Novo postal


Pronto. Esta é a foto do final da primeira fase das obras no porto de pesca.
Agora, os postais do Porto Formoso serão assim...
Autor da foto - O regedor, 02/12/2009, às 13h52m

Comentários

Jabf disse…
Compreendo perfeitamente a tendência que tenho em olhar para o fundo da foto. Lá ao fundo, a Natureza ainda existe tal qual sempre foi (que bom!). O mar que vejo ao longe está tão perto de horizonte, que silenciosamente vai-se despedindo de um freguesia, que viu e vê o seu nome autêntico tornar-se numa espécie de utopia.
Para quem cresceu, como eu, compreendendo a originalidade do nome da freguesia, fazendo sempre a ligação com o porto de pescas, e agora, simplesmente, não consegue encontrar quaisquer vestígios de um formoso porto que outrora foi o "nosso" Porto Formoso.
Como já não existe qualquer afinidade entre o porto de pescas e o nome da freguesia, e sabendo que essa afinidade existiu durante séculos, faz sentido criar, agora, uma nova relação entre o nome da freguesia e o estado desnatural em que se encontra o porto de pescas. Com isso, as crianças da freguesia, podem compreeder que os nomes das localidades, encontram na sua história o seu significado. E, sinceramente, esta obra encerra uma história e começa outra.


Ps- Há vários nomes que podiam substituir o nome - Porto Formoso-, entre tantos, por exemplo:

Porto dos Pescadores
Porto Forjado
Porto Feio
Porquê...



um abraço
JAGPacheco disse…
Eu diria que com o frio que faz hoje, o Regedor tem “saudades” é do Verão.
Apesar do ângulo e o enquadramento das fotografias serem muitos aproximados, a luminosidade não é a mesma.
A beleza das paisagens naturais ou “humanizadas” está em constante mudança.

O que a fotos não registam e que já aqui foi dito por alguns Blogers:
1 O esgoto a céu aberto que sempre e ainda desemboca na baia;
2 As casas de aprestos que por falta de qualidade estética sempre deram uma péssima imagem da baia;
3 A requalificação da areia do meio com um melhor acesso e criação de uma praia artificial que daria mais utilidade á baia;
4 As ruínas por recuperar do Castelo que pouco dignificam a história da baia;

Os pontos 1 e 2 estão em vias de ser resolvidos, aguardamos de boa fé. Relativamente aos pontos 3 e 4 foi pena não terem ido á boleia da referida “obra”, quem sabe se por falta de empenho do poder local?

Confesso que não sou adepto do betão, mas reconheço que sempre foram os pescadores que deram vida a esta baia.
Saudações formosas
O Regedor disse…
Tem razão o JAGPacheco quando fala na luminosidade. De facto, a foto de cima foi tirada a semana passada e a de baixo não sei bem quando (deve ter sido no início do Verão de 2006?), mas vou investigar e colocar as datas.
Assim aproveito e tento tratar a imagem de forma a ficar com mais luz.

Quanto ao nosso amigo falange, bem sabe que concordo com ele. O Porto "já não é" Formoso. Talvez se pudesse chamar:

Porto quase Formoso ou Porto menos Formoso.

Achei muito corioso o facto de referires o olhar para o fundo. É verdade. Na foto de baixo olhamos para ela toda: vemos os barcos, a areia, queremos ver as pedras, o mar a aconchegar-se e também queremos ver o horizonte. Na foto de cima a tendência é olharmos para o horinzonte e não olharmos para a parte inferior!

Porque será??

--------------------------------

Concordo que um acesso em condições para a areia do meio e areia do cabo devia ter sido feito aquando das obras. É uma muito triste essas duas praia não terem um acesso condigno.

Quanto à recuperação do Castelo... não acredito em milagres. Vai chegar o dia em que a última pedra desaparecerá.

Abraço
Filipe Tavares disse…
Quanto às fotos, podem tirar dos links que envio. Fiz uma correção de cor, rápida (não está perfeita).

www.agrandeminoria.blogspot.com

www.soscostanorte.blogspot.com
Silva disse…
Nada, que com o tempo não cura

E agora depois do leito desfeito chorar não e proveito!.....

O que seria hoje o Porto, sem o seu Castelo. Para mim não seria possílvel de o velo!....

E se também lhe arrancassem-sem a sua muralha, seria do mesmo modo, se tonaria insuportável!.... Nós nascemos e crescemos a vêlos onde estão, e gostamos dele assim.

Falando com alguem mais antigo, que se lembra, de naquela muralha, só existia um pequeno muro de suporte, que quando de maré cheia, a malta mergulhava para o mar, não foi menos triste ver ali construir aquela muralha, que já não era possível, saltar de maré cheia. Hoje. que eu me lembra só de grande maresia é que ele bate naquela muralha. Onde nos tempos mais antigos, estava menos assoriádo e aí, é que de maré cheia, podia-se mergulhar.

Quando da desistência, da fabrica, das Baleias, havia uma roda parecida com um carróçel que ficava ali entre, o Castelo e o Porto, onde muitos dos rapazes passavam, as tardes na brincadeira. Foi triste vela desaparecer.

Meus caros amigos não deve ter sido menos triste, de que quando os nossos antepassados, se aperceberam de algo que tinha transformado este Porto, e que hoje, não podia-mos ver destruído, porque nascemos e crescemos, habituados a vê-los, onde estão. Pois uma próxima geração, irá gostar daquelas transformações, que foi, o Castelo, Muralha, e aqueles "bonitos pontões", que já o denominam a "Lago dos Marrécos", apesar de não estarem, um pouco mais atraz, que era onde se devia ter feito, irão deliciar os seus olhos daquela baía formosa que é a do Porto Formoso. E Como provavelmente já não irá existir a Casa da Mosca para verem quanto foi dito sobre aquelas transformações, que ião dar a sua graça a este porto, e que provavelmente outras virão e serão contestadas por eles!....

Meus amigos não há cura que com o tempo não se cura.

Do Silva para a Casa da Mosca
Silva disse…
Com respeito ao Teatro, teria sido mais bonito, terem dado o titulo da comédia, só por teatro não nos diz nada. Assim fica aqui a quem de direito. Boas gargalhadas porque "tristezas não pagam dividas"
deus2deus disse…
Amigo regedor devia ter tirado a fotografia com a maré vazia!! Viva os engenheiros das obras paradas porque com a maré vazia fica pouca agua e parece um poço de rãs ou um lago de marrecos.

Alguns pescadores merecem, mas destruiram a baía para isto!

Adeus
Filipe Tavares disse…
Acho que se poderia ter intervido de outra forma. Criavam condições à séria para os pescadores.

- Bom saneamento no Local
- excelentes arrecadações para os pescadores
- Bom sistema para varar os barcos para a areia
- Boa manutenção dos espaços e equipamentos para que não fique tudo destruido em pouco tempo
- Boa limpeza do Local
- Restaurantes de peixe na zona circundante (já não há cantinho do cáis - SHIT)

Até consolava a ver, eu iria passar algumas tardes para o porto. Ver gente contente com a sua actividade, ver gente a tratar bem das coisas, HOMEM E NATUREZA partilhando o mesmo local em Harmonia. Os pescadores deveriam ter gosto em preservar aquele recanto, deviam ter-se unido em defesa daquele recanto... Quem diz os Percadores diz o resto da Freguesia. Estava tudo CEGO?
Nuno Barata disse…
Isto não é um porto de pesca, é uma "banheira" sem préstimo, uma destruição gratuita do meio ambiente e um desperdixio de recursos financeiros do Estado.
O Regedor disse…
Caro deus2deus,
tirei a ultima foto com a maré cheia porque a outra abaixo também foi de maré cheia. Assim comparamos melhor.

Caro jagpacheco, já tratei a foto e está com mais luz. A de baixo não sofreu qualquer tratamento e foi tiradanuma máquina de rolo (nikon f80) no verão.

A minha posição quanto a estas obras pode parecer ambígua, mas é clara:
1. Não se mexia em nada ou
2. Fazia-se uma coisa em condições, com os pontões mais fora (no inglês), cais de acostagem em espinha para permitir a vinda de empresas de whale-watching que trariam turistas à freguesia, etc.

Assim como está parece uma coisa feita apena para calar a boca dos pescadores que ficam com um pouco mais de condições de trabalho. Esta obra não traz dinheiro à pobre economia da freguesia e não dinamiza o Porto Formoso.


Não serve os interesses da freguesia
certo disse…
Estou um pouco surpreendido, não sei com quam, por não ver aqui o programa das actividades teatrais que decorrerão hoje e amanhã. É um grande paradoxo estarmos sempre a criticar a população do Porto Formoso e depois, quando surge algo positivo, não o publicitamos.
O Regedor disse…
Um dia publico uma foto igual a estas, mas numa altura de marés vivas e com a maré totalmente vazia.

Quem viu com os seus próprios olhos sabe do que falo: os pontões e o cais parecem estar em seco e a quantidade de água para dentro dos pontões fazem aquilo parecer uma lagoinha atrofizada.

Cumprimentos

ps. o projecto do parque de campismo foi encomendado a um conceituado gabinete de arquitectura do Porto. A espectativa é grande.
O Regedor disse…
Caro certo,
está ali ao lado onde diz agenda. Bem sei que a agenda costuma dizer sempre "nada a assinalar".

Quem quiser uma melhor divulgação basta que falem comigo ou enviem email. Muito fácil. Tenho todo o gosto em divulgar.

Cumprimentos
certo disse…
Como correu o Teatro?
JASRAPOSO disse…
Os "AMIGOS DOS AÇORES" - Associação Ecológica tem no seu plano de actividades para o ano de 2010 um passeio dedicado ao PERCURSO DO CHÁ, no Porto Formoso.

A Assembleia Municipal da Ribeira Grande aprovou ontem o Plano e Orçamento para 2010, com os votos a favor dos deputados do PS e a abstenção dos do PSD.
Filipe Tavares disse…
Quero desejar a todos vós um Santo Natal e Votos de um Bom Ano Novo.

Quero também apelar para que tenham em consciência a situação ambiental em que o nosso planeta se encontra actualmente e que tentem na vossa rotina diária, ter comportamentos que minimizem a acção do Homem na Natureza.

Um Abraço a todos

Filipe Tavares
Silva disse…
Natal todos os dias - O Significado do Natal.

O Natal surge como aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.
Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu Nascimento.

"Transcrito pelo Silva, Natal todos os dias- Significado do Natal".

Um Feliz e Santo Natal, e Prospere Ano Novo, A todos os Leitores e comentadores, da Casa da Mosca e assim aos seus familiares.
007 disse…
Gostaria de desejar a todos os formosenses um santo e feliz natal , e já agora acho que ficava bem uma mensagem de boas festas, da parte da commissão de festas de NS DA GRAÇA ,Grupo Foclórico , junta de freguesia e casa do povo .É momento de faternidade ,amor e paz!!! BEM haja a todos .
COMO É NATAL NÃO DOU TIROS EM NINGUEM... rsrsrs!!!
007 disse…
Quase me esquecia de dar os parabéns á nossa escola , a todas a crianças e encarregados de educação pelo trabalho feito ontem no centro social e paroquial da freguesia o nosso futuro esteve bem presente ali.
Bom natal a todos!!!
virafoto disse…
Estamos perto do solstício de passagem para o afélio.

É o começo de uma nova vida para a mãe natureza, a partir do afélio o Sol começa a afastar-se da Terra em direcção ao Verão. Provavelmente Deus, quis vir ao mundo após o começo do solstício do afélio, o começo da vida conjugado com o começo do princípio de nova vegetação, da vida da mãe natureza. Por já estamos perto do Natal desejo a todos os leitores deste Bloggo um Santo Natal e Feliz Ano Novo, com muita paz saúde sem guerras no mundo inteiro. São estes os meus sinceros votos.
Bom Natal

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso