De regresso ao mar

O regresso d´A Casa da Mosca à actividade, após algumas semanas de paragem a seguir ao post acerca do "escândalo" das descargas de resíduos, não podia ser um qualquer...

Realizado por Amaya Sumpsi anos antes da construção do porto do Porto Formoso, quando já se comentava acerca do novo porto, mas ainda não se vislumbrava a sua construção, este pequeno registo em formato vídeo transporta-nos das discussões meramente teóricas para o mundo da realidade palpável dos pescadores e população portoformosense.

Apela ao sentido das coisas básicas do dia-a-dia, do trabalho como forma de sobrevivência e da luta diária de quem não tem condições para exercer a sua profissão. Mostra-nos de que "matéria" é feita a nossas gentes e como o mundo, por vezes, se torna incompreensível aos olhos de quem não conhece o cheiro a suor e a mar.

A oposição entre a modernidade (encarnada pela construção do porto) e a história (representada pelo Castelo) é outra das curiosidades deste vídeo, onde é possível vislumbrar, nas vozes que intervêm, uma busca da modernidade sem perder o sentido da nossa indentidade transmitida pelo passado.

Imperdível!

Amaya Sumpsi - Natural de Madrid, licenciou-se em Realização de Cinema e Televisão na Escola Superior de Artes e Espectáculos de Madrid, em 2003. Possui também licenciatura em Literatura e Escrita na Universidade Complutense de Madrid.

ps. fica a esperança do Regedor conseguir o documentário na sua versão completa.

Comentários

aguia disse…
O Regedor tardou, mas apareceu um post com muito nível. Outra coisa não seria de esperar.
deus2deus disse…
Estive vendo primeiro esta reportagem três vezes.
Não sabia haver gente de fora interessados na vida do Porto Formoso ao ponto de irem filmar o pescador Laudalino e areia do meio com música do tocador popular Norberto Saraiva. A senhora que filmou isto foi falar com as pessoas da terra.
Parabéns por não terem ido falar com os políticos e por terem ido ao povo da terra!

Penavam muito os pescadores sem porto mas o que fizeram ali foi um desenrasque para calar a boca dos pobres. Uma obra sem qualidade nenhuma que daqui a 10 anos vai parecer que tem 100 anos.

adeus
Manuel disse…
Muito obrigado a casa da mosca.
A minha familia na America ficou a conhecer melhor a minha terra.

Saudacoes a todos.
aguia disse…
Pelas actas da Câmara Municipal ficamos a saber que o vereador do PSD Filomemo Gouveia levantou numa reunião o problema do depósito dos resíduos dos balneários da Praia dos Moinhos. DEPOIS DE COMER NUNCA FALTAM COLHERES, como diz o nosso povo.
Então ele vem levantar uma questão quando a mesma já tinha sido noticiada nesta Casa e no Jornal Açoriano Oriental. É caso para dizer que aquele vereados não vai aos locais do Porto Formoso e limita-se a intervir conforme as notícias da comunicação social
JASRAPOSO disse…
CONVERSAS DA TRETA

Tivemos uma semana de muito bom tempo, mas de más notícias.

1 - Vão entrar em vigor em Novembro as novas regras do Abono de Família. 8575 açorianos vão peder o Abono de Famália e 25000 vão vê-lo reduzir.

2 - Há localidades onde até já roubam o pão que os padeiros deixam à porta, pela madrugada.

Oxalá que esta crise tenha o mérito de ensinar as pessoas a poupar.

3 - O incumprimento das dívidas aos banco já atinge os 92,5 milhões de euros no Açores

4 - Estive esta semana pelas bandas da Terceira e encontrei lá o filho de um conterrâneo nosso, que ainda não consegui identificar plenamente. Trata-se do João Moniz que é Director de um Hiper em Angra do Heroismo. Disse-me ser filho de Luís Amaral Moniz, natural do Porto Formoso. O pai, actualmente com 72 anos, ainda se encontra de perfeita saúde. Fez a tropa na Terceira e por lá casou e fixou residência.
aguia disse…
A crise está de maneira que até já foram roubar 300 quilos de carne às arcas frigoríficas da Casa do Gaiato
Na junta de freguesia o desnorte é total.

Ao certo a carrinha não serve para nada a não ser para apanhar coelhos. Limpar a freguesia que é bom NADA. Anda o Mané Flor para cima e para baixo a pé e com carta de condução porque o presidente não deixa o funcionário da junta conduzir a carrinha da junta.

Ainda não acabou... o futsal vai acabar porque a junta não dispensou o dinheiro para pagar as inscrições dos jogadores. A juventude votou nessa junta vai estar bem arrependida.
aguia disse…
Não me passa pela cabeça que a Junta de Freguesia não tenha uns euros para a equipa de futsal embora isso seja uma função da moribunda Casa do Povo
JASRAPOSO disse…
TUDO ACABA ALI.

Na próxima Terça-Feira é dia dos Fiéis Defuntos.

A maioria das pessoas leva a vida empenhada numa luta pelo poder, que acaba por envenenar tudo o que os rodeia. A contrariedade provocada pelo sucesso dos adversários alimenta o ódio e a irracionalidade nos seus comportamentos.

Que forma mais negativa de viver a vida.

A vida dos seres humanos deve ser pautada pela arte de fazer as pazes e nunca de uma luta constante pela vingança.

O princípio da existência humana é que, a longo prazo, nada tem valor neste mundo se não orientarmos o nosso comportamento para a VIDA ETERNA.

Tudo neste mundo acaba no Cemitério. Todos pensam assim, mas têm comportamentos contrários.

Não há qualquer seguro que reponha o prejuízo que causamos aos nossos semelhantes e seremos réus desse comportamento na hora do Juízo Final.

Hoje estamos aqui e ainda temos a oportunidade de melhorar o nosso comportamento. Amanhã, sei lá onde estaremos.

Seguindo a educação que recebi, lá estarei no cemitério a visitar e recordar os nossos Defundos.

O Cemitério é um lugar de paz onde melhor sentidos a fragilidade humana e o poder do Além
JASRAPOSO disse…
CONVERSAS DA TRETA

1 - A Lotaçor já construíu um edifício provisório para instalar o guincho no novo porto dos barcos. O problema é que o tubo que deveria levar o cabo da electicidade está intupido. Por isso irão ter que rasgar parte do cimento para levar o referido cabo.

2 - A Câmara da Ribeira Grande vai ter menos um milhão de euros no seu orçamento para 2011. Não há dúvida que serão as freguesia sem voz as prejudicadas. É pena que a Câmara não coloque no seu Site o Plano e Orçamento.

3 - A Câmara anunciou há algum tempo que iria colocar recipientes de recolha de óleos em todas as freguesias. Isto até veio na Revista Municipal. Passados meses, ainda não vi nada no Porto Formoso.

4 - Mais um fim de semana com bom tempo no Porto Formoso. A temperatura atingiu os 21 graus e algumas pessoas aproveitaram o fim de semana prolongado para darem um saltinho à praia
aguia disse…
Algumas rubricas do orçamento da Assembleia da Republica



1 - Vencimento de Deputados ...........................12 milhões 349 mil Euros

2 - Ajudas de Custo de Deputados........................2 milhões 724 mil Euros

3 - Transportes de Deputados ...........................3 milhões 869 mil Euros

4 - Deslocações e Estadas ..............................2 milhões 363 mil Euros

5 - Assistência Técnica (??) ...........................2 milhões 948 mil Euros

6 - Outros Trabalhos Especializados (??) ...............3 milhões 593 mil Euros

7 - RESTAURANTE,REFEITÓRIO,CAFETARIA..............961 mil Euros

8 - Subvenções aos Grupos Parlamentares.................970 mil Euros

9 - Equipamento de Informática .........................2 milhões 110 mil Euros

10- Outros Investimentos (??) ..........................2 milhões 420 mil Euros

11- Edifícios ..........................................2 milhões 686 mil Euros

12- Transfer's (??) Diversos (??)......................13 milhões 506 mil Euros

13- SUBVENÇÃO aos PARTIDOS na A. R. ..................16 milhões 977 mil Euros

14- SUBVENÇÕES CAMPANHAS ELEITORAIS ....73 milhões 798 mil Euros
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
ultima hora casa do povo do porto formoso vai a votos viva viva viva
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
JASRAPOSO disse…
CONVERSA DA TRETA

1 - O Ponte Nova está mais nova. Tem uma nova camada de betão armado e o seu tabuleiro está mais largo.

O problema é que, com o alargamento da ponte, destuiram parte da casa do sr. José Garoupa. O resto da moradia mais parece um cenário de guerra com portas e janelas destruidas, assim como o seu interior. Quem se lembra daquela zona no tempo do sr. Garoupa não pode deixar de recordar o asseio daquela quinta e a bandeira içada com uma frase em inglês, que traduzida para português é mais um menos isto - AGENTE AINDA SE IMPORTA.

2 - Está entre nós um colega meu da escola primária que reside na zona Norte de Alberta, no Canada. Licenciou-se em engenharia e trabalha na área do petróleo.

Veio cá mais uma vez visitar os pais e pusemos a conversa em dia, num tarde. Eramos, naquela altura, 36 alunos numa sala e tinhamos o professor Américo como orientador. Não se discutiam métodos de ensino nem horários de escola e muito menos pedagogias. O professor ensinava e os alunos aprendiam. Era este o lema.

3 - A Câmara Municipal está perto de discutir o Plano e Orçamento para 2011, vamos ver o que sairá na rifa ao Porto Formoso.
anonimo disse…
ja a dois candidatos para a casa do povo do porto formoso
anonimo disse…
presidente da junta e candidato a presidente da casa do povo do porto formoso que vergonha para todos nos
aguia disse…
Não estou bem a par do que se passa com a Casa do Povo mas penso que o Emanuel Farias é um cidadão de pleno direito e como tal pode-se candidatar à presidência da Casa do Povo.
Oxalá apareça alguém capaz de dar a volta a esta instituição que há muitos anos anda pelas ruas da amargura. Não venham é mais oportunistas que criticaram o professor Américo e foram muito piores do que ele
anonimo disse…
a casa do povo do porto formoso esta a beira da morte so um milagre pode salvar aquela instituicao
anonimo disse…
que saudades que eu tenho do meu porto formoso de a 20 anos atras . era tudo mais simples .as pessoas eram mais pobres çerto mas puras .hoje o porto formoso esta de maneira que o melhor e nao sair de casa e mesmo em casa nao e muito seguro os jovens do porto estao a ver muites filmes andan ate as tantas da noite pelas ruas aos gritos e outros atacam pela calada da noite de cara tapada
anonimo disse…
vamos la pagar as contas a um mini mercado no porto formoso que vai colocar um placar com a lista dos caloteiros na montra
Silva disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Silva disse…
Hoje conseguiu voltar a postar neste blog. Não, que tive-se sido de minha vontade de o não ter feito, mas sim! Por motivos relacionados com a google. Fiquei alguns meses sem poder postar,abrir conta, em tudo o que tivesse, alojado, nesta plataforma, diria mesmo, que não foi caso inédito, só vendo o numero de reclamações, que denunciavam o erro à Google. Esta com soluções que não tinham cabimento, com as informações pedidas. Hoje voltou tudo ao normal com aceso a tudo como dantes. Vamos ver quanto tempo dura.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso