Abaixo-assinado relativo à ESTRADA

Decorre neste momento um abaixo-assinado devido à situação lastimosa da única estrada regional que dá acesso ao Porto Formoso. Quem concordar deveria assiná-lo. Este abaixo-assinado encontra-se disponível, por exemplo, nos cafés da nossa freguesia. Esta iniciativa é da responsabilidade de um grupo de cidadãos, encabeçados por Emanuel Furtado e decorre em todas as freguesias abrangidas pela estrada. Viva à participação cívica!

ABAIXO-ASSINADO

ABAIXO-ASSINADO PARA EXIGIR A DEVIDA ATENÇÃO POR PARTE DAS ENTIDADES COMPETENTES PARA A SITUAÇÃO DA ESTRADA REGIONAL Nº 1 (TROÇO GRAMAS-NORDESTE).

· A estrada não oferece as condições de segurança minimamente exigidas;
· A manutenção da estrada tem sido sistematicamente menosprezada;
· Na estrada existem vários troços que põem em risco a vida dos condutores que nela circulam;
· Os estragos provocados nos veículos são onerosos para os seus proprietários, visto que, em curtos períodos de tempo têm de proceder às devidas reparações, reduzindo em demasia a vida útil dos veículos;
· Ao longo da estrada a sinalização horizontal é praticamente inexistente, o que, mais uma vez, faz com que o risco de acidente aumente exponencialmente;
· O progresso económico e social fica deveras comprometido para as populações e empresas que a utilizam, o que é mais um factor que provoca enormes assimetrias na Ilha de S. Miguel;
· O lastimoso estado da via em questão não pode ser desculpado com a promessa da construção da nova via rápida, o que, a acontecer, não exclui a manutenção e conservação da existente.

Comentários

costaneira disse…
Essa iniciativa de se fazer um abaixo assinado esta escelente.
Já agora é so no Porto Formoso que se esta a realizar, na minha opinião devia-se estender a mais freguesia do conselho.
lxpf disse…
Costaneira, excelente é assim que se escreve, e concelho municipal é com C e não com S.
Boa iniciativa! Faço todos os dias a estrada entre o Porto Formoso e a Vila de Nordeste, e são pavorosas as condições que se apanham! Esta terra havia de se chamar Madeira e não Açores, e ter em vez dum Carlos Cesar, um Alberto João Jardim no poder, que há muito tempo que esta estrada já teria sido arranjada. Só quem faz diariamente este percurso, apanhando as mais diversas condições atmosféricas, é que sabe ao que me refiro, isto já para não falar na falta de acessos que os Nordestenses têm.
James Dean disse…
"James Dean said...
Acho que as juntas de freguesia do norte do concelho deveriam juntar-se, independentemente da sua cor política e pressionar o Governo Regional para asfaltarem esta maldita estrada.
Porque é que só o Ramal de acesso à Maia é que foi arranjado? E não era dos que estavam em pior estado. É por esta e por outras que me revolto com a maneira como somos governados por este Governo Regional. Uns são brancos e os outros pretos.
Cumps
James Dean

17/10/05 11:37"

Bem parece que a minha idéia, como puderam verificar na minha intervenção acima, no dia 17 de Outubro de 2005 teve efeitos...
Agora só falta o baixo assinado percorrer todas as juntas de freguesia.

P.S. Sr. Regedor obrigado por colocar a foto...
O Regedor disse…
UM GRANDE PARÊNTISES - Sem ter nada a haver com o assunto post!

Vejo no mapa uma pessoa na zona de Madrid a visitar a página.
Caso seja uma pessoa com muitas saudades do Porto Formoso eu e o Duarte Lopes podemos levar um pacote de chá! Lá estaremos dia 10, 11 e 12 de Fevereiro.
Miguel Sousa disse…
oh pá assinei isso sem utilizar a estrada, mas por solidariedade com o pessoal desses lados que já sofrem os tremeliques, ao menos tenham boas estradas. VIVA O PORTO FORMOSO
AGUIA disse…
Também já assinei o ndocumento no snack do sr. Soares
Caros bloggers,
em primeiro lugar queria mandar um abraço ao colega (Sr. prof de "ginática" lololol) Miguel Sousa, não só por ter assinado mesmo sem utilizar a dita estrada mas também pelo facto de se ter disposto a vir aqui ao blog solidadrizar-se com a "malta destas bandas"....

Seguidamente, devo dizer que se não formos nós, cidadãos, a fazer algo por nós próprios mais ninguém faz.

Por isso quero apelar a todos os que utilizam frequentemente a estrada, e não só, a assinarem o dito documento.

Estou certo que quantas mais pessoas o fizerem mais força teremos nós para reivindicar o que temos direito - uma estrada em condições, porque também pagamos impostos e não somos cidadãos de segunda.

Finalmente, resta-me apelar à participação cívica. Atrás deste exemplo poderão aparecer outros.

Um bem haja a todos.
Miguel Sousa disse…
Concordo plenamente e é para isso que costumo empurrar os meus alunos....aprender a reclamar com bom senso
deus2 disse…
Eu já assinei! O governos faz obras de milhões de contos como as portas do mar e nem uma estrada em condições dá a população da costa norte.

Parabéns pela iniciativa

adeus
Cavalete disse…
Sera que podemos saber mais pormenores sobre o que se pensa fazer a seguir ao abaixo-assinado?

A quem vai ser entregue?
Estao a pensar convocar a comunicacao social?
Quando vai ser entregue?
JASRAPOSO disse…
Se as coisas correram mal (?) no critério de obtenção de apoios para o futuro salão multiusos, tal não deve constituir motivo de desânimo.

A Comissão Fabriqueira deve apenas encarar aquele facto como uma lição e não como um castigo.

O salão é de todos e para todos.

Depois das disputas eleitorais que, quer queriramos quer não, afectam o relacionamento entre as pessoas, é altura de darmos as mãos para levar em frete este desafio.

Vamos partilhar os nossos conhecimentos em vez de escondê-los, de modo a termos o Salão pronto nas Festas de Nossa Senhora da Graça.
pimperrão disse…
Caros bloguistas,

penso que esta iniciativa é de enaltecer! Parabéns a Emanuel Furtado, que ao parece é que teve a ideia.

Apesaer de tudo, ja me infromei e há pelo menos mais duas pessoas que estão por detrás desta iniciativa e que não é demais referir. A saber o prof Sá Couto e José Soares do snack bar.

Já que a junta de freguesia nunca se importou com a estrada, aliás as juntas de freguesia desta parte do concelho, cabe ao cidadãos promover iniciativas desta natureza para fazer valer os seus direitos.

Já agora, se as juntas de freguesia se aliassem aos proponentes podia ser que o governo se importasse mais com estas pessoas que todos os dias utilizam a dita estrada.

Como diz o velho ditado: atrás de tempo vem tempo.
formosinho disse…
Ponham a estrada em condições!
Concordo com o abaixo-assinado.

Gostava de saber as respostas às perguntas do sr. cavalete. Não há ninguém que explique?

Sera que podemos saber mais pormenores sobre o que se pensa fazer a seguir ao abaixo-assinado?

A quem vai ser entregue?
Estao a pensar convocar a comunicacao social?
Quando vai ser entregue?
Caros formosinho e cavalete,

por agora o que é importante é que o maior número de pessoas assine.

Quantas mais melhor. Seguidamente, e assim que o número de assinaturas o permitir, o abaixo assinado será entregue ao governante que tutela a respectiva pasta.

Daí que sejam necessárias bastantes assinaturas.

Posteriormente, e se as pretenções dos cidadãos que utilizam a estrada, não forem satisfeitas ou se não houver uma resposta cabal, novas formas de luta já estão a ser equacionadas.

Volto a referir que o que é importante mesmo é que quantas mais pessoas assinarem o documento melhor.

Faço de novo o apelo, que tambem engloba os bloggers acima referidos, vamos todos assinar o documento. Tudo isto para depois não se dizer que são meia dúzia de "gatos pingados" a querer uma estrada em condições.

Um bem haja a todos.
AGUIA disse…
De acordo com informação aqui contida o Regedor está de visita a Espanha, na próxima semana.
Aproveite a visita ao país vizinho e compre uma máquina fotográfica digital de modo a colocar mais fotografias no blog.
Votos de boas férias e não gaste muitos euros nos saldos.
AGUIA disse…
Assistiu-se este fim de semana ao lançamento da primeira pedra do Centro Paroquial e Social da Matriz da Ribeira Grande. Este empreendimente, que está concluído no início de 2007, contará com o apoio da Câmara Municipal e Governo Regional.
Não haverá uma entidade para apoiar o nosso Centro??
pimperrão disse…
Pelos vistos parece que não. Por três razões:
- Porque algumas pessoas do Porto Formoso não se preocupam com o bem estar das populações propriamente dito mas sim com os potenciais ganhos que poderão obter com a construção do mesmo.
- Porque quem lidera este processo está mais preocupado em boicotar as acções da junta de freguesia e esta por seu lado também se preocupa mais em não apoiar a construção do mesmo.
- Porque o Governo Regional e a Câmara Municipal não se preocupa com o Porto Formoso. Não é de agora, já é desde à muito tempo.

Mais me apraz dizer que estes políticos de "meia tijela" hão-de ter os dias contados.

Pelo menos há uma coisa que parece estar a acontecer: a Ribeira Grande parece querer ser posta no mapa. Pena é que o Porto Formoso ainda não.

Saudações formosas
JAGPacheco disse…
A Outra Ilha!

No passado mês de Setembro, em plena crise sísmica, o Porto Formoso era um dos principais palcos das manifestações telúricas. Na época alguns especialistas em boatos, profetizavam á boca pequena que a ilha de S. Miguel se iria dividir em duas.
Nunca acreditei nestas tretas geológicas, mas dava largas á imaginação e interrogava-me, se perante este cenário patético o Porto Formoso ficaria na ilha de Leste ou na Ilha de Oeste.

Passando da perspectiva anedótica, para o campo das acessibilidades, não podemos hesitar, o Porto Formoso faz parte seguramente da Ilha de Leste.
Uma “ilha” que possui características populacionais e de desenvolvimento muito semelhantes ás chamadas “ilhas da coesão”.

Como cidadão, como utente da estrada, de acordo com um comentário que fiz em 17/10/05, no Post “Maldita Estrada” e solidário com a cruzada do Bloger Evaristo já coloquei o meu nome no abaixo-assinado.

Saudações Formosas

JAGPacheco
Boas tardes gentes do Porto Formoso.

O Porto Formoso, enquanto equipa de futebol, sempre foi uma terra de grandes vitórias neste campo.

Hoje vejo com muita mágoa que o futebol de 11 está morto na nossa terra.

Quantos habitantes tem o Porto Formoso? 1400 1500 pessoas??
Não haverá 5 ou 6 pessoas sérias, e repito sérias, na nossa terra com capacidade e vontade para mobilizar outros tantos ou mais no sentido de se RE-FORMAR uma equipa de futebol em condições????
Com uma direcção capaz de tirar o futebol da situação em que se encontra, ou seja, na lama???

O que importa é que se pare de falar em lojas e cafés sem que se tenha a capacidade para resolver de facto a situação.

Vamos trabalhar em prol da nossa terra apresentando um projecto credível à Casa do Povo e Junta de Freguesia.

O Porto Formoso sempre foi um terra de onde sairam grandes jogadores de futebol. Vamos dar-lhes a oportunidade que merecem.

Sei que é difícil mas não é impossível.

Vamos todos dar as mãos.
Miguel Sousa disse…
O senhores regedores, então e o resto? não se passa mais nada nessa linda terra? só uma estrada esburacada. Bora lá com novidades da terra .... um abraço ao regedor que coneço.
AGUIA disse…
Tudo o que passa no Porto Formoso reduz-se a duas coisas muito simples - Falta de cultura cívica e Falta de um líder.
AGUIA disse…
Numa auditoria à Câmara da Ribeira Grande, referente a 2002, verifica-se que os seus funcionários faltaram uma média de 32 dias.
Se a isso adicionarmos as férias termos 53 dias.

53 dias sem trabalhar
52 domingos
52 Sábados
12 Feriados
117 dias.
Cavalete disse…
Existem alguns planos para o Carnaval 2006 no Porto Formoso?

Havera desfile?

O carnaval poderia servir de justificacao para um novo jantar organizado pelo grupo folclore (ou outra entidade), a semelhanca do que aconteceu umas semanas atras no pavilhao multi-usos. A malta do Porto Formoso precisa de diversao!!
AGUIA disse…
Amanhã irão dar o "nó" na Igreja do Porto Formoso a Sofia Amaral e o José António Sebastião.
costaneira disse…
Bom dia caros bloggers.
Sr Cavalete por acaso eu já ouvi um membro do grupo folclore a falar com outro membro, que estavam a preparar um jantar ou baile, tambem não prestei muita atenção, no dia de carnaval.

Só devo dar os parabens a esse grupo pelas iniciativas que tem vindo a desenvolver. Se mais ninguém faz nada, boa direcção do grupo folclore.
Um bom dia a todos.
deus2 disse…
O blogger águia acabou confirmar aquilo já toda a gente já sabia: a maior parte dos trabalhadores da câmara da ribeira grande sao malandros.

Que haja festa de Carnaval porque precisamos de festa e que nao seja cancelada.

Agora com estes dias de chuva grada é que se vê como está a estrada! Coitados dos que passam lá.

Adeus
Hoje dia 11 de Fevereiro de 2006, casam-se na igreja de Nossa Senhora da Graça os nubentes José António Monte e Sofia Amaral.

Aproveito para desejar-lhes as maiores felicidades.

Um bem haja a todos
disturbed disse…
boa tarde.
Sr costaneira pode estar descansado que vai haver baile de carnaval este ano(2006) no Porto Formoso ja está confirmado. Se nao houver nada pelo contrario tudo ira ser feito dentro dos possiveis para agradar a malta do porto formoso.
gog46 disse…
Ainda bem ke vai haver diversão no carnaval nesta terra tão pacata, veremos depois da "party" se serão só comentários negatvos, porque é sempre o que acontece depois de estarem de "barrga cheiA"
Miguel Sousa disse…
bom com amigos destes parece que Poprto Formoso não precisqa de inimigos eh eh eh
JASRAPOSO disse…
Vi hoje uma cena no Porto Formoso que entendo dever compartilhar com os bloggers.

A casa da Igreja, na rua padre Tavares Rezende, tem três vidros da janela partidos.

Os miúdos we graúdos através dos vidros partidos andam a retiram lâmpadas do interior da casa.

Nem pelas coisa da Igreja, que são de todos, há respeito.
JASRAPOSO disse…
Por iniciativa da Casa dos Açores no Norte, vai decorrer entre 17 e 19 de Março, no Círculo Universitário do Porto, o I Congresso Nacional do Chá.

As empresas Açoreanas vão estar presentes
pregalheefoge disse…
carissimos blogers;

à muito nao deixava aqui a minha opiniao ou mesmo comentário, mas hoje ao passar na ribeira grande, e mais propriamente defronte da câmara nao pude deixar de reparar nas viaturas novas da mesma edilidade, bem, que posso eu disser, quem falou muito em contençao, em poupança de capital e pelo que vi pelo menos 3 viaturas novas...., podem me corrigir caso esteja enganado, mas nao é bem o caso de poupanças.
Pelo que li e soube de colegas, estas viaturas estao a ser utilizadas para transporte de vereadores que se deslocam de casa para o tacho, e sendo assim com viaturas novinhas e viaturas de todos nós nao sei bem se se vão preocupar muito com o estado da estrada, era uma questao de tempo.....
um bem haja a todos
pregalheefoge disse…
mais uma noticiazinha....

certo vereador...quando nao havia viaturas novas fazia questao de ter um condutor para o conduzir e visitar as obras ( isto porque era um vereador e nao condutor) e agora com nissan novo nao precisa, conduz ele mesmo.
Bem bom que é um automovél porque assim é um vereador porque se conduzisse uma carrinha ainda poderiam pensar que era um lavrador.

Mensagens populares deste blogue

Águas Medicinais da Ladeira da Velha

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?