Inauguração da obra*


Mais uma vez em estreita colaboração com os "clicks" certeiros da máquina fotográfica do Luís Furtado, aqui está a cerimónia de inauguração da obra* da Praia dos Moinhos que ocorreu no passado sábado, dia 26/06/2009.
Entretanto, dia 29, fui pela primeira vez este ano a banhos nesta nossa praia. Não espera ver a areia em tão mau estado: completamente suja. Façam uma experiência: ao andar, arrastem os pés na areia e reparem na nuvem de pó que se levanta. Esperemos pelas maresias de Inverno para lavar o que outros sujaram.
*obra: Presente do indicativo de obrar (3.ª pessoa do singular)
obrar

verbo transitivo

1. converter em obra
2. fabricar
3. produzir
4. executar
verbo intransitivo

1. proceder; portar-se
2. trabalhar
3. defecar

(Do lat. *operáre, por operári, «trabalhar»)
retirado do Dicionário de Português da Porto Editora

Comentários

Anónimo disse…
Excelentíssimo senhor Regedor, permita-me acrescentar “obra” na Obra.
Aqui vão mais uns significados para que os leitores do blog possam ficar melhor elucidados sobre –OBRA.

obra
(latim opera, -ae, trabalho manual) s.f.

1. Produto de um agente.

2. Edifício em construção.

3. Compostura, conserto.

4. Pop. Tramóia!; malícia.

Obras de arte: aqueduto, viaduto (em estradas ou caminhos-de-ferro).

Obras mortas: tudo o que num navio se eleva acima da coberta.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Anónimo disse…
Na fraseologia podemos acrescentar à “obra”.

fazer obra:
obra de fachada:
obra de misericórdia:
obra de tosco:
obra do Diabo:
ou ainda:
bico-de-obra.
obra-de-gaita.
pau-para-toda-obra.

ISTO É OBRA....
SOS COSTA NORTE disse…
Principal Benificiário da Obra:

"homem" que toda a vida contestou ilegalidades na praia dos moinhos e o próprio é dono de duas obras ilegais.

falamos, obviamente do proprietário do Snack Bar "Moinho Terrace café".

Ficou com a calçada da canada de acesso à praia para revestir parte da esplanada do seu bar.

A sua Casa ilegal na canada, há anos embargada, foi guarnecida e pintada.

Alamo esteve presente, se calhar também lhe desculpou o processo e multa relativamente a estas ilegalidades.

Em contrapartida acredito que o dito Senhor tenha oferecido apoio na campanha do PS-Ribeira Grande, utilizando o seu jornal que faz testes de toxicodependência a peticionários.

Incrivel não???

Eu acho isso tudo um grande abuso.

Uma obra de 496.000€ que teve direito a um reforço de 150.000 e que consiste em alvenaria simples forrada de pedra serrada. uma estação elevatória que se traduz apenas numa bomba, pois é, o nome dá a sensação de que é algo demasiado complexo.

Tenho dito!

É uma vergonha dificil de engolir!
px disse…
Epa! Porque não disseram que iria haver uma manifestação?

Eu também teria comparecido!
Que chatice não ter estado lá com um cartaz! argghhh!
aguia disse…
O dr. António Pedro anda preocupado com o pessoal que está a asfaltar a rua Nossa Senhora do Carmo de tal maneira que questionou o presidente da câmara. O dr. António Pedro queria que os homens largassem de trabalhar no Porto Formoso para irem tapar uns buracos em Rabo de Peixe. Já se sabia que esse dr. António Pedro era um grande amigo do Porto Formoso.
cantoneiro 2 disse…
Alguém disse:

POIS É, caros amigos, hoje vou reunir com a comissão Parlamentar do Ambiente e Trabalho atravéz de uma videoconfêrencia do Parque das Nações para a Delegação da ALR em Ponta Delgada. Vamos falar sobre esta petição. Não faço a minima ideia do que querem falar, quando já está tudo dito e feito.

Só queremos ver este assunto debatido e esclarecido na ALR

Este foi um processo polémico, e estou curioso para ver as desculpas que vão arranjar!

vamos ver

Passados sete dias nem um rumor tudo calado o que se estará a passar para não haver nenhum comentário sobre a tal videoconferência? (isto é se chegou a haver)
SOS COSTA NORTE disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
SOS COSTA NORTE disse…
Carissimos, a videoconferência resumiu-se a uma sessão de esclarecimentos. Os deputados dos vários partidos colocaram-me questões, que a meu ver, já tinham sido esclarecidas no documento que anexamos à petição. No entanto aproveitei para dizer mais algumas coisinhas em pormenor e actualiza-los da situação.

Foi isso que aconteceu.

Agora vamos ver a discussão que deve estár para breve.

De resto, espera-se um acerto de contas, pois ficaram algumas coisas por resolver.

É muito importante saber o que aconteceu à denuncia que apresentamos em relação ao incumprimento do que estava previsto no Edital, por parte da CMRG. É preciso não esquecer, que o Sr. Alamo de Meneses referiu que o processo tinha sido arquivado.


DA última vez que falei com o Inspector Francisco Vaz Medeiros, este referiu que o processo estava já com um instrutor.

Vamos tirar isso a limpo.

Sinceramente, acho que devia ir tudo para o Tribunal de Contas.

Filipe Tavares
px disse…
Deveria ir mesmo, pois onde já se viu gastar tanto dinheiro com porcaria de balneários que o Pardal do Telhado descreveu?
SOS COSTA NORTE disse…
Na questão da pressão de água, também considero que seja muito reduzida.

Vendo bem, havia muito desperdicio de água nos duches anteriores, estes serão mais económicos e pouco eficazes.

Os duches exteriores, têm umas grelhas que não são nada apropriadas. Ninguém conseque estar ali em cima, até mesmo calçado. O pior é para as crianças. lá vão gastar mais dinheiro para resolver o que o humano não conseguiu prever.
virafoto disse…
- - - - - - - - - - - - - - - ABRA-KADABRA_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Sim meus caros leitores, (ABRA-CADABRA), ai está a obra, sim pois é o truco mais velho do mundo, sim se não disseres isto, não consegues ver a obra, pois então o que faz ali o Sr.º Secretário, o Srº.Presidente e aquele outro, que eu não sei o nome, não é´porque não haja OBRA, e toda aquela gente ali, sim tem que haver OBRA, não me venham com essa de ser os clix do Luis Furtado, este não faz isso Sim foi o (Luis de Matos), sim só podia ser (ABRA-KADABA), e logo aparece a OBRA, Magia meus Senhores leitores, há pois, mas não sabem eles, que um dia o feitiço desaparece e então a obra fica à vista; pois eu estou a ver o truco deles tentaram com a gramática e a obra não apare-se, claro! onde já se vi inaugurar uma obra sem que lá apareça a Obra, só visto só mesmo na (Casa da Mosca) quem não me diz que amanhã eu chego aqui e já não vejo a Casa da Mosca? não sabem eles é que eu já sei o truque (ABRA-KADABRA), e esta em.
Passar todos muito bem e que na próxima haja OBRA (ABRA KADABRA)
prega-e-foge disse…
ONDE ESTÁ O WALLY?
ou ando a precisar de um par de óculos ou então o nosso retratista não apanhou o Presidente da Junta?
É que nem na foto do bebereto consigo encontrar.
Quem o vir primeiro que avise...
O Regedor disse…
Caros bloggers,

vamos ter moderação nos comentários e não fazer juízos morais sobre pessoas, tais como, "reles", "vendido", etc.

Peço a vossa colaboração, no sentido, da discussão ser em torno de argumentos ou ideias e não em torno de ataques morais/pessoais.
prega-e-foge disse…
Caro Senhor Regedor;
Já notei que só retira os comentários que lhe interessa,as verdades custam a ouvir, ou será que alguém lhe pediu para retirar o comentário?
Que eu saiba não disse nada de mais, além disso há palavras muito piores do que reles neste blog..... enfim são preferências ou talvez interesses....
SOS COSTA NORTE disse…
Caro Prega e foge, dentro destas limitações só poderás fazer uma coisa, voltar a colocar o comentário mas por outras palavras que digam o mesmo. EU não tive oportunidade de ler o teu comentário, mas estou curioso.

Filipe Tavares
prega-e-foge disse…
Não disse nada de mais apenas referi que sempre admirei muito o Dr. Sá Couto e não percebo como é que uma pessoa tão culta como ele se dá com determinadas pessoas, o tal (.....)e mais não digo senão sua Exa. Senhor Regedor tira o comentário.
Também referi que não sei como é que se gasta tanto dinheiro público numa obra daquelas.
xau
Silva disse…
Meus bons amigos, leitores deste Blogs, quase não dou fé, de ter lido neste Poste algo que tenha, ou venha a ofender a moral Publica ou a titulo individual, embora em anteriors Postos, e alguns já muito distantes, desta Casa da Mosca, estejam ainda activos, não vou dar exemplos, basta darmos a volta e vermos que lá continuam. Pois confio na honestidade do seu Regedor, e da forma como gere esta casa, embora isto tive-se acontecido por algumas vezes, e por bem, deixa rasto a dizer que foi da sua respônsabílidade,(O Regedor) assim nós não andava-mos a ver o que tinha saído mal, e nem o rasto encontrar. Pois para além de alguns pequenos piropos, por vezes com a sua graça e até chamando à atenção do que podia estar melhor, e tem por bem dar alento aos seus partecipantes e leitores, é o caso deste Posto, em que se faz a inaguração desta citada (OBRA) e não se vê, a sua Fachada, que devia constar na primeira foto a demonstra o evento, e só depois as restantes, Pois nem todos nós temos as mesmas ideias, ou se não foi por outros motivos, que o levaram a proceder assim. Mas que é uma falta grave foi, que pode ainda ser corregida. Até mais ver.
Haja saúde e passar bem.
O Regedor disse…
Professor Sáo Couto,

gostei da freseologia que acrescentou!

Estes seonhores queriam "fazer obra".
Fizeram o projecto tendo como objectivo conseguir uma "obra de fachada", no entanto, acabaram por dar origem a uma "obra de tosco". Pelo meio, arranjaram um "bico-de-obra" com a população e com a comunicação social.
Já se sabe que nestas coisas há sempre aqueles que servem de "pau-para-toda-a-obra" e que ainda por cima, em troca, recebem "obras de misericórdia".

O melhor mesmo é ir à Obra e obrar sentado nela!

Cumprimentos
O Regedor disse…
Caros bloggers, em breve será colocada foto da Obra.
prega-e-foge disse…
"Já se sabe que nestas coisas há sempre aqueles que servem de "pau-para-toda-a-obra" e que ainda por cima, em troca, recebem "obras de misericórdia".
Quem será que recebeu as obras da misericórdia?
Quem é que está a fazer agora juizos de valores?
O PEIXE MORRE PELA BOCA.
Unknown disse…
Há-de me dizer sr regedor qm foi q ofendi, ou o q foi q escrevi q valeu o seu apagão????!!!

Viva a democracia!!

O ano passado tanto andou para acabar com os comentários anónimos. Agora como não lhe chega corta com o que não lhe interessa...

Ora faça-nos um favor e vá dar banho ao cão!!!
SOS COSTA NORTE disse…
Tenha calma pardal, eu sei o que custa dizer o que vai na alma e depois ver o comentário apagado.

Também tenho eliminado alguns do Blog SOS Costa Norte. O meu critério é eliminar os comentário com linguagem imprópria e ofensiva.

Eu considero que se pode dizer tudo o que se quer, mas com alguma descrição nas palavras. Vai ver que não custa nada. Se calhar até se consegue ser mais descritivo.

Conselho de amigo!
O Regedor disse…
Caro pardal,
apaguei 2 comentarios do blogger prega-e-foge pelos motivos atras referidos e não apaguei nenhum teu neste post. Só se vocês os dois são a mesma pessoa. Não sou adivinho.

Nesta casa há livro de reclamações!
Unknown disse…
Carissimo sr regedor, o bloguer px mencionou o q (d)escrevi no meu comentário.

Não ofendi nem usei linguagem imprópria, apenas disse algumas verdades e toquei em questões q fere mta gente.

O comentário não está cá. O q qr q eu pense???

Qm é o único q tem o poder d retirar os comments aqui colocados!

Para já só tenho este "petit nom", mas posso mt bem arranjar mais 2 ou 3!!

Tenha um bom dia!
prega-e-foge disse…
Senhor Regedor,
Deve andar a precisar de Cerebrum.Só apagou um comentário feito por mim ( prega.e.foge), o outro deve ter sido do Pardal do telhado.
Ah e já agora só comento com este nome.
Não sou como tu que comentas com vários....
MTF disse…
Pois meus amigos, é assim quem não quízer, obedecer ás normas de bom comportamente, redigidas e apreciadas pelo Regedor, só resta criar um Blogs, e por cá o endereço e vamos todos lá escrever, não custa nada basta abrir a conta, e bota abaixo, Pois irá ver a carga de trabalhos que irá ter, isto de por um NIK-NAME, ou três ou quatro, não tem nada de mal, só não sabem que, quando por queixa por ofensas a terceiros o caso muda de figura, o que conta é o ID da conta do responsável, que lançou o comentário, titular da conta. Muitos nós não pensam, por vezes no risco, e carga de trabalhos, que o seu titular, pode ser um amigo, pai ou até ele próprio, pois saber o ID da conta, para quem tem a competência de o fazer em caso de queixa, é numa fracção de segundos, e o responsável é o titular da conta, por isso os NIK-NAMES, não altera em nada e mesmo que seja o próprio nome, em termos de Blogs é considerado sempre NIK-NAME, vamos ver se as coisas continuam se causar mau estar a terceiros
SOS COSTA NORTE disse…
por isso é que assino sempre.

E penso que assim deveria ser com todos.

Não devemos ter medo de dizer o que pensamos. Mas compreendo que isso para alguns possa ser comprometedor.

Comigo, foi causa efeito. À pala dos SOS já perdi relacionamento com determinadas pessoas que infelizmente não conseguem ver isto de outra forma. Também se os perdi por defender causas ambientais de uma forma activa, considero que não perdi grande coisa então!

Uma coisa é certa, não tenho o rabinho amarrado!

Perdi completamente a hipótese de fazer o festival na praia dos moinhos. Há até quem esteja a especular sobre a proposta que apresentei à CMRG este ano, que não foi aceite.

Filipe Tavares
O Regedor disse…
Caro prega-e-foge,
tenho a certeza que apaguei dois comentários teus.

E não tenho paciência para conversas de precisar de Cerebrum e insinuações de que comento com vários nicks. Não o conheço de parte nenhuma, portanto, peço respeito porque sempre o repeitei.


Mais, você tem uma grande vantagem em relação a mim: sabem quem eu sou e eu estou apenas a falar com um anónimo, que diz aquilo que quiser sem dar a cara.

Por exemplo, aquilo que você disse do José Soares só disse porque é um comentário anónimo!! Quero ver você ir lá e dizer essas coisas na cara do homem. É preciso tê-los no sítio para dar a cara não é?

Cumprimentos
SOS COSTA NORTE disse…
THIS IS 90% FICTION

Estes textos são 90% Ficção!


SIMEIRA LOCAL OU G3:
SOS Costa Norte promove passeio pedestre pelo trilho Lombadas/Lagoa do Fogo.
Filipe Tavares irá acompanhar Ricardo Silva e Filomeno Gouveia guiando-os atravéz de um dos percursos mais interessantes em termos de paisagem natural e diversidade endémica. A previsão é de que apenas um consiga chegar à meta.

"MENSAL AÇORES" ARREPENDIDO
O director do Jornal "Mensal Açores" José Soares, convidou todos os signatários da petição "SOS Porto Formoso" para um jantar. Esta iniciativa tem como objectivo compensar os peticionários pelas difamações públicadas no mesmo jornal. Soares, alega que não teve muito sucesso nos atestados de toxicodependência e para compensar os peticinários servirá um jantar repleto de hamburgers à base de porco da india e pato selvagem.

"RIDE 4X4 NA LAGOA DO FOGO"
Membros da banda filarmónica "amigos dos açores" foram recentemente vistos a percorrer as margens da Lagoa do Fogo em MOTO4, aproveitaram o baixo nivel das águas para promover este tipo de actividade que não afecta a vegetação endémica do local. Não houve feridos.

"ABARRICADO NOS MOINHOS"
Filipe Tavares abarricou-se nos novos balneários da Praia dos Moinhos, para estudar o novo plano de contestação para os próximos tempos. É um dos lugares onde se sente mais inspirado para continuar a sua luta! O BLOG "SOS Costa Norte" está a ser gerido por um cozinheiro de um restaurante Indiano localizado no Martim Moniz em Lisboa.

"PROPRIETÁRIO CARIDOSO"
O Proprietário de um bar de uma determinada praia, que recentemente se apoderou da calçada de uma via pública e viu uma das suas casas ilegais ser restaurada pela autarquia, sentiu-se de consciencia pesada e fez uma doação avultada a uma instituição de caridade. O doador pediu o anonimato. (A pessoa em causa, é um conhecido contestatário de obras ilegais nesta misteriosa praia)

"SOS COSTA NORTE NA BOLSA DE VALORES CIVICOS"
Era um dos principais objectivos.

"TROCAS NO GOVERNO"
Vasco Cordeiro foi para o Ambiente, Alamo de Meneses foi para a Economia!

"SOS COSTA NORTE DIFUSÃO"
A "National Geographic" e "BBC WORLD" irão deslocar-se aos Açores durante o próximo ano para recolha de imagens para a realização de documetários que abordam a forma negativa como se tem intervido na Natureza da ilhas com recurso a fundos comunitários. A devastação do homem, a sua insensibilidade.

autor: anónimo
(texto enviado por email)
prega-e-foge disse…
Oh Senhor Regedor tão incomodado que ficou.
Claro que não ia falar com o Senhor José Soares, mas não é por não os ter no sitio mas sim porque fico mal disposto só de olhar para a cara da criatura.
Enfim, passe bem o resto da tarde.....
SOS COSTA NORTE disse…
BALNEÁRIOS DA PRAIA DOS MOINHOS ENTUPIRAM!

...........650.000€...........
prega-e-foge disse…
CHAMEM O CAMIÃO DA CÂMARA PA DESENTUPIR.CAMIÃO ESTE PAGO COM O DINHEIRINHO DE QUEM TRABALHA....
VAMOS LÁ JUNTAR À CONTA DA OBRA....
SOS COSTA NORTE disse…
Pelos vistos deveriam ter mantido os duches como estavam e apenas proibiam o uso de SHAMPOO.

Agora o que vão ter é areia acumulada nas tubagens e na fossa.

têm sempre a hipotese de não ligar os duches exteriores à fossa e deixar correr a água para o mar sem shampoo.
SOS COSTA NORTE disse…
os que vão tomar banho com shampoo teriam de tirar a areia primeiro no exterior.
px disse…
Será que o Sr José Soares ira convidar os peticionarios com a intenção de desculpar a difamação, ou será que ele se assustou com o numero do people da petição e desta forma aproximar-nos para que fiquemos com uma visão positiva da obra ( como se fosse uma segunda inauguração e aproximação dos clientes revoltados ) e não levar com uma queixa na psp em cima por difamação?!
Obrigada pelo jantar mas sem ofensa nao aceito, Só Deus perdoa toda a gente e eu não sou Deus sou pecador apesar de Ele nos ter ensinado a perdoar!
Sr. Soares fique descansado que da minha parte não abrirei queixa (pois merecia), tenho a vida activa e sem tempo para chatices, Deus é grande!
Já agora quem foi à inauguração não reparou se realmente a placa com os nomes dos responsáveis existe mesmo ou tiveram vergonha de coloca-la e foi a causa que entupiu o cano?!! Eh eh !
Abraços amigos
SOS COSTA NORTE disse…
Caro PX, espero que tenhas compreendido que o meu comentário é irónico e não corresponde à verdade, não totalmente. no Caso do jantar de hamburgers à base de porco da India e Pato selvagem, não irá acontecer. Também não sei se iamos gostar!!!

:)
px disse…
Amigo SOS Costa norte, em primeiro fica os meus parabéns pelo respectivo blog, pois esta a abrir os olhos de muitos outros Bloggers a dar importancia á natureza e conhecimento das obras que supostamente a iria prejudicar!
Bem... no que toca a gastronomia poderia ser um jantar exótico né!
Hoje em dia comem de tudo desde escaravelho a gatos( os chineses), é só ver o programa "Sobrevivencia" no canal Discovery ( publicidade ), Dai não me admirei da ementa.
Será que foi apenas um boato ou fuga de informação?
Não sabemos e acho que nunca o iremos saber, apenas recebeu a "noticia" anunciada.
Abraços!
prega-e-foge disse…
Oh PX jantares desses já devem ter havido muitos....agente a que não sabe de nada.SEGREDO DOS DESUSES
alguém encontrou o wally?
Bom fim-de-semana.
cantoneiro 2 disse…
Alguém disse:

Caro prega-e-foge,
tenho a certeza que apaguei dois comentários teus.

E não tenho paciência para conversas de precisar de Cerebrum e insinuações de que comento com vários nicks. Não o conheço de parte nenhuma, portanto, peço respeito porque sempre o repeitei.


Mais, você tem uma grande vantagem em relação a mim: sabem quem eu sou e eu estou apenas a falar com um anónimo, que diz aquilo que quiser sem dar a cara.

Por exemplo, aquilo que você disse do José Soares só disse porque é um comentário anónimo!! Quero ver você ir lá e dizer essas coisas na cara do homem. É preciso tê-los no sítio para dar a cara não é?
cantoneiro 2 disse…
Grande verdade:

Por exemplo, aquilo que você disse do José Soares só disse porque é um comentário anónimo!! Quero ver você ir lá e dizer essas coisas na cara do homem. É preciso tê-los no sítio para dar a cara não é?
JASRAPOSO disse…
Ontem na Ribeira Quente actuou o Pedro Abrunhosa e em Ponta Delgada o vocalista dos Supertramp. Dizem os entendidos que o custo da deslocação destes dois artistas custou 500.000,00 euros. É já a pré-campanha para as eleiçóes autárquicas. Pobre de quem paga a factura.
aguia disse…
Há dinheiro para essas actividades e para apoiar ralies e não há dinheiro para apoiar a pianista Maria João Pires que se radicou no Barsil e vai renunciar à nacionalidade portuguesa. Assim vai a República e a Democracia
Filipe Tavares disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Tavares disse…
Uma coisa é a Maria João Pires "pianista", outra coisa é a Maria João Pires "oportunista". A quinta que tinha em Belgais/Castelo Branco era um autentico tacho para os seus familiares, o nosso dinheirinho estava a pagar esse porjecto.

Se ela foi para o Brasil, boa viagem.
Se ela renunciou à Nacionalidade Portuguesa, não vejo qualquer mal nisso nem percebo o que tem a ver com Républica e Democracia.

Por outro lado, esta coisa dos 500.000€ para o Pedro Abrunhosa e Roger Hodgson, não acredito nisso.

O Abrunhosa custa à volta de 40.000€

Quanto ao concerto do Mr.Hodgson, se calhar deveria ter sido cobrado aos consumidores. Foi um concerto muito bom e penso que ninguem se importaria de pagar 5€ para ver.

Ainda bem que não choveu.
Dr Roger disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr Roger disse…
Bem, quero desde já dar os meus parabens ao regedor e todo a equipa presente por esse bom blogue. Quanto á "obra" realizada na praia dos moinhos, acho que sinceramente so veio a benefeciar a freguesia, é verdade que podia ter alguns "arranjos" melhores do que tem como o exemplo da grelha que esta nos duches, entre outros; relativamente ao benefeciário da obra ou nao! so acho que os beneficeários foram todos nós,pois vamos ter finalmente bandeira azul, nao vejo razao alguma para estarem a criticar aquilo que de ignorância tenham, pois so devem falar daquilo que sabem, ora a dita calçada e a casa arranjada para que eu saiba, não foi paga pela "algibeira" de nenhum de nos, o almoço de graça para os peticionarios para os redimir dos "prejuizos" causados nao me lembro de haver pois eu pessoalmente vejo esse "pessoal" a comer os hamburguers "à base de porco da india e pato selvagem", que alias ate repetem e lambem as "beiças"e já agora foi uma grande verdade, é preciso ter os tomates no sitio para dizer isso ao "homem", porque se fosse verdade já o teria dito e se a cara dele mete nojo, é facil nao vaia lá...

Sinceramente, nao vejo razoes para tanta alaridio pois de todas as pessoas que vejo na praia so me dizem "foi isso que deu tanta polemica?", ora bem preocupem-se com as coisas que deve ser como é o caso do porto dos barcos, que na minha opiniao só veio, ai sim, a destruir a natureza e deixam a nossa praia a ter o bom nome que teve ate hoje incluindo os melhores hamburguers dos açores que se encontrem na nossa freguesia onde a maior parte da população residente nao sabe disso.

Mais uma vez, os parabens ao regedor e so espero que nao haja conflitos por gente estupida e/ou ignorante que nao sabem das coisas e poem se por ai a dizer enormes disparates.

cumps
Roger
certo disse…
Não deixa de ser real e intrigante ouvir os pescadores do Porto Formoso a dizerem "já não há pescadores no porto formoso".

A construção do porto de pescas foi um grande erro do Governo Regional, que se deixou levar pela opinião de um proprietário inquieto por um aumento do rendimento "Não colectivo". Sim, porque apanhar mais peixe nos açores não significa que se tenha que agar mais imposto. Viva aos atalhos..
px disse…
OH Dr. Roger,(sem conflitos) não venhas dizer que aquela obra se enquadra na paisagem pois não enquadra, gosto muito da frase que diz num dos cartazes aqui em que o governo faz cinzento e vende verde, é um bom exemplo, tem mais o dinheiro que ali foi investido apenas para um duche em cada balneário? ( a praia de Agua d´Alto tem uns balnearios que nao chega a um terço do dinheiro investido nos do Porto Formoso e tem cerca 6 duches, isso num espaço muito mais pequeno), a obra do porto de pescas, Meu Deus, nem vale a pena comentar.
Ah! e a melhor carne cá nos Açores só se encontra em Santana e na McDonalds!
Já agora não diga que tambem concorda com o passadiço na Lagoa do Fogo, ai é caso pra dizer, FOGO DE QUE LADO VOCÊ ESTA?! existem obras que sim valem a pena agora fossar meu amigo abra os olhos!!

Abraços
SOS COSTA NORTE disse…
Mr. Roger. você diz:

"Mais uma vez, os parabens ao regedor e so espero que nao haja conflitos por gente estupida e/ou ignorante que nao sabem das coisas e poem se por ai a dizer enormes disparates."

Primeiro dá graxa ao regedor, inadvertidamente, e depois pensa que pode classificar-nos (inclui o Regedor) de estupidos e ignorantes porque não somos da mesma opinião.
Lembre-se que eu nunca chamei o Arquitecto da Obra de Burro e Ignorante. Você é realmente prepotente.

1º Nunca ninguem falou mal do Hamburger, Eu pessoalmente gosto mto do Hamburger da Dª Manuela.

2º você é estupido e ignorante pois não percebe que o texto sobre o jantar é uma sátira, é um gozo com parte verdade e parte a querer ser verdade.

3º A casa do Sr. foi restaurada pelos trabalhadores da empresa que estava lá a contruir os balneários. A calçada foi posta no Terreno do Sr. logo no inicio da obra. Aquilo foi dado! Na maior parte das vezes basta querer saber, para se ter a informação meu amigo.

4º Ja fui com os meus tomates falar com o homem, e ele apenas vira-me as costas! Já tentei por duas vezes. A verdade é dura não???

Filipe Tavares
Unknown disse…
Não m admiraria nada q o Dr Roger fosse o Soares... nada!!!

Dps sr Dr Roger, desculpe lá o mau jeito de a maioria dos bloguers terem uma visão distorcida da sua, q ao q parece é a mais acertada em relação a toda a esta polémica!!!!

Por último, a calçada feita na entrada do snack bar foi concluida durante a semana de inauguração da obra, não no inicio como foi aqui mencionado...
SOS COSTA NORTE disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
prega-e-foge disse…
Oh Filipe tem cuidado, olha que o Sr. Soares ainda te põe veneno na hamburguer quando lá fores....
Vê lá tu que chamas o homen de estupido e de ignorante e o Regedor não te tira o comentário, eu por chamar reles é logo eliminado....
Com tudo, concordo plenamente contigo.



Caro Cantoneiro 2 andas andas a fazer cópia dos comentários dos outros, não tens imaginação?
Anónimo disse…
Amigos “bloguistas”
De quando em vez, e de vez em quando, gosto de ver o que faz a “mosca” nesta “casa”. Julgo ser altura de sermos razoáveis. (não esquecer que a “dita” obra não ficou tão alta como se adivinhava no projecto e, felizmente, recuou cinco metros) Valeu a pena o nosso protesto.
Falemos da “Obra” e deixemos “as más-falas” sobre terceiros.
Toda a obra é um conjunto de formas que se assemelha a um organismo e como tal, nada no sistema deve ser alterado (adulterado), deve antes, de acordo com a necessidade, servir o que se pretende, permanecendo com as formas que antes apresentava. Toda a novidade cria inimigos, mas só a mediocridade de quem nada faz, abrange amigos de toda a sorte.
É verdade que a maioria das pessoas acha a “obra” de “tã riquinha”, mas também não é menos verdade que é tão difícil combater uma obra que o público aprova, como defender outra (a nossa) que o mesmo público condenaria.
Para a maioria de nós as obras dividem-se em dois reinos: as de que gostamos e as de que não gostamos. Só há um pequeno pormenor: é que gostávamos da obra que tínhamos!
Uma coisa me parece certa: aquela “obra” nunca se tornará medíocre, pois já o é.
É verdade que estamos a julgar aquela “obra” e, não é menos verdade que estejamos a ser julgados por isso mesmo; só que não nos aquietamos ao conformismo e, por isso mesmo, não estamos satisfeitos.
Não esquecer que Deus ficou “satisfeito” quando fez o homem e, vejam lá a desgraça que Lhe saíu.
SOS COSTA NORTE disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
SOS COSTA NORTE disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
SOS COSTA NORTE disse…
Falemos da “Obra” e deixemos “as más-falas” sobre terceiros que acabaram por ficar como primeiros.

Em relação ao que passou de 3º para 1º

Penso que a sua credibilidade caiu a pique. Penso que O Sr. em causa jamais poderá falar comigo sobre:

Cidadania

Obras Ilegais no Porto Formoso

Hipocrisia

Cambalaxo

Manipulação

Intemidação

Por outro lado estou sempre disposto a falar com ele de outros temas, nomeadamente gastronomia!

Obrigado Prof. Sá Couto, mas também tenho uma pergunta para si!

Sabendo que o Sr. pertence à direcção do Jornal "Acores9" ou "Mensal Açores" quero deixar aqui a seguinte questão:

Por acaso aprovou a publicação do tal artigo que dizia que os peticionários eram uma cambada de drogados???

Quero que saiba que, certo dia, estava eu na esplanada do bar da praia dos moinhos e confrontei o Director do referido jornal com a questão, Este Sr. respondeu de boca cheia à frente de toda a gente que tinha sido o Prof. Sá Couto a escrever o artigo. Eu conheço tanto o Sr. Prof como Sr. Soares à tempo suficiente para perceber qual de vocês é maquiavélico ao ponto de escrever um artigo daqueles, que se traduz numa tentativa de descredibilizar um grupo de cidadãos exemplares.

Mas já agora gostaria muito que me respondesse se confirma o que Soares disse???
O Sr. sabia que o artigo iria ser públicado???
O que pensa do artigo, tendo em conta que também assinou a petição???

Com todo o respeito que tenho por si, é apenas isso que me intriga...

Filipe Tavares
Anónimo disse…
Amigo Filipe.
Tens consciência de que o que está em causa no SOS Costa Norte é, simplesmente, a remodelação dos balneários?
É disso que devemos falar e discutir.
Estás a questionar-me -em público- sobre respostas que já conheces.
Este tipo de registo não convém neste Blog. Temos todo o Verão para, na Praia dos Moinhos,esclarecer o que, garantidamente, já adivinhas.
Abraço amigo
Sá Couto
SOS COSTA NORTE disse…
É isso que admiro em si!!! Esta frontalidade.

Meu caro professor. Esta era uma dúvida geral! Já está esclarecida.

Obrigado pela resposta!

cumprimentos.

Filipe Tavares
Emanuel Furtado disse…
Caríssimos bloggers,
devo dizer que existem situações neste blog e, em particular, neste post que me desagradam profundamente.
Essa coisa de, ao coberto do anonimato, andar a difamar este e/ou aquele cidadão não é digna nem é o objectivo que esteve na génese da criação deste BLOG.
Podemos sempre criticar posturas, ideias ou posições políticas ou outras sem que para isso andemos a difamar pessoas cujo bom nome deve ser preservado.
Em jeito de conclusão devo dizer que vi a factura que respeita à compra da calçada colocada na propriedade do Sr. José Soares. Não que tivesse pedido para a ver. Simplesmente foi me dada a conhecer. Já me tinha dito que tinha sido comprada e, neste caso, a sua palavra para mim bastou.
Quanto ao artigo de opinião em que era referido que os peticionários seriam "drogados", devo dizer que discordei frontalmente dessa forma de expressar opiniões.
Disse.
Bem haja a todos
SOS COSTA NORTE disse…
Bom o Sr. Evaristo ao que parece já justificou aqui a aquisição da Calçada. O que me chateia é que o actual proprietário da calçada nunca tivesse apoiado que mantivesse a calçada naquela rua, tal e qual como estava antes, impedindo que se descaracterizasse o sitio.

Contudo, gostava de ver a factura. é ver para crêr.

Quanto ao artigo do Jornal, foi vergonhoso. Quer queira quer não, houve gente que lhe quis bater por isso e eu contribui para acalmar alguns ânimos exaltados. porque acredito que não é com violência que se resolve as coisas.

Filipe Tavares
JASRAPOSO disse…
É o jornal Açoriano Oriental que afirma na sua edição de hoje.

UM MIRADOURO É LIDER NAS PREFERÊNCIAS - PORTO FORMOSO

Chama-se miradouro das Pedras Brancas e está localizado na estrada regional na zona do Porto Formoso. As condições que oferece em termos de estacionamento e animação para os mais novos tornam-no um dos espaços que maior afluência registam por estes dias de bom tempo. Para um piquenique ou descanso na envolvência de uma exuberante vegetação.
SOS COSTA NORTE disse…
Nunca percebi muito bem, qual é a piada de fazer piqueniques e descançar num miradouro onde passa a estrada Regional para o Nordeste.

Não é muito relaxante pois não???
SOS COSTA NORTE disse…
PORTO FORMOSE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL

Obra polémica dos BALNEÁRIOS DA PRAIA DOS MOINHOS - PORTO FORMOSO vai ser discutida em Plenário - ALR

Vamos ver o que dizem os nossos Deputados.

O assunto faz parte de uma lista de 12 temas, e a previsão indica que será discutido só na Quinta Feira à tarde.

Quem quiser assistir ao Plenário em Directo na internet, deverá clicar sobre o link abaixo indicado

http://www.alra.pt/plenario%5Cvideo.html
cantoneiro 2 disse…
com tanta adversidade em relação aos comentários atrás expostos meditemos:

A adversidade descobre as virtudes

A adversidade faz herói

A adversidade faz o homem prudente e não rico

Na adversidade se conhecem os amigos

Na adversidade se prova a amizade

Nas adversidades é mais eficaz remédio a necessidade que a razão

Vê-se na adversidade o que é a amizade.

Vê-se, na adversidade, o que vale a amizade

Um conselho a todos os bloggers fazer comentários no aspecto construtivo nada de ofender o próximo. BEM HAJA A TODOS.
cantoneiro 2 disse…
Parecer da Assenblei Legislativa Regional sobre a Praia dos Moinhos

Capitulo V

CONCLUSOES

Com base nas audicões e visita realizadas no ambito da apreciação da Peticao n°
419/2009, a Comissao de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho concluiu, por
maioria, com os votos a favor do PS, do PSD e do CDS/PP, e a abstencao do
Deputado do PCP, o seguinte:

que a referida obra constitui um melhoramento significativo das
condicaes oferecidas aos utentes da Praia dos Moinhos e que os peticionantes se limitaram a evidenciar uma perspectiva pessoal relativamente as linhas
arquitectonicas e aos materiais utilizados na intervenção não se tendo verificado, em
nenhum momento, a lesão de quaisquer interesses púlicos ou privados.

Santa Cruz das Flores, 30 de Junho de 2009

A Relatora,
Isabel Almeida Rodrigues

o presente relatório foi aprovado por unanimidade.

o Presidente,
Herndai Jorge
SOS COSTA NORTE disse…
É lixado né ???
O sentimento estético não tem qualquer peso nessa matéria.

No entanto, vamos ver o que se discute amanhã em Plenário.
Silva disse…
Olá meus amigos, cá estou de novo, e desta para falar do miradouro, das Pedras Brancas(Pedreira Branca) de miradouro é a primeira vez, que tenha ouvido. Se não estou enganado era onde se chamava a Santa isto na Estrada Regional do Porto Formoso, lugar mitico, de uma pequena história, que eu e provavelmente mais alguns terão sabido, pois era ai que muitos dos nossos Emigrantes ao passaram para o aeroporto deixavam ai um maço ou dois de velas, de preces, aquela Imagem que nunca soube, seu nome, o que provavelmente da (Boa Viagem)isto porque todos os dias eram deixados várias velas, a arder, quando isto era possível dado que o vento nem sempre facilitava este processo. Num belo dia de manhã eu ia para o trabalho a cerca de uns sessenta metros, desta Imagem estava, um Portoformosem-se, muito conhecido de todos nós o Sº. Manuel Vegas Barbeiro, ou seja o pai dos Vegas, que arrastava um carro de mão, que já era habito, velo por ali. Ali estava elo a tentar acender as velas que alguém tinha deixado, mas como tal não era, fácil dado que o vento as apagava, ele desanimado, arrasta o carro e a cerca de cinquenta metros olhou para traz e vê todas as velas, acesas ficou ali por algum tempo a ver se via alguém por perto, como eu tive a sorte de as acender e reparando que ele parou, rápido me pôs por de traz de umas ortências, a ver como ele ficou pasmado. Assim passado alguns anos, como era costume frequentar, sua tenda onde só já trabalhava os filhos ele de vez enquanto aparecia por ali a bate papo, com os clientes, e vem a tal história da Santa, que já nem me passava pela cabeça, ora quando eu lhe disse, que não tinha sido um milagre, mas sim, que tinha sido eu, que seguia atraz dele e que o tinha visto tentar acender, e que não teve a sorte que eu tivera e que mal o vi parar e olhar, me escondi. Olha meu amigo ! nunca podia, ser tu a fazer tal proeza, pelo tempo que eu caminhei e olhei para traz, não podias ter acendido as doze velas. Pois penso que não fui capaz de o convencer e que ele partiu para a Além convencido que era um milagre daquela Imagem que hoje, não sei onde parará e que tantas promessas de boas viagens fizeram os nossos Emigrantes. Se alguém souber o que foi feito a tal Imagem que por este meio, me diga que eu de boa fé irei acender as doze velas em nome dos que partiram para o Além, e que Deus os tenha no Paraíso. Foi esta a minha história verdadeira.
Até à próxima amigos, haja saúde, que o Além é para todos.
Filipe Tavares disse…
bonita história Sr. Silva. devia escreve-las porque são valiosas. retratam outros tempos e outros costumes. nada se perde, tudo se transforma.
O Regedor disse…
É por estas histórias e por outras que vale a pena ter a porta da Casa da Mosca aberta!

Cumprimentos
Anónimo disse…
A Santinha da pedra (julgo que era assim que se chamava.
Lembro-me bem da Santinha com as suas flores e velas.
Um dia aconteceu uma conversa sobre esse assunto na casa de Pasto "O Amaral" e,quer o senhor Amaral, quer a senhora sua esposa, sabem muito bem falar sobre esse assunto.
Cumprimentos.
Sá Couto
MTF disse…
Estàvamos nos anos sessenta, era eu menino da escola, quando a professora, avisou todos os alunos que no dia seguinte, iam todos em romaria há inauguração da Santinha, e assim foi, compareceram no local o Srº.padre, Srº. José Cabral, cantoneiro, e de várias outras pessoas, provavelmente faziam parte da antiga J.G., pois foi esta que mandou esculpir uma base naquela pedreira, que serviu de oratório, por algumas dezenas de anos, até ao seu mistrioso desaparecimento. Penso que era altura de nós todos Portoformosensos, Casa da Mosca e não só, em memória de todos os emigrantes que com tanta devoção, deixaram suas preces, que provavelmente receberam suas graças, restituir aquele local, uma imagem, visto ainda existir o altar esculpido na pedreira. Tenhamos coragem, sem demagogias.
Tenho dito.
virafoto disse…
Pois meus amigos, já não dava fé de ali ter existido um santinha, pensando bem aquelo lugar, era conhecido pela curva da Santa, isto por ser uma curva muito fechada, diferente da que lá existe. Quanto á sua reposição não é de aconcelhar, visto haver muito vandalismo por ali é ver o que acontece com os baloiços todos os anos, assim irá acontecer o mesmo à nova Santa, e que talvez tivesse acontecido com a sua congénita. Até mais ouvir. Que passem todos bem
O Regedor disse…
Pois bem, a minha opinião é que se devia (ou deveria?) tentar saber onde foi parar a santa.

Despois, cabe à Igreja oscultar os fiéis e depois, com o apoio do Povo, prôpor a colocação de uma nova santa no local.

Cumprimentos
JAGPacheco disse…
Aquele local era conhecido por “Santinha” e ali existiu uma imagem de Nossa Senhora. Uma imagem de grande simplicidade, provavelmente com pouco valor artístico. Mas com algum significado, para as gerações de alunos da Escola do Porto Formoso que em Maio rumavam ao local.
Segundo o Bloger Silva, também local de promessa para aqueles que iniciavam o caminho da emigração.
Na década de oitenta, os que de passagem, deram por falta da imagem no degrau escavado na pedra. Associaram a ausência ás obras de beneficiação da estrada que então decorriam. Os responsáveis pela obra, pensavam que algum “benemérito” tinha recolhido a imagem!
Conclusão foi ROUBADA!

“Pedras Brancas” também é um nome adequado pois ali existiu uma pedreira onde se extraiu “pedra branca” para a construção civil, nomeadamente para um edifício muito nobre, o Teatro Micaelense em Ponta Delgada.


“Merendário das Pedras Brancas” é o que indica o painel informativo no local, tem muito poucas condições como já foi dito pelo Bloger Raposo, sendo flagrante a falta de segurança resultante da proximidade da estrada e inclusive dos equipamentos de recreio que lá existem.

Não deixa de ser curioso este assunto vir ao de cima, mais de vinte anos após o desaparecimento da “Santa” e numa altura em que se iniciam novamente obras na estrada.
Obras que promovem o nosso conforto nas deslocações e o desaparecimento das curvas, das árvores, das santas e todas as histórias a elas associadas.
Jabf disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Jabf disse…
Em relação à inauguração dos balneários da Praia dos Moinhos, só me resta reparar que essa foi mais uma obra grande do que uma grande obra, o que não deixa de ser relevante. Quanto ao resto, acho graça que depois de tantos "tiros nos escuro", através de provocações recheadas de insinuações, frases que parecem fugir do pensamento...de "alguém" que tem num nick, quatro letras de uma identidade carente de confiança...eis que tudo acaba na paz de uma Santa que tem na sua história uma passagem parecida com a história da natureza e beleza do Porto Formoso...também desapareceu.

Um Abraço.

josé antónio braga furtado
SOS COSTA NORTE disse…
Vamos ver o que dizem os nossos Deputados.

A Petição do SOS Porto Formoso, faz parte de uma lista de 12 temas, e já está confirmado que a discussão irá ocorrer no dia 10 de Julho (6ªFeira) a partir da 10:00h da manhã.

Recebi essa confirmação hoje.

Os melhores cumprimentos a todos

Filipe Tavares
prega-e-foge disse…
E Diz Assim:
"Praia dos Moinhos: A cereja que faltava no bolo!"in Açores 9

Não sei como é que a cereja está no topo do bolo se nem há condições para a praia receber a bandeira azul.


E diz o presidente da câmara:~

"Tudo tem que ser gasto para que o cidadão sinta que o seu dinheiro é empregue o melhor possive."

E eu agora pergunto:

Era preciso quase 500 mil euros pa fazer o que está lá? É fazer pouco de quem trabalha, se os senhores presidentes ganhassem um salário como a maioria das pessoas ganham queria ver se gastavam dinheiros publicos dessa maneira. A eles não custa falar porque embora também descontem, ganham muito mas muito bem, para aquilo que fazem claro...

" ...pois a velha calçada estava muito polida e escorregadia..."

Cuidado, olha que ainda caem em propriedade privada, não vá o proprietário do bar pagar alguma indeminização. Sim porque a calçada polida e escorregadia ficou como paga das obras não terem terminado a tempo da abertura da época balnear, ou pensam que o proprietário do bar perdeu dinheiro?

Bom resta-me desejar um bom dia de praia....
deus2deus disse…
Alguém já reparou que os blaneários no interior só têm 1 duche para homens e um duche para mulheres?

Gastam-se 500 mil para fazerem 2 duches??

MEU DEUS!

A casa do proprietário do snackbar foi guarnecida e caiada e a entrada da praia ficou mais bonita. Eu também tenho uma casa em ruinas que ficavam mais bonita se a câmara fosse pintar de graça. Poder ser? Ou é só para os amigos de conveniêcia?

Alguém reparou que o jornaleco Açores9 este mês só fala bem do Ricardo Silva com notícias e mais notícias a falar bem dele e da Câmara. Podiam disfarçar mais.~

Adeus
prega-e-foge disse…
Caro Deus2deus também reparei mas não me admira nada!A campanha já começou....
Ricardo Silva e não só, Carlos César também...
Enfim politiquises, e as coisas prometem aquecer.
prega-e-foge disse…
Ah e o programa das festas da Ribeira Grande sai no jornal depois das festas feitas. É pa não se esquecerem do que foi feito....
Unknown disse…
O mais injusto disto tudo é q o ano passado a casa abaixo da dita guarnecida também foi pintada pelos seus proprietários e com estas obras em vez d barnca esta cinzenta, mas essa mesma casa eles não souberam arranjar...
É só para aqueles q fazem favores à CMRG e sabem lamber botas...
Deus2deus só agora reparaste nos dois unicos duches no interior de cada balnerio???
Mas deixa lá q depois da praia terminar o seu período, a CMRG vai voltar às obras para arranjar não só mais duches dentro do espaço onde os nadadores guardam o seu material, como também a questão das fossas e canalizações q ao q parece ficou mesmo mt mal feito!
Parece que é o vigilante da praia q tem d empurrar com a "sua" mão os detritos q lá ficam e q diariamente o camião de limpar fossas da CMRG vai lá limpar (parece q entre as 8h e as 10h da manhã)
O Regedor disse…
Apraz-me anunciar que a Comissão Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho criada pela Assembleia Legislativa Regional para discutir a petição SOS Porto Formoso deu como provada o início ilegal da obras dos balneários!

Ao ser confrontado com esta ilegalidade realizada pela Câmara o Sr. Secretário Regional do Ambiente admitiu que existiu a referida ilegalidade.

Ao ser confrontado com a ilegalidade o Sr. Presidente da Câmara da Ribeira Grande disse "desconhecer a necessidade de instruir um pedido de utilizacao privativa do
dominio publico maritimo."

Parecer do Regedor: dê-se a respectiva gargalhada!

podem ler o relatório aqui:
http://base.alra.pt:82/Peticao_Abaixo/IXpare2303.pdf
prega-e-foge disse…
Como é que é possivel um presidente da câmara "desconhecer a necessidade de instruir um pedido de utilização privativa do dominio público maritimo"?Será que para iniciar o passeio atlântico não foi preciso?
Claro que foi, isso são desculpas do presidente, talvez pensa-se que a obra não fosse suscitar tanta polémica.....

Caro pardal do telhado,
Eram 08.20 da manhã de hoje e já ia o camião da câmara a descer a ladeira da velha, isto é de partir a rir....
James Dean disse…
Olá a todos
Estive ausente 4 anos deste blog, mas volto com o mesmo entusiasmo e com a alegria de poder agora dizer... eu bem vos avisei há quatro anos que este Senhor não era flor que se cheirasse, não me quiseram ouvir e ainda o defendiam. Pelo que vejo agora tudo fala mal dele.
Bem, não sei se repararam já no grande cartaz que está em frente ao jardim da Câmara Municipal. Ricardo Silva não podia ter escolhido melhor slogan "No bom Caminho" e eu acrescento "No bom caminho para pegar direito pla porta fora".

Cumprimentos

James Dean
Emanuel Furtado disse…
Amigo Regedor,
a Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho não foi criada para discutir a petição SOS Porto Formoso.
Não é uma comissão eventual é, sim, uma comissão permanente da ALRA tal como outras como por exemplo Comissão de Assuntos Sociais, Comissão de Economia e mais uma ou duas.
Não leves a mal a correcção, mas é de facto assim.
Bem haja a todos.
O Regedor disse…
Tem razão o blogger Evaristo.

A referida comissão da ARLA reuniu para discutir este assunto entre outros.

Cumprimentos
Unknown disse…
Eh! Eh! Eh!
Anónimo disse…
A Santa, na Petição à Assembleia Regional
A Assembleia Regional dos Açores, que não é santa, não se pronunciou, nem sobre a nossa Petição que era sobre umas obras numa praia, por eles desconhecida, nem pelo desaparecimento da santinha das pedras brancas. Apenas a Comissão deu um parecer favorável sobre as obras que viram numa praia da Normandia.E como desconheciam como era dantes, acharam que estava muito bem. Os senhores deputados, da comissão, consideraram que aquela coisa era “muito riquinha”.
Sobre a Santinha, a comissão da Casa da Mosca indagou o seguinte:
1.-Chamava-se Senhora da Boa Viagem;
2.-A primeira imagem (que era sobre o castanho) foi partida com uma soca de beterraba por uma senhora do Porto Formoso (ainda viva)quando regressava a casa, vinda da apanha do chá (por mera brincadeira, dizem as amigas da dita);
3.- Foi colocada outra imagem mais pequena no local, e essa desapareceu, aquando das obras de correcção daquela curva.
Quem sabe se não seria de colocar o nome dos senhores deputados, da dita cuja comissão, no lugar da desaparecida santinha, e a Santinha naquele promontório que existe no lado direito daquela coisa, ao lado das bandeiras, por cima dos balneários? Respeitava-se assim, não só a Santinha desaparecida, como os desconhecidos senhores deputados. Na parte final de uma placa de cimento, (que tapasse as pedras brancas) deveria constar: “Tal como desapareceu a Santa, desaparecerá a Comissão”.
deus2deus disse…
O professor Sá Couto sempre com a ponta do lápis afiada. Os comentários são uma alegria de ar fresco neste blog.

Metam uma santa nos balneários!
Adeus
SOS COSTA NORTE disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
SOS COSTA NORTE disse…
É verdade pois.

Na assembleia existem telhados de vidro (literalmente).

Alguns pensavam que ali estavam a discutir arquitecura. Não se lembraram de que houve uma PETIÇÃO, um instrumento legal que permite que um grupo de cidadãos manifeste as suas preces. Um grupo de cidadãos que foi totalmente ignorado. A prepotencia é cada vez mais descabida. Não há vergonha.

Uma deputada que acha que os turistas vão à praia para contemplar aquela obra porque o resto está desordenado.

É o pensamento próprio de alguém que vende Blocos e Cimento.
virafoto disse…
........Pois assim ficou desvendado parte, do mistério da Santinha, história "MAKABRA" claro coisas de gente nova, de facto era uma imagem de pouco valor artístico, como já alguem aqui disse, era de barro castanho, com cerca de noventa centímetros de altura, não dou fé de ver outra igual nesta Ilha, embora já tivesse visto mais duas, uma em São Jorge e outra no Faial, "deverá ter sido Obra do Estado Novo" precisar os sítios exactos não sei. Pois aqui tambem foi dito que a mesma "Santinha" desapareceu na altura das obras daquela via e que por, de novamente estar em curso a via rápida, se volta-se a falar de novo naquela "santinha". Bem se é uma (via rápida) ou uma (estrada a ver se te havias), seja lá o que for feito, há lugar para muitas Santinhas, e por vezes por motivos tristes, já viajei por vias rápidas e auto estradas, ao longo da Europa e lá estão elas, provavelmente assinalando, o pior "daqueles" que vão no "ver se te havias" pois aquela ali não sei qual foi, a origem dela, mas sei que na altura que o Aeroporto era em Santana, e a emigração estava no máximo, todas as famílias do lado Norte e parte Sul, Povoação e até mesmo de Ponta Garça, vinham por ali, pois na hora da partida, ali deitavam flores a acompanhar com velas, que por vezes ficavam à merecê de crentes, e bons cristãos que as acendiam, como já alguem relatou e bem. Ou de pouco valor artístico, mas com grande valor cristão, ela estava lá e venerada por todos os crentes(........)e não só.
MTF disse…
Srº.Regedor,por favor mude pagina,ou de Posto, torna-se moroso rolar, até ao fim.
Obrigado
cantoneiro 2 disse…
Caro Blogger MTF concordo plenamente consigo há que mudar de assunto este já está mais que estragado muito mais que já passou pelas estâncias regulamentares em vigor a não ser que alguns intelectuais bloggers da casa da mosca tenham um luzinha ao fim do tunel.............
JASRAPOSO disse…
vice-presidente da bancada do PS/Açores, Catarina Furtado, garantiu hoje que as obras na Praia do Porto Formoso, concelho da Ribeira Grande, não foram uma “mera operação de cosmética”, traduzindo-se em melhorias ambientais para aquele espaço público.
“No caso da Câmara Municipal da Ribeira Grande, tem existido a preocupação, durante este mandato, de uma recuperação das suas zonas balneares e de garantir qualidade de acesso e condições para os cidadãos”, realçou a deputada socialista.
Catarina Furtado falava no plenário que decorreu na cidade da Horta, na sequência de uma petição analisada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores relativa às obras de requalificação que decorreram na praia da freguesia de Porto Formoso.
Segundo a parlamentar socialista, todo este processo da autarquia da Ribeira Grande decorreu sempre com a preocupação de uma linguagem arquitectónica e ambiental e no “estrito cumprimento dos planos” que regulam estas matérias.
Ainda quanto às opções estéticas da obra, que devem constituir uma referência para o futuro, “eu não podia estar mais de acordo com as opções tomadas, porque, além dos balneários, trouxe condições para que as pessoas possam ali estar” com formas arquitectónicas actuais e ousadas, disse Catarina Furtado.

No último dia dos trabalhos desta sessão legislativa, a vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS salientou, ainda, que este investimento autárquico teve a preocupação do tratamento das águas residuais e do espaço envolvente.
Depois de salientar o exercício de apresentação de petições ao Parlamento, Catarina Furtado alertou que “esta cidadania responsável não pode exceder exactamente aquilo que tem de ser” o objectivo da petição.
“Ao longo de todo o processo, que não começou com a petição, ouve um descentrar das questões, tendo até sido levantadas, durante a audição do primeiro peticionante, suspeitas e rumores muito paralelos e desagradáveis em relação aos poderes públicos e a cidadãos”, adiantou Catarina Furtado.
Relativamente a outra petição sobre maus cheiros provenientes de explorações de suinicultura, a deputada do PS/Açores garantiu que todas as diligências efectuadas pela comissão parlamentar provaram que as explorações em causa cumprem os requisitos legais.
Após reconhecer que se trata de um problema para as populações adjacentes, Catarina Furtado defendeu que a monitorização e fiscalização devem continuar a actuar no sentido de garantir que as acumulações de lamas sejam minimizadas nas explorações.


2009-07-10 11:54:20, por PS/Açores
aguia disse…
Um bom post seria o Regedor colocar à discussão a festa que a Junta de Freguesia vai fazer na primeira semana de Agosto. Com um subsídio de cinco mil euros da Câmara a Junta vai distribuir por todas as casas uma bandeira com os símbolos heráldicos da freguesia, ao mesmo tempo que irá homenagear alguns cidadãos que se distinguiram na nossa comunidade.
É apenas uma ideia para discussão uma vez que todos gostariam de saber quem vai ser homenageado e porque razões o fazem
SOS COSTA NORTE disse…
As suspeitas e rumores, confesso que estavam bem centradas na questão e que deixou determinadas pessoas desconfortaveis.

A Srª deputada engoliu a seco o facto de pertencer à mesa de Assembleia da CMRG e nem saber que a CMRG pretendia requalificar a praia dos Moinhos.

A Srª deputada esqueceu-se de assumir as ilegalidades da CMRG. andou em torno da questão subjectiva e esqueceu por completo que existia um grupo de 650 pessoas que se manifestou atempadamente contra o tipo de projecto e não contra a requalificação.

Quis dar a entender que eramos contra a criação de melhores condições na praia.

Enfim disse o que lhe convinha... foi prepotente, berrou de forma louca, e no fim acha que os turistas vão para aquela praia admirar as casas de banho enquanto objecto ornamentativo. É preciso ser mesmo burro para dizer uma coisa destas.

Enfim. É uma pena termos prestações destas na ALR.

Está cada vez pior...
SOS COSTA NORTE disse…
Da minha parte gostava de organizar um Jantar com a malta da casa da mosca

acho que seria interessante.

E o tema da homenagens no Porto Formoso, acho muito bem, mas devia ser depois das eleições pois tenho a certeza que os homenagiados poderão esperar.

Homenagens é uma forma de campanha.
cantoneiro 2 disse…
Sr Regedor por favor mude de tema
Anónimo disse…
O que é que é?

Quem a fez não a frequenta,
Quem a goza não a pode ver,
E quem a vê não a deseja ????
aguia disse…
O dr. Ricardo Silva lançou este fim de semana um sitio da sua candidatura na net - www.ricardosilva2009.net
MTF disse…
Resposta a Sá Couto,será o caixão, (Urna)se for verdade, quem a fez pode frequentar.
Anónimo disse…
Caro MTF
Essa do caixão é muito bem apanhada...mas pretendia que fosse:

A "dita cuja" OBRA.

Quem a fez não a frequenta,
(O arquitecto e a câmara)
Quem a goza não a pode ver,
(quem gosta da praia não pode ver "aquela coisa")
E quem a vê não a deseja.
(a maioria de nós)
MTF disse…
Obrigada pela explicação, amigo Sá Couto, mas tenho quase a certeza que não fui o unico, a pensar da mesma forma, realmente fui apanhado, da próxima será melhor.
Cumprimentos.
SOS COSTA NORTE disse…
carrissimos

Poderão consultar os depoimentos dos deputados acerca da Petição SOS Porto Formoso, que ocorreu na Assembleia Legislativa Regional no dia 10 de Julho de 2009.

Os videos dos deputados do PSD, CDS PP, Bloco de Esquerda e PS estão disponiveis em:

http://soscostanorte.blogspot.com/

FAÇAM O FAVOR DE DEIXAR O VOSSOS COMENTÁRIOS!

Cumprimentos
Filipe Tavares
O Regedor disse…
Estive a ver os videos, no entanto, não consegui ver o do Bloco de Esquerda.

O que me apraz realçar é o fraco nível das várias intervenções. Sem conteúdo, sem perspicácia política. Estamos muito mal servidos de deputados.

Realço ainda a minha desilusão com a deputada Catarina Furtado pelo seu servilismo político declarado ao serviço da CMRG.

Termino porque este assunto continua a provocar-me vómitos. Quando estou na praia até me deito de costas para os balneários para não ver aquele mamaracho.

Ainda não tive o prazer de obrar na obra, mas lá chegará o dia.

Cumprimentos
Anónimo disse…
Senhor Regedor
Considerando que:
a)este blog está a cumprir uma função de cidadania;
b)que é muito visitado e “badalado”
c)e, ainda, que a Zona Oriental do Concelho –“a nossa”- está a ser delapidada nos seus “habitats” naturais,
Ouso propor como tema, o abate em larga escala de Plátanos (“Coquilhos”) para a construção da SCUT.
As folhas das árvores não são duradoiras, como esta opinião também não o é, mas as árvores deveriam sê-lo.
Nem pensar em estar contra a SCUT, mas julgo que existem alternativas por forma a que, a maioria das árvores, possam ser preservadas.
(veja-se como o foram na Mata do Dr.Fraga)
O “Novo Riquismo” assenta no querer fazer “apagar” o passado. Considero que o verdadeiro progresso deve ter um profundo respeito pelo passado, melhorando-o sem o fazer desaparecer.
Novamente a zona do Porto Formoso deverá ser a mais afectada.
Mas que coisa. Fizeram com que a Praia dos Moinhos passasse a segundo plano para evidenciar “o cimento”, e agora irão fazer desaparecer as árvores para exibir o asfalto?
Haja Deus,já que Parlamento não existe.
SOS COSTA NORTE disse…
Caro Regedor, agrdeço que volte a tentar ver o video da Deputada do BE, se o problema persistir por favor diga alguma coisa.

Testei esta manhã e está a funcionar em pleno.
SOS COSTA NORTE disse…
O já famoso "jornalista" José Soares, autor do tal artigo que acusava os peticionários de toxicodependentes públicado no seu Jornal "Açores9", o homem que sempre lutou contra obras ilegais na praia dos moinhos e é dono de duas obras ilegais com direito a processo, o homem que se apoderou da calçada de uma via pública para uso particular e viu a fachada da sua casa à anos embargada ser restaurada pela Autarquia, FOI APANHADO ESTA TARDE A PINTAR AS ESCADAS DE ACESSO À PRAIA DOS MOINHOS.

Será que está a iniciar a sua carreira artistica ???
Será que tirou um curso de sinalética e normas de segurança???
Já pensaram se começamos todos por aí a traçar linhas amarelas a torto e a direito???

O responsavel pelos balneários confirmou que este senhor interviu de livre vontade.

VEJA A FOTO E COMENTE EM:
http://soscostanorte.blogspot.com/
virafoto disse…
Pare-se que todos fazem o que bem vem à cabeça, claro não estou a ver ele pintar aquilo só da sua, sem conhecimento de terceiros? hoooooooo se prevaricou, coisa publica é caso de Policia, por isso deve ser punido.
MTF disse…
Eheeeee phaaaaa!!!!!!!!! espera ai, não esteja ele a retribuir, o que lhe fizeram, pois isto é assim com um ferro matas, com um ferro morres. Deixam o homem gastar aquela tinta, háááááá, mas que coisa.
Unknown disse…
Olha que grande novidade ele a "ocupar-se" daquilo q não lhe diz respeito... Olha que novidade!!!
Também aqui á uns anos, a bem da praia, a bem do acesso para cadeiras de rodas e afins, a bem de tudo e nunca a bem da sua moto4 que levava para a praía, a bem de tudo e de todos, mas nuncaa bem dele (claro!!!!) esse senhor andou a cimentar as escadas junto ao portão do seu estabelecimento e fez uma rampa super inclinada e sem funcionalidade nenhuma a não ser para si mesmo!!!
Na altura questionei o presidente da junta como era possivel alguém s apoderar de tal e mexer naquilo q é d todos e este apenas me encolheu os ombros...
Por isso não me surpreende nada q esse tal "mui conhecido" José Soares ande agora a pintar escadas e futuramente entre a favor da CMRG com outras obras de sua autoria...
Mas tb verdade seja dita, se ele faz é porque tem as costas quentes e porque o deixam fazer...
O Regedor disse…
Triste história

Conheci um rapaz, na altura com 16 anos, sem escola, sem casa, sem dinheiro e abandonado pelos pais em pequeno. Um pobre, que além disso não teve que lhe desse educação nem valores.
Esse rapaz um dia pintou numa rua da Ribeira Grande uma linha azul no caminho com cerca de 5 metros de comprido e uns 20 cm de largura.

Sem sequer contactarem primeiro o jovem, um funcionário da Câmara Municipal da Ribeira Grande a mando do seu chefe foi pintar de preto a tal linha azul para fazê-la desaparecer.

Uns dias depois mandaram o rapaz pagar cento e tal euros (já não tenho a certeza mas até julgo que foi mais) pelo serviço do funcionário de pintar a linha de preto.

Quer dizer, exigir a um puto, sem abrigo e sem dinheiro que pagasse uma multa daquele valor?
Não era mais educativo obrigar o rapaz a pintar a linha de preto?

Mas claro, ele era um pobre coitado e os pobres coitados são sempre as vítimas.

Assim, está a nossa democracia: PODRE.

ps. esta história é verídica e tenho documentos que a podem comprovar.
Anónimo disse…
Diz o provérbio:
“A pintura e a peleja, de longe se veja”

Tinha como certo que o objectivo desta nossa discussão e petição era o não enquadramento na Praia dos Moinhos da obra projectada e, agora, realizada.
Continuamos(alguns) a falar de pessoas;desta vez “pintores” que não concordam connosco.
Não será que têm esse direito?
Misturar o José Soares, o Jornal Açores9, as obras legais ou ilegais, as pedras de joga e “outros assuntos que tais”, não fica bem, julgo eu, neste processo.
Problemas pessoais resolvem-se ou ficam por resolver. Não é de bom-senso que sejam aqui dirimidos. Que sabor “estranho”, tipo “bufaria”, falarmos aqui e apresentarmos fotografias do homem a pintar não sei o quê?
Poderá ser :
“a pintar o sete;
a pintar a seta;
a pintar a manta;
a pintar a macaca;
a pintar o caneco ou a pintar o diabo”.

Julgo que perdemos a “nossa razão” com este tipo de análises. O senhor José Soares não é, nem o dono da obra, nem o arquitecto da mesma e nem muito menos o seu pagador.
Se ele defende a obra, não é o único. Todos os grupos parlamentares fizeram o mesmo refugiando-se na ilegalidade do edital; se o senhor José Soares escreveu no Açores9 um “artigozeco”, infeliz e de mau gosto, no meu entender, deverá ser nesse Jornal que a resposta deverá ser dada (esse direito foi assegurado a quem lá foi desafiá-lo). Se existiram confrontos verbais e até físicos naquele espaço, por causa desta Obra, isso deverá ser resolvido entre os interessados e não neste espaço dedicado à defesa da Praia.
Por vezes para sermos grandes temos de nos fazer passar por pequeninos.
Ataques pessoais e questões personalizadas não deverão constar de um Movimento como o que “A casa da Mosca” proporcionou ao “S.O.S. Porto Formoso”.
Se calhar não disse o que devia mas, garantidamente, disse o que sinto.
SOS COSTA NORTE disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
O Regedor disse…
Filipe,

sabes bem o que penso da obra e do artigo rasca publicado nesse jornal, contudo, acho que te estás a deixar arrastar por questões pessoais contra o Sr. José Soares.

Essas coisas desvirtuam o essencial da discussão. Não deixes que esse senhor te desvie do essencial da questão: a defesa do ambiente da costa norte e da praia dos moinhos!

Cumprimentos
SOS COSTA NORTE disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
SOS COSTA NORTE disse…
Contra a injustiça, prepotência, defesa das pessoas que assinaram a petição, defesa de uma causa legitima, eu vou até onde for!

Não admito o comportamento rudimentar e fascista que determinadas pessoas tiveram ao longo deste processo.

A questão da pintura na praia, foi apenas um flagrante. Eu estava lá e assisti a uma coisa que pessoalmente acho SURREAL!!!

resolvi relatar!

O que me dizem do corte de canas na praia??? É que ainda não estão contentes! querem continuar!!!

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso