No próximo Verão, nos Moinhos...


Em breve, na zona dos Moinhos, quem quiser poderá deliciar-se com este magnífico Polvo Guisado, entre outros pratos da cozinha tradicional Portoformosense. O menu é ainda desconhecido, mas aposto no Cabrito Assado, Arroz de Lapas, variados peixes grelhados ou fritos, Caldeirada e fico por aqui porque começo a ficar com excesso de água na boca.
A cozinha típica do Porto Formoso é fantástica e merecia uma recolha de receitas junto das melhores conzinheiras(os) da freguesia e posterior edição em livro.
Lembrando a blogger Rosalina (que por aqui costumava passar deixando grandes receitas) fica por aqui uma sugestão de preparação deste Polvo Guisado, contudo, o melhor mesmo será passar por lá.

3 Kg polvo
2 cebolas picadas
3 dentes de alhos picados
1 c.de sopa de polpa de tomate
1 c. de sopa de colorau
1 c. de sopa de massa de pimenta
2 copos de vinho de cheiro
Azeite
2 copos de vinho tinto
umas gotas de piri-piri
Batata

Corte os polvos e reserve. Numa panela colocam-se as cebolas, alhos , azeite, deixando refogar um pouco, poe-se o colorau, a pimenta e a polpa de tomate dissolvida no vinho tinto e por fim o polvo e as gotas de piri-piri. Tape a panela e deixe cozer em lume brando. Descasque as batatas aos cubos pequenos. Quando o polvo estiver cozido,adicione as batatas, rectifique de sal.

Comentários

Unknown disse…
Desejo (de coração) que a "Tasca do Carlinhos" seja recheada de tantos e bons sucessos como a sua deliciosa comida.
Só tenho pena que não haja um acesso directo da praia para lá.
aguia disse…
Vamos lá a ver se é desta vez que vai aparecer um restaurante de qualidade nesta freguesia. O carlinhos é um grande cozinheiro e o restaurante fica bem localizado junto à praia. Agora é só preciso um pouco de publicidade para o restaurante vinagar
deus2deus disse…
Com o Jorge e o José Domingos em São Brás o Porto ficou com o Amaral e ficou São Brás com mais restaurantes que o Porto Formoso e assim falta um restaurante com mais condições que boa comida há, porque o Carlinhos é grande cozinheiro e sei o que digo porque comi da panela grande caldeirada feita por ele.
Os moinhos precisam porque no Snak-bar é hamburgers e mais nada.
Boa sorte Carlinhos

Adeus
O Regedor disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
O Regedor disse…
Sou daqueles que acha que o Porto Formoso ficou a perder muito com a ida do Cantinho do Cais para São Brás como também do José Domingos ter aberto um restaurante em São Brás e não na nossa terra. A vida é assim.
Gosto muito do Jorge e do José Domingos e costumo lá ir com a frequência que as finanças permitem, mas ambos têm um problema: ficam em São Brás.

Quando ouço alguem falar no magnífico Caldo de Peixe do Jorge e logo a seguir alguém perguntar onde fica, ouço a resposta "São Brás" e não consigo ficar parado.

Nunca São Brás foi tão conhecido como agora. Anteriormente, quase ninguém de "fora" ou mesmo turistas iam a São Brás e agora começam a ir. Porquê? Porque há dois restaurantes de qualidade lá.


Conheço a comida do Carlos e posso afirmar da sua deliciosa qualidade.

Considero que a Praia dos Moinhos precisava de um restaurante.

Venha a festa de inauguração para o Carlos por o Porto Formoso de novo na rota da restauração de São Miguel porque com a concorrência quem ganha é o consumidor.


Boa Sorte Carlinhos.

Cumprimentos
SLB disse…
Sim senhor, venha de lá essas comidas deliciosas, o Snack Bar do moinho tem também boas comidas sem ser o hamburguer, tipo o cherne e costoleta que são dois bons pratos mas claro que não tem aquelas comidas tradicionais que todos nós adoramos como aquele polvo que até faz agua na boca.
Silva disse…
"Parece a nossa Rosalina a dar a receita"

O Polvo, faz crescer águas na boca, não tenho duvidas na sua concepção, pois está tudo bem explicado. Pois quanto ao nosso Carlinhos espero que tenha muita sorte, mas nos tempos que correm não é muito fácil abrir um restaurante. Primeiro conta a área abrangida, o numero de empregados, em fim uma série de coisas, que quem, por lá já passou, deve dar o valor, o que daqui resulta e talvez venha a ser o caso devido a todas as exigências já referidas é aquilo ser um café bar com serviço de refeições ligeiras ou seja um Snek-Bar- Como há muitos por ai. E para mim, deve ser mais do que suficiente. E assim o tempo dirá!..... As coisas não estão para brincadeiras amigos.
aguia disse…
Um casal conheceu-se numa festa e foi parar a um motel.

No dia seguinte, entre olhares apaixonados, o homem disse:
- Pela maneira como tocavas o meu cabelo, deves ser cabeleireira.
A garota respondeu:
- E sou mesmo!!!!...
- E eu acho que tu és do PPD/PSD!!!
O homem ficou de boca aberta, verdadeiramente abismado.
Quis saber como é que ela tinha adivinhado tão facilmente a sua filiação partidária.
A explicação veio rápida:
- É muito simples!
-Quando estavas por baixo, gritavas muito...
E, quando estavas por cima...
...tudo atrapalhava, não sabias fazer nada...
aguia disse…
Marques Mendes - Novo Pensionista!!!...
Ainda vem pregar para a TVI
Aos 50 anos de idade e com 20 anos de descontos como Deputado, Marques Mendes acaba de requerer a Pensao a que tem direito, no valor mensal vitalício de 2.905 euros mensais. Contudo, um trabalhador normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da remuneraçao média da sua carreira contributiva.

Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebeliao, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...'
JASRAPOSO disse…
Estamos em tempo de Páscoa. A festa por Excelência dos cristãos.

Neste país afogado por notícias sobre a situação económica, é tempo de trazer à memória temas muito mais importantes do que o DEVE e o HAVER.

É altura de questionar porque é que há menos gente nas igrejas, mas aumentam as romarias quaresmais. Só este ano foram 56.

É tempo de ter a coragem de colocar os números num lugar secundário e ensinar às pessoas o Respeito pelos outros, o Rigor, a Competência, o Dever e o Trabalho. Tudo coisas que deviam ser aprendidas no seio da família e na escola, mas que parece terem passado de moda.

Onde estão os valores mais recentes da Ética, da Lealdade, da Solidariedade e do Respeito?

Denunciamos a má politica governativa sobre os bens materiais, mas recusamos discutir os valores do Espírito.

A todos uma Boa Páscoa
anonimo disse…
quanto as romarias veja se o caso do porto formoso anda tudo atras do poder e uma gerra sem fim a vista
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
JASRAPOSO disse…
A RTP-AÇORES, no telejornal de ontem, emitiu uma reportagem sobre o Rendimento Mínimo na Freguesia de S.Roque, onde verificámos que as pessoas que recebem aquela pensão se disponibilizam para prestae serviços à localidade.

Um vão para o Centro Social, outros para a Junta de Freguesia, etc. etc.

No Porto Formoso, não sabemos quem recebe o RSI e muito menos prestam qualquer serviço à sociedade.
anonimo disse…
caro jasraposo temos muita gente fina no porto formoso a ganhar o rendimento minimo se nao prestam serviços na nossa terra temos que preguntar a junta em espeçial ao sr presidente
deus2deus disse…
O senhor Eduardo Vieira conhecido advogado da Ribeira Grande e grande militante do PS disse na rádio isto assim:

"Eu acho que a Câmara da Ribeira Grande tem o pior presidente de sempre, desde o 25 de Abril"

Este senhor disse tudo.
Anónimo disse…
era bom que alguém conseguisse arranjar esse ficheiro audio...

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso