Eco-freguesia ou não?


Será que o Porto Formoso foi uma das freguesias dos Açores a ganhar o galardão de Eco-freguesia?
A resposta é NÃO!

Numa iniciativa do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), decorreu de 14 de Janeiro a 30 de Setembro de 2010, o programa “ECO Freguesia: freguesia limpa”, ao qual se candidataram 112 Juntas de freguesia, abrangendo as 9 ilhas da Região Autónoma Açores.
O “ECO Freguesia: freguesia limpa” tem como principal objectivo reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de freguesias em colaboração com as populações, nomeadamente na limpeza, remoção e destino final dos resíduos nos seus espaços públicos e com ela pretende-se premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes. Às Autarquias competia desenvolver os procedimentos e tarefas necessários à classificação, remoção, transporte e entrega dos resíduos em destino final adequado, nomeadamente:
a) Incentivo ao voluntariado, solicitando-se o envolvimento da comunidade a fim de manter a freguesia limpa;
b) Retirada de resíduos do espaço público da freguesia podendo ser abrangidos os quintais, pastagens e terrenos baldios, entre outros;
c) Encaminhamento para destino final de resíduos sendo que os cidadãos, colectiva ou individualmente, fazem chegar à Junta de Freguesia a fim de serem acondicionados e classificados;
d) Saúde Pública, sensibilizar para as questões relacionadas com os roedores e a propagação de doenças.
A avaliação do trabalho desenvolvido pelas Juntas de Freguesia candidatas foi efectuada por um Júri, constituído por representante da SRAM, da Câmara Municipal do respectivo Concelho e das Organizações não Governamentais locais, na área do ambiente.
Assim, o galardão foi atribuído quando se verificou um claro empenho da Junta de Freguesia na limpeza do espaço público do seu território, demonstrado pela limpeza dos locais públicos, pela motivação dos proprietários dos terrenos privados, pela realização de acções de sensibilização e ainda, pela colaboração com outras entidades para a prossecução destas acções.Neste contexto, foi atribuído o galardão EcoFreguesia a 71 das 112 freguesias inscritas, o que demonstra o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes, bem como a importância que uma gestão adequada dos resíduos contribui para o bem-estar das populações.

Fonte: Portal da Presidência do Governo dos Açores


Uma desilusão portanto. Tanto mais que a Junta de Freguesia do Porto Formoso parecia empenhada na limpeza da freguesia, pois foi adquirida uma carrinha com o símbolo do programa Eco-freguesia na porta. O que falhou?

Resta informar que os nossos "vizinhos" São Brás e Maia conseguiram o galardão. Mais uma facada na nossa auto-estima.
p.s. a lista das freguesias vencedoras aqui

Comentários

Unknown disse…
Ganhadoras?????
Francamente!!!
Vencedoras, sff!!!
Silva disse…
Ecofreguesia
Depois de grande furor, em o Porto Formoso ter aderido à ecofreguesia, esta não foi contemplada com prémio, a condizer com suas mais proximas a nascente S. Bras e Maia, que assim viram ser reconhecidas o seu trabalho. Será que foi por motivos das obras da SCUT, que não deixou limpar a freguesia? Então o anda o orgulho dos Portoformosensos. Algo de muito mal se passa!.......
O Regedor disse…
Caro pardal,

corrigido. Lá dizia o outro: "o português é uma língua muito traiçoeira".
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Traiçoeira, não!
Isso é puro mau português!
É o mesmo que dizer "ladronas"...
deus2deus disse…
A carrinha da junta serve para caçar coelhos.

O último ano da junta foi vergonhoso e o pouco que fizerem foi varrer as ruas. Uma junta que não faz nada é derrota certa da próximas eleições.

adeus
Jabf disse…
O mundo é o ecossistema da humanidade, o maior e verdadeiro habitat de todos os seres vivos.
A procura da qualidade de vida é um objectivo comum entre todos os seres humanos; somos nós que temos a capacidade para agir de acordo com a ética, e com ela tentar nunca beneficiarmos em detrimento de todos os outros organismos vivos.
Atualmente e, pese embora, a ciência da Ecologia já ter mais de um século, a verdade é que o equilíbrio entre todos os seres vivos e o meio ambiente é deveras muito relativa. E essa ciência só vem alertar as pessoas quando essas não agem adequadamente, com os princípios morais .
Hoje em dia, nada se faz na ausência de interesses ocultos, e aqueles que têm o poder em sua mão, conseguem superar todas as éticas.
O importante é haver consciensalização, compreendendo que o que é realizado pelo Homem acaba sempre por ter efeitos positivos e negativos, e é nesse antagonismo de valores que se deve encontrar o equilíbrio entre o que foi realizado e o que deixou de existir.
Se oferecermos à Ecologia um significado inflexível de como se deve encarar todas as atitudes do Homem na terra, então aí estaremos a por em risco o nosso equilíbrio mental.
Ninguém é dono da razão e a razão nunca é indiscutível, por isso e por tudo o que sucede no mundo actual, é natural que se acendam fogos de opiniões diversas e divergentes quando e com ajuda de meios tecnologicamente mecanizados, destrua-se uma paisagem para se conceber outra.
Entre essas duas paisagens, uma na qual já ficou na memória, alimentar-se-ão apreciações controversas, que entretanto mais controversas se tornarão quando num futuro curto, aqueles que defendiam a primeira paisagem irão proteger a segunda, da qual forma críticos, quando uma terceira surgir. Portanto, a facilidade de nos habituarmos às mudanças que a evolução da vida gere, é o essencial para que se conclua que a vida na terra divide-se entre o sobreviver dos animais irracionais e e o viver dos racionais... e somos nós os dominadores.

http://serpessoasemfernandononome.blogspot.com
O Regedor disse…
E sendo dominadores podemos decidir o que fazer com a Natureza que nos rodeia. Decidir respeitando-a.
O Porto Formoso foi tocado pela Natureza. Ela deu-lhe imensas belezas naturais, solos férteis, uma baía, águas termais, ribeiras, cascatas, mas também maresias, ventanias, cheias e sismos. Estamos em constante troca de emoções com a Natureza. Pena que a geração actual tenha um enorme desrespeito pela Natureza, deitando lixo em todo o lado, destruindo as nossas belezas naturais, deixando para os nossos filhos um mundo mais pobre e feio. As poucas oportunidades de melhoria, como este programa Eco-freguesia, são deitadas, também elas, ao lixo.

O Porto Formoso poderia ser uma freguesia modelo na sua relação com a Natureza e com isso ganhar muito em termos de desenvolvimento sustentável.

Palavras vãs num tempo em que as sacas de cimento e a política de vão de escada são rainhas.

Cumprimentos
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
JASRAPOSO disse…
CONVERSA DA TRETA

1 - O fumo passivo mata mais de 600.000 pessoas por ano, das quais 165.000 são crianças. Felizmente na n/ freguesia há muita gente que deixou de fumar.

2 - A violência doméstica nos Açores originou mais de 900 participações às autoridades competentes. Infelizmente o Porto Formoso também engorda estas participações. Pena é que muitas pessoas ainda sofram esta violência em silêncio e não participem a quem de direito.

3 - A n/ RTP acabou com o programa Contra-Informação. Uma tristeza essa RTP.

4 - Cerca de 40.000 empresas, em Portugal, não vão pagar o subsídio de Natal este ano. É apenas o princípio da crise que está instalada em toda a Europa.

5 - Cada português produz cerca de 400 Kgs de lixo por ano. Quando é que iremos aprender a reciclar....
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Diziam à dias que o Emanuel Faria ia-se candidatar à casa do povo. Não sabia que ele tinha uma lista mas sabia de outra lista que acho que é encabeçada pelo Emanuel Furtado e pelo José Eduardo Cabral e mais uns elementos que são dinamicos segundo dizem.
Qualquer das listas que ganhar espero que faça um bom trabalho que esta casa do povo já está mais que morta e enterrada.
anonimo disse…
a casa do povo do porto formoso para voltar a ter vida so um milagre eu acredito que a pessoas no porto com força bastante o sr EMANUEL FURTADO E UMA DESSAS PESSOAS
deus2deus disse…
Prefiro a mudança. O Emanuel Furtado e a sua lista são pessoas dinâmicas e vão tirar a Casa do Povo da lama e da vergonha em que deixaram-la.
Faço-me sócioda Casa do Povo para votar.
Não me lembro o blogger que disse a verdade da junta não ter 1000euros para inscrever a equipa de futsal depois de ter comprado equipamentos, sapatilhas, feito o campo, , iluminação,... esta JUNTA ESTÁ PIORANDO.

adeus
anonimo disse…
sr emanuel furtado o porto formoso esta do teu lado vamos la mudar o rumo da casa do povo estamos a espera que diga que e candidato a presidente da casa do povo do porto formoso
anonimo disse…
sr joao branco o melhor que tu fazes e sair da junta para teu bem o ps esta de olho em ti para presidente de junta
aguia disse…
É bom que o Regedor tenha aberto o blog novamente aos anónimos; vamos ver como é que eles se portam.
anonimo disse…
aguia quem es tu nao es anonimo
anonimo disse…
casa do povo do porto formoso vai a obras dentro de 6 messes o dinheiro ja esta a ordem do sr presidente da casa do povo
anonimo disse…
quanto ao futsal a junta fez o campo paga a luz comprou equipamentos sapatilhas mais a junta nao pode fazer e a casa do povo nao da nada sera que e a junta que tem que dar tudo sr presidente da casa do povo do porto formoso tem de passar mais tempo na sua terra para ver os problemas que nos temos desculpa sr laudalino mas nao e favor fazer bem a nossa terra que tambem e sua
anonimo disse…
isto e para o sr presidente da casa do povo reflectir para bem do nosso porto formoso
anonimo disse…
Mas nós ainda estamos bem. vejam o caso dos nossos vizinhos de S.brás. A Junta está lá há um ano e o que fez? "Criou" 4 ou 5 postos de trabalho para pessoas que não estão a fazer nada o dia inteiro, ou seja, não se criou trabalho, inventou-se! E como sempre quem andou atrás da campanha do PS é quem está a chupar no bico de teta maior. Ao que parece nunca foram vistos tantos cheques passados às mesmas pessoas em hora de atendimento. Hajam tetas! E que dizer do Presidente? Quem é o presidente em S.brás? Técnicamente será o Sr. Rui mas dizem que quem anda de um lado para o outro como uma abelha é o José António... mal empregados votos...
Como vêem meus caros, não temos nada que invejar os nossos vizinhos.
anonimo disse…
Algumas pessoas do Porto Formoso foram "cortadas" no Rendimento Social de Inserção. Até aí tudo bem. Revoltadas com a situação não tiveram mãos a medir. como estão habituadas a receber dinheiro sem fazer nada entraram no mundo da droga...o mais grave é que levaram os filhos junto.
São os próprios filhos que fazem de correio levando o produto a casa de alguns "bicos chatos" da nossa terra que não gostam de dar a cara mas que estão entalados até às orelhas.
JASRAPOSO disse…
No dia 14 do corrente realisa-se no Porto Formoso a festa de N.S. da Graça, prégando ao Evangelho, o sr. Padre Antonio do Presepio Moniz.
Esta festa será precedida de triduo, com sermão pelo Vigario das Furnas, sr. Padre José Jacinto Botelho.
Estão convidadas para acompanhar a procissão, as bandas «Voz do Progresso» desta Vila e «Lira do Norte» de Rabo de Peixe.
Na segunda feira haverá uma festa votiva e arrematações de tarde, tocando por esta ocasião a filarmonica de Rabo de Peixe.
O nosso amigo, sr. Padre Laudalino da Ponte Faria, zeloso paroco daquela freguezia, emprega os seus melhores esforços pelo brilho destas festas.

In Ecos do Norte, Ano IV, Série 2ª, Nº 160, de 6 de Setembro de 1919, pág. 3
anonimo disse…
chegou me ao ouvido que a pessoas no porto formoso a ganhar dinheiro pelos dois lados ou seja tem o ordenado do centro de emprego e ao mesmo tempo estao a ganhar o rendimento minimo e por estas e por outras que portugal esta onde esta no fundo do poço
anonimo disse…
A GRANDE MOCADA!

Ouvi dizer (assim por alto claro).., que andam pessoas na nossa terra a vestir muito bem. Lembram-se dos tempos de glória do Porto Formoso nos campeonatos da Inatel? Bons velhos tempos... o que aconteceu aos equipamentos? Bem, ao que parece foram pedidos por um certo fulano ao antigo responsável pela equipa de Inatel para servirem também no Futsal... e de que maneira! Os equipamentos nunca tiveram tanto sucesso como hoje! Servem para ir à praia, servem de pijamas, para servirem de capacho ao carregarem blocos de cimento, servem de rodilhas para calçar as botas de construção civil... eles estão em todo o lado. Até na Ribeira Grande já foram vistos... como vêem a nossa fama vai longe! Qualquer dia ainda vemos algum equipamento com umas canas atravessadas a servir de espantalho... e até que não era mal pensado, desde que o espantalho fosse colocado na porta dos responsáveis por isto. É Grande MOCA!
deus2deus disse…
O anónimo teve muita graça e disse verdades verdadinhas.

adeus
anonimo disse…
caro anonimo nao a palavras para isto e tudo verdade se fosse tu dizia o nome destas pessoas e o que eles merecem
JASRAPOSO disse…
CONVERSA DA TRETA

Chegamos ao mês de Dezembro. É a altura do Natal.

É a época de uma nova humanidade, livre, perfeita, sem maldade e construtora da paz e harmonia.

É bom lembrar nesta altura que a sabedoria recomenda que quando somos contrariados não devemos estar debaixo da ditadura da resposta, mas no aconchego do silêncio.

1 - Amanhã vai ter lugar no Salão Multiusos um almoço de convívio entre os idosos da nossa terra.

2 - A empresa municipal Ribeira Grande Mais continua a insistir na teimosia de não proteger os balneários da Praia dos Moinhos nesta época de Inverno. É deveras desolador ver o seu estado lastimável, fruto do mar agitado que tem feito na costa Norte da ilha de S. Miguel.

3 - Vai ser discutido em breve, na Assembleia Municipal, o Plano e Orçamento da Câmara para 2011.
Apetece perguntar - A Assembleia do Porto Formoso já reuniu para observar este documento e aconselhar o Presidente da Junta de Freguesia sobre a orientação do seu voto?

4 - É agradável ver que a Comissão resolveu mandar pintar a porta principal da Igreja. Também é com satisfação que se regista a afixação pública das contas da festa de Nossa Senhora da Graça.

5 - Na próxima semana - Dia 10 - comemora-se o Dia Internacional dos Direitos dos Animais. Uma boa altura para os pais e professores sensibilizarem as crianças para o bem-estar animal.
Concordo com o JASRAPOSO. Será que a assembleia da junta tem conhecimento do orçamento da câmara para poder aconselhar o presidente da junta sobre a orientação de voto?
estive á pouco no site da câmara e não encontrei o documento disponível...
Não acredito que o Ricardo Silva mostre o Orçamento às assembleias de junta de todas as freguesias muito menos ao Porto Formoso.
JASRAPOSO disse…
Os Amigos dos Açores tinham programado para o próximo dia 12 um passeio no Trilho do Porto Formoso, com o Percurso do Chá.

Devido à obra de construção das SCUT esse percurso foi subtituído por uma ida à Serra Devassa.
O Regedor disse…
No post a sair do forno...

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso