Um rebuçado de poejo

Parece ter passado ao lado de muita gente, mas no boletim de voto destinado à eleição da Assembleia de Freguesia, existiu um espaço para o CDS/PP, o qual obteve 8 votos.
Ora, que eu saiba, apenas existiram listas do PS e do PSD. Então como podia constar este partido no boletim?

Dá-se um rebuçado de poejo a quem souber explicar, com fundamento, o porquê de existir o CDS/PP no boletim de voto destinado à Assembleia de Freguesia.

As questões que se colocam são:
Este partido formou uma lista à Junta de Freguesia do Porto Formoso?
Se sim, quem eram membros mistério da lista?

Se não existiu lista do CDS/PP houve um erro grave da Direcção Geral da Administração Interna e quem sabe se terão de se repetir as eleições no Porto Formoso.

Comentários

JASRAPOSO disse…
Um esclarecimento que se impõe.

O CDS/PP concorreu à Assembleia de Freguesia do Porto Formoso, tendo apresentado uma lista com doze elementos.

A maioria destes elementos tem residência no Pico da Pedra e em Ponta Delgada. Nenhum é do Porto Formoso.

Portanto, o boletim do voto estava correcto
Anónimo disse…
Daaaah, muito bem JASRAPOSO ganhas te um reboçado de Poejo, parabens
deus2deus disse…
Olha que coisa mais linda uma lista que ninguem sabe quem é...
Eram 12 elementos e tiveram 8 votos nem sequer tiveram o trabalho de votar neles mesmos.

Ao que isto havera de chegar gente de fora da terra a tentar chegar ao poder sem dar a cara.

Adeus
certo disse…
Acreditando nas palavras do caro blogger jasraposo, a questão que se coloca já será outra.
Como é que estas pessoas, que são de outro lugar que não o Porto Formoso e não se as conhece, podem votar na freguesia?
Jabf disse…
Creio que, tal como em 25 de Março de 2008, ninguém tenha ficado com algum pacote de amêndoas, neste caso a situação será a mesma, apesar da oferta ser um rebuçado de poejo.
isso de cds/pp, Ps, prq, Psd,jlk, , Be, abc, Uhf, ghi,Cdu , mon, (...) Z, é tudo uma questão de interpretação do alfabeto.

Um Abraço.
MPFurtado disse…
Não ponham foice em ceara alheia, não há batota, o esquema é legal!....Há outros assuntos mais importantes do que estes.

Saudações
JASRAPOSO disse…
Na próxima Sexta-Feira tomarão posse os orgãos eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal da Ribeira Grande.

Na próxima semana serão empossados os orgãos de freguesia.
O Regedor disse…
Desculpem, mas para mim continua o mistério!

Quem são as pessoas que constituiram esta lista?
Qual foi o objectivo desta lista?

Por último, uma questão legal à qual não sei responder: essas pessoas necessitam ser eleitores no Porto Formoso para poder fazer uma lista por esta freguesia?

Cumprimentos
O Regedor disse…
Parece que vai haver lugar a "troca de cadeiras" no que se refere aos elementos da Junta e da Assembleia de Freguesia da lista do PS.
Veremos se são boas ou más opções, com a certeza que daqui a 4 anos terá de haver uma renovação nas listas do PS com a inclusão de mais jovens.
JASRAPOSO disse…
Comentário num blog do Continente


Açores. A tradição diz que o povo português é hospitaleiro e que gosta de receber bem. Aqui não se encontra a excepção. À conversa com um natural de Ponta Delgada, e apresentando os planos de visitar a costa norte de S. Miguel, a conversa foi interrompida com um sonoro “Se vão lá, tem que ir a Porto Formoso, ao Jorge!”. E assim fomos. Porto Formoso é uma pequena aldeia ligada à pesca como tantas outras e não foi difícil uma mão cheia de restaurantes na rua principal. E o Jorge? Perguntámos a um local pelo Jorge. E o Jorge era ali mesmo ao lado, o “Cantinho do Cais”. Só que tinha mudado “para outra freguesia, São Brás, um pouco mais acima” (sic). O “Cantinho do Cais” deixara de o ser o restaurante escondido junto ao cais e ganhara novas instalações condignas e merecedoras da fama.

Fomos recebidos pelo dono da casa, que nos serviu e com o qual trocámos algumas impressões sobre o seu espaço, sobre a recomendação que nos tinham feito e sobre a sua cozinha. O peixe e o marisco aqui são reis e a refeição deixou saudades. A sopa de peixe (obrigatória) para a entrada, umas lapas grelhadas divinais e depois o “molho de peixe”. O “molho” é uma curiosa mistura de ensopado com caldeirada e a dose gigante servida em tacho de barro e que por aqui é prato obrigatório. No intervalo, uma piscadela de olho a uma abrótea frita. A menção a “peixe frito” revolta alguns aparelhos olfactivos e gustativos, mas aqui houve uma honrosa excepção e comprovou-se que era apetecível e saboroso. Perante tal barrigada, a hipótese de provar sobremesa desaparecia rapidamente do horizonte, mas as queijadas (outro ex libris da casa) cairam mesmo muito bem.

Ambiente familiar, preço muito acessível, atendimento atencioso e, sem dúvida, o peixe fresquíssimo. Só chateia mesmo estar a 1500Km de distância…

Cantinho do Cais
Jabf disse…
O melhor da festa vem depois!




Este ano, o melhor da festa veio depois, o que contraria a intemporalidade do provérbio" o melhor da festa é esperar por ela!". Fiz uma mini retrospectiva dos posts e resparei que após o post intitulado - Ainda, a festa- aparecem de uma forma devastadora 4 post sobre politica. Comentários atrás de comentários, respostas a comentários menos educados, palavras insinuosas que nem em grafite ficavam bem, enfim, uma arrebanceira de pensamentos prestes a cair no mar da malvadez. Sem duvida, a época de campanha politica é muito melhor do que esperar por uma festa religiosa.
Acho um pouco estranho que depois do quase "estado de sitio" no post -Eleições em directo - Porto Formoso-, onde, no meio de intermináveis ataques pessoais, a roçar o irraciocinio, vejo com alguma tristeza o facto de o post seguinte fazer lembrar a finalissima entre BENFICA- fcporto, para a supertaça Cândido Oliveira, em pleno estádio Parque dos Princípes. Essa finalíssima foi a continuação de um jogo que já tinha terminado muito antes de começar.
Esse ultimo post, é para mim a continuação de um assunto que já deu mais do que aquilo que tinha para dar. Já sabendo, por experiência, o que foi o post anterior, resta esse slogan: Escrever é...uma forma diferente de pensar!

Um Abraço.
O Regedor disse…
Amigo Falange,

no proximo fim de semana vou tirar umas fotos e fazer um post refrescante, para desenjoar da polítca, tal como as receitas da desaparecida Rosalina.

Abraço
Unknown disse…
Caro Regedor,

apesar de não ter nascido no Porto Formoso, sinto que esta terra faz parte das minhas origens. Fiquei contente pelo ps ter ganhado. Espero que faça o seu melhor. E dentro do melhor, que motive a sua população (sobretudo a mais jovem) para a aprendizagem de novas línguas e culturas. Como já disse em mails anteriores, conheço bem o Porto Formoso pelos meus alunos que nasceram lá. De facto, são pessoas excelentes e com um elevado grau de instrução. Era um dos meus desejos construir uma biblioteca no Porto Formoso, visto que tenho imensos livros. Tenho fé que, um dia, possa realizar este meu sonho. Além disso, sugiro à Junta a realização de uns workshops sobre Turismo, Língua e Literatura. Por amor de Deus, Porto Formoso, aproveitem a vossa juventude, e o melhor que ela tem para dar. Tenho pena por, nos últimos dois anos, estar tão distante de Lisboa e de SãoMiguel, pois encontro-me num projecto na Índia e em Londres. Penso regressar a São Miguel nos próximos três anos, e com ideias originais para os alunos que tive no Porto Formoso, e que penso vir a ter. Entretanto, espero vir a encontar sempre uma população muito bem instruída nos cantares tradicionais, na poesia popular e no drama. Áreas que não podem de nenhum modo ser desvalorizadas. Penso ainda encontrar mais jardins e jovens a trabalhar no turismo. O Porto Formoso necessita disso, pois a mentalidade que se encontra em cada jovem é deveras muito evoluída.

Bem, caro regedor, grato por esre blogge que me mantém a par de uma terra tão querida. Um abraço aos meus alunos e amigos.

E, cara Junta de Freguesia, aposte na população jovem e nos mais idosos.

Cordialmente,

LL.
MPFurtado disse…
Tenho duvidas, se algum me pode explicar o que é preciso para ser cidadão, e ser residente no Porto Formoso. O que é que eu deva fazer?
Ou se é mesmo obrigatório ter de lá pernoitar?

Saudações
Filipe Tavares disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
O Regedor disse…
Caro blogger,

acho que basta gostar muito do Porto Formoso!

Cumprimentos
Emanuel Furtado disse…
Caro blogger MPFurtado,
confesso que não percebi a questão que quis levantar no seu último comentário...

Mas em relação ao primeiro devo dizer-lhe o seguinte:
Não sei se fez parte da tal lista "fantasma" do CDS-PP mas, o que sei é que pessoas que não são da freguesia não conhecem minimamente o que aqui se passa e não é em 15 dias de campanha que passam a conhecer os reais problemas do Porto Formoso.

Que é legal ninguém tem dúvidas sobre isso. Se assim não fosse a lista não poderia existir.

Mas há aqui uma questão de legitimidade.
E eu acho que pessoas que não são da freguesia não têm qualquer tipo de legitimidade de se candidatarem ao Órgão de freguesia.

O problema torna-se mais grave pois a lista tinha de ter no mínimo 12 pessoas e nela apenas votaram 8...
Nem o pessoal da própria lista vota em si???
Ah pois, não pode não vota no Porto Formoso...

Andamos a brincar à política ou quê???

Um bem haja a todos
O Regedor disse…
Ora bem!

Concordo plenamente com o blogger evaristo.

A existência de uma lista do CDS/PP composta por pessoas que não conhecem bem a realidade do Porto Formoso, não vivem no Porto Formoso e nem se dão ao trabalho de ir votar em si mesmas constituí uma brincadeira de mau gosto. No fundo, uma falta de respeito pelos eleitores.

E dou este triste assunto como encerrado.
O Regedor disse…
É com muito gosto que adiciono à Casa da Mosca mais um link de Portoformosenses.

Desta vez dedicado a um tema muito querido também a esta casa e a mim em particular: os trilhos!

Aproveito para lançar a ideia que o blogger silva me deu de um trilho na zona dos moinhos, canada da lomba, muro branco: o trilho das nascentes.

Veremos em breve. Haja tempo para fazê-lo e contactar com quem manda nestas coisas e ficaremos com dois trilhos oficiais.

Adeus
O Regedor disse…
Pequena correção:
Esta ideia ja tinha sido lançada há algum tempo aqui nesta casa e até quando foi realizada a primeira marcação com GPS do trilho do Chá poucos dias depois foi realizada uma "expedição" para tentar marcar o trilho das nascentes.

Provavelmente os expedicionários, apesar das boas intenções, não conseguiram chegar a um percurso em condiçoes. Com o conhecimento do terreno do blogger silva talvez lá se chegue.
virafoto disse…
Não sei se é brincadeira de mau gosto?...

Para ser residente no Porto Formoso se for cidadão Nacional, basta possuir B.I. ou cartão de cidadão, com a referida residência, assim todos os documentos inerentes a este:- carta de condução numero de contribuinte, etc. etc., caso não altere é punido por Lei, com coima correspondente, não vale como residência local de trabalho, pode ter residência, temporária, mas não vale para efeitos legais.

Espaço Chengue, todos os cidadãos a ele inerente depois de pedirem, fixação de residência no País que este pretende residir, e esta concedida devem de imediato alterar todos os documentos para a nova residência, ficam sendo cidadãos de pleno direito a concorrer a presidente do Municipio da área da sua residência, sendo válido no sentido inverso. Que me perdoam se algo não estiver correcto. Se ele não conhecer o municipio, o povo, saberá destrinçar. Por isso não pode haver descriminação.

Que venha este Link que o Nosso Regedor prometeu!...E está em falta.

Bem haja a todos os residentes. P.F.
Silva disse…
Meu caro Regedor

Venho em meu nome pessoal, "Silva" e do meu colaborador, "João Couto", agradecer, o realço e a preferência com que esta Casa da Mosca, associou o "Link, do nosso Blogs". "Trilhos Pedonais e Caminhos Agrícolas do Concelho da Ribeira Grande" (Porto Formoso). Espero ter de contribuir, para matarem, saudades há diáspora, ou a quem por motivos profissionais esteja ausente, com o fim de promover a nossa freguesia, em todos os continentes, para uma mais valia da nossa freguesia, que o Porto Formoso, que bem merece.
Bem haja boa vontade, e assim esperamos contribuir.

Com os nossos melhores, Cumprimentos, do Silva e do João Couto.
Filipe Tavares disse…
This sucks! Change the subject!
REGY!!! please!!!
Unknown disse…
Este blog "morreu"???
Não????
Olha que parece...
cantoneiro 2 disse…
temos que ser realistas o que NASCE MORRE nós humanos somos assim por que não terá de ser assim com a casadamosca
certo disse…
Não esqueçamos que as pessoas podem ter outros afazeres prioritários em relação a ter que fazer um novo post. Algo perfeitamente "humano".
piao disse…
jhyhgubj
virafoto disse…
Linguarudes!.....

Quem lhes mandou chupar o rebuçado de poejo, não sabiam que estava dópado!... Claro agora tem de sair da reçaca!....Heheheh
Tenho seguido com interesse a casa da mosca.
Esta da lista do CDS é demais.
Vi a notícia no jornal Açores9 online.
Os fontenários são bonitos, mas o poejo é mais saboroso.
Cumprimentos
007 disse…
Não é por nada ou muito me engano mas deste que se soube qual a lista do PSD candidata á junta do porto formoso , esta casa da mosca tem andado virada do avêsso , calma ... calma . . . m u i t a . . . C a L m A
007 disse…
ALGUEM ME PODE INFORMAR : se o PS GANHOU no Porto Formoso então porque foi que apareceram na junta para os festejos da vitória SOMENTE a associação RMGPM (RENDIMENTO MINIMO GARANTIDO PARA MALANDROS)??? e esta hein!!!

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso