Propostas a serem entregues às listas candidatas

Muito se tem escrito sobre a actuação da junta de freguesia e da oposição, contudo, é chegada a altura dos bloggers contribuirem com propostas que sejam realistas, necessárias e cuja execução não custe muito dinheiro aos cofres da junta.

Assim, convido todos os leitores/comentadores a colocarem aqui as suas propostas, que serão entregues em mão aos dois cabeças de lista do PS e PSD.

Comentários

O Regedor disse…
Caros bloggers,

cá vão duas propostas de baixo custo:

- recuperar as águas férreas da zona dos moinhos e sinalizá-las;
- reconstruir o caminho para a areia do meio e para a areia do cabo.

Mais e melhores ideias aparecerão.
Cumprimentos
acreditar disse…
Implicar a participação de qualquer comunidade no seu desenvolvimento social, comunitário, entre outros e bem estar é um dos requisitos fundamentais para o sucesso de qualquer intervenção, seja ela, social, cultural, política...logo é necessário auscultar, ouvir e reunir esforços para tentar dar resposta. As propostas indicados pelo regedor são válidas e bem vindas, uma vez que a nossa freguesia possui grandes potencialidades.
A nível social sugeria a construção de ATL por forma a que as crianças ao sairem da escola pudessem ter um espaço lúdico-pedagógico, de acompanhamento escolar, diversificação de actividades...
Alguem sabe-me explicar para que servirá aquele polivalente onde está a casa mortuária?!!!! Está tudo no segredo dos deuses....
Caro regedor,
penso que a sua iniciativa, por muito boa que seja, peca por ser tardia. Pelo que sei as propostas de cada uma das listas, se ainda não foi entregue nos locais próprios, estará para muito breve.

Esta iniciativa, entendo eu, deveria ter sido feita em meados de Agosto. No entanto, as propostas que aqui forem apresentadas podem e devem ser entregues à lista vencedora e futura junta.

Pela minha parte, as propostas que tinha, já as fiz em sede e local próprios e em momento oportuno.

Resta-me dizer que tudo o que for ideias que contribuam para o desenvolvimento cultural, social e económico do Porto Formoso são sempre bem vindas.
Cavalete disse…
Penso que a juntar à proposta de recuperação do caminho para a areia do meio e do cabo deverá estar a recuperação do castelo. A junta deveria apresentar tal proposta junto da CMRG ou então junto da secretaria do ambiente ou pescas.

Como sei que há elementos da junta que lêm atentamente o blog, impõe-se saber o que pretende a junta fazer com o castelo: recuperá-lo, destruí-lo ou simplesmente não fazer nada.

É pena os privados não poderem adquirir adquirir tal espaço pois se assim fosse eu próprio já teria investido no castelo.
Cavalete disse…
Uma outra proposta passa pela segurança da população do Porto Formoso. Dada a recente crise sísmica afectando a zona do Porto Formoso e as frequentes enxurradas impõe-se uma avaliação dos riscos de derrocada no Porto Formoso.

Penso que a junta deveria solicitar tal avaliação às entidades competentes, nomeadamente à secretaria dos equipamentos.

Existem duas zonas que em minha opinião me parecem extremamente criticas: a "canadinha" que vai desde a casa da sra luizinha até à junta de freguesia. Como todos se lembram, já ocorreu mesmo uma derrocada acima do jardim dos calços. A outra zona são as "pedras roins" dos moinhos. Imaginam a tragédia humana que uma derrocada te tais pedras poderia provocar.

Claro que poderão dizer que as pedras sempre lá estiveram e nunca cairam. Mas também parece ser evidente que a alteração das condições climatéricas e o intensificar das crises sísmicas exige alguma resposta.


Os verdadeiros políticos são os que conseguem antever tais tragédias. Impõe-se urgentemente uma avaliação dos riscos destas duas zonas. Depois não digam que nunca se pensou que tal poderia acontecer...
Cavalete disse…
Gostaria igualmente de propor a criação de lombas em algumas ruas do porto formoso.

Tal proposta resulta da seguinte constatação:
(1) São cada vez mais os jovens automobilistas que se julgam donos da estrada. Refiro-me a um grupo de recém encartados que andam dentro do porto formoso a 70/80 kms hora.
(2) Como todos nós já sabemos a polícia da Maia não quer saber de tais ocorrências (penso mesmo que no futuro se poderá criar um debate sobre a actuação da polícia da maia no porto formoso).

Proponho a colocação de lombas nos seguintes locais:junto ao café do mestre joão, josé luís, jorge e amaral.

Quem já andou por este mundo fora sabe que a colocação de lombas dentro das pequenas localidades é perfeitamente normal. Vamos evitar uma eventual tragédia!!

Além disso não custa nada...
JASRAPOSO disse…
Uma Junta de Freguesia tem pouco poder e, simultaneamente, uma grande influência.

Esse poder diminuto resulta da sua incapacidade financeira.

Em contrapartida, pode ter uma grande influência, mercê das "águas" em que se move.

Perante estes factores o nosso apoio deverá ir não para quem promete muito, mas para quem actua com consciência e na exploração das suas responsabilidades.

O verdadeiro autarca é aquele que sabe ouvir os outros, mas chama a si a decisão final - Não é um testa-de-ferro de um ou mais indivíduos ocultos.

O verdadeiro autarca é aquele que conjuga o verbo servir e não se coloca em bicos-dos-pés.

O verdadeiro autarca é aquele que, apesar de colocar o Concelho em primeiro lugar, vota na Assembleia Municipal a favor da sua freguesia, não se subordinando a jogos de bastidores.

O verdadeiro autarca é aquele que trabalha para promover a harmonia e cria condições para que as melhores coisas possam realizar-se a bem de todos.

Vamos, pois, votar naqueles que estão em harmonia connosco e com a nossa freguesia.
pimperrão disse…
Melhor eu não diria...
Proponho a criação da associação "Porto Light" cujos elementos serão os gays e lésbicas do Porto Formoso.

A nossa cumunidade de gays e lésbicas é ja tão abrangente que já se justifica tal associação para defesa dos nossos interesses.

Abaixo a discriminação!!!
JASRAPOSO disse…
A maioria dos bloggers está a perder tempo a preocupar-se com o que corre mal na n/ freguesia.

Dizem os entendidos que, quanto mais nos preocupamos com as coisas que podem correr mal, aumentam as hipóteses de isso vir a acontecer.

A vida no Porto Formoso não deverá resumir-se apenas a momentos de insucesso, mas também à euforia.

Saibamos neste período de festas transmitir uns aos outros alegria, apesar de podermos ter formação e pontos de vista muitas vezes antagónicos.

P.S. - Não haverá um membro da Comissão de Festas que faça chegar à imprensa o programa das festas??
JASRAPOSO disse…
A maioria dos bloggers está a perder tempo a preocupar-se com o que corre mal na n/ freguesia.

Dizem os entendidos que, quanto mais nos preocupamos com as coisas que podem correr mal, aumentam as hipóteses de isso vir a acontecer.

A vida no Porto Formoso não deverá resumir-se apenas a momentos de insucesso, mas também à euforia.

Saibamos neste período de festas transmitir uns aos outros alegria, apesar de podermos ter formação e pontos de vista muitas vezes antagónicos.

P.S. - Não haverá um membro da Comissão de Festas que faça chegar à imprensa o programa das festas??
acreditar disse…
Caro blogger jasraposo, aquilo que disse adequa-se perfeitamente à população da nossa freguesia, muito se critica, sempre com espírito pessimista e nada se faz...vamos aproveitar as nossas festas, transmitir espírito de acolhimento e bom ambiente social a quem nos visita..
é verdade e programa das festas???
AGUIA disse…
O dr. António Pedro entrou nas nossas casas com um postal a dizer que se apresenta com uma equipa renovada.

É altura de se perguntar:

- Foi renovada porque teve uma actuação incompetente?
- Não deveria ser o chefe a dar o exemplo e ser o primeiro a sair?
Ismael disse…
caros amigos;

Depois da actual Junta de Freguesia ter divulgado a compra de meios informáticos, nao seria boa ideia, criar uma pagina onde pudesse constar pontos turisticos, culturais e demais informaçoes sobre a nossa freguesia.
São pequenas atitudes que poderiam lançar mais um pouco a nossa terra no mundo.

Cumprimentos;
Ismael
JASRAPOSO disse…
Quando uma Comissão trabalha pela cominidade, uns felicitam-na e outros protestam.

Isso depende de considerarem que o seu desempenho foi ou não positivo.

Apoiam-se aqueles que assumem a responsabilidade da sua opção e têm resultados positivos, condenam-se os incompetentes e oportunistas.

Merecem respeito os que, abdicando do seu tempo e do conforto da sua casa, colam o seu saber ao serviço da terra sem qualquer compensação monetária ou de publicidade.

Condenam-se os que se fazem pagar, a peso de oiro, pela sua dedicação à comunidade.

Criticam-se os sérios por não saberem banir os incompetentes das suas equipas.

Louvamos quem trabalha para conseguir o bem estar de todos.

Ao contrário, critica-se os que apenas se prteocupam com a imagem e a carteira e que querem ver o seu nome sempre colocado em primeiro plano.

É o velho princípio - Todos temos tendência para reevindicar créditos pelo sucesso e atribuir a culpa das derrotas a outras pessoas.

Não se exagere então o papel do êxito.....
JASRAPOSO disse…
Vivemos num clima de pré-campanha eleitoral.

É uma altura em que os candidatos primam pela incoerência, a troco do voto dos eleitores.

Alguns desses candidatos aproveitam as festas relegiosas e os sentimentos das populações para distribuirem sorrisos e promessas.

Poucos, ou quase nenhuns, primam por manter os seus princípios.

Temos, felizmente, um bom exemplo na n/ freguesia - O José António não caíu na tentação fácil de aproveitar as festas de Nossa Senhora da Graça para vergar os seus ideais a troco da simpatia e dos votos dos seus conterrâneos
JASRAPOSO disse…
No próximo dia 21, Quarta-Feira, a RTP-Açores transmite à noite o debate entre os candidatos à Câmara da Ribeira Grande
Macores disse…
Época de eleições………é o mesmo que dizer….EPOCA DE CAÇA.
Todos prometem…….todos falam mal, apressam-se os projectos, tenta-se encher o olho á população………enfim, começa a época das mentiras, das provocações, dos debates …….do lixo pela rua, dos cartazes ………das ofertas. Pois são sacos, são canetas, são porta-chaves…….enfim…
Eu sei que estão a promover a imagem, estão a lutar com as armas que têm. Mas façam uma campanha justa. Não prometam o que sabem que á partida não irão cumprir. Quanto ao famoso PARQUE RECREATIVO DO PORTO FORMOSO, do qual faz parte o famoso polidesportivo inaugurado pela altura das festas da N. Sra da Graça…eu sei que não há dinheiro para a sua construção na totalidade, e por isso terá que ser a obra faseada……
PELO AMOR DE DEUS……….tenho um especial cuidado no faseamento da obra, não se limitam a construção de uma série de espaços semeados ao vento, que só posteriormente quando a obra estiver concluída, tenham realmente lugar para tal. Porque não investiram no desenvolvimento do campo de futebol existente? Porque não colocaram as tão esperadas redes…….as bancadas, em vez da construção de mais um campo, com dimensões mais reduzidas.
Não queremos aquela zona preenchida ao acaso, e para poderem dizer……”temos mais uma coisa construída”. Peço apenas que façam as coisas com logica, terminem o campo já existente…..
Nightmare00 disse…
Penso que a construção do campo de futsall justificava-se, caso contrário todas as vezes que os jovens jogavam nas escolas estariam a cometer uma infracção judicial.
no que respeita ao cuidado que deverá existir na contrução do Centro Recreativo, concordo plenamente.
LxPF disse…
Estou pela primeira vez a visitar este blog, que me parece muito interessante e precioso para esta Freguesia do Porto Formoso. Sou da opinião do blogger cavalete! Tb concordo com lombas nas estradas do Porto Formoso, pois não sendo de cá, mas morando já á algum tempo na freguesia, deparo-me cada vez mais com algumas anormalidades que acontecem diariamente nas ruas, estradas e canadas destas pequena freguesia. Desta forma , sugiro também que seja colocadas as ditas lombas, na rua do Vale Formoso (zona dos Moinhos), pois cada vez mais aquele pequeno troço se assemelha a uma recta para acelarar, não deixando dormir quem naquela rua mora, e tornando-se cada vez mais perigoso para as pessoas que saem as portas das suas casas.
Bem Hajam!
Ismael disse…
bem ja que falamos dos moinhos, nao seria demais referir, que temos desde à uns anos, um parque de estacionamento a menos de 500mts da praia, mas, sei que não é novidade o que estou a disser, mas para os "VIP´S" que possuem casas de veraneio na zona esquecem.se disto, estacionando as suas viaturas mesmo em cima da curva, o que é uma infracçao segundo o codigo de estrada, impossibilitando e congestionando o transito que por vezes se torna infernal, ora era de todo o interesse de uma futura junta, ou mesmo desta tomar as redeas da situaçao, para que de uma vez por todas acabar com esta situaçao.
deus2 disse…
uma proposta para as listas candidatas, com repurcursões ao nível do turismo local:
-criação de 3 trilhos pedestres
a. trilho dos banhos da ladeira
b. trilho do engenho até à casa abandonada.
c. trilho do monte escuro
costaneira disse…
E a rede para o campo de futebol? Sera este ano????
pregalheefoge disse…
duvido que seja...
e a explicaçao é fácil, tal como consta deste blog e ate merece um post, com a crise das aves, deixará de existir galinheiros a cèu aberto. lolol
cumprimentos
costaneira disse…
Deixando de existir galinheiros a ceu aberto, podia-se muito bem tirar as redes que estao a cercar esses galinheiros para ser colocada no campo de futebol visto que nesse local não se encontra qualquer tipo de vedação!!! Digo mais:
Até sou capaz de oferecer a rede que veda o meu galinheiro tendo em conta que ninguem faz nada!!

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha