Inflexões de Verão

Partindo da premissa que desenvolvimento social num determinado local pode-se medir pelo número de associações cívicas e número de iniciativas cívicas que esse local produz, é possível verificar uma notável evolução no Porto Formoso.
Tendo em conta que estamos perante uma freguesia rural, sem meios económicos, e ainda sem estruturas físicas que permitam o crescimento de “projectos” – a Casa do Povo e o Centro Multiusos demoram a ficarem concluídos – é de louvar o surgimento, nos últimos 3 ou 4 anos, de variadas iniciativas com um ponto em comum: a juventude.
Observando estes fenómenos desde o 25 de Abril de 1974, verifica-se que houve alguma juventude mobilizada para a acção como nos casos do futebol, atletismo e também escuteiros, contudo, assistimos hoje a uma maior amplitude de mobilização, pois agora também as mulheres participam e as iniciativas são em maior número. Vejamos, existe prática organizada de ténis de mesa, folclore, um grupo de tambores, há os romeiros, organizam-se torneios de pesca, futebol, festas de passagem de ano, de Halloween, Carnaval, a festa de cerveja nos Moinhos, visualizam-se filmes, ocasionalmente há teatro, etc. e mais não há porque não existem locais apropriados para a realização de muitas dessas actividades.
Claro que há falhas nisto tudo, mas o importante tem sido a iniciativa e a capacidade de mobilização.
É interessante verificar o desvio destas actividades da esfera da influência político-partidária, isto é, os vários grupos não estão ligados de forma óbvia a uma corrente de personalidades de um partido, nem estão ao serviço dos votos, coisa que há uns quantos anos atrás era por demais evidente, com a existência de actividades que eram “geridas” por pessoas ligadas a um partido. Hoje a juventude não deseja ser manipulada e, assim, este fenómeno diminuiu e ainda bem.
Falta, sem dúvida, “profundidade” a algumas iniciativas, mas isso adquire-se com o tempo, experiência e com o contacto com novas realidades. O primordial é que elas existam e, posteriormente, a vertente mais educacional e cultural destas iniciativas surgirá.
Há assim, uma clara viragem geracional a ocorrer no Porto Formoso. Essa viragem está a cargo de uma juventude com mais escolaridade e maior educação.

Comentários

luar disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
certo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
aguia disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
anonimo disse…
era bom que isto fosse mais claro
anonimo disse…
no porto formoso fala se muito e nao se diz nada
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
se isto e verdade porque o sr joaquim teixeira nao diz o nome da pessoa com as letras todas
aguia disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
JASRAPOSO disse…
Longe vão os tempos em que se cumpria a palavra dada. Mais do que os actuais contratos e acordos passados a escrito por juristas, valia a PALAVRA-DE-HONRA. Os grandes negócios faziam-se com um simples aperto-de-mão sincero.

Actualmente, mesmo um documento que é assinado de boa fé, corre o risco de ser posto em causa pelo seu subscritor.

A nossa sociedade prima pelos fundamentos do pensamento irracional e, por isso, é que se chegou a este estado de coisas.

Vivemos tempos em que as pessoas sérias e honestas se sentem incomodadas com este desalinhamento dos velhos princípios, o que provoca uma sociedade cada vez mais fechada e menos participativa. É esta a maneira que estas pessoas encontram para evitar cair no desespero e na manipulaçáo de alguns lideres sem escrúpulos.

Tudo isso se passa no Porto Formoso,à dimensão da sua freguesia
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
O Regedor disse…
Caros comentadores,

por muitas vezes tenho pedido a compreensão para que não coloquem assuntos de natureza pessoal e que coloquem em causa a honra das pessoas.

Não se trata de avaliar se o que escrevem está certo ou está errado, se é verdade ou mentira, trata-se de não entrar por caminhos que levam ao insulto e à má língua.

Pede-se a todos que colaborem para que se mantenha um espírito de convivência saudável entre os comentadores e que guerras pessoais (mesmo que com razão) não entrem nesta casa.

Cumprimentos
O Regedor disse…
Esqueci-me de informar que apaguei os comentários onde diz "Esta mensagem foi removida por um administrador do blogue."

Os restantes foram apagados pelos próprios autores.
Dúvida disse…
Festas de S.Brás foram razoaveis, claro também sofreram com os efeitos da crise.É de notar a presença cada vez mais da nossa gente naquela festa.Ontem houve a atuação dos traquinas e do grupo foclórico, o grupo folc. atuou mt bem como sempre animando de uma forma agradavél e alegre aquelas festas.Não gostei foi de ver alguns formosenses como "esfomiados" a comer o bolo até parecia que foram do Porto Formoso a S.Brás matar a fome, dando assim uma má imagem aquele povo, que não nos simpatiza.É claro que o bolo foi para todas as pessoas presentes mas à que ter civilização educação e bom censo em cituações deste tipo.
anonimo disse…
algumas pessoas andam a deixar a nossa terra muito mal por onde passam
certo disse…
Fez muito bem caro regedor!
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
caro certo mas as verdades e para se dizer ou nao?
anonimo disse…
Não tem mal caro Dúvida, o pessoal cá da terra sempre gostou dum bom bolinho...
anonimo disse…
chegou me ao ouvido que a divida de um tal sr a sao joao ja foi paga verdade ?????
JAGPacheco disse…
Mistérios por Resolver este Verão no Porto Formoso


1 - O que dizia na placa colocada no Porto dos Barcos no inicio desta época balnear? Quanto tempo decorreu entre o desaparecimento da placa e o do respectivo suporte?

2 – Como é conhecido pelos amigos o Sr. Luís Valério?

3 – Para qual Verão estão marcadas as eleições da Casa do Povo do P. Formoso? Se não souber o ano pode arriscar a década.

4 – Qual a causa do desaparecimento dos calhaus rolados da Areia do Meio.
Impacto de um meteorito ou milagre? No caso de milagre, porque não foram incluídas as obras do acesso á areia do Meio?

5 – Este verão já entrou (acidentalmente) algum carro pelo merendário do Carvalho adentro?
Se sim, indique quantos dias levou a CMRG a recuperar o muro de vedação?

6 – Quantos metros tem a torre da igreja e qual o ângulo da sua inclinação? Altura em metros e ângulo em graus, não são aceites medidas a olhómetro?!


7 – Quantas tascas irão “animar” as festas da Sr.ª da Graça este ano?


Quem responder correctamente às 7 questões recebe a oferta de um fino fresquinho com tremoços salgados, patrocinados por uma tasca qualquer, e outros 7 mistérios para responder!
deus2deus disse…
Muito bom JAGPacheco vou pensar nas respostas. A dos calhaus rolados não sei mas vou investigar.

adeus
anonimo disse…
Quanto à casa do povo esta já tem a cadeira pronta para o sr presidente da junta e seus amigos.

Quanto a barraquinhas, o sr. presidente da junta talvez vá abrir uma. E já vão duas... já só faltam cinco para beber um fino ( e se for uma caneca?).
deus2deus disse…
Os calhaus roladados da areia do meio.

Um indivíduo limpou a areia da arreia do meio e fez uma muralha dentro da gruta da areia do meio com os calhaus rolados.


Barracas da Festa

A festa anda fraca. Uma barraca para a festa toda e vai ser a comissão a fazer porque o grupo folclórico não tem interesse este ano.

Eleições para a Casa do Povo

As aleições para a Casa do Povo vão ser quando acabarem as obras. Nesse dia o presidente da junta muda-se para presidente da casa do povo. O poder é um vicio grande.

A placa do porto dos barcos

A placa foi levada pelas fortes chuvas e está no fundo da baía.

Falta-me responder a mais duas perguntas e ganho uma cerveja.

Adeus
Anónimo disse…
Eu tinha ouvido dizer que o Emanuel Furtado é que ia ser o presidente da casa do povo. será que ja foi comido pelo presidente da junta e pelo Ricardo Silva?
Ou será que o Laudalino também está metido na jogada?
Alguém sabe responder a essas duas perguntas?
aguia disse…
O canditada para a Casa do Povo e para a a presidência da Junta de Freguesia do Porto Formoso a indicar pelo PS já há algum tempo que estão definidos. Penas cinco pessoas no Porto Formoso conhecem este dossier
anonimo disse…
quem manda na junta e no porto formoso e o sr ricardo silva quem nao ve isto e porque nao quer ou e cego
anonimo disse…
o sr ricardo silva tem medo do emanuel furtado
Anónimo disse…
Assim se vê como é que o PS quer mandar em tudo no porto formoso.
Para a junta deve haver uma lista do PS do PSD e de outros partidos. mas para a casa do povo uma lista do PS. onde é que ja chegamos?
eu só consigo ver 4 pessoas conhecem esse dossier no porto Formoso como diz o aguia.
o candidato do PS para a junta deve ser o João Branco.
aguia disse…
Estão a estudar duas hipóteses para a Casa do Povo, a primeira e que parece mais provável é a criação de uma comissão de gestão que irá preparar as eleições e a outra é ir-se diretamente para as eleições. Essa de dizer que o PS está a canditatar-se à Casa do Povo não lembrava ao Diabo mas somente às pessoas que nos conhecem os estatutis da Casa do Povo.
anonimo disse…
o joao e bom rapaz mas nao tem estofo para presidente de junta
Anónimo disse…
Não lembra ao diabo pois não. mas dizem as más linguas que gente grada do PS anda a mexer os cordelinhos para alguem ser presidente da casa do povo. e esta em?
anonimo disse…
Caro Anónimo, é tudo verdade o que diz, mas há um senhor do PSD, este sim é bem grado, que está a fazer tudo para que seja pessoal do PS a ir para a cadeira do poder da Casa do Povo. E esta hem?
deus2deus disse…
O ricardo silva escolheu quem é que vai ser o presidente da casa do povo e toda a gente sabe quem foi que ele escolheu, mas ele esqueceu-se que tem de haver eleições e ganhar as eleiçoes na casa do povo é diferente de ganhar na junta.

Quem é o senhor do PSD que tenta meter pessoal do PS na casa do povo?

Adeus

O João Branco dava um bom presidente da junta mas o trabalho do presidente da junta nos ultimos quatro anos é mau e quem vier do PS a seguir vai perder, seja quem for.
car disse…
Foi o Ricardo Silva? Quando o Anónimo disse gente grada do PS ainda pensava que era gente grada. O Ricardo Silva é gente garda do PS? Também não sei quem é o sr do PSD que qer malta do PS na casa do povo. Isso tem algum destino? Também axo que o PS vai perder as eleições da proxima vez a não ser que apresente um candidato que arrebente devez com o PSD. Vamos lá ver isso.
aguia disse…
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, declarou hoje que “não é possível” manter a RTP Madeira e a RTP Açores a funcionar custando 24,7 milhões de euros por ano.

De acordo com o governante, são gastos 11,7 milhões de euros por ano na RTP Madeira e 13 milhões de euros na televisão açoriana, valor que não se justifica até porque os habitantes locais têm acesso às outras antenas da RTP “como os portugueses do continente”.
JASRAPOSO disse…
Pelo que sei o Governo da República, através do ministro Relvas, vai reduzir as emissões da RTP-Açores para um horário que vai 19 às 23 horas.

Que mais nos irá acontecer??
anonimo disse…
la se vai o bom dia açores ultimamento o programa mais visto da nossa tv que pena
anonimo disse…
o presidente da casa do povo do porto formoso nao e PSD?
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
pois ha um acordo entre o presidente da casa do povo e o presidente da junta e esta hein?
anonimo disse…
Um assunto que me transtorna agora é o dito encerramento do programa "Bom dia Açores". Um programa de alto nível cultural que animava as manhãs de todos aqueles que, por uma razão ou outra, tinham de ficar em casa, incluindo muitos idosos e mesmo gente jovem em férias.

Todos sabemos o quão bem a região norte tem sido coberta ultimamente, incluindo a nossa freguesia e arredores. Todos os eventos culturais foram excelentemente divulgados, o que é um facto a inaltecer.
deus2deus disse…
axas para a fogueira!

- o presidente da junta fez um acordo com o presidente da casa do povo "eu vou para presidente da casa do povo e não meto a boca no trombone acerca dos dinheiros da casa do povo" e é para amigos!

- é uma tristeza o Bom-dia açores terminar com o horário novo da RTP- açores.

- o torneio de futebol das festa da Senhora da Graça está todo viciado. Ha um arbitro que apita sempre para o mesmo lado e a equipa que vai ganhar toda a gente sabe qual é. É a equipa dos amigos desse arbitro.

Adeus
anonimo disse…
tu es bom de bola adeus
anonimo disse…
sera que ha saco azul na casa do povo ou na junta adeus
deus2deus disse…
Amigo anonimo devia estar informado acerca das juntas de freguesia. Aa juntas têm de apresentar contas, um orçamento e pode haver inspecções e mais coisas. ´

Na casa do povo não meto as minhas maos no lume é melhor meter as mãos no saco azul.

adeus
car disse…
diz o deus2deus
- o presidente da junta fez um acordo com o presidente da casa do povo "eu vou para presidente da casa do povo e não meto a boca no trombone acerca dos dinheiros da casa do povo" e é para amigos!
não é não meto a boca no trobone acerca dos dinheiros da casa do povo mas sim dos dinheiros "desviados" da casa do povo não se sabe para onde???
agora é que eu começo a perceber algumas coisas.
chegou-me ao ouvido que o Emanuel Furtado já não está interessado na casa do povo. pois pudera não quer ver o seu nome na lama e axo muito bem. fica o presidente da junta com o nome na lama. fica não. já estava.
JAGPacheco disse…
Naturalmente que os “Mistérios Politicos”, aliás, as questões politicas geram muita polémica e discussão, e por acréscimo os nomes dos futuros ocupantes dos cargos públicos, pois são eles que irão tomar as pequenas decisões e poderão influenciar as grandes, relativamente ao Porto Formoso.

Não deve, no entanto, deixar de ser inquietante para quem gosta do Porto Formoso, ler numa placa colocada no Porto dos Barcos, no início desta época balnear: “PROIBIDO NADAR”.
É esta e a nossa realidade!
A única zona balnear que nos resta é a “Areia do Meio”. E não é com simples operações de cosmética “limpeza dos calhaus rolados” que fica acessível a crianças, a idosos …
A “Areia do Meio” merecia um acesso condigno. Os pouco mais de 100 metros que a separam, da antiga “poça grande”, deviam permitir a circulação de 1 viatura pesada para que no início de cada Verão lá se pudesse colocar areia …como se faz aqui ao lado no calhau da Maia?!.

Que a torre tem 18 metros muitos ainda se lembram. O que alguns já se esqueceram foi da última crise sísmica. Á qual se seguiu uma notícia de primeira página do Açoriano Oriental (24 de Fevereiro de 2007) com o título: TORRE DA IGREJA AMEAÇA CASAS NO PORTO FORMOSO “Segundo o especialista, as fendas e deformações da estrutura indiciam grande risco para as habitações e rua …”
O ângulo da torre em relação ao eixo vertical, ninguém sabe! Nem nunca se chegou a saber se foi encomendado algum estudo ao LEREC (Laboratório Regional de Engenharia Civil) sobre o verdadeiro “risco” para a população e intervenções que possam ser feitas na estrutura de modo a minimizar este risco.

O Bloger deus2deus pela simpatia das suas repostas já ganhou o prémio dos 7 Mistérios, mas ainda haverá um troféu para quem responder à pergunta mais difícil!

2 – Como é conhecido pelos amigos o Sr. Luís Valério?

Não nasceu no Porto Formoso
mas vive na Sr.ª da Graça
quem acertar no famoso
a que vai levar uma taça
car disse…
é o "fancão".
anonimo disse…
Quanto à torre da igreja... Não esqueçamos que a torre de piza já está torta há muitos anos e é um ponto de turístico de alto rendimento. Quem sabe não tenhamos a mesma sorte? A torre da igreja a encher páginas e páginas de revistas em todo o mundo? Temos de ver sempre o lado positivo das coisas...
anonimo disse…
hoje vai haver mais tres jogos vamos la ver se o tal arbrito vai dar mais um jeitinho aos seus amigos
O Regedor disse…
Tanta coisa para dizer e tão pouco tempo para escrever.

As perguntas do JAGPacheco estão todas respondidas. Não tenho nada a acrescentar.

Em relação ao Porto dos Barcos, quem esteve presente na última forte chuvada de passado Domingo, pôde observar, na prática, algo que não é novidade alguma: é inviável existir um desaguar da ribeira dentro do saco do porto. Isto só na cabeça de um cientista louco, neste caso de um engenheiro louco. O resultado foi um acumular de terra, cascalho e lixo no saco do porto dos barcos... e o Outono/Inverno ainda para vir.

No que concerne ao triste assunto Casa do Povo, ouço tanta coisa acerca de desvios, tramóias, conluios que compreendo a desistência do Emanuel Furtado de se canditadar a presidente daquele barco (charco?).

Em relação às arbitragens, tive a oportunidade de dizer em voz alta aquilo que vou dizer aqui: há uma tramóia para lixar todas as equipas em favor de uma. Mesmo que essa equipa não esteja em jogo, os outros jogos são geridos em função dessa equipa com expulsões, penaltis e faltas. Falo acerca do que se passou nos jogos da minha equipa, mas também disseram-me o mesmo acerca dos outros jogos.
Contudo, esta situação era de esperar. Não esperava era que fosse tão às claras. Pensava que iam disfarçar mais a coisa.

Cumprimentos

ps. nem todos os árbitros estão a fazer jogo sujo.
anonimo disse…
so podia os arbitros sao todos do lado outeiro
anonimo disse…
ontem o tal arbitro voltou a fazer das suas
anonimo disse…
SERA QUE ESTE ANO VAMOS VER AS FESTAS DE NOSSA SR DA GRAÇA NO PROGRAMA BOM DIA AÇORES ?
certo disse…
Mas quem é este árbitro e respectiva equipa? Sejamos frontais!
certo disse…
Dizem agora que o presidente da junta e da da casa do povo são o(s) mesmo(s).... O Porto Formoso vai de mal a pior! Afinal!?
João Branco para a Junta e Emanuel Furtado para a Casa do Povo!!!!!!!!!!!
certo disse…
O Emanuel Furtado já demonstrou (ao mais alto nível) ser uma pessoa honesta, autêntica e real! Votem neste homem!
Mas, pergunto, quem vota nele... ainda existem sócios da casa do povo????????
Alguém pagou as quotas durante os últimos 12 DOZE anos?
JASRAPOSO disse…
INCRIVEL O QUE SE PASSOU ESTE FIM DE SEMANA NO PORTO FORMOSO...

O pároco do Porto Formoso anunciou esta semana uma triste notícia - A Igreja do Porto Formoso foi condenada em Tribunal a pagar a quantia de 15.000,00€ pela ocupação indevida de um terreno, aquando da construção da casa mortuária.

A esta trista notícia há a realçar a maneira serena e de verdadeiro lider com o nosso pároco explicou a situação às pessoas que se encontravam na Igreja. Com esta frontalidade e espírito de perdão - Uma vez que se limitou a descrever os factos sem emitir qualquer juízo e a pedir serenidade âs pessoas - o sr. Padre ganhou o respeito de toda a população.
aguia disse…
O grande problema é que a igreja também deve perto de 130.000€ das obras do controverso salão multiusos. Só agora é que alguém teve a coragem de trazer todas essas contas ao conhecimento de toda a gente.
A Igreja hoje estava cheia e toda a gente pôs as mãos à cabeça com essa situação porque ninguém se lembrou que há três semanas o senhor padre tinha dito que o Porto Formoso era a igreja mais pobre dos Açores e que precisava de cinquenta anos para pagar as suas dívidas. Tanta gente que se diz esperta no Porto Formoso e não tinham conhecimento destas coisas porque são tolos ou então faziam-se despercebidos com algum interesse.
JASRAPOSO disse…
O ex-Director Regional dos Recursos Hídricos, Prof. Rui Coutinho, dá hoje uma entrevista muito interessante ao jornal Altlântico Expresso.

Afirma aquele geólogo que " Os furacões mais perto dos Açores vão gerar chuvas mais intensas e concentradas, que poderão conduzir à saturação dos solos e consequente incremento da escorrência superficial, daí resultando uma menor eficiência na infiltração da água da chuva e problemas de erosão dos solos"
anonimo disse…
a força divina a de dar o pago ao sr rui galvao e aos seus amigos
aguia disse…
Já fizeram chegar o programa das festas à casadamosca mas o Regedor ainda não publicou nada

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso