,,
Uma pena
JASRAPOSO disse…
Mais uma vez o Homem destruíu um bem que a Natureza colocou ao seu dispor, para ajudá-lo a progredir.

Estas moradias, em elevado estado de degradação estão numa propriedade privada pelo que há muito poucas hipóteses do Estado actuar. Mas, como estamos em época de nacionalizações...

Há neste caso uma falta de respeito não só pelas gentes do Porto Formoso como pela sociedade em geral.

Já várias vezes a questão dos Banhos da Ladeira da Velha foi levantada, mas nada feito.
px disse…
Olá, quem poderia fazer o favor de informar qual o atalho que se toma pra ir a esse lugar de paz maravilhoso? Apenas conheço como ladeira velha o acesso em betão que vái para a praia dos moinhos.

obrigado

Abraços
sono1 disse…
Porto Formoso com iniciativas!

Ontem estiveram reunidas cerca de 50 pessoas idosas num almoço convívio no Centro Social e Cultural do Porto Formoso. Esta iniciativa da Conferencia Vicentina do Porto Formoso teve a cobertura da RTP Açores.

No próximo dia 17 de Dezembro no mesmo Centro a catequese realizará a sua festa de Natal!

Como as duas iniciativas anteriores foram de cariz social e como o espaço é designado de Centro Social e Cultural, este Natal o Grupo Folclore do Porto Formoso nos dias 20 e 21 do corrente mês realizará peças de teatro!
Seja bem-vindo o teatro ao Porto Formoso!!! Encenações que taram a muitos encenadores e espectadores recordações!

Com um forte abraço!
Cavalete disse…
YOUTUBE DOS AÇORES em:

www.acorestube.com
JASRAPOSO disse…
Toda a gente reconhece que a TECNOVIA tem conhecimento mais do que suficiente na construção de portos, uma vez que tem obra feita por esses Açores fora.

Tudo leva a acreditar que vamos ter uma obra em condições na nossa baía, mas causa alguma preocupação ver o mar galgar o actal molhe de protecção com a maré cheia e uma pequena ondulação do Norte. Foi isto que observei hoje.

Agradável, agradável foi estar esta tarde do snack bar o Moinho e ver a ondulação a cobrir todo o areal da praia, assim como a pedra de fora. Um magnífico espectáculo de beleza e arte que podia ser contemplado esta tarde.
deus2deus disse…
Este post mostra que o Porto Formoso dos dias de hoje não quer saber do seu passado, não respeita a sua História.

Tomara às outras freguesias terem a História que o Porto Formoso tem.

Olho para o Castelo e vê-se que dia para dia está a desaparecer, olha-se para o monumento da batalha da Ladeira da Velha e está abandonado que nem sequer letras tem, olha-se para os banhos da ladeira e é a mesma coisa, olha-se para os fontenários antigos e estão em ruínas ou foram roupados por larápios, olha-se para os subterrâneos e não aparecem, olha-se para a muralha do porto de pescas e faltam pedras, etc etc etc............

será que merecemos ter isto tudo se não tomamos conta de nada?

Adeus
O Regedor disse…
A freguesia em hibernação

Sempre preferi o Verão ao Inverno. São gostos. No entanto, cada vez gosto mais do Verão e menos do Inverno no Porto Formoso.
A estação do calor traz-nos a praia, os cafés na esplanada da Praia dos Moinhos, os passeios a pé, os churrascos, os estrangeiros e emigrantes, as pescarias.....e as pessoas nas ruas.
Do inverno gosto de ouvir o vento Norte com chuva amiúde, do cheiro a maresia que invade a freguesia, de tomar chá com frio, dos dias de sol de inverno..... faltam as pessoas.

Uma freguesia sem pessoas não existe. O Porto Formoso parece um fantasma sem alma de Inverno. As ruas vazias, frias com luzes quentes, onde para encontrar alguém precisamos não sair de casa, onde estão sempre os mesmos, ou ir para os cafés onde quase sempre estão os mesmos.
Como dizem os espanhóis "no pasa nada" que com isso querem dizer "não te preocupes", no meu caso quero dizer mesmo: não se passa nada!

Com isto, não digo que somos diferentes, porque, imagino, nas outras freguesias deve ser a mesma coisa. Apenas o afirmo aqui.

Não há grande convívio, não há grandes novidades e com isto vou indo menos vezes "lá cima". É pena.

Na tarde de terça-feira andei como o outro: por aí. Pelo Porto Formoso, pelas plantações de Chá da Roça do Louro, pela esplanada da Fábrica de Chá, onde tomei um chá quente com vista sobre a freguesia. Melancolia pura.

Cumprimentos
sono1 disse…
Ontem a Escola EB/JI Pe.Dr.Laudalino da Câmara Moniz realizou a sua Cantada de Natal. Envolvendo toda a comunidade escolar. Professores, alunos, encarregados de educação, auxiliares, com elevada participação da restante comunidade. Na impossibilidade desta se realizar pelas ruas devido ás condições climatéricas.
Esta Cantata de Natal foi realizada no Centro Social e Cultural do Porto Formoso.

Com um forte abraço.
certo disse…
Há 10 anos atrás o preço do bilhete para assistir a uma noite de teatro amador no Porto Formoso era de 300 escudos, amanhã será de 601,46 escudos. Parece-me bem! Não conheço o tipo de peças que serão representadas, mas espero que aludam ao natal e ao divertimento. Talvez o Sono pudesse dar aqui um lamirée do que se vai passar... MAis uma vez digo que estão de parabéns. Também adigo que as expectativas são elevadas uma vez que para muitos dos actores esta não será a primeira vez.
Outra curiosidade: quem escreveu o argumento? Ou ainda, quem foi o encenador?
Unknown disse…
Bom dia, em relação às peças de Teatro que vão ser realizadas este fim de semana, os actores, são quaise todos novos, apenas tem 2 elementos que representaram ah 10 anos a trás, mas digo-vos que podem esperar o melhor, porque o empenho é muito.
Vale a pena ir lá ver.
Um abraço
sono1 disse…
Caro blogger certo;

como deve compreender, não é atitude correcta” abrir o pano” sem que as personagens estejam devidamente enquadradas com o seu espaço teatral.

Mas terei imenso prazer em responder ás suas questões!
Os argumentos ou as peças foram escritos pelo Paulo Alexandre Rebelo, Paulo Raposo e retirados de um livro sobre peças de teatro.
Os encenadores são muitos não se destacando ninguém em especial! Mas o Grupo conta com as observações e sugestões pertinentes da sua directora artística, Regina Mendonça. Pertencente durante muitos anos ao Grupo de Teatro “Vamos Fazer de Conta”.

Com um forte abraço teatral!
certo disse…
Então silêncio que se vai fazer teatro!
Sugiro que façam uma gravação do espectáculo em formato vídeo (DVD). Certamente que será fácil arranjar uma cãmara e ficará como uma recordação das actividades levadas a cabo na freguesia e pelo grupo.
astuta disse…
muitos parabens ! uma boa iniciativa ! =)
INTERVENTOR disse…
depois de muitos anos, voltou o teatro ao porto ! FORÇA ! parabéns !
INTERVENTOR disse…
Em breve deixarei alguns reparos sobre a freguesia do Porto Formoso ... digo reparos CONSTRUTIVOS, sobre a população e certos locais na freguesia.
O Regedor disse…
Cá esperamos os comentários do blogger INTERVENTOR.

Desde que acabaram os comentários anónimos, o número de comentários diminuiu como seria de esperar e o numero de vizualizações aumentou muito.


Assim, sem dar por isso, sem abrir garrafa de champagne, A Casa da Mosca ultrapassou as 200 mil visitas!

Cumprimentos
virafoto disse…
Porto Formoso já não o conheço sua baía está a ficar muito diferente tudo em nome do progresso espero ser uma mais valia que os habitantes desta freguesia bem merecem Bem haja

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso