A iniciativa e a falta dela

Faltam quatro dias para o fim de semana do Império do Espírito Santo dos Calços.
Há algum tempo soube-se que vai haver torneio de futsal neste fim-de-semana de festa. Pois bem, não foi preciso ser uma instituição a organizar, foram apenas três pessoas que tiveram a INICIATIVA e estão a organizar todo o torneio. Vejamos.
O Duarte Lopes, o Paulo Roberto Soares e o Marco Paulo "Benjamim", juntaram esforços, contactaram com a comissão de festas do Espírito Santo, pediram apoio à Junta de Freguesia, falaram e reuniram com os árbitros, foram comprar troféus, fizeram muitas outras coisas, perderam tempo e dinheiro, mas vão organizar um torneio de futsal.

Mais do que para informar sobre o torneio, que tem até equipas de fora da terra, este post serve para transmitir um exemplo de como três pessoas podem fazer algo, sem ficarem à espera que "alguém" faça alguma coisa.

A falta de iniciativa cívica é gritante no Porto Formoso.
Poucas vezes no Porto Formoso, as pessoas, em nome particular, sem pertencerem a grupos ou a instituições, organizam algo para todos usufruírem, por isso, ganhe quem ganhar a organização está de parabéns.

Comentários

Anónimo disse…
Á cerca de dois anos foi construido um campo de futsal e fez-se um grupo com 16 elementos na qual eu fazia parte da mesma, acontece porém que dois meses depois do campo construido já não havia jogadores, aliás quando o médico esteve na Junta de Freguesia para fazer os exames médicos só apareceram 5 elementos os outros os restantes nem velos, portanto não é por falta de campo nem de apoios é porque simplesmente o Porto Formoso sempre foi assim e pelos vistos irá continuar na mesma linha
JASRAPOSO disse…
São poucas as pessoas que conseguem ser felizes vivendo de uma maneira isolada e egoísta.

O amor à terra e a partilha das coisas através do comportamento e da vontade de ajudar os outros tem hoje um nome - VOLUNTARIADO.

São voluntários e prestam um grande serviço ao Porto Formoso as comissões de todas as festas, desde a Senhora da Graça aos Impérios do Espírito Santo, passando pelo S. João.

Essas pessoas são vítimas da censura dos inaptos e frustrados, mas conseguem sobreviver graças ao facto de actuarem de acordo com os ditames da sua consciência.

Por muito que custe a certos doutrinadores são os voluntários que, como escrevia o meu amigo Vierinha lá de Montreal, conseguem pôr o Porto Formoso no mapa.

Boas Festas do Espírito Santo, nos Calços e no Outeiro já que as dos Moinhos acabaram
Anónimo disse…
Caro Regedor,
Anime este post com uma fotografia ligada ao Porto Formoso. Uma fotografia vale mais do que mil palavras principalmente para que vive fora do Porto Formoso
Anónimo disse…
relativamente ao nome de um dos organizadores anunciados pelo regedor convém dizer que se trata do Marco "Benjamim" e não Paulo Jorge. Posto isto, de facto estas pessoas estão de parabéns, houvessem mais iniciativas destas.

O primeiro bloger a comentar neste post diz bem sobre o anterior torneio só falta saber o que se fez com as botas de futebol financiadas pela Junta de Freguesia... Estão gastas ou então arrumadas em casa de cada um dos 16...
A final deste torneio decorrerá entre as 19 e 20 horas de segunda.
Anónimo disse…
a semana passada falei com um senhor que chama antonio benfeito .que vive por aqui a mais de 4o anos falou-me do nosso porto formoso com tivesse ontem o deixado falamos de muitas familias da nossa freguesia .e perguntei se ele conhecia o senhor jose raposo.ele respondeu muito bem meu amigo .entao passamos muito tempo a falar do nosso passado nunca esquecendo o nosso lindo porto formoso boas festas do espirito santo para todos o emanuel de montreal com muito cariho por todos voces...
O Regedor disse…
Caro anónimos, já coloquei o nome correcto! Marco Paulo!

Em relação às fotos, espero por umas do torneio de das festas. Vêm a caminho!

Cumprimentos
Jordão disse…
Pois é! actividades como estas são cada vez mais raras! Parabens aos organizadores!
Se me permitem, não é desta que os Moinhos vão ter a bandeira azul!
Cumprimentos
Anónimo disse…
Por falar em fotos, para quando o segundo encontro de bloggers da casa da mosca?
Anónimo disse…
diz que é um torneio organizado por pessoal da juventude socialista...
deus2deus disse…
Relativamente aos 3 jovens da organização fica o exemplo a seguir.

Caro regedor nesta terra a populacão gosta de participar em eventos... relegiosos. Quando são coisas da igreja todos ajudam e dão o litro. Acho bem.

Sem ser coisas da igreja quem é que organiza alguma coisa no Porto Formoso?
O José António organiza a colheita do chá e a confraria e foram estes 3 rapazes a organizar o torneio...mais nada. Este ano foi isto e mais nada.

Adeus
Anónimo disse…
Caro Amigo deus2deus nao estas te eskecendo de nada? so para tua informacao o grupo folclorico do porto formoso nao pertence a igreja? E fazem muitas actividaes durante o ano.
Anónimo disse…
'e com muito prazer que deixo aqui os meus votos de felicidades aos novos "voluntarios" do Porto Formoso, e desejo tambem que estejam preparados para os tristes comentarios de alguma da populacao do Porto Formoso, e nunca se esquecam ke falem bem ou mal mas ke falem de voces, Porto Formosenses, sao pessoas assim que deixam historia no territorio
Anónimo disse…
Não me leve a mal, mas o regedor também se inclui nestes cidadãos sem iniciativa, ou não?
Anónimo disse…
Pelo sentido crítico e pela construção deste blog talvez não se enquadre nos "sem iniciativa"!
Anónimo disse…
Aprendi a jogar à bola no pseudo campo de salão da escola. Desde que a minha localidade mudou de nome, foi construido um campo de salão digno desse nome. Para muitas crianças será o espaço certo para poderem sentir o prazer de marcar mais de 4 golos por jogo.
Tomar a iniciativa para criar algo de diferente e inovador ou manter e ir repetindo o que nunca deixa de ser antiquado é uma tarefa dificil e que tem de partir inevitavelmente de alguém...geralmente, isso acontece com os lideres!
Vou enaltecer a capacidade de manter "a chama acesa" dessas três pessoas, que eu admiro e respeito, e que muitas tabelas de golo fizeram comigo!
Ao invés de criticar , no anonimato, o que já é uma falta de iniciativa, o melhor e mais sensato será perceber e compreender que a iniciativa de uns não é a falta dela nos restantes!

Meu nome: José António Braga Furtado.
Anónimo disse…
estão com tanto alarido por causa de um torneio, isto é solo de pouca dura, é uma chama que se apaga na próxima segunda feira, é o que temos na nossa terra, para bem de todos oxalá que eu esteja enganado.
Anónimo disse…
Tens toda a razão este evento é um caso isolado
sono1 disse…
Como o torneio de futebol surge integrado no programa de festas do Espírito Santo dos Calços. Deixo aqui o mesmo, elaborado por pessoas, que dispensam um bom bocado dos seus afazeres diários, para o bem comum da nossa terra.

Sábado 10 de Maio de 2008
18 Horas: Abertura da barraca e bazar
Música ambiente
Bênção das sopas
21 Horas: Sopas do Divino Espírito Santo
22 Horas: Serão musical

Domingo 11 de Maio de 08
10 Horas: Abertura da barraca
16 Horas: Abertura do bazar
19 Horas: Saída da Procissão
21 Horas: Bênção de oferendas seguida de arrematação
23 Horas: Início do sorteio para as Domingas

Segunda-feira 12 de Maio de 08
11 Horas: Refresco para os pescadores e lavradores
15 Horas: Saída do cortejo ao encontro dos idosos
19/21 Horas: Final do torneio de futsal
22 Horas: Actuação do Grupo Folclórico do Porto Formoso
23 Horas: Início do sorteio e entrega dos troféus futsal

Com um forte abraço.
Cavalete disse…
Acho que temos FESTA!! Parabéns a toda a organização!

Gostaria apenas de apelar, uma vez mais, à solidariedade das pessoas dos calços e não só. Bem próximo da casinha do Espirito Santo fica a casa de um conjunto de irmãos que perdeu os pais nos últimos meses de forma tão rápida.

Esta família poderia ser contemplada com alguma ajuda nestes dias. Acho que temos a obrigação moral de o fazer. Nesta altura vamos ser especialmente conscientes!
Anónimo disse…
respondendo ao anónimo das 21:44-as botas,assim como todo o restante equipamento foi entregue na junta freguesia.quem quiser poderá ir lá confirmar.
boas festas
artur furtado
Anónimo disse…
grande alarido grande festas grande torneio mas o MAIOR QUE È DEUS disse nada se faz, nada já aconteceu a outros portanto houje meu amanhã teu, ´GRANDE LIÇÃO NÓS TODOS SOMOS UMA CAMADA DE BADAMECOS`
Anónimo disse…
SR. ARTUR NA PRÓXIMA TERÇA FEIRA ESTAREI LÁ PARA CONFIRMAR O EQUIPAMENTO ESPERO QUE TAMBÉM ESTEJAS LÁ
Anónimo disse…
Sr. Regedor, acabe com esses anónimos!
Anónimo disse…
esta teve graça um anónimo a mandar apagar os outros.
O Regedor disse…
Apesar de uma chuva chata na noite de sábado que impediu que se realizassem as sopas, certo é q no domingo tudo correu bem, com destaque para a quantidade de pessoas que aguentou até bem tarde no arraial.
Hoje deverá ocorrer um bom final de festa com a animação das finais do torneio, entrega de taças e medalhas e actuação do grupo folclórico.

Cumprimentos
Anónimo disse…
Sr Regedor faz destaque para a quantidade de pessoas que aguentou até bem tarde no arraial é pena que dessa quantidade de pessoas ninguém quis tirar domingas hoje vai ser feita nova chamada sob pena se ninguém tirar domingas não à festa para o ano
O Regedor disse…
Não soube disso. É pena.
Anónimo disse…
bem, temos que ser realistas, quando a maior parte dos sócios não pertencem à zona dos calços ( dois são do Outeiro e outro é de são brás)naturalmente não estarão à espera de grande união,aliás o resultado está á vista, penso que a zona dos calços tem pessoal com capacidade para organizar as festas não é preciso importar pessoas de outros lugares já demostrarem isso antigamente, não com isso dizer que as pessoas que não são daquela zona não são bem aceites pelo contrátrio essas tres pessoas são de louvar a sua participação quero com isto dizer que se não estão receptivas para organizar uma festa como poderão tirar uma dominga.
Anónimo disse…
só da opinião que deveria-se juntar os actuais 3 imperios e unir num só junto á igreja e fazer uma coisa discreta
Anónimo disse…
estive no arraial as 22h00 tinha meia duzia de gatos pintados as festas no Porto Formoso estão em degradação.
Anónimo disse…
Pintados?? De que cor?
Cavalete disse…
Porque os nossos emigrantes gostam de saber dessas coisas...

Noticia do Acoriano Oriental de hj:

"Almoço do Espírito Santo da Maia reuniu perto de cinco mil pessoas


Ainda ia longe a hora do almoço e já se adivinhava uma intensa corrida à Maia para as Grandes Festas do Espírito Santo da freguesia, que habitualmente se realizam no feriado da Autonomia.
A intensidade do tráfego e o número de viaturas estacionadas davam conta, à partida, de um acréscimo muito considerável de forasteiros face a anos anteriores. E a verdade é que esses indicadores vieram a confirmar-se...
No chamado “almoço comunitário” em honra do Espírito Santo, perto de cinco mil pessoas não arredaram pé do adro da igreja até chegar a apetitosa carne guisada com batata, acompanhada com a batata da terra e regada com um bom copo de vinho.
E nem mesmo o calor ou tempo de espera nas filas demoveram os mais impacientes. O intenso cheiro a comida que pairava no ar em torno da igreja servia de argumento para que a espera não custasse.
Nos diversos pontos de distribuição da refeição as cozinheiras e outros voluntários não tinham mãos a medir nem compasso de espera que lhes permitisse um ligeiro descanso...
Rapidamente se encheram as mesas colocadas em torno da igreja, no jardim e até em algumas ruelas. Depois foi a vez de se ocuparem escadarias e pequenos recantos, onde o tímido sol de Verão não chegava...
Novos e velhos, residentes e forasteiros, vizinhos e desconhecidos, partilhavam uma refeição para qual não foi necessário convite ou pagamento.
“É tudo em louvor do Divino Espírito Santo”, exclamava uma das cozinheiras sempre que alguém dizia “obrigado”.
E para que o apetite de todos fosse saciado este ano, na confecção do almoço estiveram envolvidos mais de mil quilos de carne e batata e muitas centenas de litros de vinho e sumos.
Fonte da comissão fabriqueira assume mesmo que foi a maior enchente de sempre naquelas festividades.
E a verdade é que as festas do Divino na Maia há muito que deixaram de ser participadas em exclusivo pelas pessoas da localidade e freguesias vizinhas. Ano após ano são cada mais as pessoas que vêm dos quatro cantos da ilha. É o caso de Maria Conceição Silva, do Nordeste.
“Há três anos passei pela Maia por acaso e foi aí que me apercebi da grandiosidade destas festas. Acredito que a maioria das pessoas que aqui está não é movida pela fé no Espírito Santo, mas de qualquer forma está a viver o sentimento de partilha que é a essência destas festas”.
Um espírito de partilha que começou logo ao início da manhã. Os primeiros forasteiros que chegaram à Maia tiveram direito a degustar uma fatia de massa sovada acompanhada de um copo de leite fresco. Assistiram ainda à bênção dos animais domésticos, à actuação do grupo de folclore do Porto Formoso e à charanga dos Bombeiros da Ribeira Grande. Seguiu-se o desfile etnográfico, que antecedeu o almoço do Espírito Santo. ||
Luísa couto
Anónimo disse…
entao anónimo ficas te satisfeito com a contagem do equipamento da equipa de futsal??
artur furtado
Cavalete disse…
No final Nani diz: "My first titulo" LOL

http://uk.youtube.com/watch?v=MHn0uLYs7ps
Anónimo disse…
Confesso que tenho curiosidade em saber o resultado da contagem do equipamento se eu próprio tenho umas sapatilhas em casa. E esta, Hein?
Anónimo disse…
confesso também que não sei a contagem visto eu ter um par de botas aliás ando com elas
Anónimo disse…
Isto sim são notícias: O LÉO renovou com o benfica e o Porto pode não ir à champions... Poooorto...
O Regedor disse…
Caros bloggers,

estou com dificuldades em colocar as fotos do Império do Espírito Santo dos Calços no blog.

A ver se amanhã pelo fim da tarde resolvo o problema.

Cumprimentos
Anónimo disse…
Eu tenho mais algumas fotos
conto colocar amanhã
Anónimo disse…
Anónimo disse…
Não apareceu ninguem para a contagem de equipamento! Aonde esta a coragem? Ratos de esgoto que só sabem esconder-se e criticar o trabalho de alguns! Aparecam e façam alguma coisa senao ainda vos cai a lingua de tanto criticar. Voces precisam é de trabalho, são bons para trabalharem nas revistas cor de rosa! Porto Formoso assim nao avanças precisas é de gente com mãos à obra e não de lingua afiada!
Helder Araújo disse…
Aprendi a jogar à bola no exíguo campo de salão da escola.
Era numeroso os jovens que na altura se concentravam naquele espaço para umas benéficas partidas de futebol.
Bons tecnicistas que lá eu arrostava,tais como:José António Braga;Pedro"Bloto";Marco Paulo;César;Teófilo Braga;Paulo; Roberto;Pacheco entre outros.
Hoje entristece-me,quando me dirijo ao novo campo construído recentemente e na maioria das vezes (Excepto ao Domingo das 9:30 ás 13 da tarde)só lá encontro 2 ou 3 jovens aos remates de baliza a baliza.
Lembro-me de logo após a inauguração do novo campo de futsal foi feita uma equipe onde o meu irmão tambem lá se integrava.
Havia treinos e jogos semanais.
Na maioria das vezes chegava logo depois de ter saído de casa para os treinos,então perguntava-lhe:
Já Chegas-te?
Respondia-me ele com um ar entristecido" éramos poucos".
Então ponho-me a pensar:
- Será a culpa de falta de iniciativa?
- Será falta de Motivação?
- Será a existência e descobrimento de novos desportos como automobilismo
,jogos de computador e outros?

"Quero perceber tudo com calma mesmo em meio a correria ,sentir que a vida é quente mesmo quando se diz fria, fazer da vida um canto mesmo sem melodia"

Mena Moreira

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso