Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2007

III Festival de Folclore

Imagem
Na próxima sexta-feira, dia 3 de Agosto, pelas 20h vai-se realizar o III Festival de Folclore do Porto Formoso. Espera-se que seja o sucesso do ano passado e que o tempo ajude. Desta vez, virão grupo locais, um grupo espanhol e o Rancho Folclórico Podas e Vindimas de Arruda dos Vinhos que irá realizar um intercâmbio com o Grupo de Folclore do Porto Formoso! E viva a festa!

CEM MIL

Imagem
A Casa da Mosca em dois anos de existência atingiu hoje as cem mil vizualizações. O Porto Formoso tem pouco mais de mil habitantes, mas as suas gentes estão espalhadas por todo o mundo e amam a sua terra, daí o interesse de todos em participar n´A Casa da Mosca. Para os nossos emigrantes há um tempo antes d´A Casa da Mosca e um tempo depois d´A Casa da Mosca, Penso que este sucesso só é possível porque neste espaço há liberdade de opinião sem olhar a partidos, porque o que aqui interessa é a nossa terra: o Porto Formoso. Neste momento de alegria não posso deixar de agradecer a todos os que contribuiram para A Casa da Mosca. Também quero aproveitar estas linhas para manifestar a minha tristeza com aqueles (poucos) que tentaram descredibilizar este projecto. Nunca pensei que este blog pudesse chegar tão longe. Obrigado a todos.

Acordar

Imagem
igreja com o sol a reflectir nela, o fundo azul do céu e baía a espreitar baía do ilhéu... palavras para quê? Acordar cedo no Porto Formoso é espectacular! Na semana passada foi assim. Com o sol colocado a Este, bem baixinho, por cima do pico de São Brás, o céu fica azul profundo, algo que com o sol forte do meio-dia não é possível observar. As ruas estão com uma cor diferente, amarelada, com sombras, vêem-se pessoas a ir para o trabalho nas ruas quase desertas, a fachada da igreja reflete com força o sol. Apetece começar bem o dia!

Agenda para o fim de semana

O Grupo Folclórico do Porto Formoso promove “Noites de Verão”. Do dia 13 a 15 de Julho, nas sempre futuras instalações do Centro Multiusos do Porto Formoso, ou seja, no local do antigo e saudoso Salão. Dia 13 de Julho, 21h00 SNACK GIRLS Dia 14 de Julho, 21h00 ENFINTUNA – Tuna Académica da Escola de Enfermagem Dia 15 de Julho, 21h00 Norberto (Viola da terra) Rogério Janeiro (Violão) José Janeiro (Acordeão) António José Vidinha (Viola da terra) Apoios: Câmara Municipal da Ribeira Grande; Comissão da Igreja de N.ª Sr.ª da Graça; António Luís (som e iluminação) e Grupos Participantes.

Protecção Cívil

Imagem
Desde terça-feira passada que decorre uma formação sobre primeiros socorros e intervenção em catástrofes na Junta de Freguesia de Porto Formoso, com a duração de 16 horas. Nesta formação estão a participar cerca de 18 pessoas da nossa freguesia que poderão vir a formar um núcleo local de protecção cívil. Esta iniciativa é muito importante porque em caso de catástrofe (sismos, incêndios, etc.) os primeiros a acudir são sempre as pessoas da terra e só depois chegam os bombeiros da Ribeira Grande ou Lomba da Maia, ou seja, são estas pessoas que terão à sua responsabilidade a primeira intervenção no terreno e que irão estabelecer comunicação com a Protecção Cívil. Em princípio para o ano há novo curso com a vertente de suporte básico de vida (procedimentos destinados a manter ou restabelecer a vida de uma vítima em paragem cardíaca ou respiratória). Excelente iniciativa!