Cine Porto Formoso


panfleto publicitário a anunciar a exibição do filme, 1952

Do fundo do baú surge a descoberta. Neste caso a de que alguém na freguesia - mais uma vez alguém à frente do seu tempo - decide passar filmes no Porto Formoso. Isto numa época em que faltavam longas décadas até à televisão chegar e o escasso contacto com o mundo era realizado através dos pouquíssimos rádios existentes na freguesia.
De facto, deve ter sido impagável ver as reacções dos espectadores, pessoas que nem sabiam o que era o cinema, que nunca tinham visto imagens projectadas a moverem-se, rendidas ao que estavam a ver.
O cuidado de à época, em 1952, fazer circular 200 exemplares do panfleto acima publicado, o facto da época de Verão iniciar-se em Abril (!) são pormenores deliciosos desta história passada na nossa freguesia.
Segundo foi possível apurar depois da publicação deste post, o mentor de tudo isto foi o senhor José de Lima que, com a colaboração do senhor Manuel Cidade que trazia o gerador e o material de projecção, fazia verdareiras sessões de cinema ao ar livre na sua loja.
Filmes acerca da vida de Jesus tinham casa mais do que cheia e a plateia terminava o filme a chorar, enquanto filmes de cowboys colocavam as crianças a imitar o que viam nos filmes. Um verdadeiro acontecimento e uma festa, portanto.
Alguém com uma ideia fora do comum - passar filmes na década de 50 numa freguesia rural - pode mudar a vida das pessoas. Apareça mais desta gente!


poster de Hollywood do filme

Comentários

O Regedor disse…
Por falar em filmes, o filme "meu pescador, meu velho" rodado no Porto Formoso e com participantes locais irá ser exibido num festival em Nápoles, Itália depois de já ter ido a Edimburgo, escócia e a várias cidades portuguesas.
http://intimatelensfestival.com/EN/index.php?lang=en
Anónimo disse…

QUEM FAZ PAGA!!!

O Tribunal Constitucional é a única instância judicial superior que verá o seu orçamento cortado no próximo ano, com menos 211 mil euros, num total que não chegará aos 4,6 milhões de euros. Tanto o Supremo Tribunal de Justiça, como o Supremo Tribunal Administrativo vêem reforçadas as verbas, o primeiro com um aumento de 239 mil euros e o segundo com mais 315 mil.

A verba prevista para o Tribunal Constitucional é a mais baixa dos últimos cinco anos e significa uma diminuição superior a um quarto do que a instância recebeu em 2010: mais de 6,3 milhões de euros.

Nos cofres do Tribunal de Contas deverão entrar no próximo ano 17,7 milhões de euros, mais um milhão que o previsto para este ano. Também o Conselho Superior da Magistratura contará com um reforço no orçamento que ultrapassará os 3,4 milhões de euros, que contrastam com os 3,09 milhões inscritos no orçamento deste ano.

Anónimo disse…
boa noite caros amigos e amigas amanhã vou estar na tomada de posse do novo presidente de junta do porto formoso senhor Emanuel furtado . mas vou estar com muita atenção em algumas caras que vão estar presentes no ato para ver se é bom . porque o ultimo a rir é o que ri melhor boa até amanhã .
OLHO VIVO disse…
boas tardes estou muito triste . se fosse politica já estava cheio de comentários . que pena mas é o temos no porto formoso . ADEUS.
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO,

A família Paiva emigrou no início do século passado para as Bermudas. Entre os seus elementos conta-se o Sr. José de Paiva, que voltou à freguesia natal com um bom pecúlio.

Tinha dois filhos – O José e o Luís. O segundo veio para Ponta Delgada onde trabalhou com ajudante de notário e o primeiro ficou pelo Porto Formoso, emigrando mais tarde para os E.U.A.

Aproveitando a situação económica do pai, o Sr. José de Lima desenvolveu uma grande actividade comercial no Porto Formoso – Tinha num mesmo edifício uma mercearia, taberna, venda de materiais de construção civil e uma loja de fazendas.

No quintal da moradia tinha um campo de voleibol onde também exibia cinema, ao ar livre.

Recordo de lá ver a Vida de Cristo, onde a assistência rezada e blasfemava contra os maus-tratos infligidos a Cristo, no cinema

A última aventura do Sr. José de Lima foi mandar construir uma lancha denominada Porto Formoso. Penso que nunca mais houve na freguesia um barco com tanta elegância como aquele.

Este barco, já propriedade do alferes Machado, veio a ser destruído por um temporal no ano de 1975, do século passado.

O Sr. José de Lima acabou os seus dias na freguesia de S. Roque.

Podemos afirmar que o Sr. José de Lima, entre muitas coisas, algumas das quais esquisitas e que não se podem comentar, foi o pai do cinema no Porto Formoso
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO…

1 – A Junta de Freguesia, liderada pelo Emanuel Farias, tendo como vogais o João Branco e o Nicolau Timóteo, finalizou o seu mandato no passado dia 18.

É da mais elementar justiça reconhecer o trabalho que esta equipa desenvolveu no Porto Formoso e, por isso, têm direito a um merecido descanso. Mercê da sua grande experiência e tratando-se de pessoas com pouca idade, espera-se que num futuro próximo venham dar o seu contributo para o progresso da freguesia, agora noutras funções. Se assim não o entenderem, penso que já fizeram mais do que aquilo que lhes era exigido.

2 – Tomou posse, na noite do último Sábado, a Assembleia e Junta de Freguesia.

Numa cerimónia inédita, que decorreu no Salão Multiusos, compareceram muitas pessoas para assistirem a evento. Embora decorrendo num clima quase familiar foi notório o profissionalismo da cerimónia, que foi exaltado pelos presentes. Era impossível fazer melhor.

A Junta de freguesia foi eleita por unanimidade, gesto que se realça, e a mesa da assembleia teve sete seis votos a favor, um nulo e dois brancos.

3 – Nota positiva para a presença do Drs. Alexandre Gaudêncio e José do Rêgo. São estes pequenos gestos que definem as pessoas.

4 – Por último, uma palavra de estímulo e muitas felicidades para a Junta de Freguesia, extensiva aos membros da Assembleia, assim como a todos os que participaram nas listas.
O Regedor disse…
Coloco aqui dois comentários do blogger JAGPAcheco que ajudam a saber mais sobre quem foi o Sr. José de Lima:

Um destes dias tive conhecimento do recente falecimento, do Sr. José de Lima. Esta figura carismática do Porto Formoso viveu nos últimos anos em São Roque, próximo da Praia dos Santos.
Por volta da década de sessenta, apesar dos tempos difíceis que se viviam, eram famosos nesta terra, a “loja do José de Lima” e a “lancha do José de Lima”, a maior embarcação do Porto.
O José de Lima também patrocinava uma das três equipas de voleibol que então despertavam paixões no Porto Formoso. Mas o mais fantástico e avançado para a época, mesmo sem luz eléctrica na freguesia, foi a “Casa de Cinema” onde apareciam coisas, que não eram deste mundo!
Enfim, vidas que davam mesmo filmes …
Saudações Formosas

Colocado por JAGPacheco | 20/7/06 10:49



Não foi incluído neste elenco o “bota abaixo” da lancha do Sr. José de Lima, por eventual falta de rigor na data (existe uma fotografia do evento). Foi o primeiro barco a motor do Porto Formoso e a partir dai os remos e o auxílio da vela, tiveram os seus dias contados.

Colocado por JAGPacheco | 30/1/11 22:35
Anónimo disse…
Ontem foi feito algo inédito no Porto Formoso, nunca tinha estado numa tomada de posse e devo dizer que não sabia como funcionava. A tomada de posse ainda tem as suas regras e os diversos procedimentos. Devo dizer que a organização desse evento foi muito bem pensado e os meus sinceros parabéns pela iniciativa e também os parabéns a junta escolhida e aos membros de assembleia. Pendo eu que essa junta vai fazer um bom trabalho apesar das dificuldades que existem por todo o pais.
aguia disse…
Caro senhor Raposo, falta acrescentar na sua informação que a mesa da assembleia do Porto Formoso é formada por três mulheres eleitas na lista do PS e que o João Teixeira, também do PS, foi eleito membro da mesa da assembleia da Câmara da Ribeira Grande
Anónimo disse…
caro aguia ja pediste o recibo pelo facto de tambem teres usado o centro??
Anónimo disse…
PORTUGUESES ... SERÃO MESMO COMO OS OUTROS ?!! ...

Um amigo meu comprou um frigorífico novo e, para se livrar do velho, colocou-o em frente do prédio, no passeio, com o aviso : "Grátis e a funcionar. Se quiser, pode levar". O frigorífico ficou três dias no passeio, sem receber um olhar dos passantes. Ele chegou à conclusão de que as pessoas não acreditavam na oferta. Parecia bom de mais para ser verdade e mudou o aviso : "Frigorífico à venda por 50,00€"

No dia seguinte, tinha sido roubado !

Cuidado ! Este tipo de gente vota !
_____________________________________

Ao visitar uma casa para alugar, o meu irmão perguntou à agente imobiliária para que lado era o Norte, porque não queria que o sol o acordasse todas as manhãs.

A agente perguntou: "O sol nasce no Norte ?"

Quando o meu irmão lhe explicou que o sol nasce a Nascente (aliás, daí o nome) e que há muito tempo que isso acontece, ela disse: "Eu não estou actualizada a respeito destes assuntos".

Ela também vota ! ____________________________________________

Trabalhei uns anos num centro de atendimento a clientes em Ponta Delgada - Açores. Um dia, recebi um telefonema de um sujeito que perguntou em que horário o centro de atendimento estava aberto. Eu respondi : "O número que o senhor discou está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana."

Ele então perguntou : "Pelo horário de Lisboa ou pelo horário de Ponta Delgada ?"

Para acabar logo com o assunto, respondi : "Horário do Brasil."

Ele vota !
_______________________________________

Um colega e eu estávamos a almoçar no self-service da empresa, quando ouvimos uma das assistentes administrativas falar a respeito das queimaduras de sol com que tinha ficado, por ter ido de carro para o litoral.

Estava num descapotável, por isso, "não pensou que ficasse queimada, pois o carro estava em movimento."

Ela também vota !
_____________________________________

A minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, para cortar o cinto de segurança, no caso de ficar presa nele. Mas guarda a ferramenta no porta-bagagens !

A minha cunhada também vota !
_____________________________________

Uns amigos e eu fomos comprar cerveja para uma festa e notámos que as grades tinham desconto de 10%. Como era uma festa grande, comprámos 2 grades.

O caixa multiplicou 10% por 2 e fez-nos um desconto de 20% ...

Ele também vota !
_______________________________________

Saí com um amigo e vimos uma rapariga com uma argola no nariz, ligada a um brinco por meio de uma corrente. O meu amigo disse : "Será que a corrente não dá um puxão no nariz, cada vez que ela vira a cabeça ?"

Expliquei-lhe que o nariz e a orelha de uma pessoa permanecem à mesma distância, independentemente da pessoa virar a cabeça ou não.

O meu amigo também vota !
________________________________________

Ao chegar de avião, as minhas malas nunca mais apareciam na área de recolha da bagagem. Fui então ao sector da bagagem extraviada e disse à funcionária que as minhas malas não tinham aparecido.

Ela sorriu e disse-me para não me preocupar, porque ela era uma profissional treinada e eu estava em boas mãos. "Agora diga-me uma coisa, perguntou ela ... o seu avião já chegou ?"

Ela também vota !
_______________________________________

Numa pizzaria, quando estava à espera de ser atendido, vi um homem a pedir uma pizza para levar para casa. Estava sozinho, e o empregado perguntou se ele preferia que a pizza fosse cortada em 4 pedaços ou em 6.

Ele pensou algum tempo e respondeu : "Corte em 4 pedaços; acho que não estou com fome suficiente para comer 6 pedaços."

Isso mesmo, ele também vota!

Agora já sabem QUEM elege os políticos!...
Anónimo disse…
agora já venham para aqui com insinuasoes que o aguia usou o centro ahahahah, já da para perceber uma coisa nessa casa. Há pessoas que falam mal do vizinho e nem sabem hehehe
Anónimo disse…



Quem são as mulheres que fazem parte da mesa de assembleia? Tou curioso.
O Regedor disse…
Desde que foi colocado este post n´A Casa da Mosca acerca do cinema ao ar livre na loja do Sr. José de Lima, o tal "Cine Porto Formoso", que algumas pessoas fora do blog demonstraram-me pessoalmente interesse pelo tema. Fiquei a saber muito mais acerca destes eventos e da importância do Sr. José de Lima na história do séc. XX no Porto Formoso.
Infelizmente este tipo de assuntos não despertam tanto interesse nos comentadores como a "política de vão de escada".

Nos próximos tempos não estão previstas publicações políticas, salvo algum imprevisto. A Casa da Mosca nunca pretendeu ser um jornal de notícias do Porto Formoso. Tem uma agenda muito própria e com alto grau de imprevisibilidade. O que é postado n´A Casa da Mosca depende daquilo que aparece no fundo do baú, de encontros inesperados com pessoas que aparecem com uma ideia, das fotos perdidas mas cheias de história, dos meus próprios devaneios e do estado do tempo...se faz sol ou se faz chuva.

Um abraço a todos os que colaboram de alguma forma com tudo isto e também para aqueles que encontram algum interesse em saber que existiu um "Cine Porto Formoso", não ficando apenas pelos temas políticos.
João Silva disse…
Era uma boa ideia alguém tomar iniciativas dessas. Alias, já houve pessoas com essa ideia e penso que a complicação segundo percebi, era que não podiam por causa dos direitos de autores.
A verdade é que se podia fazer tal evento no centro novo, cobrava-se a entrada com um preço simbólico e até originava uns trocos a Igreja.
Anónimo disse…
Só sei que a Patrícia Teixeira era para ser Presidente da Assembleia. Acho que é a primeira vez que acontece na freguesia do Porto Formoso e só podia vir do PS. Quem são as outras duas mulheres na mesa da assembleia?
Mais uma inovação por parte da lista liderada pelo Emanuel Furtado.
Anónimo disse…
Presidente de assembleia:
Patrícia Teixeira

1º Secretária:

Catarina Viana

2º Secretária:

Sandra Claudino.

Foi sem dúvida uma inovação na assembleia e muito boa na minha opinião. Na junta também ouve mudanças e também muito boas a nível dos 3.



Anónimo disse…
Alguém disse.

"Nos próximos tempos não estão previstas publicações políticas, salvo algum imprevisto"
O Regedor disse…
Anónimo das 15h,

esse alguém sou eu. O que disse foi que não poria mais posts (entenda-se publicações) sobre política nos próximos tempos, salvo algum imprevisto. Isso está a ser cumprido. Os comentadores escrevem sobre o que lhes apetece e, normalmente, apetece-lhes escrever muito mais sobre política do que sobre cultura ou história.

Veja lá, até posso adiantar que o próximo post deverá ser sobre mapas! Portanto, a política terá de aguardar. Bom almoço!
Anónimo disse…
Sugeria aqui a comissão de festas que fizesse um festival de filmes, aqui está uma ideia para angariar alguns fundos para a nossa igreja.
Anónimo disse…
Ola,grande inovação a dra Patrícia como presidente da assembleia,isto da me para rir,uma pessoa que sai de 2 movimentos da freguesia porque diz que não tem tempo para vir ao porto formoso,e surge como presidente da assembleia, ou muito me engano ou o sr Emanuel furtado vai ser presidente de junta,secretario e presidente da assembleia.para la vamos andando........
Anónimo disse…
No AO de hoje

"Obra polémica da Praia dos Moinhos é referência nacional



O projeto da polémica obra de requalificação e reabilitação da Praia dos Moinhos, no Porto Formoso (Ribeira Grande), foi uma das obras selecionadas na 4º edição Habitar Portugal, promovida pelo Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos.


O anúncio foi feito ontem ao fim da tarde, em Lisboa , na apresentação pública dos resultados desta edição que elege um conjunto de projetos que distinguem as obras de arquitetos portugueses, concluídas entre 2009 e 2011, em território nacional ou estrangeiro.


O projeto da autoria da empresa açoriana M-Arquitetos foi submetido à apreciação do Comissariado da “Habitar Portugal 09_11”, sendo selecionado para integrar um conjunto de obras que constituiu a seleção final. As obras de arquitetura estão em exposição, constituindo esta uma das mais importantes mostras de arquitetura do país e que pretende traduzir a vitalidade da arquitetura e o crescente reconhecimento do fazer dos arquitetos em Portugal.


As obras selecionados foram apreciadas por um comissariado, constituído por um comissário-geral e dois comissários regionais, através de um concurso aberto a todos os membros da Ordem dos Arquitetos.


A obra de requalificação e reabilitação da Praia dos Moinhos, no Porto Formoso, realizada em 2009, pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, através da empresa municipal “Ribeira Grande Mais”, gerou descontentamento por parte de várias pessoas, entre elas ambientalistas, que na altura lançaram uma petição online contra a execução da empreitada, alegando haver uma “inconsciência e falta de respeito ao investir-se uma verba avultada de 400 mil euros numa obra que não se justifica” e o estar-se “perante uma zona de grande vulnerabilidade paisagística, já adulterada pela qualidade das construções existentes, bem como acessos ilegais”.


A petição não provocou alterações do projeto nem paragem de obra. O projeto de Arquitetura, da autoria de Fernando Monteiro, Marco Resendes e Miguel Sousa é agora premiado e levou à construção de áreas de apoio aos banhistas, designadamente instalações sanitárias e duches e, ainda, áreas de apoio à manutenção e um espaço dedicado ao Instituto de Socorros a Náufragos.


De acordo com a memória descritiva do projeto, a obra resultou “numa melhoria significativa da iluminação e da acessibilidade à praia, dotando-a de balneários capazes de servir o número regular de banhistas, um posto de pronto socorro, duches exteriores e repavimentação total de todo o circuito, desde a via principal de acesso viário até ao areal.


Desta forma, foi garantida, de acordo com o mesmo documento, “a beneficiação generalizada das condições urbanísticas e funcionais, permitindo a valorização do meio envolvente através de uma experiência sensorial”.•

Ana Paula Fonseca"
Anónimo disse…
Para os criticos e também para a acasadamosca que tanto falaram dos balneários da praia dos moinhos hoje dia 1 de Novembro está no jornal açoiano oriental na página 10 o seguinte:
A Habitar Portugal ontem em Lisboa escolheu a Requalificação dos Balneários da Praia dos Moinhos como obra de referência na arquitetura portuguesa.

porque será que não veio na casa damosca? já sei é porque o sr regedor não gosta da obra e mais não digo por não saber ler nem escrever.
Anónimo disse…
Os meios de comunicação sociais são terriveis, na altura das obras na praia dos moinhos era assunto de primeira página pela negativa, hoje pela positiva foi remetido para a décima página, sem mais comentários. tudo o que é mau a que dá.
Anónimo disse…
Ricardo Araújo Pereira
"Caro sr. primeiro-ministro,
O conjunto de medidas que me enviou para apreciação parece-me extraordinário. Confiscar as pensões dos idosos é muito inteligente.
Em 2015, ano das próximas eleições legislativas, muitos velhotes já não estarão cá para votar. Tem-se observado que uma coisa que os idosos fazem muito é falecer.
É uma espécie de passatempo, competindo em popularidade com o dominó.
E, se lhes cortarmos na pensão, essa tendência agrava-se bastante.
Ora, gente defunta não penaliza o governo nas urnas.
Essa tem sido uma vantagem da democracia bastante descurada por vários governos, mas não pelo seu.
Por outro lado, mesmo que cheguem vivos às eleições, há uma probabilidade forte de os velhotes não se lembrarem de quem lhes cortou o dinheiro da reforma.

O grande problema das sociedades modernas são os velhos. Trabalham pouco e gastam demais.
Entregam-se a um consumismo desenfreado, sobretudo no que toca a drogas. São compradas na farmácia, mas não deixam de ser drogas.
A culpa é da medicina, que lhes prolonga a vida muito para além da data da reforma. Chegam a passar dois e três anos repimpados a desfrutar das suas pensões.
A esperança de vida destrói a nossa esperança numa boa vida, uma vez que o dinheiro gasto em pensões poderia estar a se aplicado onde realmente interessa, como os swaps, as PPP e o BPN.

Se me permite, gostaria de acrescentar algumas ideias para ajudar a minimizar o efeito negativo dos velhos na sociedade portuguesa:
1. Aumento da idade da reforma para os 85 anos. Os contestatários do costume dirão que se trata de uma barbaridade, e que acrescentar 20 anos à idade da reforma é muito. Perguntem aos próprios velhos. Estão sempre a queixar-se de que a vida passa a correr e que vinte anos não são nada. É verdade: 20 anos não são nada. Respeitemos a opinião dos idosos, pois é neles que está a sabedoria.
2. Exportação de velhos. O velho português é típico e pitoresco. Bem promovido, pode ter grande aceitação lá fora, quer para fazer pequenos trabalhos, quer apenas para enfeitar um alpendre, ou um jardim.
3. Convencer a artista Joana Vasconcelos a assinar 2.500 velhos e pô-los em exposição no MoMA, em Nova Iorque.
Creio que são propostas valiosas para o melhoramento da sociedade portuguesa, mantendo o espírito humanista que tem norteado as suas políticas.
Cordialmente,
Nicolau Maquiavel
O Regedor disse…
Caros João Silva e blogger anónimo que sugeriu um festival de filmes no Porto Formoso,

antes de mais a ideia é excelente, mas penso que não poderá ser levada em frente para já porque os filmes "comerciais" estão sujeitos a direitos de autor que custam muito dinheiro e porque sinceramente, o Centro Social e Cultural do Porto Formoso não tem ainda as melhores condições (projecção, luz, som, etc etc.). Para evitar direitos de autor podíamos enveredar por filmes provenientes de cinema "independente", mas duvido este tipo de filmes tivesse muita aceitação, pelo menos numa fase inicial, do nosso público. Também se poderia ir para um festival de filmes "documentários", mais ou menos no género do "Meu velho, meu pescado". O que sei é que tudo isto seria mais fácil com o Centro finalizado.

A notícia do Açoriano Oriental, apenas nos diz uma coisa: que a obra dos balneários encontra-se selecionada baseada na estética. Ora, a estética é muito discutível: pode haver quem goste e ache a obra bonita ou quem ache aquilo uma verdadeira "obra" (merda) como eu e mais uns milhares de pessoas.
A questão estética é uma questão de gosto e não se discute. Parece-me claro que a obra não está e nunca estará bem integrada na paisagem envolvente. Mais, parece-me também claro que a obra não corresponde às necessidades dos utilizadores (filas e mais filas no fim do dia, gente que já nem toma banho na praia) porque só dispõe de 1 duche para homens e 1 duzhe para mulheres. Outra coisa indiscutível é o preço estupidamente alto da obra: 500 mil euros (e o terreno foi dado!!!) para fazer umas casas de banho. Qualquer empreiteiro fazia um palácio com 500 mil euros se não tivesse que pagar terreno nem licenças.

Na altura, o presidente da câmara não mostrou qualquer abertura para modificar o projecto afirmando que "questões estéticas não se discutem". Esta postura de falta de diálogo e cooperação saiu-lhe bem cara... como todos nós sabemos.

Por fim, um pequeno pormenor curioso: a jornalista que assina a notícia era a Chefe de Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal da Ribeira Grande quando a obra estava a ser realizada.

Bom fim de semana
O Regedor disse…
Anónimo das 12:13,

expliquei por diversas vezes mas volto a explicar novamente: um blog é algo pessoal e não é suposto ser um sítio de notícias. Para notícias temos os jornais e os telejornais. N´ A Casa da Mosca aparece o que vem à cabeça do Regedor.
Tem toda a razão ao afirmar que não gosto da obra, mas não foi por isso que não meti esta notícia.
Aproveito para lhe perguntar: o que acha daquela obra, da sua estética, funcionalidade e preço?

Bom fim de semana
O Regedor disse…
Apenas mais um pormenor: a obra dos balneários custou 522.759,55 euros sem IVA conforme se lê em acta da CMRG e não 400 mil euros.
Ouvindo e falando disse…
Ainda há pessoas que duvidem da atual junta. Então vamos fazer um pequeno raciocínio caro anónimo do dia 30/10/13 15:05.
Compara os primeiros 4 de cada lista... Um por um, penso eu que não é muito difícil ou vais dizer que em termos de cargos atribuídos a lista que perdeu ficava melhor posicionada? Cada um tem as suas qualidades mas é preciso reconhecer as escolhas feitas. Já agora porque fala em ser presidente, secretário e presidente da assembleia? já agora ser tesoureiro porque o Emanuel Furtado também sabe fazer contas (afinal é professor de matemática). Eu pessoalmente acredito nessa junta e em toda a assembleia, quer seja PS ou PSD, se não acreditas tens todo o direito a opinião. Já agora se o PSD ganha-se quem ia governar a Junta??? O Alexandra Gaudêncio parece-me ser a resposta mais adequada. Acho que temos de ter fé em todos pois todos são capazes de fazer o melhor pela freguesia. Essa nova Junta agora é que começou e em vez de criticar os elementos faça favor de ir as reuniões para ver se a Patrícia Teixeira não será uma pessoa com capacidades suficientes para o cargo. Aproveito para dizer que também já estive nas duas instituições que a Patrícia Teixeira saiu, e se saiu foi porque quis, seja qual for a desculpa que dê, ainda assim as reuniões de Assembleia parece-me que são meia duzia de vezes num ano mas aconselho a ir a um post anterior e ver as competências do Presidente de Assembleia.
Anónimo disse…
Diz o anonimo das 15:05
"Ola,grande inovação a dra Patrícia como presidente da assembleia,isto da me para rir,uma pessoa que sai de 2 movimentos da freguesia porque diz que não tem tempo para vir ao porto formoso,e surge como presidente da assembleia, ou muito me engano ou o sr Emanuel furtado vai ser presidente de junta,secretario e presidente da assembleia.para la vamos andando........"
Se ela saiu de 2 movimentos da freguesia e foi para presidente da assembleia de freguesia devias perguntar-te a ti próprio porque será? Será que foi só ela que sair desses movimentos ou hove mais gente a sair? porque razão? eu axo que sei mas não digo
é uma inovação a nossa freguesia nunca teve uma mulher como presidente da assembleia.
Anónimo disse…
Se fosse o PSD a ganhar o junta seria gerida pelo presidente da Camara e mais não digo...
Anónimo disse…

Nao sei como e que aquela obra custou tanta dinehir, nao gosto, faz-me lembrar as piramides do egito.
Viva ao Alexandre Gaudencio. Temos um presidnete de camara humano, finalmente..........


Não podem ver mulheres na presidencia...ha homens que nao podem ser ultrapassados na estrada.., imagina mandados calar por uma mulher.

a nossa presidente de assmebleia, saiu da Comisao da Igreja, mas e relativo..a comissao é como a casa dos segredos da TVI, de tempos a tempos sai uma pessoa, este mes saiu mais um, nao digo nomes. A Teresinha Guilherme deveria ir la fazer uma "auditoria" para saber o que se passa ali, sera a falta de uma "VOZ"?)
Sera q o outro movimento e o Folclore? Pertenco ao grupo ha anos e posso dizer que, no tempo que ela teve, fez um otimo trabalho,durante anos, e agora que nao quis estar nesta nova direcao, ela ja nao presta?
Num dia levanta-se ao ar, no outro cospe-se em cima....

Amanha nao se esquecam de visitar os vosso entes falecidos pois o cemiterio estara aberto durante o dia.
Anónimo disse…

Pla aquilo q tou vendo, algum vai escrever 1 livro sobre o benefecio oculto e sobre o q acontece qd n gostase de tar em ambientes benefecios ocultos.

Aguentate no altar senhore Santo Antonio.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso