Abril é o mês do Chá





Abril é o mês do Chá e também Maio.
Começemos pela VI Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso que este ano, para além da cerimónia de Entronização que decorre pelas 15h30 na Fábrica de Chá Porto Formoso, terá também a inauguração da Exposição "Chá em São Miguel. Cultura e Vivências", pelas 18h30 no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, seguindo-se, pelas 20h, um jantar no Restaurante Anfiteatro nas Portas do Mar com ementa dedicada ao Chá.

No primeiro sábado de Maio haverá o já tradicional "Início de Colheita" na Fábrica de Chá Porto Formoso. Neste dia, toda a vivência associada a um dia de apanha de Chá será recriada. Também a não perder.

Vêm dias muito bons para apreciadores de Chá.


Comentários

O Regedor disse…
Atenção à AGENDA da Casa da Mosca. Vou tentar mantê-la actualizada com o que vai havendo na freguesia.

O próximo evento é a final e meias finais o I Open de Ténis de Mesa.

O espetáculo promete.

Bons pontos.
MILHAFRE disse…
Para v/ informação comunicamos que a partir do dia 25 de Março p.p. está na blogosfera um novo blogue de temática açoriana:

http://www.azoresforever.blogspot.pt

Tomámos a liberdade de incluir o v/ mui conhecido e respeitável blogue «A Casa da Mosca» no n/ "cardápio" de «Blogues Açorianos».

Cumprimentos,

Azores Forever
Anónimo disse…
Bom Dia Para Todos . Hoje O Porto Formoso Esteve Em Grande Destaque No Programa Bom Dia Açores .Com Imagens Lindas Da Peça De Teatro Dos Idosos .Mais Uma Grande Reportagem Do Torres .Bom O Homem Esta Em Todos .
Anónimo disse…
Em Todas
Anónimo disse…
A “troika” não exclui que o corte dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos portugueses venha a ter carácter permanente.

O fim do 13º e do 14º mês deverá durar até 2013, enquanto durar o programa de ajustamento, mas na apresentação da mais recente avaliação da implementação deste programa por Portugal, Peter Weiss, o chefe adjunto da missão da “troika”, não descarta a possibilidade de tal medida vir a assumir carácter permanente.
Anónimo disse…
Ontem Viu A Reportagem Da Peça De Teatro Do Porto Formoso No Programa Bom Dia Açores Estava Muito Bom . Mas Foi Pouco Tempo . Todos Nos Sabemos Que O SR Regedor E Um GRande Amigo Do Torres .Porque Nao Colocar Aqui Na Casa Da Mosca O Video Todo . O Torres E Homem Para Passar O Original . E Os Nossos Emigrantes Ficavem Felizes Da vida .Vamos A Isto Sr Regedor ? Cumprimentos
Anónimo disse…
Pelo O Que Foi Dito Ontem No Programa Bom Dia Açores . Nao Ha Duvidas Que Todos Nos Temos Que Ajudar A Nossa Igreja . Os Idosos Ja Fizerem A Sua Parte . Por Onde Andam Os Nossos Jovens ? Estes Sim Podiam Ajudar A Nossa Igreja E Muito .Querem Que Diga Como E?
Anónimo disse…
As Ruas Do Porto Formoso Ja Nao Sao Limpas Ha Varios Dias Pareçe Que O Trabalhador Da Junta Esta De Ferias .Claro O Homem Tem Direito As Suas Ferias . Qual E O Meu Espanto . Em Todas As Freguesias Da Zona Norte E Nao So Tem Pessoal Do Remdimento A Fazer Limpeza Nas Ruas .Estranho E Que No Porto Formoso Este Pessoal Nao Faz Nada . Ou Sera Que Nao Temos Remdimento No Porto Formoso ? Ou Ha Alguem Que Tem Medo De Colocar Esta Gente A Trabalhar ? Porque ?Porque Estao Com O Rabo Prezo .Adeus .
deus2deus disse…
O comentador das letras GRANDE e pequenas sonha com a junta todas as noites e leva todo o dia com a junta na cabeça.

Agente sabe que a junta anda dormindo nos ultimos meses. Nas outras freguesias do Norte quem recebe rendimento faz trabalho em prol da freguesia e na nossa não se faz porque a junta não quer chatices com aquela gente. costam-se dizer que quem nao quer chatices não vai para a junta...
tudo isto é verdade mas o comentador das letras GRANDES e pequenas todas as vezes fala da junta junta junta junta! Uma doença...

Porque é que nao falam das dividas da igeja? Elas não vieram do céu, como foi que aconteceu ou acordaram um dia de manha e descobriram as dividas. Multiusos não tem nada ver?

Gostava de saber a opinão desse comentador sobre esta situação.

Adeus
Anónimo disse…
Caro Anonimo .Tem Toda A Razao. Todos Nos Sabemos Que O Porto Formoso E Dividido Em Trez Partes Calços Outeiro E Os Moinhos .Mas So Ha Olhos Para Os Lados Do Outeiro .E So Ver Como Esta O Caminho Da Zona Dos Calços .E Vai Ficar Assim Por Mais Algum Tempo
Anónimo disse…
Afinal o homem da junta não está de férias mas sim á duas semanas a roçar a rocha e a podar as hortências, (basta por olhos para ver) e varre os caminhos uma vez por semana para além de limpar as casas de banho diáriamente.

Informação dada pela junta de freguesia
Anónimo disse…
Caro deus2deus . Voçe Ja Disse Tudo Sobre A Junta . Eu Nao Sonho Com A junta Nem Com Juntas .Ja Fui Varias vezes Convidado . E Pelos Que Estao La .E Sempre Disse Que Nao .Quanto Ao Multiuos Nao Ha Milagres . Vamos Levar Muitos Anos A Pagar As Dividas Da Igreja .Cumprimentos .deus2deus
Anónimo disse…
tem toda a razão, vamos levar muitos anos a pagar as dividas, porque são só 150.000 euros, o pior ainda é que para acabar são necessários outros 150.000 euros. só de loucos.
Anónimo disse…
Passos defende 12 vencimentos em vez de 14 (Renascença)
Em entrevista à Renascença, Pedro Passos Coelho anuncia que a reposição dos subsídios de férias e de Natal só acontecerá a partir de 2015 e defende a redistribuição dos actuais 14 vencimentos por apenas 12.
Anónimo disse…
Perante esta posição do primeiro-ministro, António José Seguro disse ter ficado "tão surpreendido como os portugueses".

"O primeiro-ministro está a enganar os portugueses. Enganou os portugueses. Todos nos recordamos que o primeiro-ministro anunciou em Outubro o corte dos subsídios de natal e de férias aos funcionários públicos e aos reformados pelo período de dois anos, 2012 e 2013", apontou o líder dos socialistas.
Anónimo disse…
O Ministro das Finanças Vítor Gaspar disse hoje ter sido um "lapso" garantir aos portugueses que os subsídios de férias e Natal voltariam a ser pagos após o resgate.
Emanue Vieira Marques disse…
A Todos os Portoformosenses espalhados por este mundo fora uma Páscoa muito feliz e com muita saude tudo de bom pra voçês , que Deus vos ajude neste tempo de crise .FILIZ PáSCOA .
MILHAFRE disse…
Ao Anónimo das 14:19.

«Lapso» é este Ministro Gasparov.

O seu estilo lentificado já não engana ninguém...

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos os Autores, Comentadores e Leitores deste Blogue, uma Feliz e Santa Páscoa.

