Eco-Freguesia em vez de Lixo-na-freguesia

lixo junto ao campo de futsal

lixo junto ao campo de futsal




Numa freguesia pitoresca e com recursos paisagísticos tão ricos como o Porto Formoso importa e muito manter a freguesia limpa e cuidar da nossa Natureza.
Muito já se escreveu em comentários aqui n´ A Casa da Mosca sobre habitantes que continuam a colocar o seu lixo para o quintal, para a ribeira e para o mar, apesar dos contentores colocados ao longo da freguesia e também da recolha de lixo efectuada três vezes por semana.
É inadmissível que isto continue a acontecer nos dias de hoje. Criticam-se as crianças e jovens que colocam lixo em local indevido, mas esquecem-se que estas crianças e jovens cresceram e foram educadas a ver os seus pais colocarem o lixo “para a grota”. Como se a grota tivesse boca, dentes, estômago e comesse o lixo! Ou talvez a grota fosse um buraco negro, quem sabe?
A esperança reside nas crianças, sem dúvida.
No final do mês de Dezembro de 2009, estava eu a colocar uns plásticos e vidros no ecoponto da Rua das Escolas, quando um rapazote de cerca de 8 anos, proveniente de uma das famílias com menos recursos da freguesia me interpelou dizendo: “essa garrafa é para o contentor azul” ao que eu retorqui, vendo a esperteza de tal criatura dizendo “e este garrafão que tenho aqui na mão, para onde é?”, respondendo a criança que seria no ecoponto amarelo. Muito bem, o garrafão era de plástico. Ficou o miúdo todo contente porque percebia do assunto.
Quase de certeza que a criança não aprendeu isto com os pais, mas sim na escola.
A mim parece-me que uma das formas de tornar o Porto Formoso mais limpo é educar bem as crianças.
No entanto surgiu outra forma de tornar o Porto Formoso uma freguesia limpa:Foi apresentado a meados de Janeiro de 2010 o concurso de limpeza pública “ECO Freguesia: freguesia limpa”!
É uma grande ideia e devia ser colocado em prática no Porto Formoso.
Este concurso é organizado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e tem como principal objectivo o de reconhecer e distinguir os esforços das freguesias em colaboração com as populações nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos no espaço público da sua freguesia. Todas as freguesias da podem participar no evento, sendo a inscrição voluntária e gratuita (até 12 de Fevereiro). Resumidamente funciona assim:
Em todas as ilhas, de 15 de Fevereiro a 12 de Março de 2010 decorrerá a primeira visita de avaliação por parte do Júri. Esta visita às freguesias previamente inscritas, servirá para avaliar a situação no local e proceder ao delineamento de uma estratégia adequada à limpeza das zonas que tenham lixo.
A freguesia, após delineada a estratégia mais adequada em conjunto com o Júri, deverá proceder à retirada de todos os resíduos até 31 de Agosto.
Durante o mês de Setembro realiza-se a visita de avaliação final para avaliar a situação de limpeza dos locais.
No final será atribuído um galardão para que a Junta de Freguesia possa ostentar a bandeira e certificado.
As fichas de inscrição e restante informação serão remetidas a todas as Juntas e também estarão disponíveis on-line em http://www.residuos-azores.org/.


Editado posteriormente

Aceite o desafio e envie uma foto de um local com lixo no Porto Formoso para acasadamosca@yahoo.com e a foto será publicada. Não se esqueça de referir o local e a data.
Vamos identificar todos os sitios com lixo para que sejam posteriormente limpos!

Não se esqueçam também da iniciativa LIMPAR PORTUGAL. Limpar o país num dia!

Comentários

Silva disse…
Ecopontos no Porto Formoso

São poucos e muito descompassados uns dos outros. Muitos não estão a devidamente em lugar seguro, de forma que os serviços os possam destravar e colocar seus resídios no auto-contentor, ponde em perigo, automobilistas em dias de vento forte.

Focos de lixo na costa marítima cabe há Policia Marítima identificar seus prevaricadores, que não é nada difícil, dado se ver que estes aparecem na sua encosta, barrocas do mar, das suas propriedades. Nas ribeiras compete à PSP, e a nós cidadãos, fazer denuncia, de tal proeza. Da forma como isto anda por ai não irá levar muito tempo que muitos vão atirar o lixo para cima uns dos outros, e safe-se quem puder, não há respeito pelo próximo.

Quanto ao tal concurso da freguesia mais limpa, era bom que por cá entra-se no concurso. Quem sabe se os animais, cavalares e bovinos iriam transitar de "fralda" saco próprio, como se faz em varias cidades, não era má ideia.

Quanto ás crianças são as Escolas e a TV, que os tem preparado neste sentido, e eles de seguida, puxam os pais no mesmo sentido, acabando por eles próprios, se resignar-se a si mesmo vendo, que eles tem razão e vão contribuir para um mundo mais verde e sem poluição.

Do Silva com mais ecopontos colocados em lugar seguro de forma que não vaia serem empurrados, pelo vento e embater no carro como já me aconteceu. Felizmente sem danos de maior.
Filipe Tavares disse…
É como diz o nosso querido e estimado José Soares:

"Limpo não é quem limpa, é quem não suja!"

Em alguma coisa há-de ter razão, e nesse aspecto tenho de concordar com ele! A Junta de freguesia tem a obrigação de zelar pela boa imagem e limpeza do seu território mas cabe precisamente aos cidadãos respeitar o espaço público!

Aproveito aqui para lembrar aos mais distraidos que no dia 20 de Março arranca a campanha "limpar portugal" e já estão pelo menos dois grupos formado e a criar uma certa dimensão! Era bom que as pessoas se organizassem por freguseias! A campanha consiste em num só dia limpar todo o lixo dos recintos públicos, prais, mar e florestas... Na estónia num só dia recolheram 10.000 toneladas de lixo! As entidades públicas, empresas, instituiçoes, associaçoes, escuteiros, grupos corais, escolas, enfim todos estas redes que têm capacidade de organização rápida, devem dar o exemplo e fornecer material de apoio, recolha de lixo etc... Sugiro que vão à pagina: http://limparportugal.ning.com/ registem-se e depois escolham o vosso concelho no mapa e juntem-se ao grupo!

Aproveitem para ver o filme!
Filipe Tavares disse…
Quando disse dois grupos formados, referia-me ao grupos do nosso arquipelago, mais especificamente o de Ponta Delgada e Ribeira Grande.
aguia disse…
Fez no passado dia 19 de Janeiro 5 anos que foi publicado no jornal Açoriano Oriental uma página com o anúncio do concurso pública para a recuperação do edifício da Cada do Povo do Porto Formoso.
Cinco anos volvidos e o que se vê é a sua degradação cada vez maior e niguem lhe bota a mão.
JAGPacheco disse…
Depois de ter sido anunciado um Post para desenjoar o Natal e chumbada uma sugestão sobre voos Low cost. Eu imaginava que o Regedor apresentaria um Post sobre as escutas ao Pinto da Costa ou talvez sobre a recente exposição da Clara Pinto Correia.

O ambiente é sempre pertinente e são muito boas, estas chamadas de atenção. Quem anda a pé por atalhos e canadinhas, e infelizmente não é só no Porto Formoso, fica surpreendido com pequenas lixeiras a céu aberto.
É difícil mudar mentalidades, o Regedor tem razão só a Escola pode alterar esta visão míope do mundo que nos rodeia.

Era uma vez um Porto Formoso, uma comunidade essencialmente rural, com pouco lixo doméstico. As “lavagens” iam directamente para a pia do porco, o restante lixo (naturalmente biológico) era atirado para a estrumeira. Ali á sombra da figueira as galinhas procediam á reciclagem. Depois de fermentado por “compostagem” o lixo transformava-se em estrume. No Outono seria lançado á terra como fertilizante. Era sinónimo de boas colheitas.

Nos dias de hoje convivemos com o plástico o vidro e outros materiais, que melhoraram a nossa qualidade de vida. Infelizmente muitos de nós não tem a sabedoria dos antigos, para dar novos destinos a novos produtos que até podem ser perigosos.
deus2deus disse…
Vamos ver se a junta adere a este programa das ecofreguesias.

Julgo a junta ter feito um bom trabalho na colocação de ecopontos e contentores de lixo espalhados pela freguesia...precisava mais uns ecopontos mas o trabalho está sendo bom.

O lixo nesta freguesia está na cabeça de gente atrasada..O outro dia vi um senhor de meia idade ir com o neto desgarregar lixo ao lado do campo de futsal. Vejam bem o ensinamento que está dando ao seu neto!!

Esse programa ecofreguesias ia servir para limpar a porcaria que gente assim faz.

águia no proximo sismo a casa do povo vem abaixo.

Adeus
Filipe Tavares disse…
Aproveitem para se juntarem à iniciativa "limpar portugal", é só um dia e o contributo de cada um será uma lição para muitos outros! Não esperem pelos outros que se calhar esperam por voces. avancem e registem-se! A JUNTA poderia muito bem associar-se a esta iniciativa, e planear por exemplo um levantamente de todas as lixeiras e zonas que precisam ser limpas! ribeiras, ruas, recantos etc... Empresas podem disponibilizar transportes, a Junta pode arranjar transportes, entregar sacos de lixo, luvas ou outros utensilios importante e seria uma forma de fazer uma limpeza geral à freguesia num só dia, com a ajuda de todos e sem grandes custos! os que não participarem vão certamente respeitar quem limpa e possivelmente ser mais cuidadosos e deixar de poluir!

Abraço!

O Grupo folclórico por exemplo, tem elementos suficientes para iniciar e contagiar os outros habitantes da Freguesia...

Registem o vosso grupo em http://limparportugal.ning.com/

é já no dia 20 de Março!

Dêem o exemplo. só fica bem! Porto Formoso pode ser destacado a nivel Nacional, dependendo da taxa de participação!
Filipe Tavares disse…
ECOFREGUESIA deve começar a 20 de MARÇO!

Vamos Lá EMANUEL FARIA! dá-lhe gás!
certo disse…
Acho que o Regedor está de parabéns por ter escolhido um tema tão pertinente! Valeu a espera.

Mais do que apenas falar mal, gostaria de também apelar aos membros da Junta de Freguesia para que façam a inscrição neste programa. Será uma forma gratuita de fazer um diagnóstico da situação e serem aconselhados, por pessoas competentes, sobre como eliminar os problemas que irão ser identificados.

Acredito que passem pela cabeça das pessoas da Junta pensamentos como "A gente vai concorrer mas depois o povo não vai aderir! Não vale a pena!" ou "já está tudo limpo". Se assim for, parem por um segundo e reflictam mais um pouco. Convençam-se uns aos outros. Se continuar a existir alguém que não concorda, então este alguém é melhor que deixe a junta, demitindo-se destas funções públicas.

Estes são daqueles temas em que ninguém pode dizer que não concorda. Não aderir será um sinal muito claro de incompetência. E não haverão argumentos suficientemente válidos para argumentar o que não pode ser argumentado.
Com isto espero também ter invalidado todos os hipotéticos argumentos!!!

Esta mensagem não serve apenas para a "direcção". Serve para toda a Junta (não é só dar o nome para a lista) e Assembleia.

Qual é a opinião do Gaudêncio?
Qual a opinião do João Carlos? Da Drª Elsa? Do Ruben?
certo disse…
Para quando a página de internet da junta?
Querem que faça uma página por 100€ em 5 dias?

Não quero agora desmoralizar ninguém, estaria a ser incongruente. Mas tenho uma dúvida muito grande e também curiosidade porque vivo o Porto Formoso. Como não tenho disponibilidade para assistir às reuniões da Assembleia gostaria que alguém dissesse aqui o que se fez na Junta desde as eleições até agora.
deus2deus disse…
Com este programa é que se vai ver quem anda na Junta a passar férias ou quem anda para trabalhar para o Porto Formoso.

O presidente da junta com a sua esperiência vai por o Porto Formoso no programa e quando os membros do PSD na assembleia perguntarem ele tem a resposta na ponta da lingua!!! ah ah ah

adeus
Filipe Tavares disse…
Uma mensagem de cristina tavares para todos os membros de RGR - Ribeira Grande em LimparPortugal!

olá.
a hora da reuniao de dia 30 de janeiro foi alterada para as 15:30- 15:45 ( rua joao de melo abreu, nº 26 em ponta delgada)
para os membros do grupo com quem já falaei e para os que quiserem se unir ao nosso, podem ir fazendo a localizalçao das lixeiras na zona da ribeira grande e entrando em contacto com a câmara e ver os apoios que conseguem.
dia 30 reuniremos os dados.
obrigada
cris



SE QUEREM MAIS INFORMAÇÕES!!! COLOQUEM???

Filipe Tavares
914646459
ventoencanado@yahoo.co.uk

PARTICIPEM AMIGOS!

A JUNTA QUE SE MEXA!!! DÊ O EXEMPLO. DEPOIS VAI VIR NAS NOTICIAS!!!
EMANUEL - DÁ-LHE GÁS!!!
ABRAÇO
Filipe Tavares disse…
http://limparportugal.ning.com/



VEJAM O VIDEO!
O Regedor disse…
Oh Filipe que confusão!

Este Eco-Freguesias é uma coisa e o Limpar Portugal é outra.

Acho o Eco-Freguesias muito mais interessante. Mais pensando e feito com mais calma e com maior impacto do que um grupo de pessoas que actua num só dia, uma vez no ano.

Contudo, o Limpar Portugal também não deixa de ser uma boa iniciativa.

Este comentário foi apenas para deixar as coisas mais claras.

Cumprimentos
Filipe Tavares disse…
Ainda bem que fizeste o comentário!

Eu pessoalmente não vejo nada de especial nesta coisa da EcoFreguesias. Para mim é apenas uma coisinha que o Alamo de Meneses se lembrou de fazer para depois meter nos discursos e encher a lista! tudo coisas sem tarelo!

A limpeza da Freguesia é um direito que nós temos e mais nada.

Quem olha para este prémio para a ECOFREGUESIA, espera logo que a Junta meta mãos à obra!

Eu cá penso que o Limpar Portugal é muito mais enriquecedor, tem muito mais impacto, dá uma grande lição, fomenta a união entre os cidadãos, o espirito de organização e cooperação próprio de uma sociedade Civilizada. No fundo é uma lição pra muitos e irá tocar na consciencia de todos!

Peço então, se me permites, que cries um novo post, para discutirmos e organizarmos e identificarmos locais do porto Formoso porque sei que as gentes do PF não vão querer ficar atrás nesta iniciativa.

Um Abraço ao REGI
Filipe Tavares
Filipe Tavares disse…
Se o Alamo tivesse mesmo preocupado, arrumava melhor a casa (secretaria do ambiente) pois a inspecção do Ambiente não é eficiente. Nada funciona dentro deste departamento!

Tenho fonte segura.

É um serviço recente e não é eficaz.

Se realmente tivesse preocupado, fazia como em Zurich ou até mesmo em Singapura! MULTAS PESADAS para os queixos.
MPFurtado disse…
Parabéns ao Regedor por este tema!

Este tema ´é bastante sugestivo pelo impacto que queria em cada um de nós.

Nós passamos a ser uma sociedade de consumismo, ao estilo "Amaricano" avariou , se ade ocupar mais um canto, deita-se fora. A chatice de contactar com quem de direito, de remover o monstro, isto porque ligamos e quem fala do outro lado é uma gravação, para o cidadão menos informado, não dá para entender. Então carrega-se e leva-se mais abaixo e fica resolvido, é assim que hoje, se faz não só no Porto Formoso, mas sim também nas cidades. Quem quer ver basta andar pela preferia, e ver os monstros alojados em pequenas e grandes lixeiras. Não é fácil safarmos deste degredo, irá continuar, meio escondido dentro e fora das bermas de caminhos e estradas!.... Não se pense que seja defeito, deste País, não. Basta andar um pouco pela Europa e até mesmo na América se vê o mesmo!....

Uma sugestão minha e que não era difícil, seria de nós todos identificar, com o registo de uma foto, todos os pequenos focos de lixo expostos na preferia desta freguesia e mandar estas fotos para o "mail da Casa da Mosca", ponde ao critério do Regedor a sua publicação neste Blogo, e só ai depois de identificados, combinar um dia, ou vários e remover todos estes resíduos, já identificados e visto por nós nesta Casa da Mosca, assim talvez fosse fácil limpar aquilo que outros sujaram.

Será que irá valer esta ideia?... Vamos a ver quem será os primeiros a enviarem as fotos?.... e se O Regedor concorda?........
Filipe Tavares disse…
É isso mesmo Caro MPFurtado!

registe-se no Link que indiquei nos meus comentários anteriores, e vamos esperar que o Regedor inaugure o post de debate e organização do contributo dos Portoformosenses à iniciativa LIMPAR PORTUGAL! é já no dia 20. veja o video.

O trabalho passa mesmo por aí! que os cidadãos identifiquem todos os focos de pouluoção!
O Regedor disse…
Gostei da ideia. Vou misturar e voltar a dar.

Filipe,
também gosto do Limpar Portugal.

Caro MPFurtado,
aceito o desafio de colocar as fotos de quem me mandar.

Meus amigos, vou edidar o actual post colocando um link para o Limpar Portugal e um apelo ao envio de fotos para A Casa da Mosca.

Assim, quem tiver fotos de lixo à deriva no Porto Formoso pode enviar para acasadamosca@yahoo.com que as imagens serão publicadas. Enviem a data e o local para melhor identificação.

Cumprimentos
O Regedor disse…
Vejo muita gente preocupada com o Ambiente e a Natureza da nossa freguesia.

Ainda bem! São essas as nossas principais riquezas.
O Porto Formoso (ainda) não é valorizado pelo cimento, mas sim pelas nossas paisagens e recantos!
Silva disse…
A ideia é boa vou ver se consigo contribuir. Espero ver o Porto Formoso Limpo.

Vamos ao Trabalho.
deus2deus disse…
Vou ver se mando uma foto ao regedor

adeus
O Regedor disse…
Toca a enviar fotos de lixo espalhado pela freguesia!

Recebi umas agora mesmo!

Brevemente serão publicadas!
Jabf disse…
Uma iniciativa como essa é sempre bem vinda, ainda para mais quando sabemos nós que o lixo é um mal inevitável que tem de ser cuidado.
No Porto Formoso nem todas as boas iniciativas fazem eco, embora uma freguesia com tantos e bons predicados paisagisticos merece, sem dúvida, ser um exemplo de Freguesia Limpa.
Muitas vezes, o lixo encontra-se no interior de mentalidades. Mentalidades essas que tardam em separar o correcto do incorrecto, e colocá-los nos "ecopontos" da ética. Não é fácil mudar, mas será fácil começar a mudar...oxalá, que a lógica dessa iniciativa seja o interiorizar de um eco, numa freguesia ecológica!



Um Abraço
JASRAPOSO disse…
Estive hoje na Praia dos Moinhos, mas sem máquina fotográfica.

Os balneários estão uma autêntica desgraça. Os portões de acesso são de grades o que fez com que o mar invadisse o seu interior danificando alguns bens e deixando tudo coberto de areia e lixo.

Lanço aqui um apelo à Câmara Municipal para mandar limpar aqueles balneários de modo a evitar-se a sua sua degradação.
SOS COSTA NORTE disse…
Perdeste uma boa oportunidade de tirares umas fotos para meter no blog!

vê lá se te lembras de a levar na próxima vez!!!

soscostanorte@gmail.com
deus2deus disse…
Pobre o povo que não respeita a sua freguesia!

adeus
deus2deus disse…
Pobre o povo que não respeita a sua freguesia!

adeus
Filipe Tavares disse…
JA QUE SAIU NO DIARIO DOS AÇORES, TRANCREVO PARA AQUI O ARTIGO DO MANUEL MONIZ:


"Por uma questão de vergonha na cara!

Escrito por Manuel Moniz

Segunda, 01 Fevereiro 2010 14:23

Recebi esta semana em casa mais um exemplar do jornal “Açores 9” e desta vez não me contenho: esta pouca vergonha vai ter de acabar, e se não for de uma maneira será de outra! Porque se o Governo não tem vergonha na cara, eu, como açoriano, tenho – e isto é uma mancha no nosso bom nome de açorianos!
Desde logo, este não é um jornal qualquer. Quer dizer, não é um jornal sequer: a sua ficha técnica, que prima por afirmar que tem um gabinete de “consultores jurídicos” com dois advogados (!?), não cumpre mais nenhuma legislação em vigor para os jornais verdadeiros. Nomeadamente a mais importante: o registo do título. Ou seja, não é um jornal.
Mas o mais grave ainda é a relação perigosíssima que este (não sei que lhe chame, pois o disfarce está bem feito), digamos, folheto publicitário, tem com os dinheiros públicos. Há meses sem conta que o Governo anda a colocar ali 3 páginas de publicidade, sabe-se lá através de que rubricas orçamentais. Nesta edição, chega-se a cúmulo de haver 3 páginas de publicidade do Governo e 1 de privados. Mas que disparate é este? O Governo não só é o principal accionista deste folheto, como é já praticamente o único (até porque dos 4 quartos de página de publicidade privada, 1 é do próprio jornal).
Ou seja, o dinheiro dos contribuintes está a ser utilizado para promover um folheto publicitário muito sui generis. É ver, por exemplo, a “manchete” deste mês: “A Arte de Governar no caos”, diz o folheto, sugerindo que os Açores são esse caos. “Governar uma Região tão acidentada como as ilhas açorianas requer muita paciência e um savoir faire que não perdoa erros. Assim, 2009 foi um ano duro para o governo de César, que já tem apanhado turbulências enormes na sua já longa viagem política à frente dos destinos insulares. Não fora a clareza de pensamento e a sua indomável vontade (que muitos confundem com teimosia), e César já era…!”
Mas isto é aceitável? O Governo pagar para fazer chegar às casas dos açorianos textos de propaganda dissimulados em forma de jornal? Tenho muita pena, mas não. Tudo o que o Governo fez os jornais penar, esvaziando-os para engordar uma máquina de propaganda perfeitamente imoral, tem de ter um preço. Fica o aviso muito claro: eu, com o 1/244.000 que detenho nestes Açores, não quero jogadas dessas. Porque se não têm vergonha na cara, eu tenho!"
O Regedor disse…
Mais umas fotos do lado sujo do Porto Formoso adicionadas.

Deixem de fazer lixo e limpem o lixo destas imagens.

Cumprimentos
Silva disse…
Deixar de fazer lixo, acho pouco razoável?.... Mas por no seu lugar próprio!...Sim!....

Enfim o que se ade fazer, depois das imagens, já não resta duvidas. Duvidas, estas sim, quem tem o direito de vistoriar e fazer com que se limpo de imediato, penso que a Junta de Freguesia tem conhecimento destas barbaridades, e faz por não saber? Assim os prevaricadores, ficam impunes. esta devia fazer Ofícios a dar conhecimento à Camara para de imediato se remover os monstros por aqui abundam e pelos vistos não são só nestes locais, e já ali perduram à muito tempo, aqui já expostos aos leitores desta Casa da Mosca, que tem a coragem de publicar com o intui-to de termos uma freguesia limpa. Pois a sua intenção, não passa a; mais do que isto.

Deve a Junta promover por entre a Edilidade competente, (o já devia ter feito há muito tempo) para a remoção destes mamarrachos, o mais breve possível, de forma que esta freguesia seja, o espelho deste País.

Do Silva, com o lixo!... Sim mas nos seus lugares próprios.
Vamos todos limpar o Porto Formoso.
deus2deus disse…
Já se sabe que a junta devia aderir ao EcoFreguesia e mandar a secretaria e a câmara recolher estes lixos espalhados para o Porto Formoso ficar mais bonito.

Limpo não é quem limpa limpo é quem não suja.

Adeus
zequinha disse…
Participo pela primeira vez neste blog porque sou um amante da Natureza do Porto Formoso e estas imagens fazem-me ficar triste.
Quero dizer que quem continua a sujar devia ser multado porque só assim ia-se parar com esta porcaria. O Porto Formoso é lindo não merece isto.
No mais acrescento o que foi escrito neste blog "a junta deve contactar com a câmara ou secretaria do ambiente para limpar esses focos de lixo".
Sei de fonte proxima da junta que não vao aderir ao ecofreguesias mas isso não impede de limpar esses focos de lixo.
Queria saber o que fazem os elementos da assembleia do PS e do PSD? Perguntam por esta situação? Vão para ali discutir futebol ou para receber 15euros por mês?

Um abraço ambientalista
MPFurtado disse…
Ora vejam como foi fácil publicar estas bonitas imagens "que de bonito nada teem" mas ouve logo amigos da natureza prontos para dar o seu melhor e provavelmente, foram ao encontro destas barbaridades, nem só por cá, mas um pouco por todo o País, se vê destas mazelas fruto do consumismo e depois é o ver se te livras, e vai disto é já logo ali!.....

A meu ver, vejo que as Escolas deviam, de sensibilizar as crianças para a ecofreguesia, em colaboração com Junta de Freguesia, devia apoiar com a logística, necessária ao invento simbólico,"limpar? Limpo quem de direito" daria até um ambiente de festa com o titulo de freguesia mais limpa não há!....Claro o algodão não engana!.....

Depois destas imagens deixarem de ser verdadeiras, devia o Regedor pedir a colaboração de quem estive-se interessado, mandar novas fotos, com as aqui, referenciadas já limpas.Há mas estas são as que aqui se vê mas há muitos destes lugares sem fotos.


Que bonito seria;
ver esta Freguesia limpa
O Regedor disse…
É o Porto Formoso uma freguesia limpa?

Parece-me que sim. As ruas estão limpas, existem caixotes de lixo e os recantos não estão poluídos.
No entanto, existem alguns pontos onde podemos encontrar lixo depositado (como podemos ver na imagem).
Para isto há duas soluções:
1- as entidades competentes assobiam para o lado e fingem que não sabem de nada;
2- as entidades competentes procedem à limpeza destes locais.

É simples a escolha.

Claro que o Regedor procederá à colocação de fotos dos mesmos locais caso entretanto forem limpos.

Cumprimentos
Filipe Tavares disse…
Muito bem Regi, mas acredito numa coisa:

Os engraçadinhos que virem que as entidades competentes vão lá limpar os espaço, podem pensar que isso será sempre assim, no entanto se virem que grande parte da população vai aderir à limpeza da sua freguesia no dia 20 de Março, possivelmente para não ficarem mal, também poderão envolver-se na iniciativa e nunca mais voltar a repetir o mesmo erro!

Também pode aconter, estarem-se puramente a marimbar para o que quer que seja! Neste caso requer-se maior vigilancia, denuncia da população, e multa severa aplicada com obrigação de limpeza do local por parte do criminoso!
Silva disse…
Até hoje tinham aderido 20 freguesias da ilha de São Miguel, há eco-freguesa limpa, conforme noticia hoje publicada no Açoriano Oriental. Será que a nossa freguesia também já aderiu ?.... Ou nem fazem reparo?..... Provavelmente estão-se nas tintas para inventos desta natureza?.....O tempo dirá.
007 disse…
É assim ,pelo que me chegou á minha cx de correio acho que o programa ECO FREGUESIA , é uma opurtinidade unica de se dar mais e melhor á nossa freguesia e acho que o presidente da junta e seus membros de assembleia estão atentos ao programa e pelo que sei vai haver uma reunião de assembleia agora este sábado , motivos não sei mas oxalá fosse para debater este e outros assuntos que pedem alguma responsabilidade e urgencia .
Mas uma coisa é certa não basta ,aderir mas tambem divulgar e falar porta a porta deste projecto e ai sim sensibilizar as pessoas para esta causa!!!
007 disse…
Tinha me esquecido , de aqui pedir que para haver um bom trabalho de desenvolvimento na freguesia e respondendo a alguns coméntários menos sábios éra nesseçário que todos os membros da assembleia aparecedem ás reuniõs de assembleia e principalmente o nosso presidente, e é assim podem contar com o PSD na assembleia de freguesia para ajudar no desenvolvimento e progressão da freguesia , acho que todos os que estão lá estão atentos e com vontade de em bom senço trabalhar em prol da nossa freguesia.
007 disse…
Já agora convido a todos os formosenses a pesquizarem as actas das assembleias da câmara da R.GRANDE , porque são publicas e se calhar alguem vai saber do que se fala lá do PORTO FORMOSO!!!
Quanto aos meus tiros não darei mais , e não me esqueci deles apenas em vez de atirar para ninguem irei provar tudo o que digo!!!
007 disse…
Caro "zequinha" gostava gostei de saber que existe pessoas que gostam da natureza e se preocupam com a freguesia , mas no entanto fiquei impressionado ao ver o seu coméntário a divulgar os "recibimentos" do membros da assembleia !!!! mas acho que não sabe o que diz e tanto não sabe que lhe digo que estão agendadas 4 reuniões de assembleia por todo o ano que se segue e apenas haverá excessos destas mesmas se motivos alheios se confirmarem e mais lhe digo existe um tesoureiro na nossa junta que lhe poderá confirmar que apenas existe 12€ e qualquer coisa por cada reunião e não por cada mês!!

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso