Croquet

Sabemos que Porto Formoso é uma freguesia peculiar, que toca ao desporto, havendo modalidades que foram ou são praticadas difíceis de encontrar noutras terras como o voleibol e o ténis de mesa. No entanto, existe uma modalidade que foi praticada nos anos 30, 40 e 50 do século passado, que merece o título de “mais especial de todas”: o CROQUET.

O croquet é um desporto originário da Inglaterra. Pensa-se que foi primeiramente jogado no século XIX e era essencialmente praticado pela aristocracia. Existem diversas variantes do jogo de croquet, cada qual com diferentes regras, contudo, existem alguns princípios básicos: o jogo é jogado por duas equipas, cada qual com duas bolas (uma equipa joga com a bola azul e bola preta, a outra com a bola vermelha e bola amarela), num campo com dimensões rectangulares que variam de acordo com a disponibilidade de espaço. É provável que um dos campos existentes no Porto Formoso, em casa do Sr. António Lima Raposo, tivesse dimensões aproximadas de 7x14m.



O objectivo do jogo é ser passar as bolas pelos arcos através de uma sequência predefinida. Ganha o jogo a equipa que completar o circuito de seis arcos (para um lado e para o outro) com ambas as bolas e no final acertar no centro, realizando 13 pontos por bola, num total de 26 pontos. O jogo poderá tornar-se bastante táctico, visto que há várias oportunidades de ganhar pancadas extra e dificultar o plano de jogo da equipa adversária.

Esta foto foi tirada no Porto Formoso e retrata, provavelmente, duas equipas croquet de 4 elementos. A equipa do Porto Formoso atrás, da direita para a esquerda: Guarda José Martins Alves, Mestre Francisco Viana e com o cachorro ao colo António Lima Raposo, de joelhos à direita Meste Manuel Lavadinho. Falta identificar os restantes elementos da outra equipa. Data: anos 40 do século XX.

É muito interessante tentar desvendar como pôde uma modalidade ligada às classes altas da sociedade ser praticada numa freguesia totalmente rural como o Porto Formoso dos anos 30/40/50 do século passado. Provavelmente, alguma das pessoas mais ricas da freguesia, em contacto com outras pessoas da alta sociedade micaelense, praticou o jogo e depois introduziu-o no Porto Formoso, praticando-o com os restantes habitantes desta freguesia. Assim, passaram a haver jogadores de croquet “da freguesia”. Mesmo assim, parece-me uma hipótese plausível que os principais praticantes da freguesia fossem as pessoas “mais bem de vida”.
Outro tema interessante é o da localização dos campos de croquet. Um deles localizava-se no quintal da casa do Sr. António Lima Raposo, cujos limites do campo ainda hoje podem ser observados. Especula-se que possa ter existido outro campo nas traseiras do antigo salão. Mais campos poderão ter existido.
Também é relevante o facto de ter vindo uma equipa de fora jogar à freguesia. Isto revela que a modalidade era levada “a sério”, havendo competição.

Poderá concluir-se que o croquet tenha sido o primeiro desporto orzanizado a ser praticado na freguesia do Porto Formoso? Penso que sim.

Fotografia de possíveis praticantes de croquet. Poderá ter sido tirada no Salão (muro ao fundo). Da esquerda para a direita: Guarda José Martins Alves; Manuel Maneliques; Manuel Furtado; Mestre Francisco Viana; Daniel Rei; João Rei; José Cabral; José Bento; Manuel Rei; José Teixeira; João Furtado; Profº Amâncio Leite. Data: anos 40 do séc. XX.

Aproveito para desejar Bom Natal, em especial a todos os Portoformosenses.

ps. muito obrigado às pessoas interventientes na "chegada" desta foto. Sem estas pessoas esta casa seria muito mais pobre.

Comentários

JASRAPOSO disse…
CONVERSA DA TRETA

1 - O Dr. José Francisco Senra foi nomeado Delegado de Saúde da cidade de Ponta Delgada;

2 - Temos reunião da Assembleia de Freguesia no próximo dia 18 às 19 hrs. O tema principal é o orçamento para 2011;

3 - À semelhança do ano anterior, voltou a haver Teatro o último fim de semana. Uma organização do Grupo Folcolórico e

4 - A semana finda foi muito chuvosa, provocando o desabamento em alguns locais. A RTP-Açores fez uma reportagem sobre um desses desabamentos.
deus2deus disse…
Gostei muito deste post porque não sabia deste jogo ser jogado nesta terra à beira-mar plantada e nas minhas voltas pela ilha tinha ocorrido ver campos de croquet mais frequentes nas casas de senhorio.
Nas fotos a segunda não conheço a família Rei nem dou conta desta família no Porto Formoso.