Azores Forever
Anónimo disse…
Viva Viva Ao Meu Porto
Anónimo disse…
Caro Amigo Emanuel Vieira . uma boa Pascoa Para Ti E Para A Tua Familia .Espero Um Dia Dar te Um Grande Abraço Adeus . E Que Segunda Da Feira O Meu Benfica Traga Os 3 Pontos De Alvalade .
Anónimo disse…
Espero Que O Sr Regedor Coloco Aqui Na Casadamosca O video Dos Idosos do Porto Formoso . Isto Sim Era Ouro Sobre Azul Para Todos Nos . Boa Pascoa Para Todos Cumprimentos.
Anónimo disse…
o nosso vieira ja fazia falta ha casadamosca que saudades que tenho dos nossos velhos tempos .muito se trabalhou .um abraço do tamanho da distancia .Adeus Amigo.
Anónimo disse…
Quero Aqui Agradecer Ao Sr Luis Furtado Pelo Trabalho Que Tem Feito Pela Nossa Terra . A Peça Dos Idosos Estava linda . Pena Foi Que Passou Pouco Tempo Na TV .
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO….

1 – Não se compreende como é que ainda não teve início a segunda fase da obra da Ribeira do Lugar. Em contrapartida a recuperação do edifício da Casa do Povo está excelente.

2 – O país atravessa horas amargas, ao ponto do primeiro-ministro dizer uma coisa e o ministro das finanças proclamar outra. Com esta crise que bate à porta de muitas famílias o futuro é cada vez mais negro.

3 – Hoje Domingo de Páscoa, começaram as Domingas. Com a falta de dinheiro é de prever quer os Impérios percam um pouco de espectacularidade e se ganhe alguma espiritualidade, como é própria daquela festa.

4 – Tive a felicidade de conhecer a semana passada uns antepassados meus que vivem na Florida. Começaram por nos encontrar via internet e fizeram questão de visitar o local onde partiram os seus ancestrais.
O avô deste meu familiar partiu do Porto Formoso para os E.U.A. em 1895 e tomou o barco nos Bicos. Foi para a América para fugir à tropa e lá acabou por casar com uma senhora natural do Faial da Terra.
Anónimo disse…
Parece Que Vamos Ter Reportagem Sobre A Casa Do Povo .
Anónimo disse…
Agora a Que Merecia Uma Boa Reportagem .
expulso disse…
boa tarde vim aqui apenas dizer que fico triste quando aqui venho e em vez de ver e comentar o inicio de cada página as pessoas aqui só andam ás turras e com opiniões diversas acerca da politica do pais , enfim o que me leva a aceitar que este blog se calhar é apenas um mero instrumento partidário em vez de ser um blog de freguesia , bem haja a todos e mais uma vez é pena que assim seja na nossa terra enfim...
Anónimo disse…
afinal as pessoas do porto formoso tem bom coraçao e ja estao a ajudar a igreja em massa .ainda bem porque o multiusos vai servir o povo em geral .era um pecado mortal para a freguesia nao acabar as obras .
Anónimo disse…
Segundo ouvi dizer a inagruaçao da casa do povo do porto formoso vai ser no dia 25 de abril .
expulso disse…
Boa tarde o grupo de idosos do Porto Formoso após o sucesso no espectáculo conseguido na freguesia foi convidado a actuar dia 6 de MAIO no Teatro Ribeiragrandense isto só explica que temos bons artistas locais e recomenda-se era bom que muitos na freguesia segui-sem o mesmo exemplo em vez de constantemente aderirem a uma critica continua á freguesia e a todos que de uma maneira ou de outra dão o seu melhor pela terra e eu continuo a achar que todos os que pertencem a varias instituições na freguesia tentam dar o seu melhor e se algo corre mal não será de certeza com intuito de ficar mal visto na freguesia ou se calhar com intuito de prejudicar as instituições que por lá passam , agora sim penso que uma nova geração está a aparecer e com ideias novas e bons projectos , mas para isso é preciso que todos mas todos contribuem com a critica responsável e construtiva . bem haja a todos !!!
Anónimo disse…
Portugueses optimistas e pessimistas. (Anedota)



Passos Coelho manda fazer uma pesquisa para saber o que povo acha do seu governo.
Alguns dias depois, chega o pesquisador com o resultado.
— Senhor PM, nós constatamos que a população está divida em dois estados de espírito opostos.
— E quais são eles?
— Bom, os portugueses dividem-se entre os optimistas e os pessimistas. Os optimistas acham que, se o seu governo continuar a sacrificar o povo por mais tempo, vai acabar por ter o povo todo a comer lixo…
— Xiça está mesmo mau, esse espírito. Então mas isso não é pessimismo?
— Não senhor PM, os pessimistas ainda estão pior... eles acham que o lixo não vai chegar para todos.
Anónimo disse…
Cá vamos cantando e… rindo…”



A “Troika” impôs-nos um programa, que o Governo afirma seguir à risca, para nos “livrar da crise”.

Vejamos os resultados, analisando os números fornecidos pelo Governo no Orçamento rectificativo apresentado na A.R.:


Previsões da “Troika” (hà 5meses!)
Orçamento Rectificativo

(3 meses depois do O.E. entrar em vigor, “e a procissão ainda ia na adro…”)
Desvio na previsão

(e querem que acreditemos neles…)

PIB
-1,8
-3,3
-83%

Consumo privado
-3,8
-5,8
-52%

Consumo público *
-4,6
-3,3
+28%

Investimento
-7,4
-10,2
-38%

Desemprego
-12,0
-15,0
-25%

Exportações
+5,9
+2,1
-64%

Importações
-2,8
-5,9
-110%

Saldo da Seg. Social
730M€
68M€
-907%


· * As tais gorduras do Estado…

Se outros aspectos não existissem para que se pudesse afirmar que tudo isto não faz sentido e é um erro, os números que o Governo apresentou julgo que bastam!

E os media o que disseram a propósito destes factos???...
Anónimo disse…
INE confirma dados do governo sobre situação das finanças regionais
Regional | 2012-04-02 16:47

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, afirmou que os dados divulgados pelo INE confirmam os valores apontados pelo executivo regional quanto à execução orçamental e à dívida pública, criticando o PSD por tentar "desmerecer" estes resultados.

"É com satisfação que o Governo Regional verifica que o INE e o Banco de Portugal validaram, na íntegra, os valores da Região Autónoma dos Açores e confirmaram que este ano as contas públicas da Região voltarão de novo a não ter qualquer desvio ou derrapagem", afirmou Carlos César, numa declaração aos jornalistas na Madalena, no Pico.

Para Carlos César, a situação das finanças regionais, "que tem sido anualmente corroborada pelas entidades estatísticas e de supervisão financeira nacionais e internacionais", resulta da "boa gestão" das autoridades açorianas.

Nesse sentido, criticou o PSD/Açores por "parecer que não se dá bem com o que corre bem nos Açores", acusando os sociais-democratas de "viverem num alarido diário incessante, procurando o desmerecimento e desprestigiando a região".

A declaração de Carlos César surge na sequência da divulgação pelo INE dos dados relativos ao défice orçamental e à dívida pública referente a 2011, que lamentou terem "passado quase despercebidos" na comunicação social.

De acordo com os dados do INE, o défice orçamental foi reduzido em 35 por cento no ano passado relativamente a 2010 e em 56 por cento se comparado com 2009.

"O défice orçamental dos Açores em 2011 foi de apenas 36 milhões de euros, o que é um valor sem qualquer expressão ou impacto para as contas do Estado", afirmou Carlos César, frisando que os Açores "cumpriram com êxito absoluto a sua execução orçamental".

Relativamente à dívida pública regional, os dados oficiais indicam que ascende a 690 milhões de euros, no conjunto da administração regional direta e indireta, fundo e serviços autónomos e empresas públicas englobadas e classificadas no setor público.

"É este o montante apurado pelas entidades estatísticas e de supervisão competentes, para que não restem quaisquer dúvidas ou discrepâncias de análises, nos termos do Sistema Contabilístico Europeu em vigor em toda a União Europeia", salientou Carlos César.

Para o presidente do executivo regional, os dados divulgados pelo INE colocam o PSD/Açores na "situação peculiar" de "achar que é o único que tem razão e que o Governo Regional, INE, Banco de Portugal, Eurostat, Comissão Europeia, FMI, BCE, Tribunal de Contas e Governo da República estão coligados para o desmentir".

Nesta declaração aos jornalistas, Carlos César abordou também a questão do recurso da Região a um refinanciamento de 135 milhões de euros, assegurando que "esta operação não tem qualquer efeito de acréscimo na dívida da Região e não representa qualquer despesa ou aplicação financeira do Governo da República na Região".

"O Estado limitou-se, através do Instituto de Gestão do Crédito Público, a intermediar uma operação financeira nos mercados internacionais, obtendo um financiamento para substituir e anular outro financiamento que será amortizado", afirmou.

Lusa/AO online
Anónimo disse…
A.SANTOS SILVA - AÇORES E MADEIRA - O NORTE E O DESNORTE

"A notificação sobre as contas públicas de 2011, da responsabilidade do INE, ao abrigo do procedimento de défices excessivos, contém os números oficiais sobre as contas regionais, que não deveriam passar despercebidos:
1. Em termos de défice orçamental, os Açores apresentam o valor de 36 milhões de euros (cerca de 1% do PIB regional) e a Madeira o valor de 1.125 milhões.
2. Em termos de dívida, os Açores apresentam o valor de 690 milhões (17% do PIB regional) e a Madeira o valor de 3.735 milhões.
3. O INE validou todos os dados apresentados pelas autoridades regionais açoreanas, o que contrasta mais uma vez com o sucedido na Madeira.
4. Estes dados mostram uma notável gestão orçamental na região autónoma dos Açores, que por sua vez permite que o ajustamento a que ela também está sujeita seja muito menos doloroso do que o que os madeirenses agora sofrem.
5. Mas mostram, sobretudo, que a autonomia regional não é um problema, mas antes um fator incontornável de coesão nacional. O problema da Madeira não se chama autonomia, mas sim Alberto João Jardim."

Publicada por JJ em Quarta-feira, Abril 04, 2012
exorcista disse…
A REGIÃO AUTONOMA DOS AÇORES PASSOU DE A REGIÃO DO PAÍS COM NIVEIS DE DESEMPREGO MAIS BAIXO DE PORTUGAL PARA A 2ª PIOR DO PAÍS COM MAIS DESEMPREGO ... VIVA O CARLOS CÉSAR COM SORTE CHEGAREMOS AO 1º LUGAR ATÉ FINAL DO ANO , BOM TRABALHO , MUITO BOM TRABALHO MESMO E AINDA DIZEM QUE SOMOS OS MELHORES DA NOSSA RUA PFFF!!!
EXORCISTA disse…
...alguém se esqueceu de mencionar que que o nosso PIB é metade do da Madeira assim sendo a nossa divida sendo metade da Madeira parece que estamos num empate " técnico " , enfim vamos esperar para ver !!!
expulso disse…
A peça " S. Francisco de Assis " irá de novo ser apresentada dia 6 de Maio no Teatro Ribeiragrandense
EXORCISTA disse…
O problema dos Açores Chama-se PS
Anónimo disse…
acasadamosca já não é o que era agora é só fazer CTRL+V - CTRL+C, e toca a andar, Sr Regedor por favor publique este comentário, enquanto digo isso, é só para a mesma não perder as suas origens.
Anónimo disse…
Olá será que me podiam dar algumas informações quanto ao relevo e identificação de riscos efetivos e ambientais sobre o porto formoso?

Agradecia.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso