A todos os Portoformosenses em qualquer parte do mundo os votos de um Feliz Natal e de um Próspero Ano Novo!
Que a festa do "menino" seja de paz e harmonia entre todos!
Obter link
Facebook
X
Pinterest
Email
Outras aplicações
Comentários
Anónimo disse…
Nesta altura do ano, a atitude a tomar é sempre igual à quela que no restante ano não foi tomada. Porquê?É claro que cada um de nós tem motivos para não conseguir respeitar o Natal durante todos os dias...é impossivel, há que ser realista!Por isso, ainda bem que o Natal seja comemorado desta forma. Uma questão- O Natal é uma Festa estratégica ou biblicamente datada ? Se fosse a meio do ano, o impacto económico seria o mesmo? A festa atinge dois momentos cruciais do ano- o fim e o inicio! Para quem não gosta das noticias do telejornal, mas gosta das noticias do desporto, tem de esperar que o telejornal quase acabe para saber de noticias desportivas. o efeito Natalicio parece parecido (passe a redundância...para quem gosta de do sentimento Natalicio tem que esperar todo ano! Para a psicologia, também tem o seu efeito...fica o ditado -" o melhor da festa é esperar por ela", o Natal é isso mesmo!
um abraço...braga!
Um bom Natal e próspero Novo Ano 2008, tudo de bom! Um abraço a meu primo César "gaudêncio". Já não o vejo, nem me lembro!
O jornal Diário dos Açores, na sua edição de hoje, informa qual a distribuição de verbas efectuada pelo Governo Regional, no ano de 2006, no concelho da Ribeira Grande.
Em primeiro lugar ficou a Maia com 33% do dinheiro e em segundo o Porto Formoso com 16,5%.
No que diz respeito ao investimento da Câmara Municipal, ficámos bem cá para baixo.
A revista SÁBADO, na sua edição desta semana, tem um caderno suplementar sobre produtos gourmet.
Nas suas escolhas sobre o chá, coloca em primeiro lugar o do Porto Formoso.
O texto que lhe serve de suporte é o seguinte:
Chá preto de aroma forte e sabor muito agradável, persistente e intenso, com taninos, produzido por uma fábrica reerguida há poucos anos na ilha de São Miguel.
Anónimo disse…
Sempre que foi á fabrica fui bem recebido.O chá é muito bom e as explicaçoes do Sérgio são feitas com grande eficiencia.
Anónimo disse…
que este natal nos traga raios de luz que iluminem o nosso caminho e transformem o nosso,coracao a cada dia. que o natal nos traga esperanca e forca para viver. para todos feliz natal e um ano novo cheios de amor.
Anónimo disse…
o ultimo comentario e do viera feliz natal ao jasraposo e familia um grande abraco a todos os portoformoseses.
Anónimo disse…
Ontem pelas 21H35 foi sentido um sismo no porto formoso com a intensidade III/IV da escala mercali o epicentro localizou-se a 5 kilometros da freguesia
Em cada ano que passa em cada pequeno instante de Natal, em cada pensamento que temos sobre a importância dessa época, ficam sempre marcada nos nossos corações a Família, os amigos e as pessoas que realmente nos fazem falta.
Desejo a todos os Bloggers da Casa da Mosca, um óptimo natal e que 2008 vos traga 1 OCEANO de felicidade, 1 PICO de êxitos, uma vida GRACIOSA, a liberdade de 1 CORVO, a beleza das FLORES,o sossego de 1 FAIAL, a benção dos anjos S. JORGE e S.MIGUEL, o perdão de SANTA MARIA, a contemplação da TERCEIRA, 1 vulcão de saúde felicidade e sucesso.
Não podia deixar passar esta quadra, sem manifestar os meus desejos sinceros de continuação de Boas Festas e um Belíssimo 2008: Ao Regedor, aos que aqui escrevem, a todos os que visitam “A Casa”, especialmente aqueles que, nestas Festas, se encontram longe da sua Terra Natal, o Porto Formoso.
A Missa do Galo já não é, á meia-noite em ponto O licor de anis, sem raminho de funcho, não me põe tonto!
E a árvore, tão verde e simétrica, não é natural O cheiro das tangerinas, já não me lembra o Natal!
Faltam as “leivas” húmidas no presépio, a tigela de ervilhaca Dão-me azia os figos passados, já nem vejo o burro e a vaca!
Sem nenhuma razão, sem motivo especial Continuo a gostar, gosto muito do Natal!
Saudações Formosas
Anónimo disse…
isto está a aquecer agora mesmo liguei a INTERNETE e já tenho noticias quentes eu gosto é disso AFINAL O PORTO FORMOSO ESTÁ ACTIVO.
Quando escrevi um pequeno poema neste Blog sobre o meu Natal, tinha em mente chamar a atenção, para as coisas boas relacionadas com esta quadra que infelizmente vão desaparecendo. Ainda se poderia falar dos licores caseiros de tangerina, dos amendoins torrados com açúcar e muitas mais coisas boas. No entanto também temos de aceitar que Felizmente para todos nós, o Natal dos nossos dias, é passado com muito mais conforto e fartura. Nunca pensei que o poema fosse interpretado de uma forma tão básica e desperta-se tanta raiva mal contida. Afinal a época é de paz e harmonia e não vou comentar as apreciações feitas sobre o meu carácter ou a minha personalidade. Mas vou tentar esclarecer algumas questões mais gerais aqui anonimamente levantadas.
A missa do Galo É um símbolo da Festa do Natal, independentemente da hora ou do local que nela se participa. Cabendo a cada um decidir como manifestar a sua fé. Como não estamos na Idade Média é de certa forma preconceituoso avaliar as pessoas pelo número de vezes que frequentam a missa.
A árvore de natal Quem não sente saudades do cheiro da “Clipa”. Mas cortadas nesta fase do crescimento é mais uma árvore que não atinge o objectivo, para que estava destinada. Ficando a natureza mais pobre. Uma árvore artificial pode ser sempre reutilizada.
O presépio Há alguns anos a esta parte até tive a sorte de ficar em 2º lugar, num concurso de presépios tradicionais, a nível concelho da Ribeira Grande. Este ano fiz um presépio, naturalmente com “Leivas”. As “Leivas” NÃO SÃO proibidas de se apanhar. O que é proibido são alguns tipos de plantas, como a urse a queiró ou o musgo do mato. São plantas raras e típicas dos Açores. Mas existe uma grande variedade de “Leivas” que podem, e bem, decorar os nossos presépios.
Cada um faz o que pode Cada um faz o que pode, dentro das suas capacidades e no âmbito dos cargos que assume. Quem afirma insistentemente que os outros não fazem nada, certamente terá a presunção de que já fez muito. Provavelmente o que incomoda o anónimo não é a simpatia ou os afectos. Talvez seja mais o facto, de quando se lê o jornal, haver a tendência de se comparar o que se faz nas outras terras, com o que se faz na nossa.
Se o objectivo do anónimo o era silenciar-me. Pode ficar descansado. Enquanto o Regedor o permitir, aqui na “Casa da Mosca”. De uma forma construtiva, sem ataques pessoais, continuarei a avivar a memória colectiva; a chamar a atenção para as questões ambientais e patrimoniais deste grande Porto Formoso!
É uma altura propícia para agradecer a amizada que os meus amigos me dispensam neste ano que agora finda e desejar-lhes um ANO NOVO pleno de saúde e sucesso.
Existem pessoas que ficam ofendidas com algumas opiniões menos favoráveis à sua maneira de ser ou de estar na vida eu li o comentário já eliminado pelo regedor e não vi nada de provocador só que não concordo com pessoas que só estão disponiveis a dar ideias através da internet. Existem outras formas de contribuir para o desenvolvimento da sua terra nomeadamente:
- Fazer parte de uma comissão de festas do Espirito Santo
- Fazer parte de uma comissão de festas da Igreja
- Fazer parte de Conselho Administrativo de uma Igreja
- Fazer parte de Grupo de Jovens
- Fazer parte de um Grupo Desportivo
- Fazer parte de uma direcção da Casa de Povo
- Fazer parte de uma Junta de Freguesia
- Fazer parte de uma Assembleia de Freguesia.
Mas naturalmente será muito melhor criticar através da internet no quentinho da nossa casa o trabalho de todas as pessoas que fazem parte das organizações acima mencionadas.
Anónimo disse…
òh sr. anónimo mas nem que pagassem 1000 euros alguém com juizo na cabeça ia pertencer a comissao de festas ou a casa do povo.
Criticar de uma maneira bem feita bem vindo e pode trazer melhorias, mas já se sabe que há uns senhores com "s" pequeno que não podem ser criticados e acham-se uns deuses de freguesia.
bem hajam os criticos e os mandriões!
Anónimo disse…
Antigamente tinham licenciaturas por terem notas de dinheiro hoje felizmente temos licenciaturas por termos notas referentes aos testes e isso doi muito a algumas pessoas mas felizmente já não estamos no tempo de quem tinha dinheiro a que manda-va viva o 0 25 DE ABRIL DE 74
só no porto formoso temos cerca de 30 licenciados
Anónimo disse…
estou totalmente de cordo
Anónimo disse…
Oh Oh nada de ofensas antigamente agente fala pessoalmete mas agora falamos atraves da intertet. pessoalmente gostava do tempo de antigamente.
Anónimo disse…
quando eu era pequeno havia bombas de carnaval só na altura do carnaval agora no NATAL não se consegue dormir enfim outros tempos outras mentilidades
Anónimo disse…
Estou de acordo com os ultimos anonimos e com o meu fotocopia critico mandriao II sem ofensa. Antes haviam uns senhores que mandavam no Porto Formoso e toda a gente baixava a orelha e nem havia ordem para pensar.
No nosso tempo de hoje em dia ainda ha gente que pensa que vive nesse tempo da fome e da ditadura e não estou falando de idosos, estou falando de gente com 40 ou 50 anos que têm ideias mais para tras do que o 25 da abril, ideias tao ultrapassadas que nem o Salazar tinha. Todos podem criticar alguem desde que haja respeito e quem nao sabe viver com isso devia ter vivido antes do 25 de abril. Pensam porque pertencem a isto ou aquilo não podem ser criticados. Essa gente esta ultrapassada ha mais de 30 anos. Graças a Deus hoje todos podem estudar e pensar pela sua cabeça e não ir como carneiros atrás do senhor só porque ele é que manda. e mais, quem quiser pode pertencer a essas coisas todas que um anonimo disse e quem quiser pode não pertecer a nada e ninguem é melhor que ninguem por causa disso. abraço e viva a Liberdade para mal dos que gostavam de mandar calar.
Anónimo disse…
Fui visitar a minha familia ao Porto Formoso para dar as boas festas e fiquei muito triste por ver que a casa do Sr. josé Raposo não tinha as luzes nas arvores no jardim, para mim era um marco importante do Natal ver aquelas luzes coloridas eo presepio que fazia era lindo de ver minha mãe levava-nos sempre lá para apreciar principalmente a banda da musica, adorava ver . Para ele e familia um enorme beijo de saudades destes tempos que nunca vou esquecer e já agora ficava aqui o pedido pro ano que vem não se esquecam de colocar lá uma luzinhas para me lembrar o Natal de muitos anos e muitos anos.
Anónimo disse…
feliz ano novo e que 2008 vos traga tudo de bom un grande abraco para todos os portoforsenses e seus amigos.
Neste novo ano a Câmara da Ribeira Grande não vai ter descanso aqui na Casa da Mosca. Vão ter que cumprir tudo o que prometeram. O Governo Regional tem tido um comportamento positivo para com o Porto Formoso, mas o da Câmara tem sido péssimo.
Quem anda pela baixa de Lisboa provavelmente já se deparou com o José Mestre. A sua história já foi contada pelo Discovery channel, sob o título "O homem sem cara". Agora chegou a vez do jornal inglês The Sun fazer uma chamada de atenção para o seu estranho cancro.
Aqui está o link: http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/woman/real_life/article638308.ece
O Grupo Folclórico do Porto Formoso promove “Noites de Verão”. Do dia 13 a 15 de Julho, nas sempre futuras instalações do Centro Multiusos do Porto Formoso, ou seja, no local do antigo e saudoso Salão. Dia 13 de Julho, 21h00 SNACK GIRLS Dia 14 de Julho, 21h00 ENFINTUNA – Tuna Académica da Escola de Enfermagem Dia 15 de Julho, 21h00 Norberto (Viola da terra) Rogério Janeiro (Violão) José Janeiro (Acordeão) António José Vidinha (Viola da terra) Apoios: Câmara Municipal da Ribeira Grande; Comissão da Igreja de N.ª Sr.ª da Graça; António Luís (som e iluminação) e Grupos Participantes.
Os elementos da lista do PSD à Junta de Freguesia do Porto Formoso demitiram-se em bloco das suas funções na Assembleia de Freguesia, onde estavam a representar os eleitores portoformosenses que neles haviam votado nas últimas eleições. São alegadas "razões pessoais" para o não cumprimento do mandato até ao fim. Julgo, ou melhor tenho a certeza, que isto é uma situação inédita no Porto Formoso. Nunca todos os elementos eleitos de um partido se demitiram das suas funções para onde haviam sido eleitos, renegando aos votos daqueles que neles confiaram. Neste momento não existe conhecimento de motivos para além dos invocados pelos 4 elementos que o PSD que assim abandonam as suas funções, isto é, "razões pessoais". A Presidente da Assembleia de Freguesia deverá, agora, convidar os próximos 4 elementos da lista do PSD a assumirem funções. Veremos se aceitam o lugar para o qual foram a votos. Caso contrário, a Assembleia de Freguesia fica a funcionar apenas com ele...
Este é um festival particular, a música não é para as "massas", mas value muito a pena. Começa a noite no Amaral com um jantar. Casa completamente cheia, sem um único lugar vazio. Percebe-se que em finais de setembro, depois de um dia sombrio esta gente não veio da praia: estavam ali a jantar para ir ao festival Azores Burning Summer. Disseram-me que Maré Cheia e Cantinho do Cais também estiveram a abarrotar. Segue-se o festival pela noite dentro. Deste destaco o exelente ambiente e organização. Ficam aqui dois belos registos um do palco e outro da queima da "torre da derrota" já no final. Que o próximo não seja 13 anos depois, mas sim já para o ano!
Comentários
Uma questão- O Natal é uma Festa estratégica ou biblicamente datada ? Se fosse a meio do ano, o impacto económico seria o mesmo? A festa atinge dois momentos cruciais do ano- o fim e o inicio!
Para quem não gosta das noticias do telejornal, mas gosta das noticias do desporto, tem de esperar que o telejornal quase acabe para saber de noticias desportivas.
o efeito Natalicio parece parecido (passe a redundância...para quem gosta de do sentimento Natalicio tem que esperar todo ano!
Para a psicologia, também tem o seu efeito...fica o ditado -" o melhor da festa é esperar por ela", o Natal é isso mesmo!
um abraço...braga!
Um bom Natal e próspero Novo Ano 2008, tudo de bom!
Um abraço a meu primo César "gaudêncio". Já não o vejo, nem me lembro!
Em primeiro lugar ficou a Maia com 33% do dinheiro e em segundo o Porto Formoso com 16,5%.
No que diz respeito ao investimento da Câmara Municipal, ficámos bem cá para baixo.
NATAL NÃO É UMA ESTAÇÃO, É UM SENTIMENTO.
A VERDADEIRA MENSAGEM DE NATAL FOI TRADUZIDA
NA EXISTÊNCIA DE CRISTO, ATRAVÉS DO AMOR, DA
BONDADE, DA CARIDADE, DA SOLIDARIEDADE E DA
PAZ.
Desejo a todos os meus amigos(as) um SANTO E FELIZ NATAL e um
ANO 2008 com muita SAÚDE, PAZ, AMOR e que SEJAMOS MAIS
AMIGOS UNS DOS OUTROS.
Jose Luis
Nas suas escolhas sobre o chá, coloca em primeiro lugar o do Porto Formoso.
O texto que lhe serve de suporte é o seguinte:
Chá preto de aroma forte e sabor muito agradável, persistente e intenso, com taninos, produzido por uma fábrica reerguida há poucos anos na ilha de São Miguel.
Feliz Natal e próspero 2008!!!
Adeus
A todos um bom Natal
Desejo um bom Natal
Para todos nós.
Um Santo e Feliz Natal a todos os que por aqui passam.
Que de hoje a um ano estejamos todos juntos a celebrar mais umas festas.
Bem haja a todos e muita saúde!
Gracinha
Ao Regedor, aos que aqui escrevem, a todos os que visitam “A Casa”, especialmente aqueles que, nestas Festas, se encontram longe da sua Terra Natal, o Porto Formoso.
A Missa do Galo já não é, á meia-noite em ponto
O licor de anis, sem raminho de funcho, não me põe tonto!
E a árvore, tão verde e simétrica, não é natural
O cheiro das tangerinas, já não me lembra o Natal!
Faltam as “leivas” húmidas no presépio, a tigela de ervilhaca
Dão-me azia os figos passados, já nem vejo o burro e a vaca!
Sem nenhuma razão, sem motivo especial
Continuo a gostar, gosto muito do Natal!
Saudações Formosas
AFINAL O PORTO FORMOSO ESTÁ ACTIVO.
FORÇA PESSOAL PASSAMOS DOS ACTOS AS ACÇÕES.
Quando escrevi um pequeno poema neste Blog sobre o meu Natal, tinha em mente chamar a atenção, para as coisas boas relacionadas com esta quadra que infelizmente vão desaparecendo. Ainda se poderia falar dos licores caseiros de tangerina, dos amendoins torrados com açúcar e muitas mais coisas boas.
No entanto também temos de aceitar que Felizmente para todos nós, o Natal dos nossos dias, é passado com muito mais conforto e fartura.
Nunca pensei que o poema fosse interpretado de uma forma tão básica e desperta-se tanta raiva mal contida.
Afinal a época é de paz e harmonia e não vou comentar as apreciações feitas sobre o meu carácter ou a minha personalidade. Mas vou tentar esclarecer algumas questões mais gerais aqui anonimamente levantadas.
A missa do Galo
É um símbolo da Festa do Natal, independentemente da hora ou do local que nela se participa. Cabendo a cada um decidir como manifestar a sua fé. Como não estamos na Idade Média é de certa forma preconceituoso avaliar as pessoas pelo número de vezes que frequentam a missa.
A árvore de natal
Quem não sente saudades do cheiro da “Clipa”. Mas cortadas nesta fase do crescimento é mais uma árvore que não atinge o objectivo, para que estava destinada. Ficando a natureza mais pobre. Uma árvore artificial pode ser sempre reutilizada.
O presépio
Há alguns anos a esta parte até tive a sorte de ficar em 2º lugar, num concurso de presépios tradicionais, a nível concelho da Ribeira Grande. Este ano fiz um presépio, naturalmente com “Leivas”.
As “Leivas” NÃO SÃO proibidas de se apanhar. O que é proibido são alguns tipos de plantas, como a urse a queiró ou o musgo do mato.
São plantas raras e típicas dos Açores. Mas existe uma grande variedade de “Leivas” que podem, e bem, decorar os nossos presépios.
Cada um faz o que pode
Cada um faz o que pode, dentro das suas capacidades e no âmbito dos cargos que assume.
Quem afirma insistentemente que os outros não fazem nada, certamente terá a presunção de que já fez muito.
Provavelmente o que incomoda o anónimo não é a simpatia ou os afectos. Talvez seja mais o facto, de quando se lê o jornal, haver a tendência de se comparar o que se faz nas outras terras, com o que se faz na nossa.
Se o objectivo do anónimo o era silenciar-me. Pode ficar descansado. Enquanto o Regedor o permitir, aqui na “Casa da Mosca”. De uma forma construtiva, sem ataques pessoais, continuarei a avivar a memória colectiva; a chamar a atenção para as questões ambientais e patrimoniais deste grande Porto Formoso!
É uma altura propícia para agradecer a amizada que os meus amigos me dispensam neste ano que agora finda e desejar-lhes um ANO NOVO pleno de saúde e sucesso.
Ataques pessoais, ainda por cima, a coberto do anonimato estão fora desta "casa".
Continuação de Boas Festas e Feliz Ano Novo. Se possível com menos maus fígados!
zz.... zzz....zzz....zzzz....zzzzz.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.
Existem outras formas de contribuir para o desenvolvimento da sua terra nomeadamente:
- Fazer parte de uma comissão de festas do Espirito Santo
- Fazer parte de uma comissão de festas da Igreja
- Fazer parte de Conselho Administrativo de uma Igreja
- Fazer parte de Grupo de Jovens
- Fazer parte de um Grupo Desportivo
- Fazer parte de uma direcção da Casa de Povo
- Fazer parte de uma Junta de Freguesia
- Fazer parte de uma Assembleia de Freguesia.
Mas naturalmente será muito melhor criticar através da internet no quentinho da nossa casa o trabalho de todas as pessoas que fazem parte das organizações acima mencionadas.
Criticar de uma maneira bem feita bem vindo e pode trazer melhorias, mas já se sabe que há uns senhores com "s" pequeno que não podem ser criticados e acham-se uns deuses de freguesia.
bem hajam os criticos e os mandriões!
só no porto formoso temos cerca de 30 licenciados
Antes haviam uns senhores que mandavam no Porto Formoso e toda a gente baixava a orelha e nem havia ordem para pensar.
No nosso tempo de hoje em dia ainda ha gente que pensa que vive nesse tempo da fome e da ditadura e não estou falando de idosos, estou falando de gente com 40 ou 50 anos que têm ideias mais para tras do que o 25 da abril, ideias tao ultrapassadas que nem o Salazar tinha.
Todos podem criticar alguem desde que haja respeito e quem nao sabe viver com isso devia ter vivido antes do 25 de abril.
Pensam porque pertencem a isto ou aquilo não podem ser criticados. Essa gente esta ultrapassada ha mais de 30 anos.
Graças a Deus hoje todos podem estudar e pensar pela sua cabeça e não ir como carneiros atrás do senhor só porque ele é que manda.
e mais, quem quiser pode pertencer a essas coisas todas que um anonimo disse e quem quiser pode não pertecer a nada e ninguem é melhor que ninguem por causa disso.
abraço e viva a Liberdade para mal dos que gostavam de mandar calar.
Para ele e familia um enorme beijo de saudades destes tempos que nunca vou esquecer e já agora ficava aqui o pedido pro ano que vem não se esquecam de colocar lá uma luzinhas para me lembrar o Natal de muitos anos e muitos anos.
Adeus
Neste novo ano a Câmara da Ribeira Grande não vai ter descanso aqui na Casa da Mosca. Vão ter que cumprir tudo o que prometeram.
O Governo Regional tem tido um comportamento positivo para com o Porto Formoso, mas o da Câmara tem sido péssimo.
Aqui está o link:
http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/woman/real_life/article638308.ece