Adeus
aguia disse…
A familia Rei aqui descrita são os irmãos da senhora Dionísia, esposa do sr. José Plora. Penso que estes jogadores emigraram para a Australia e América há muitos anos
JASRAPOSO disse…
CONVERSA DA TRETA

1 - Ontem teve lugar a reunião da Assembleia de freguesia. Faltaram dois vogais do PSD e estiveram presentes dois cidadãos não eleitos.

Trataram-se nessa reunião temas muito importantes, antes da ordem do dia. que merecem uma análise própria. Vamos deixar passar esta quadra natalícia para depois abordarmos esses temas

2 - Ultimamente têm aparecido com alguma frequência algumas imagens e notícias do Porto Formoso no programa do Pedro Moura, Bom Dia Açores. Este facto fica a dever-se ao trabalho desenvolvido pelo Luís Furtado, que passou a recolher imagens no Porto Formoso para o referido programa.

3 - Desabou parte do anexo do edifício do Cantinho do Cais, agora pertença do Governo Regional. Parece que, finalmente, no próximo ano a obra da Ribeira do Lugar vai avançar.
anonimo disse…
No domingo, dia 19 de Dezembro, houve uma peça de teatro elaborada pelos catequistas do Porto formoso no Centro Paroquial. A lotação estava esgotada. Houve prendas e lembranças para algumas crianças e como tem sido hábito ultimamente foi tudo gravado em imagem pelo correspondente repórter do programa Bom dia Açores.
anonimo disse…
Pois, pois sr. anonimo. Festas como estas atraem a fina flor. A pura-nata que existe na nossa terra! Só é pena que algumas entidades de alto gabarito tenham a tendência a fugir a tais eventos. Será desinteresse? Não sabemos.
Já aquando da peça de teatro elaborada pelo Grupo Folclórico, estava lá toda a gente, menos uns certos senhores que ao que parece acham-se importantes demais para dar a cara quando é preciso. Pois muito bem, seja feita a vontade a Vossas Senhorias... e que consigam manter este nível tão elevado de apreço pelas actividades elaboradas na nossa freguesia!
Um santo e rico Natal para todos e que para o Ano Novo estejamos cá para dar na cabeça de quem ainda não levou. Oh Oh Oh Oh !!!!
anonimo disse…
viva viva viva a minha terra bom natal para todos oh oh oh
deus2deus disse…
Ha quem gosta de peixe e quem gosta de carne e quem gosta de tinto ou de branco e também quem gosta de teatro e não. PAra bom entendedor meia palavra basta.

Prefiro dizer aqui do bom trabalho feito pelo Luís Furtado na divulgação do Porto Formoso.

Adeus
JAGPacheco disse…
No espaço de uma semana o Porto Formoso esteve em grande destaque na no popular programa da televisão regional “Bom Dia Açores”.
Foram tudo actividades realizadas no Centro Social e Cultural desta freguesia que apesar de inacabado, já cumpre e bem as suas funções. Realce para a qualidade das reportagens com imagens do nosso conterrâneo Luis Furtado.

Grupo de Teatro como todos sabem uma valência do Grupo de Folclore, este ano, tornou-nos a brindar com um excelente espectáculo de variedades, com um cheirinho de “Revista á Portuguesa” onde não faltou a sátira e a crítica social. Fazendo rir e divertir os familiares, amigos e o público presente.
Entre muitos talentos destaque para o Paulo Carreiro, pela interpretação e pela autoria de alguns Sketch, que, com grande sentido de humor, retratam as vivências nossas gentes.

“Os Traquinas dos Tamborins” Já os tinha ouvido, aos Domingos, pela manhã a ensaiar e sinceramente gostei dos ritmos, mas, fiquei maravilhado com os instrumentos, o Grupo não toca Tambores! Toca bidões, vasilhas, garrafões, Jarricões … tudo material reciclado!
Bem-haja ao bombeiro Paulo Senrra por reunir estes jovens que executam coreografias e tocam “tambores” com grande entusiasmo.

O ténis de mesa que já foi Post nesta Casa também teve, merecidas, honras televisivas, uma salutar actividade desportiva que ressurge com muita pujança no Porto Formoso.
Como se aproxima o Natal também não faltou a reportagem do Almoço Convívio de Natal (Vicentino). Gesto de carinho e partilha que ajuda muitos dos nossos idosos a afastarem a solidão.
JASRAPOSO disse…
Estamos na semana do Natal. Para todos os que tiveram a paciência de me aturar neste blog, vão os votos de BOAS FESTAS.

Nesta altura do ano é muito usual falar-se em fraternidade e outras coisas parecidas. Convém sobre isto recordar o que diz o Artigo número 13 da Constituição da República.

- Ninguém pode ser privilegiado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão da ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

É altura de compreendermos que temos de caminhar no sentido de criar uma humanidade perfeita, isenta da maldade, construtora da paz e harmonia.

Os meus votos vão no sentido de tenhamos BOAS FAMÍLIAS - bons pais, boas mães e bons filhos.
aguia disse…
Parece que há para aí um membro do PSD da assembleia de freguesia a insinuar que a mesa da assembleia não está a actuar conforme a lei. É uma coisa muito estranha quando um membro da mesa é a Elsa que foi eleita nas listas do PSD.
Então este membro está a por em causa a sua própria colega. Se isto é verdade resta à Elsa é passar a independente, a não ser que subscreva também aquelas acusações.
Para se saber isto tudo o Emanuel Furtado devia afixar a acta na janela da Junta de Freguesia
anonimo disse…
bom natal para todas as pessoas do poto formoso
anonimo disse…
vi a a peça que passou dos traquinas dos tamborins 5 estrelas o pior foi ver a camisa que varios anos esteve no meu corpo tantos golos que fiz com ela e agora a minha camisa anda a tapar uma lata velha que vergonha para todos nos e çerto que o desporto no porto formoso anda pelas ruas da amargura onde param os velhos que ate pagavam para jogar a bola bom natal para todos e que 2011 seja muito melhor que 2010 viva ao porto formoso
O Regedor disse…
Agradeço mail que recebi a identificar o quarto elemento da equipa do Porto Formoso constante na primeira foto. Trata-se do mestre Manuel Lavadinho, na primeira fila de joelhos à direita. Segundo a fonte (e não foi o Wikileaks) consta que foi morador na zona dos Calços e emigrou para o Brasil.

Retificação já efectuada na legenda da foto.

Obrigado
anonimo disse…
Ora muito bem meus senhores e senhoras, ainda não passou o Natal nem o Ano Novo, como vos havia prometido só daria na cabeça de mais alguns indivíduos no próximo ano. Mas o problema é que esta gente não me larga! Eu não tenho descanso!
Consta que alguns melros que andavam por aí de olho vermelho andam agora noutros voos. Será que são cataratas ou será que a alpista agora é mais forte do que a outra? E mais não digo.... vamos ver se é desta que durmo um pouco.
aguia disse…
Na minha opinião o Regedor devria colocar um post alusivo a esta quadra festiva
Emanuel Furtado disse…
Caros bloggers,
apenas para desejar uma quadra natalícia muito feliz na companhia de todos os entes queridos e um próspero 2011.
acabarcommeiasverdades.blogspot.com
Estimadas gentes do Porto Formoso e da diaspora;

É com sincera concideracao e amizade que desejo um bom e SANTO NATAL a todas as pessoas do nosso Porto Formoso e também a todos os naturais da nossa terra espalhados pelos quatro cantos do mundo;

Seria bom que neste Natal, tivessemos um pouco mais de tempo para encontrar um sentido aos nossos gestos.

Festejar Natal com mais generosidade e honestidade para que o Menino de Belém possa voltar a renascer en nossas casas todos os dias do novo Ano.

Cumprimentos.
Manuel Paulo da Silva
anonimo disse…
a todos um santo e feliz natal
anonimo disse…
vamos todos unir forças para que 2011 seja muito melhor que 2010 viva ao nosso porto formoso
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
JASRAPOSO disse…
UM CERTO OLHAR....

1 - A União Europeia declarou o ano de 2010 como determinante no combate à pobreza e à exclusão social. A triste prova está à vista de todos.

2 - Poucos são os emigrantes que nos visitam nesta época do ano. Apenas aqueles que ainda têm os pais vivos. A grande maioria prefere a época do Verão.

3 - Tivemos uma noite de chuva e vento do Sábado para Domingo. É triste ver muitas sarjetas sujas de folhas. Como os cantoneiros estão de fim de semana ninguém se atrave a limpar as suas zonas. É só exigir e nada fazer.

4 - O mau tempo e a chuva afastaram as visitas nocturas para dar as Boas-Festas. Vamos a ver o tempo que nos reserva a passagem do ano.

5 - Recordo os presépios da minha infância:

- O do sr. João Furtado
- O do sr. Martins, Guarda-Fiscal
- O da Igreja
- O do Joaquim Teixeira e
- O da Sr. Elsira Branco.
emarq disse…
Da fàbrica do chà do Porto Formoso a paisagen e de levar as lagrimas aos olhos. Verdadeiramente fantastico!!Sublime!! Deus no ceu Porto Formoso na terra.

Feliz Ano novo 2011 do Emanuel!
JAGPacheco disse…
A partir de 1 de Janeiro de 2012 entrará em vigor o Novo Acordo Ortográfico. Durante o ano de 2011 os portugueses vão começar a aprender a utilizá-lo de forma "correta" sem o “C”.
Serão muitas as iniciativas de informação e sensibilização promovidas (ao longo de 2011) pelo governo de forma a esclarecer os cidadãos, das implicações do Novo Acordo Ortográfico.
Para nos facilitar a vida esta medida adopta o vocabulário ortográfico e o conversor Lince como ferramenta de conversão ortográfica de texto para a nova grafia, disponíveis e acessíveis de forma gratuita no sítio da internet www.potaldalinguaportuguesa.org

Mas esta não é a primeira vez que a língua portuguesa é alvo de uma reforma ortográfica … vejamos como era descrito o porto do Porto Formoso no “Archivo dos Açores”, volume 4, página 122.

“Adiante ha hum porto que se diz Porto Fermoso que estaa no meo da Ilha da bamda do norte e asi como tem o nome asi o he porque podem estar demtro delle cem navios e não faz nojo mais que o norte, tem a tera dambas as bandas que botão ao mar allgum tanto alltas, e o llugar que se diz Porto Fermoso que terá de pasante de sem vezinhos estaa em allto no cabo do porto …”

A TODOS VOTOS DE UM BOM ANO DE 2011
JASRAPOSO disse…
12 PROPÓSITOS PARA 2011

- Despertar para o aqui e agora: não viver triste pelo passado, nem angustiado pelo futuro

- Não temer o amanhã, se tiver aprendido a não cometer os erros de ontem

- Estabelecer uma meta pequena, possível e concreta que possibilite a melhoria da qualidade de vida

- Viver com sinceridade e honestidade

- Deixar-se tocar pela gratidão da vida, dos outros, da natureza e de Deus

- Tentar não criar expectativas, nem esperar recompensas

- Dar mais atenção a quem nos rodeia e aos pormenores do dia-a-dia

- Libertar e curar o coração das mágoas, feridas e ódios

- Não esquecer que cada pessoa que se aproxima de ti, traz consigo a sua história

- Acreditar e fazer com que os outros também acreditem que o amanhã será melhor

- Buscar e encontrar o lugar onde se possa sentir confiança, bem-estar e protecção

- Por fim, se não tiver nada para dizer, abster-se de o confirmar com palavras, ou seja, transformar as palavras em atitudes concretas

UM FELIZ 2011 PARA TODOS
aguia disse…
Os meus votos para 2011 são que os economistas, politicos, jornalistas e comentadores falem menos e trabalhem mais.
Para o Porto Formoso desejo mais trabalho e menos inveja.
O Regedor disse…
Uma tarde e uma noite pelo Porto Formoso dá que pensar.

É desolante ver o porto de pescas com a maré vazia. Digam o que disseram aquilo, com toda aquela areia no seu interior, continua a parecer-me uma piscina, ou melhor, uma piscina provisória.

Estão a cometer um crime ambiental no nosso Monte Escuro. Foi pena não ter levado comigo a máquina fotográfica para relatar visualmente a situação. O Monte Escuro está a ser destruído completamente e irá desaparecer do mapa devido à extração de inertes. Diz lá logo à entrada que a "coisa" está licenciada. Deve ser para não perdermos tempo a fazer quiexa às autoridades competentes? Mas que raio de autoridades permitem uma coisa daquelas?
Estes últimos anos têm sido negros no que concerne à destruição do património natural do Porto Formoso, que é a sua grande riqueza: Baía Formosa, Praia dos Moinhos, Monte Escuro. O que pretendem estragar a seguir?

Cada vez mais gente a fazer reciclagem no Porto Formoso. Velhos e novos. Um exemplo de que as pessoas estão dispostas a aprender. O problema é que os políticos ou não ensinam ou ensinam mal.

Cumprimentos e bom ano a todos
JASRAPOSO disse…
Os Amigos dos Açores voltaram a programar novamente o Percurso de Chá, para o dia 10 de Dezembro.

Em 2010 este passeio foi anulado devido às obras na estrada regional.
anonimo disse…
o final do ano foi muito mau para as nossas velhinhas ao ponto que isso chegou, eles ate se dão ao luxo de roubar pessoas sem defesa. gente que trabalhou toda a sua vida, gente de bem meu deus como isso é possivel. é uma vergonha. estes macacos de orelhas bem grandes que não queram fazer nada na vida, querem sim viver á custa de gente que trabalhou toda a sua vida. Que vergonha ao ponto que isso chegou. O MEU PORTO FORMOSO ESTÁ MAL, MUITO MAL.
anonimo disse…
caro anonimo e tudo verdade o que diz e pena nao dizer o nome deles safados de meia tijela que so dao mau nome do porto formoso ha tanto trabalho eles nao querem e trabalhar o que eles sabem e roubar
certo disse…
O nome parece estar em "macacos de orelhas bem grandes"... lol, infelizmente!
O Regedor disse…
Meus amigos,
isto é tudo uma tristeza, essa questão dos assaltos.
Apesar disso, quem tiver informações sobre o assaltante fazia melhor uso delas comunicando à PSP. O que acham?

Cumprimentos
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
isto esta mesmo mal, a policia nao pode fazer nada, nao ha provas,a nossa policia nao tem força,eles vao continuar a roubar,eles so teem uma meta,viver á custa dos outros,estao na cama ate ao meio dia seu belo prazer a pensar quem vai ser o proximo a ser roubado.
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
JASRAPOSO disse…
UM CERTO OLHAR

1 - A nova estrada entre as Gramas e o Miradouro de Santa Iria já está pronta. Falta só vir o bom tempo para permitir a sua pintura e a abertura ao público.

2 - Continua a haver assaltos no Porto Formoso, como nas restantes localidades da ilha. Como não são apanhados com a mão na massa, continuam a viver na melhor das liberdades. Situações destas podem vir a provocar a justiça por conta própria, com as consequências daí derivadas.

3 - A Praia dos Moinhos e os seus balneários continuam ao abandono. Agora as preocupações da Ribeira Grande Maias parece que se orientaram para o Areal de Santa Bárbara
Unknown disse…
Alguém me sabe responder a esta questão: No sentido Gramas- Porto Formoso, será possivel descer pela Ladeira da Velha?
Eu pessoalmente julgo que não. Só dará mesmo para sair por ela no sentido Ladeira- Gramas, mas não sei...
O Regedor disse…
Caro Pardal,
a resposta é não. Estava a pensar fazer um post sobre o assunto.

Cumprimentos
Luis-Furtado disse…
a carrinha que a junta de freguesia do Porto Formoso comprou com o nosso dinheiro já está a fazer qualquer serviço - já anda acartando frigorificos avariados para as oficinas - sabado dia 8 Janeiro 2011 pelas 17.30 H o Emanuel Sacristão mais o Ricardo Serpa carregarem um frigorifico do Carlos de Melo que estava avariado e foi transportado na carrinha da Junta para as oficinias do sr. João Serpa da Maia
Tudo isto em troca de uns garrafões de vinho de cheiro que o Carlos de Melo oferece a estes senhores na altura das vindimas

e tudo isto fica - resolvido eles comem e bebem á grande com o dinheiro publico - e essa hem
Unknown disse…
Então é caso para dizer: "Dasssee!"
Quer dizer, poupamos km's de um lado para gastar noutro!
Assim, o Porto fica com menos entradas e saídas.
Em caso de emergência, a ambulância e/ou bombeiros demorarão mais tempo.
Que se lixe! De noite quando não vier ninguém atarás a ver se não venho por ali. Era o que faltava!!!

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso