Até sempre


Presto aqui a minha homenagem ao grande amigo e companheiro "CABRAL" que me acompanhou desde a adolescencia até aos tempos mais próximos. Que me traz as melhores recordações que pude alguma vez ter da praia dos moinhos e dos momentos importantes desta vida. Faleceu hoje. Soube partir com um sorriso. Um homem simples, um homem forte, um homem bom a quem desejo o melhor repouso eterno. Até sempre Cabral.

Escrito por Filipe Tavares

Comentários

Anónimo disse…
O Cabral é um homem querido para muitas pessoas do Porto Formoso e de toda a ilha de São Miguel. Um homem intergeracional, que com todos se dava e que por todos era respeitado! Uma pessoa de bem que deixa saudades! Um homem que viveu vivendo a vida! Viva a Natureza Cabral! Bom descanso!
As minhas condolências para a família!

Bruno Teixeira
JASRAPOSO disse…
O CARBRALINHO DAS CORRIDAS

Falar dos Moinhos e da sua praia é recordar três figuras carismáticas que já partiram.

O MANUEL CAGARRO – O primeiro nadador-salvador que era querido de toda a gente.

O PEREIRA – O Rei das caldeiradas que motivaram o encontro e o convívio de muitas pessoas e

O CABRALINHO – Era uma pessoa muito estimada na freguesia e fora dela. A prová-lo está a maré de gente que o acompanhou à última morada.

Para desgosto de todos nós, o Cabralinho atingiu prematuramente a linha da meta. Vai agora receber a recompensa da vida eterna.
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO

1 – A Comissão Fabriqueira colocou à discussão pública um novo modelo para as arrematações, nas festas de Nossa Senhora da Graça. Trata-se de transferir aquele evento para o largo em frente ao Salão Paroquial. Com esta medidas, entre outras coisas, poupam-se mais de mil euros em despesas com a PSP.

Pretende a referida Comissão fazer a experiência no próximo ano, a ver se resulta.

Essa decisão só será tomada se houver aprovação da população. É caso para dizer – Há mais oxigénio da Igreja do Porto Formoso.

Como mero cidadão, apoio a ideia

2 – A Assembleia de Freguesia reúne este Sábado à noite

3 – A JS do Porto Formoso tem duas iniciativas entre mãos. A primeira terá lugar no próximo Domingo, com um passeio aos banhos da Ladeira da Velha e a segunda consiste num concurso de Maios, com prémios apetitosos.
Anónimo disse…
Sou totalmente contra as arrematações serem em frente ao salão(suponho que seja junto ã casa mortuária) pelas seguintes razões:
1º Os carroceis fazem um barulho dos diabos
2º Como já aconteceu morre alguém e torna-se complicado
3º O adro da Igreja já fica vazio todos os dias menos o das arrematações
4º Com a deslocação destas atividades o melhor será não electrificar a frente da Igreja e já se poupa milhares de euros.
5ºTemos aqui a mesma história de sempre vem um padre novo e tocar a alterar tudo e nós sempre a dizer amém.
6º Por ultimo por favor parem de mudar as coisas a não ser que a Igreja esteja também a ser controlada por uma troica.
Anónimo disse…
Parabéns JS Juventude Socialista é só eventos
aguia disse…
No dia 11 de Maio vai para o ar o último programa do Bom Dia Açores. Vamos assim deixar de ver o Pedro Moura e as reportagens do Luís Torres porque a programação regional será só entre as 18 e as 23 hrs. A RTP propos um novo programa ao Pedro Moura que seria transmitido ao fim da tarde, vamos ver se ele aceita.
O Regedor disse…
Tomei liberdade de copia estes comentários do post anterior:


O Cabral dos Moinhos já morreu.
neste mommento são 21h41 mas já morreu á horas atrás, tou muito triste que porra de uma vida é esta , não consigo escrever mais............................. o restante , DEUS- lhe deu o interno descanso e paz á sua alma.

Colocado por Anónimo | 24/4/12 21:45



Fiquei triste por saber da morte do Cabral páz ha sua alma ainda era novo mas a vida é assim resta -nos rezar pela sua alma, os meus sentimentos a sua familia .Feliz 25 de Abril para voçês minha gente uma data muito muito importante para o nosso PORTUGAL .

Colocado por Emanuel Vieira Marques | 24/4/12 23:12

Os Meus Sentimentos A Sua Familia .A Maior Graça Que Podemos Fazer Pelo Amigo Cabral E Estarmos Na Ultima Caminhada Do Homem Que Mais Correu No Porto Formoso .

Colocado por Anónimo | 25/4/12 10:43
aguia disse…
Depois das últimas das eleições, ia o Passos Coelho e a sua esposa a passar no Rossio, onde estava um cego a tocar acordeão.

Então, a esposa de Passos Coelho puxou de uma nota de 50 Euros e deu ao cego. Este, contente com
o gesto da senhora, agradeceu-lhe.

Prontamente disse Passos Coelho para a mulher:

- Foste logo dar 50 Euros ao cego?

Responde a mulher:

- Cala-te! Se não fossem os "cegos", tu não eras primeiro Ministro!.
Anónimo disse…
Boa tarde porto formosenses!
Relativamente ao post do anonimo publicado a 25/04 (20h09), tenho a dizer o seguinte:
Pela leitura do seu comentario, vejo que não deve ter assistido à missa do passado domingo. Foram apontadas várias soluções, designadamente para o caso dos carroceis e eventual morte de alguem. A decisão foi tomada pela comissao. E como foi dito na referida missa, esta ideia será posta à apreciação da população, e só sera levada a efeito se a mesma concordar. Portanto, não existe troika :)
Como não aprova a ideia, acho que deveria entrar em contato connosco para apreciarmos o seu ponto de vista. E já agora, todas as pessoas que não concordarem com a mencionada solução , que façam o favor de entrar em contato com a comissao. Obrigado
Patricia Teixeira
Ruben Adriano disse…
Quero aqui publicamente dar os meus sentimentos a toda a familia do meu irmão romeiro cabral ,tive a oportinidade de o acompanhar nas ultimas duas romarias e dele só posso recordar coisas boas porque era um exemplo para todo o rancho , sinto uma enorme tristeza pela sua perda e ao mesmo tempo confortado por ele ter a oportinidade de entrar no reino dos céus junto com nossa senhora , irmão boa caminhada e acredita que continuarás presente no rancho de romeiros de Nossa Senhora da Graça adeus amigo e que Deus te dê o teu tão merecido eterno descanço ...
Anónimo disse…
24 de Abril de 2012
E agora? A culpa é de quem?
O DÉFICE QUASE TRIPLICOU, a despesa aumentou e as receitas dos impostos diminuíram apesar do seu brutal aumento.

É que o SUMO DA LARANJA NÃO É ETERNO. Tentar cobrar MAIS a quem já não pode pagar MAIS, a quem não tem emprego, a quem viu diminuída a reforma, num contexto de atividade económica que o governo paralisou, significa que é preciso OUTRO CAMINHO!

Redacção RL/JF

"O défice do Estado ascendeu, em Fevereiro de 2012, a 799 milhões de euros, quase o triplo do verificado no mesmo período do ano anterior, revela a Direção Geral de Orçamento. Nos primeiros dois meses de 2011, o défice provisório do Estado foi de 274 milhões de euros, de acordo com a síntese de execução orçamental, divulgada esta terça-feira.
Um salto justificado pelo aumento da despesa em 241 milhões de euros, e uma receita efetiva perdida de 312 milhões.



Receitas fiscais caem mais de 5%

Só em temos de impostos, a receita desceu 5,3%, para 5,63 mil milhões de euros, ou seja, o Estado deixou de arrecadar 315,3 milhões.
A receita com IRC sofreu uma quebra de 46%, menos 136 milhões de euros, seguida pela quebra no ISV (Impostos Sobre Veículos) de 61 milhões (menos 44,6%).
Também a receita com o ISP (impostos sobre produtos petrolíferos) caiu: menos 26 milhões, ou seja um corte de 6,7%, para um total de 363 milhões de euros.
Por outro lado, a receita com o IRS (Impostos Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) aumentou 0,3% face a 2011.
«De notar que, no período em análise, a receita de IVA não reflete ainda os efeitos resultantes da reestruturação das taxas introduzida no Orçamento de Estado de 2012. Estes efeitos só serão integralmente registados na receita de IVA do segundo trimestre», lê-se no documento.



Crise aperta, despesa com subsídio de desemprego aumenta

A despesa com subsídio de desemprego cresceu 18%, o que demonstra um aumento de 62,5 milhões de euros do que em igual período de 2011. O aumento da despesa com ações de formação profissional também cresceu cerca de 59 milhões de euros.



RTP faz aumentar a despesa do Estado

Já do lado da despesa verifica-se um aumento de 241 milhões de euros.
A contribuir para este aumento está a transferência de 348 milhões de euros para a RTP, para a amortização de passivos financeiros, assim como a regularização de responsabilidades financeiras relativas a concessões rodoviárias, de 21 milhões de euros.
Também o aumento da despesa com juros e outros encargos (+ 175,3%), que se deveu à emissão, em 2011, de uma nova linha de obrigações de Tesouro, com pagamento de cupão anual em Fevereiro e cujo encargo este ano ascendeu a 225 milhões de euros. Não fosse este efeito, a taxa de variação homóloga da despesa estaria em linha com o previsto para 2012.
«De referir que, em anos precedentes, não existia nenhuma série de Obrigações do Tesouro com pagamento de juros em fevereiro», acrescenta o documento da DGO.
Há ainda um acréscimo de 13,2% da transferência visando o equilíbrio financeiro do sistema de pensões e um incremento das transferências para a Segurança Social em 4,5%, no âmbito da transmissão do fundo de pensões dos bancos.



Redução da despesa com pessoal e saúde

A redução com pessoal caiu 8,8%, com remunerações certas e permanentes; o decréscimo da despesa é mais notório no Ministério da Educação e Ciência, o que reflete a redução de efetivos nas escolas.
Há ainda a diminuição das transferências correntes destinadas ao financiamento do Serviço Nacional de Saúde (-8,7%); à contribuição financeira para o orçamento da União Europeia (-10,2%) e à administração local (-5,6%)."



por: José Junqueiro
deus2deus disse…
Amigo Cabral homem desprendido de vaidades. Homem simples de bom trato que fica no coração de todos.

Desejo-te uma viagem tranquila ao paraiso

Adeus
Anónimo disse…
Não tenho palavras...
Resta-me apenas expressar a minhas condolências à família do Cabral e desejar-lhe um eterno descanso.
Emanuel Furtado
Emanuel Vieira Marques disse…
Morreu aqui no Canada mais propriamento em Toronto, Graçinha Babilonia filha do tio Antonio Babiona morava ai no Porto Formoso ,na rua Amançio Faria Maia ,antiga canada do mato, morreu de doença prolongada PAZ á sua alma uma semana triste para as gentes da nossa terra ,um abraço amigos
Anónimo disse…
O jornal impresso, como sempre o conhecemos,

realmente não poderá ser subtituido pela internet.





A seguir alguns dos importantes usos do jornal:


Uso doméstico:

Cobrir bananas, abacate para amadurecer...

Recolher lixo.

Limpar vidros.

Dobradinho, serve para alinhar os pés da mesa.

Embrulhar louças na mudança.

Recolher a sujeira do cachorro.

Forrar a gaiola do passarinho.

Cobrir os móveis e o piso antes de pintar a casa.

Evitar que entre água por baixo da porta.

Proteger o piso da garagem quando o carro está vazando óleo.

Embrulhar o tacho do arroz para o manter quente.

Fazer palmilhas para os sapatos para os dias frios e chuvosos.

Matar moscas, baratas e demais insectos.

Na época da crise económica, usá-lo como papel higiénico, mesmo que seja um pouco duro.


Uso educativo:

Bater no focinho do cachorro quando faz xixi dentro de casa.

Fazer barquinhos de papel.

Arrancar um pedacinho em branco para anotar número de telefone.



Usos comerciais:

Alargar o sapato.

Rechear bolsas para conservar a forma.

Embrulhar peixes.

Embrulhar pregos na loja de produtos para construção.

Fazer um chapeuzinho para o pintor.

Cortar moldes para o alfaiate ou para a costureira.

Embrulhar quadros.

Embrulhar flores.



Uso festivo:

Acender a churrasqueira e ou a lareira.

Rechear a caixa de presente-surpresa.



Outros Usos:

Para os sequestradores usarem suas letras nas cartas.

Fazer bolinhas para jogar nos companheiros de classe.

Fazer uma capinha para o machado ou foice.

Nos filmes, para os bandidos esconderem o revólver.

Para esconder-se atrás dele quando não quiser que te vejam.



Ah!!!!!! E por último: para ler as notícias.



Poderia me dizer se você consegue fazer tudo isso com o computador?
Olho VIVO disse…
Ainda ha Algumas esperanças Do Programa Bom Dia Açores Fazer Parte da Nova Grelha da RTP Açores .
Anónimo disse…
vai se o bom dia açores vem o boa tarde açores
Anónimo disse…
todos nos sabemos quem quer ser o novo presidente da casa do povo .mas o povo do porto formoso tem uma palavra a dizer vamos todos dizer nao a este senhor .
Anónimo disse…
Enquanto a Casa do Povo era um monte de lixo ninguém se preocupava com a cadeira, agora que está uma beleza É SÓ ABUTRES PARA VER QUEM FICA COM ELA.
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO…

1 - O edifício da Casa do Povo está praticamente pronto. É altura de se criar uma Comissão Instaladora de modo a reactivar as funções da Casa do Povo no Porto Formoso. Essa Comissão deverá ser constituída por aqueles que se movimentaram junto das entidades oficiais para porem cobro à grande lacuna que havia na freguesia.

Mais tarde deverão ser preparados os cadernos eleitorais e depois as eleições. Aqueles que invejam um lugar na direcção da Casa do Povo não podem vir agora a terreno como autênticos salvadores da pátria.

2 – Quem quiser desenvolver um trabalho meritório no Porto Formoso tem oportunidade de o fazer nesta altura. Todos sabemos as dificuldades porque passa a Comissão Fabriqueira da Igreja para conseguir honrar os compromissos assumidos pela anterior gestão e exige-se a participação da população para se encontrar uma solução para este problema tão difícil.

As actuais receitas da Igreja parece que não chegam para cobrir as despesas com o pequeno salário auferido pelo pároco e o sacristão, faltando verba para a manutenção e pagamento dos juros da dívida.

É do conhecimento público que quando se levanta dinheiro no Banco há que prestar garantias e que se as prestações não foram cumpridas, a instituição bancária poderá penhorar os bens.

Este assunto merece uma chamada de atenção àqueles que se dizem católicos e que ainda possuem consciência.

Está lançado o debate….
Anónimo disse…
BOA TARDE SR ANONIMO TEM MUITA RAZAO NO QUE DIZ .MAS NAO SERA OS ABUTRES QUE O SR FALA QUE QUEREM TOMAR DE ASSALTO A CASA DO POVO DO PORTO FORMOSO .
Anónimo disse…
*Assunção Esteves (PSD), a actual Presidente da Assembleia da República,
reformou-se aos 42 anos, com a pensão mensal (14 vezes ano) de € 2.315,51 .
Fica o Diário da República de 30/07/1998 para vossa informação . Para que
saibam ainda, a Senhora Assunção Esteves recebe ainda de vencimento mensal
(14 vezes ano) € 5.799,05 e de ajudas de custas mensal (14 vezes ano) €
2.370,07. Aufere, portanto, a quantia anual de € 146.784,82. Ou seja,
recebe do erário público, a remuneração média mensal de € 12.232,07 (Doze
mil, duzentos e trinta e dois euros, sete cêntimos) . *

*Relembramos que também tem direito a uma viatura oficial BMW a tempo
inteiro ! *

*E vem este IDIOTA do Passos Coelho sacar subsídios e pedir sacrifícios aos
funcionários públicos e pensionistas !!! É mesmo preciso ter lata !!! *
Anónimo disse…
Uma delicia.





CARTA DE UMA MÃE ALENTEJANA Mê querido filho

Ponho-te estas poucas linhas que é para saberes que tôu viva.

Escrevo devagar porque sei que não gostas de ler depressa. Se receberes esta carta, é porque chegou. Se ela não chegar, avisa-me que eu mando outra.

O tê pai leu no jornal que a maioria dos acidentes ocorrem a 1 km de casa. Por isso, mudámo-nos pra mais longe.

Sobre o casaco que querias, o tê tio disse que seria muito caro mandar-to pelo correio por causa dos botões de ferro que pesam muito. Assim, arranquei os botões e meti-os no bolso. Quando chegar aí prega-os de novo.

No outro dia, houve uma explosão na botija de gás aqui na cozinha. O pai e eu fomos atirados

pelo ar e caímos fora de casa. Que emoção: foi a primeira vez, em muitos anos que o tê pai e eu saímos juntos.


Sobre o nosso cão, o Joli, anteontem foi atropelado e tiveram de lhe cortar o rabo, por isso toma cuidado quando atravessares a rua.

Na semana passada, o médico veio visitar-me e colocou na minha boca um tubo de vidro. Disse para ficar com ele por duas horas sem falar.
O tê Pai ofereceu-se para comprar o tubo.

A tua irmã Maria vai ser mãe, mas ainda não sabemos se é menino ou menina. Portanto, nã sei se vais ser tio ou tia.O tê mano Antóino deu-me hoje muito trabalho. Fechou o carro e deixou as chaves lá dentro. Tive de ir a casa, pegar a suplente para a abrir. Por sorte, cheguei antes de começar a chuva, pois a capota estava aberta.

Se vires o Sr. Alcino, diz-lhe que mando lembranças. Se nã o vires, nã lhe digas nada.

Tua Mãe Mariana

PS: Era para te mandar os 100 euros que me pediste, mas quando me lembrei já tinha fechado o envelope.

DESCULPA a minha lêtra, mas eu tenho andado muito rouca.

É para desanuviar o (estresse)
Anónimo disse…
Sr Regedor considerando que só houve seis comentários a respeito do meu/nosso amigo Cabral era de bom tom lançar novo tema, pelo menos tendo em respeito a sua memória.
Anónimo disse…
Concordo tanto (mas TANTO) com este último comentário!!
Normalmente fala-se e descamba-se para outros assuntos que não os que estão no post.
Veja-se o exemplo do novo post.
Quanto a este, tenho a certeza que um dia que nos formos também deste mundo, ao chegar lá acima, é só seguir o cheiro do churrasco, porque de certeza é o Cabral que está a fazer uma petiscada para todos!
marin disse…
Amigo Manuel "Cabral",
Ainda hoje me custa tanto pensar que já não vais aí estar para me receber!Sempre foste uma pessoa única, que deixas uma imensa saudade também aqui no continente!
Obrigado amigo por me fazeres apaixonar por São Miguel e especialmente pelo Porto Formoso!
Adoramos-te, meu amigo não de sempre mas para sempre.
Viva a Natureza...

Marin

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso