Filme na Festa



ATENÇÃO: o documentário será exibido pelas 20h como consta no programa da festa.


A festa é sem dúvida o momento alto da vida social do Porto Formoso. São os jantares e almoços em família com convidados forasteiros, são os emigrantes vageando pelas ruas em busca de sentir de novo a sua terra, é o momento solene da procissão, o arraial e muito, muito mais. Por exemplo, a prova de pesca desportiva, a missa do cemitério, a procissão dos pescadores! Não faltam motivos de interesse.

Permitam-me, no entanto, que destaque a noite de sexta-feira. Por duas razões: a actuação dos D´Alma e a exibição do filme/documentário "Meu pescador, meu velho".
No ano passado, a actuação dos D´Alma coincidiu com um desfile de moda e houve muita gente que ao ir assistir ao desfile perdeu um dos melhores concertos que vi, desde sempre, no Porto Formoso.
Contudo, o grande destaque deste ano é a exibição, às 20h de sexta-feira, do documentário "Meu pescador, meu velho" com entrada grauita!
Este filme/documentário foi filmado na sua maioria no Porto Formoso, com pessoas nossas conhecidas a assumirem o papel de personagens principais da sua própria história, inclusivé com algumas que partiram do nosso mundo (o filme começou a ser filmado em 2004). Conta-nos a história da vida e ambições dos pescadores, da contrução do porto de pescas, com opiniões contra e a favor, mas acima de tudo, mostra a essência da nossa terra e das nossas gentes, faz-nos sentir a nossa terra.  Fimado nas ruas, no jardim, nas tascas e no mar, com o tio Américo, o nosso sempre presente Mané Cabral, entre muitos outros nossos conhecidos.
Foi a primeira vez que se fez um documentário filmado na nossa terra com a nossa gente, o qual irá ser exibido em diversos festivais de cinema.
Apenas mais um grande pormenor, a realizadora - Amaya Sumpsi - fez questão que a estreia do filme em Portugal fosse no Porto Formoso, como forma de homenagear a terra e as suas gentes.
A não perder!

Comentários

Anónimo disse…
Boas Tardes,gostei muito do programa das festas,acho que esta comissão esta de parabéns,tem eventos novos como o porco no espeto, o documentário meu velho meu pescador acho muito interessante,na parte profana claro o d alma e a banda do sábado já tive oportunidade de os ver, e são mesmos muito bons.boas festas para todos e que se divirtam.
aguia disse…
Vi no facebook que o candidato do PSD fez a apresentação da sua lista no centro paroquial da igreja. Ora como cidadã com as quotas da igreja em dia gostava de que comissão se é que existe ou entrou entidade qualquer, me informasse em que termos alugou aquele salão, se foi alguma contrapartida pela publicidade feita das festas no facebook do candidato do PSD, se aquela lista é a lista oficial da igreja do Porto Formoso ou se isto tudo está a saque. A Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus, foi assim que me ensinaram na catequese e espere que as coisas tenham mudado tanto e o salão se venha a transformar nos vendilhões do Templo
Anónimo disse…
è bonito ver os nomes de gente da freguesia que aparecem no filme no cartaz do filme. Vou estar para ver esses actores!!!
Anónimo disse…
Caro águia torna-te um homenzinho,com todo o respeito e vai ter com a comissão e esclareçe as tuas dúvidas,é para isso que lá estão para prestar serviço em prol da igreja/freguesia e leva ao menos um martelo para te colocares a trabalhar em vez de andares aqui a dar má conta dos que trabalham e sacrificam a sua vida diária para te proporcionar umas boas festas a todos.Abraço do Silva.
Anónimo disse…
caro amigo das 22:02 ao menos foi no salão da igreja que é de todos nós e não tem probelema algum porque foi a vista de todos não é como o candidato do ps que tem feito renuiões atras de renuiões na casa do povo sem a mesma ser entrega e com luz dade caldetisnamente pelo actual presidente da junta até as fotos para o boletim elitoral foram tiardas lá se eu fosso o empreiteiro da quela obra eu colocava um prosseço contra as pessos em castão
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO…

1 – Vamos entrar na semana das Festas de Nossa Senhora da Graça.

Numa altura em que a crise assola toda a Região, a Comissão ainda consegue elaborar um programa digno de se ver. Agora é necessária a colaboração de todos para ver se tudo corre bem.

2 – É saudável a atitude do Dr. Alexandre Gaudêncio em vir fazer a apresentação pública do seu candidato no Porto Formoso. É bom fazer promessas olhos-nos-olhas para depois podermos pedir contas.

3 – Um dos temas da pré-campanha é a situação do Centro Paroquial. Todos dizem que é necessário terminá-lo e até já há que tenha feito um orçamento de 80.000,00€ para encerrar a obra. É bom lembrar que o processo só ficará completo quando for saldado o passivo bancário resultante daquela obra.

4 – Pena que ainda não tivéssemos visto qualquer candidato a tomar posição sobre o que fazer no antigo campo de futebol.

5 – Nota positiva para o lançamento dos candidatos do PS no facebook.
Anónimo disse…
há quem disse luz dada clandestina que eu saiba a luz é paga por nós já que os funcionários da eda não pagam luz e esta hem....
Anónimo disse…
A questão aqui não e usar os idificios para reuniões ou eventos, a questão é que a comissão leva dinheiro para usufruir do centro, gostaria de saber se o candidado do PSD pagou alguma coisa, ou será que como pertence a comissão não paga nada? ja ouvi pessoas a dizer que tambem queriam utilizar o centro para beneficio de toda a freguesia mas mesmo assim torna-se complicado. Para a politica ai ja pode, mas não me admira nada, a comissão praticamente é de uma lista so.
Anónimo disse…
Quanto a casa de povo, penso eu que foi pedido aos responsaveis pela sua utilização e foi a vista de todos, se houvesse segredo tinha sido feito noutro dia, mas existe mais pessoas a utilizar o mesmo.
Anónimo disse…
anonimo das 16.05 boa tarde antes de mais quero dizer que sou do PSD como tú penso que também és, não gostei nada que o ruben fosse para um edificio da igreja tens razão que é de todos mas não para ser usado para politica, penso que a politica não se deve misturar com religião.
Agora sim devia ser numa parte pública isenta de religião nomeadamente nos seguintes lugares.

Casa do Povo do Porto Formoso
Escolas de Porto formoso
Junta de Freguesia de Porto Formoso

Foi só uma critica construtiva que por causa disso não vou deixar de votar no PSD

Anónimo disse…
bom dia eu para fazer uma pequena festa tive que pagar.sera que o PSD pagou alguma coisa há igreja?
Anónimo disse…
Boa tarde,com que então voltamos as criticas,bem vejo que existe muitas dúvidas aqui. Então o candidato do PSD não deveria fazer a sua apresentação no Centro Paroquial porque aquilo pertence à Igreja certo. deviam chegar-se ao pé da comissão para saber se eles vão pagar ou não como uma pessoa qualquer e outra acho que não deviam separar a Igreja da Politica porque a Freguesia só anda para a frente é com politica e aquele centro para ser acabado tem de ter o investimento da politica penso eu.
Quanto à suposta casa do Povo está a ser utilizada por muita gente. Agora vamos ver se não é pior esta situação. O candidato ao PS faz lá as suas reuniões e logo de seguida os senhores que jogavam as cartas no Centro paroquial passam para lá. Será que é uma compra de votos quem sabe?????
É que pelo que parece o edifício só pude ser utilizado depois da reunião do PS.

Anónimo disse…
Olá a todos li num comentário qualquer que o candidato à Câmara da Ribeira Grande pelo PSD não tinha convidado ninguém do Porto Formoso para a sua lista, pois venho informar-vos caso não saibam ainda que existe uma pessoa do Porto na lista que é a Catarina Furtado. Quanto à comissão de Festas não falem mal saiam à rua e vejam aqueles homem saíram de suas casas por volta das 08:00 h e ainda lá estão a trabalhar com ajuda de pessoas que querem o bem desta freguesia.
No lugar de falarem mal saiam e ajudem.
Anónimo disse…
boas pois é assim segundo ouvi dizer o candidato do ps pediu ao sr. Ricardo Silva para asumir a divida da do centro e essa proposta foi feita aos menbros da comição. era bom que se disese a verdade. e por agora é tudo
O Regedor disse…
Que a comissão fabriqueira está mais próxima do PSD não é novidade, que a casa do povo está mais próxima do PS, isso sim talvez seja uma novidade. De que interessa tudo isso?

Se toda esta energia gasta em discutir os locais de campanha fosse em prol de criar ideias e projetos para melhorar a nossa terra ia-mos ter muito boas ideias nas duas listas. Esperemos por elas!

Até lá, vai haver cinema documentário no Porto Formoso. Isto sim é uma ideia nova que envolveu muita gente da nossa terra.
Anónimo disse…
ja tinha ouvido essa de pagar a divida e se assim for é aproveitar, pois a igreja não tem condições de manter aquele centro.Além do mais, há que criar uma organização para a utilização do centro, estipular horas e preços. Até acho bem que se utilize o centro para promover a politica mas já houve ideias para se fazer algum dinheiro para a igreja mas tornou-se complicado porque os partidos não coincidem. Penso eu que seria melhor esquecer os partidos e pensarem na igreja, existe muita boa gente com ideias boas, deixem-nas fazer pois só trás actividades para a freguesia e algum dinheiro para a Igreja.
Anónimo disse…
Boas tardes. Eu sou do PSD e estou muito triste com o que se passa aqui neste blogo.
Tanto o Ruben como o Emanuel são duas pessoas honestas e não estou a gostar do caminho que isto está a tomar.
Eu sinceramente acho que Ruben não devia fazer a apresentação no centro. Devia fazer por exemplo na casa do povo como o Emanuel pois a casa é do POVO. Tenho a certeza que o Laudalino Moniz emprestava de certeza. Não se deve misturar religião com política. Outras pessoas pagaram para utilizar o centro e acredito que a candidatura do Ruben também pagou para fazer a sua apresentação.
Para não haver dúvidas acho que a comissão devia mostrar a factura.
Não acredito que tenha havido compra de votos mas também é facil saber. basta perguntar às pessoas.
Não acredito que isto pare. Eu da minha parte vou ficar em casa no dias dos votos por causa destas guerras...
OLHO VIVO. disse…
Caro Sr Regedor.isto da comissão fabriqueira estar mais próxima do PSD não dá o direito de usar e abusar do que é de todos nós. mais foi a maldita da politica que fez que os outro se fossem para casa . vem ai a festa e eu vou ver que é que aproveitar para ganhar votos . a todos umas boas festas . viva ão porto formoso.
Anónimo disse…
bom dia .parece que o caro do lixo não passa na rua das escolas porque há uma pessoa que teima em colocar o seu lixo no campo da bola há vista de todos e sem problemas . e ainda se faz melhor de que os outros . que vergonha .
Anónimo disse…
agora a que estão todos a falar do monstro que assombrou a igreja financeiramente onde estavam quando alguém teve a infeliz ideia de o construir?
Não é preciso ser muito inteligente para perceber que aquilo era simplesmente um capricho de alguém que já deu o fora basta só ver a casa paroquial está a cair por alta de dinheiro para não falar da nossa igreja ou seja a igreja não tem dinheiro para conservar a casa paroquial como pode terminar as obras do mostro e pagar as dividas a dois bancos no valor aproximado de 140 mil euros, só de doidos pior ainda é que os responsáveis por esta situação já bazaram
O Regedor disse…
Completamente de acordo com este último anónimo.
A obra do centro multiusos foi o total disparate, sobredimensionada para a realidade da freguesia e insuportável para as débeis finanças da igreja. Disse-o aqui há muitos anos atrás, mas enquanto havia dinheiro, cimento e blocos várias pessoas foram atrás da ilusão, agora que o dinheiro acabou, ficaram as dívidas, uma obra inacabada e os ideólogos "bazaram".

Anónimo da rua das escolas, uma solução para isso: tire uma foto à referida pessoa e faça queixa anónima na PSP.

Bom dia!
Anónimo disse…

Admiro a sua frontalidade Regedor, qualidade que falta a muita gente nesta terra.

Se somos frontais, ofendemos!

Senao dermos graxa, põe-nos de lado!

Como se pode trabalhar nesta terra?

Anónimo disse…
O centro já não há margem para duvidas em que ele acarreta enormes custos para a igreja, o melhor seria a câmara ou governo pagarem a divida, acabar o resto da obra e arranjar uma organização para orientar o uso do centro. Devia ser criado regras de utilização para o povo ficar a conhecer e com todo o direito que tem, pois o dinheiro investido foi de nós todos.
Se não houvesse as guerrilhas dos partidos, já há muito tempo que aquele centro poderia estar pronto e não na situação em que se encontra. Podíamos ter varias entidades lá inseridas tais como a casa de povo e a junta. O grupo folclórico, os idosos ou outro grupo existente na freguesia teriam ali um sitio para fazer sua sede. Mas no Porto Formoso isso não acontece, penso eu que os candidatos a junta tem ideias sobre esse assunto e só espero que segundo tenho visto, ganhe aquele que mais condições apresenta para governar a nossa freguesia, penso eu que a resposta esta a vista mas cabe a cada um de nos no dia de voto ir a junta fazer a respectiva cruz. Agora só vou pensar nas festas e só depois disso é que vou esperar pela campanha dos dois candidatos.
Anónimo disse…
já todos nós sabemos a lista candidata a junta pelo PS. E o PSD quando vai divulgar a sua? Gostaria de fazer comparações a lista.
Anónimo disse…

A candidatura do Ruben vai sempre atrás das iniciativas da do Emanuel, pelo que se poderá chamar a candidatura do Copy e Paste
JASRAPOSO disse…
Faleceu a semana passada o nosso conterrâneo, Sr. Luís Furtado Teves.
Contava com 86 anos de idade e tinha dois filhos, Sra. Maria Teves, cantora de ópera em Lisboa e o Eng. Luís Teves residente nos Estados Unidos.
Já estava há muito anos radicado em Ponta Delgada e era conhecido pelos seus dotes musicais. Compôs uma missa que teve a sua estreia numa festa de Nossa Senhora da Graça.
Desta época, e do grupo coral do Porto Formoso, só se mantém entre os vivos o Sr. José Furtado, oriundo da Canada Nova e residente em Montreal
O Regedor disse…
No próximo dia 6 de Setembro, às 20h, será apresentado o documentário "Meu pescador meu Velho", de Amaya Sumpsi, no Centro Social e Cultural de Porto Formoso. A sessão é aberta a toda a comunidade e contará com a presença da realizadora bem como dos protagonistas.

Este filme/documentário foi filmado na sua maioria no Porto Formoso, com pessoas nossas conhecidas a assumirem o papel de personagens principais da sua própria história. Conta-nos a história da vida e ambições dos pescadores, da contrução do porto de pescas, com opiniões contra e a favor, mas acima de tudo, mostra a essência da nossa terra e das nossas gentes, faz-nos sentir a nossa terra.

Este documentário acompanhou a comunidade de Porto Formoso entre 2005 e 2012. O projecto teve início após a noite de Carnaval de 2005 onde uma grande onda atingiu o pequeno porto de Porto Formoso, destruindo os "boca aberta" do mestre Américo e do mestre Eiró. Com apoios institucionais constroem-se barcos novos e maiores, mas o pequeno porto de areia não tem condições para eles. Os pescadores reclamam uma doca em cimento que lhes permita trabalhar em condições, mas muitos habitantes opõem-se, pois consideram que a beleza natural do porto e as ruínas do castelo que ali se encontram são o verdadeiro reclamo turístico da aldeia, e uma futura fonte de riqueza. Após 7 anos de discussão, em 2012 nasce uma nova paisagem em Porto Formoso, esse lugar onde as novidades não costumam causar estranheza...

Amaya Sumpsi é natural de Madrid. Iniciou os seus estudos em cinema na Universidade de São Francisco, U.S.F. (Califórnia) e continuou em Madrid, onde se licenciou em Realização de Cinema e Televisão pela Escuela Superior de Artes y Espectáculos. A esta licenciatura acrescenta uma segunda em Literatura e Escrita na Universidad Complutense de Madrid. Chega a São Miguel em 2003 e trabalha, como responsável pelo laboratório de fotografia e na organização de eventos, com as Criações Periféricas. Muda-se para Lisboa em 2005 e, além de colaborar na produção dos doumentários “Waiting for Europe” (Chrisitine Reeh) e “O Homem Criança” (Tiago Pereira), junta-se a Rita Figueiredo e Sandra Gomes para montar o projecto “Docfilmes", (www.docfilmes.com), através do qual faz vídeos para empresas como BlockBuster; Throttlemann; making of´s para as últimas longas-metragens de Atalanta Filmes e vídeos institucionais para Artemrede. Em 2012 finaliza, com sucesso, o seu Mestrado em Antropologia – Culturas Visuais, na FCSH, da Universidade Nova de Lisboa.
deus2deus disse…
Vou lendo isto todos os dias e escrever...nada. Venho lançar polémica porque hoje está morto.
O facebook do Emanuel Furtado tem mais gostos do que o do Ricardo Silva. O candidato do PSd ao Porto Formoso está concentrado na comissão de festas e depois da festa vai arrancar a fundo com a campanha. Tanto comentário e ainda ninguém falou das centenas de apoiantes na apresentação da lista do PSD era tantos tantos parecia um funeral.

Adeus. Boas festas de Nossa Senhora da Graça.
Anónimo disse…
a nossa festa está muito fraquinha a praça da alegria nem LUZ tem a frente da igreja está linda .ontem o tio gilberto não via os lavradores . vou ficar por aqui porque amo a minha terra. viva ão porto formoso viva a nossa sr da GRAÇA.
Anónimo disse…
Tenho comentários a fazer sobre o candidato do psd, mas so o irei fazer depois das festas, senão o sr Silva vem ca mais uma vez e diz que as festas correram mal por causa de mim, e tendo em conta o estado físico e psicológico em que se encontra o Rubem Adriano que, segundo o facebook do mesmo, anda "um pouco tanto ocupado" com as festas.

Boas festas

Anónimo disse…
Não tenho duvidas que daqui a 4 anos, o candidato pelo PS à Camara da Ribeira Grande seja o Emanuel Furtado!

Força Emanuel!
Anónimo disse…
bom dia pois é assim já houve alguem que disse que a candidatura do PSD era COPY e PASTE mas como todos sabem as cópias teem menos qualidade que o original.

valha-me Nossa Senhora da Graça.
O Regedor disse…
Caros, a exibição do primeiro documentário filmado no Porto Formoso é já mais logo. Estejam lá pelas 20h porque assim garantem um bom lugar e metem a conversa em dia.
Ontem foi dia de testes de som e de imagem.
O resultado foi bom dentro do possível, visto estarmos numa sala em construção.
Lets look at the trailer!

Até logo.
Anónimo disse…
boa tarde, nao acho que a festa ta fraquinha fraquinha sr anonimo,se achas que a iluminacao da referida praca da alegria esteja fraca., pois o ano passado ja estava pois ta igual, se fosses um homem com tudo ino seu respetivo lugar ias ter com a comissao e fazias esta critica construtiva.boas festas para todos e dihvertam se que a vida sao 2 dias e um ja andou...............
Cabral
Anónimo disse…
o debate sobre a economia da ribeira grande na tsf açores está online no site da tsf açores. Na segunda parte do programa Terra a Terra participa o joão teixeira... parece que o futuro está na agricultura!!! Sinceramente

http://www.acorianooriental.pt/pagina/acores-tsf

Anónimo disse…
Pena não poder estar presente. Parabéns pelo programa das festas e pelo documentário que espero ver um dia. Boas festas para todos de Lisboa!
Anónimo disse…
"Contudo, o grande destaque deste ano é a exibição, às 20h de sexta-feira, do documentário "Meu pescador, meu velho" com entrada grauita!" - Senhor Regedor temos de ter algum cuidado com o que se escreve,o programa das festas é grande e todos os dias dentro do possivel tem "destaques",e não podemos nos por em bicos de pés somente quando estamos ligados a um trabalho tambem é importante elogiar o trabalho dos outros,o filme correu muito bem parabéns por isso e a todos que estiveram ligados a este projecto, a festa esta só acaba quarta feira. Todos os dias são importantes para a freguesia, bem haja a todos e a continuação de umas boas festas .
O Regedor disse…
Caro anónimo,

realcei o filme porque é a primeira vez que acontece algo do género na freguesia, mas obviamente que todos os dias ha coisas boas.

Boas festas
Anónimo disse…
PARA QUEM DISSE QUE O LUIS TORRES ESTAVA MORTO HOJE TEVE A RESPOSTA . BOLAS O HOMEM ESTÁ EM MUITO BOA FORMA .ELE SABE MUITO DE FOTOGRAFIA. TORRES AMIGO O PORTO FORMOSO ESTÁ CONTIGO.
Anónimo disse…
não percebi uma coisa por favor expliquem me esse blog è para falar no nosso programa das festa ou è para falar do candidato ao PSD?? procurem fisioterapeutas para as dores de cotovelo!! deve doer imenso
Anónimo disse…
quem diz que pagou para utilizar o centro social esta a mentir! porque não tem preço. apenas as pessoas dão o que querem dar e o que a consciência disser que tem que pagar não vem para aqui dizer parvoíces porque também já usei e ninguém me disse quanto tinha que pagar, paguei o que tinha na consciência. e por favor respeitem a nossa senhora da graça e não vem para aqui falar em politica!! muitos parabéns há comissão que fez um excelente trabalho e não sò há comissão, mas a todas as pessoas que ajudaram e continuam ajudar para o sucesso da festa da NOSSA SENHORA DA GRAÇA (que è de todos nós)
Anónimo disse…
bolas o que vejo o seguinte:

praça da alegria na praça da tristeza

arrematação das vacas na quarta feira antes da festa

terça feira porco no espeto

mais valia pena não por luz na frente da igreja
Anónimo disse…
caro anónimo,

Concordo que devemos respeitar mas se está a insinuar que há gente mentirosa aqui então devo-lhe dizer que você não percebe nada dessas coisas. Existe algumas pessoas que pagaram para usar aquele centro e é para apostar o ordenado. Há actividades que são feitas e são pagas. Ou quer ir festejar um baptizado lá e também não pagar? Meu caro, acorde para a realidade e abre os olhos, existe muita coisa que é feito com má fé e muita gente falsa.
Anónimo disse…
FALSA??? Má fé?? quem tem è você que acha mal em tudo!! acorde você pra vida1
Anónimo disse…
bom eu sou da opinião que todos devem pagar . o problema é que uns pagam e outros não que raio de comissão é esta? não somos todos filhos de nossa senhora da graça?
Anónimo disse…
Falam falam e não dizem nada. O Emanuel e o Ruben estão à espera do dia das eleições para dizerem os pensamentos deles para o Porto Formoso?
Anónimo disse…
o Presidente da Câmara Municipal Ribeira Grande, Ricardo Silva esclarece o seguinte:

1- No dia 2 de setembro, à margem do lançamento da 1.ª pedra do Complexo Turístico “SANTA BÁRBARA BEACH AND MOUNTAIN VILLAS”, o Presidente da Câmara Municipal proferiu declarações aos órgãos de comunicação social presentes, RTP, RDP e Jornal Terra Nostra, sobre o documento de reestruturação do Serviço Regional de Saúde apresentado pelo Governo Regional, no dia 1 de setembro.

2- O Presidente da Câmara Municipal considerou na altura que não foi uma guerra perdida, uma vez que o documento ora apresentado sofreu alterações desde a sua proposta inicial, que seria o encerramento das urgências do Centro de Saúde da Ribeira Grande às 20h, passando neste novo documento o encerramento para as 24h.

3- Ricardo Silva referiu que a CMRG votou por unanimidade, pelos vereadores do PS e PSD, no dia 11 de junho, a manutenção das urgências do centro de saúde durante 24h, e o Governo Regional alterou a sua posição inicial face ao encerramento das ur-gências, dando crédito às pretensões apresentadas pela CMRG.

4- O Presidente da Câmara Municipal referiu, ainda, que neste momento é necessário avaliar e monitorizar esta nova hora de encerramento das urgências, proposta pelo Governo Regional, e é necessário agora ver no terreno se há necessidade de ajustar alguma hora, salientando que este documento apresenta uma modificação da proposta inicial do Governo.

5- Ricardo Silva afirmou, ainda, que não está satisfeito com esta proposta e que satisfeito seria a manutenção das urgências do Centro de Saúde por 24h, mas compreende que tem que haver ajustamentos e que o nosso Serviço Regional de Saúde precisa de ser aperfeiçoado em alguns aspetos e solicita que seja feita uma monitorização/avaliação constante das horas de encerramento do Centro de Saúde da Ribeira Grande. Neste seguimento, mostrou satisfação pela presença de uma viatura SIV na Ribeira Grande que apoia e conduz os casos graves do Concelho.

6- O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande concluiu dizendo que a decisão tomada pelo Governo Regional é para já acertada no tempo, mas deve ser monitorizada e garantir que as populações não sairão prejudicadas.
Anónimo disse…
já terminou as festas e correram de uma forma geral bastante bem. Reparei que tem havido uma fraca aderência em frente ao adro. Penso eu que se devia realizar mais actividades ali naquele local porque a Igreja se encontra é lá. Até compreendo a passagem para o centro para evitar certos custos mas se conseguissem dar um certo equilíbrio entre o centro e a Igreja, fazia-e com que a população cria-se um giro entre a Igreja e o centro e não andar as moscas no adro.
aguia disse…
Provérbios Populares Portugueses

1. Em Janeiro sobe ao outeiro; se vires verdejar, põe-te a cantar, se vires o Passos, põe-te a chorar

2. Quem vai ao mar avia-se em terra; quem vota Passos, mais cedo se enterra.

3. Passos a rir em Janeiro, é sinal de pouco dinheiro.

4. Quem anda à chuva molha-se; quem vota em Passos lixa-se.

5. Ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão; parvo que vota em Passos , tem cem anos de aflição.

6. Gaivotas em terra temporal no mar; Passos em São Bento, o povinho a penar

7. Há mar e mar, há ir e voltar; só vota em Passos quem se quer afogar.

8. Março, marçagão, manhã de Inverno tarde de Verão; Passos, Soarão, manhã de Inverno tarde de inferno.
9. Burro carregando livros é um doutor; burro carregando o Passos é burro mesmo.

10. Peixe não puxa carroça; votar em Passos , asneira grossa.

11. Amigo disfarçado, inimigo dobrado; Passos empossado, povinho lixado.

12. A ocasião faz o ladrão, e de Passos um aldrabão.

13. Antes só que mal acompanhado, ou com Passos ao lado.

14. A fome é o melhor cozinheiro, Passos o melhor coveiro.

15. Olhos que não veem, coração que não sente, mas aturar o Passos , não se faz à gente.

16. Boda molhada, boda abençoada; Passos eleito, pesadelo perfeito.

17. Casa roubada, trancas na porta; Passos eleito, ervas na horta.

18. Com Passos e bolos se enganam os tolos.

19. Não há regra sem excepção, nem Passos sem confusão.
Anónimo disse…
ontem ouve uma campanha do Ricardo silva mais o candidado pelo PS ao Porto Formoso .Vi muitas pessoas e malta jovem ,fiquei satisfeito pela equipa que apresenta e pelo panfleto entregue com as boas ideias nele apresentado e tamben da pessoas com que o emanuel vai trabalhar diretamenta na junta. sao filhos de boa gente e pessoas muito capazes de cumprir as suas funçãos e já á muito tempo que vejo essas pessoas a participar em algo na freguesia como o folclore a igreja e comissãos de festas. força emanuel estou contigo.
Anónimo disse…

Num congresso internacional de medicina.

O médico alemão diz:
Na Alemanha, fazemos transplantes de dedo. Em 4 semanas o paciente está procurando emprego.

O médico espanhol afirma:
A medicina espanhola é tão avançada que conseguimos fazer um transplante de cérebro. Em 6 semanas o paciente está procurando emprego.

O médico russo diz:
Fazemos um transplante de peito. Em 1 semana o camarada pode procurar emprego.

O médico grego disse:
Temos um trabalho de recuperação de bêbados. Em 15 dias o indivíduo pode procurar emprego.

O médico português diz orgulhoso:
Isso não é nada! Em Portugal, nós arranjamos um homem sem cérebro, sem consciência, sem peito, mentiroso, corrupto, e elegêmo-lo primeiro ministro.
Em 24 meses o país inteiro está quase todo à procura de emprego.
Anónimo disse…
boa tarde quero dar os meus parabens ão sr luis torres pelo trabalho que fez pela festa de nossa senhora da graça .grande profissional que o porto formoso tem . este senhor tem colocado o porto formoso em todos os cantos do mundo .mais uma vez muito obrigado sr torres e que nossa senhoro lhe dei muitos e muitos anos de vida .
Anónimo disse…
de amanhã (domingo) a duas semanas temos votos tudo morto (em termos de comentários claro)por aqui se estivesse uma pessoa a ser candidata que cá sé já ia em 150 comentários, porque será?
OLHO VIVO disse…
PELO QUE VEJO NO FACEBOOK DO SENHOR TORRES . BOM O HOMEM ESTÁ EM GRANDE FORMA . PARA QUEM DISSE QUE ELE JÁ ESTAVA VELHO E ACABADO PARA A FOTOGRAFIA. ORA TOMA. ELE ESTÁ BEM VIVO .FORÇA LUIS TORRES.
Anónimo disse…
O PSD/Ribeira Grande repudiou as declarações de Ricardo Silva sobre as urgências noturnas na Ribeira Grande, deixando o seguinte repto: “Quando fala a verdade o Presidente da Câmara da Ribeira Grande?”. Agora é vez do Presidente da autarquia responder às criticas, através de comunicado enviado às redacções.

“No dia 2 de setembro, à margem do lançamento da 1.ª pedra do Complexo Turístico “SANTA BÁRBARA BEACH AND MOUNTAIN VILLAS”, o Presidente da Câmara Municipal proferiu declarações aos órgãos de comunicação social sobre o documento de reestruturação do Serviço Regional de Saúde apresentado pelo Governo Regional, no dia 1 de setembro.

O Presidente da Câmara Municipal considerou na altura que não foi uma guerra perdida, uma vez que o documento ora apresentado sofreu alterações desde a sua proposta inicial, que seria o encerramento das urgências do Centro de Saúde da Ribeira Grande às 20h, passando neste novo documento o encerramento para as 24h.

Ricardo Silva referiu que a CMRG votou por unanimidade, pelos vereadores do PS e PSD, no dia 11 de junho, a manutenção das urgências do centro de saúde durante 24h, e o Governo Regional alterou a sua posição inicial face ao encerramento das urgências, dando crédito às pretensões apresentadas pela CMRG.

O Presidente da Câmara Municipal referiu, ainda, que neste momento é necessário avaliar e monitorizar esta nova hora de encerramento das urgências, proposta pelo Governo Regional, e é necessário agora ver no terreno se há necessidade de ajustar alguma hora, salientando que este documento apresenta uma modificação da proposta inicial do Governo.

Ricardo Silva afirmou, ainda, que não está satisfeito com esta proposta e que satisfeito seria a manutenção das urgências do Centro de Saúde por 24h, mas compreende que tem que haver ajustamentos e que o nosso Serviço Regional de Saúde precisa de ser aperfeiçoado em alguns aspetos e solicita que seja feita uma monitorização/avaliação constante das horas de encerramento do Centro de Saúde da Ribeira Grande. Neste seguimento, mostrou satisfação pela presença de uma viatura SIV na Ribeira Grande que apoia e conduz os casos graves do Concelho.

O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande concluiu dizendo que a decisão tomada pelo Governo Regional é para já acertada no tempo, mas deve ser monitorizada e garantir que as populações não sairão prejudicadas.

Face ao exposto, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, considera infundadas as críticas proferidas pelo PSD/Ribeira Grande e garante que vai continuar a trabalhar em prol do bem-estar e do melhor futuro para todos os ribeiragrandenses.”

aguia disse…
Quero na minha junta de freguesia alguém que pense pela sua cabeça e que não seja um papagaio comandado a partir da Ribeira Grande.
Quero na minha junta de freguesia alguém que tenha ideias e que não se limite a criticar as intenções dos outros.
Quero na minha junta de freguesia alguém competente e que se afirme pela positiva e não se arme em vitima e coitadinho para poder receber os votos da população
Anónimo disse…
Alguém já disse que a candidatura do PSD era COPY & PASTE. Afinal parece que é a candidatura da mentira e da ignomínia.
Mas virá mais. Mentiras e calúnias... Não se esperava outra coisa.
José Metelo
Anónimo disse…
A candidatura do PSD não apresenta ideias... É uma candidatura VAZIA.
Resume-se a falar mal dos outros...
Eu não quero um presidente de junta que fala mal dos outros!
OLHO VIVO disse…
boa noite quero pedir ão candidato do meu partido PSD .o meu amigo ruben que diga não há copia não temos que ir sempre atrás do candidato do PS . ruben temos que fazer o nosso trabalho. viva ão PSD do porto formoso.
Anónimo disse…
Vamos entrar em campanha eleitoral e vamos poder analisar os dois candidatos ao pormenor. Peço que as pessoas olham e votem com consciência pois o futuro da nossa freguesia está em quem entrar.
Anónimo disse…
Oh tempo volta para trás.
Ando muito desiludido com o meu PSD. Isto esta entregue a um bando de rapazolas.
Vejo gente que ataca os outros. pensava que isto já tinha acabado mas parece que não.
Não me resta outra solução a não ser votar no candidato mais sério que que não ataca ninguém e espero não venha a atacar.
é o que temos e não acredito que isso melhore.
Anónimo disse…

As pessoas pensam que basta estar em algumas instituições para conseguir terem a imagem de "santos". O povo não e tolo..... E preciso ter ideias e não imitar outros e criticar a torto e a direito. Quando os candidatos comecam a criticar.se, já nem vou la votar. Gosto de atitudes positivas e não de guerrilhas e dores de cotovelo.
Anónimo disse…
a junta ainda faz coisas boas como foi emprestar a carrinha há nossa igreja nos dias da festa . usar é que nem sempre foi bem usada vejam só a carrinha da junta andou a sevir uma pessoa para tirar fotografias e video . bom já lá vai o tempo dos cegos e dos tolos .caro senhor regedor isto é verdade . e tenho provas .
Anónimo disse…
caro amigo torres tem muito cuidado com duas pessoas do porto formoso . eles estão há espera do dvd das festa de nossa senhora da graça para fazerem copias . o problema é que esta duas pessoas são muito muito de igreja. torres fica de olho aberto eu vou estar para te ajudar amigo.
OLHO VIVO disse…
boas noites caros amigos amigas e camaradasas eleições estão á porta.por isso é preciso saber votar.temos que ter um presidente de junta que lute pela nossa terra e pelas suas gentes.um presidente a tempo inteiro.um presidente capaz e que não tenha medo de dizer nós somos porto formoso.por isso temos que votar PS temos que votar emanuel furtado,um jovem que tem muito para dar ão porto formoso .votar emanuel furtado é votar no futuro do porto formoso .votar emanuel furtado é votar num homem capaz de resolver os problemas do porto formoso e das suas gentes .por isso eu voto EMANUEL FURTADO.
Anónimo disse…

Quero dar os meus parabens ao Emanuel Furtado pela sua notavel campanha. Não tenho duvidas sobre quem vai ser o proximo presidente do Porto Formoso.
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO…

1 – Terminaram as festas de Nossa Senhora da Graça, é altura de fazer o balanço do que se passou.

1 A – A alteração do dia da arrematação do gado parece uma aposta ganha.
2 A – A apresentação do filme foi um sucesso que levou ao salão paroquial pessoas de várias partes da ilha e teve cobertura na RTA Internacional, além da RTP-Açores.
3 A – O tríodo preparatório correu bem
4 A – A procissão foi mais pequena do que o ano transacto. Estranha-se que num momento de crise estivem quatro filarmónicas na procissão.
5A – Na Segunda-Feira havia mais gente no cemitério que no ano passado. O padre João Furtado foi muito feliz na homilia, o mesmo não se poderá dizer da actuação da filarmónica.
6 A – Continua por resolver o problema do estacionamento no dia das festas.
7 A – Penso que houve fogo a mais, principalmente o de artifício.
8 A – Não houve um reconhecimento público para o grupo de cidadãos que pintou o relógio e os muros da igreja.
9 A – Houve demasiados eventos no terreno anexo ao salão paroquial com desprezo para o adro da igreja. Chegou-se ao ponto de num dia em que decorria um evento naquele local as luzes da igreja estavam apagadas.
10 – Muitos emigrantes visitaram a freguesia por ocasião das festas.
11 – O porco no espeto correu bem.
12 – Apesar de tudo, a Comissão teve trabalho altamente positivo

2 – Ainda o edifício da Casa do Povo.

Qualquer obra pública tem um caderno de encargos, por isso não se compreende o estado da pintura exterior do edifício, assim como o desabamento de uma zona do tecto do primeiro andar. Paga-se, mas não se exige.
Estando aquele edifício aberto, seria bom colocar um tapete na porta de entrada de modo a que as pessoas limpem os sapatos e não danifiquem o soalho.
Anónimo disse…
o candidato do PSD diz que a média de idades está nos 30 anos? Eu tenho a quarta classe mas penso eu que nãoda 30 anos. Não quero um presidente de junta que não sabe fazer contas, ao menos o candidato do PS é professor de Matemática.
Anónimo disse…
claro que Emanuel furtado será o melhor para quem teve com os olhos fechados estes últimos 8 anos,pois ninguém se lembra que ele foi presidente da assembleia estes últimos anos, pois ninguém se lembra que teve na lista do ps estes últimos anos e o que se fez minha gente..............nada. então votem PS e seremos iguais.
aguia disse…
Passou esta tarde pelo Porto Formoso a caravana de automóveis do PSD que mmais parecia um funeral. Era só os carros a apitar sem nenhum entusiasmo e sem o apoio popular, parece que as pessoas têm vergonha do canditado que o PSD apresentou no Porto Formoso poque quase ninguém do Porto Formoso ia na caravana. Isto foi uma demonstração da derrota que o PSD vai sofrer, disso ninguém tenha duvidas
Anónimo disse…
achei estranho hoje passou uma caravana do PSD e elementos da lista do PSD porto formoso estavam a ver a mesma passar
OLHO VIVO disse…
boas noites. no mundo em que vivemos parece que todos nós somos fotografos. nos tempos de hoje basta ter uns trocos para contrar uma boa maquina e dizem logo eu sou fotografo. fotografia é arte é um momemto unico para a vida . tenho muita pena que a fotografia tenha ghegado ao ponte que chegou . há muita gente que anda na fotografia só pelo dinheiro. foi-me entregue um trabalho em minha casa que tive de pagar 20 euros mas juro que esta pessoa nunca mais na vida me tira uma fotografia nem há minha familia.
Anónimo disse…
Noticia de ultima hora ! A "mosca" morreu e agora estão sem saber o que fazer com a "casa"!
Anónimo disse…
Confirmasse que a candidatura do PSD é a candidatura do COPY & PASTE e do maldizer e da mentira.
Vêsse o candidato do PSD às cavalitas do Alexandre Gaudêncio quando está presente corre tudo bem quando está ausente parece que corre tudo mal.
A candidatura do PS é diferente não precisa do Ricardo Silva para fazer as coisas bem feitas o que significa que o candidato é de outro calibre apresenta as suas ideias e não fala mal de ninguem é caso para dizer a este PSD para aprender alguma coisa.
Anónimo disse…
Estive a confirmar e realmente a média não dá 30 anos. Um gaijo que se candidata á junta e não sabe fazer contas quer dizer que vai deixar aquilo de pernas para o ar, prefiro o professor de matemática que sabe fazer contas para não deixar agente pior do que está.
Anónimo disse…
CARO ANÓNIMO A MOSCA NÃO ESTÁ MORTA .ESTÁ TÁ BEM VIVA. MAS O MONTE É VOÇE.
OLHO VIVO disse…
boas noite porto formoso . as eleições estão mesmo a chegar por isso temos que ver quem é o melhor candidato a presidente. de um lado temos o senhor rubem adriano do outro temos o senhor emanuel furtado . será que o povo do porto formoso tem duvidas que o melhor para a nossa terra .é votar emanuel furtado . um que não tem medo não vira a cara á luta . do lado do PSD temos um homem serio mas de politica não sabe nada diz algumas coisas mas coisas estas que são trabalhadas por outros . não quero um presidente de junta da minha terra a ser mandado pela camara ou pelos velhos do restelo .velhos estes que se o PSD ganha-se as eleições no porto formoso eram os primeiros a bater palmas pela vitoria . por isso temos que votar PS . VAMOS TODOS VOTAR EMANUEL FURTADO . o futuro está nas nossas mãos.VOTA EMANUEL FURTADO.
Anónimo disse…
O meu comentario vai primeiro para o povo do porto formoso como tem coragem de deixar a festa se tornar assim nunca pensei ver uma festa tao vazia a frente da igreja as mosca levei 5 anos para ver a minha festa e fikei triste era a melhor festa onde ta esse povo tive vergonha do ke vi por isso comento tive vergonha de voltar ao canada e as pessoas me perguntarem sobre as festa so podia responder a vesta ke vi foi dentro duma caixa a desculpa era nao tinham dinheiro para pagar a policia para mim e treta tirasem uma actividade nao se perdia nada eu nunca vi tirarem uma festa em frente a igreja para mim se o povo nao abrir os olhos daqui a dias eles a vao parar para o mesmo sitio. E onde ta as pessoas fazem os programas essas a ke deviam ir porta em porta perguntar as pessoas o ke acharam de tirar a festa em frente a igreja e nem o santo para a ofertas vai os moinhos sao precisos so para dar dinheiro por isso chamo a isso ipocrisia de sertas pessoas da comisao por saberem sao kuase tudo velhinhos tao la e se aproveitam disso por isso dou meu comentario falavam das outras freguesias faziam festa como merda mas porto formoso ta no mesmo ramo

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso