Por que vou votar...



Resultados finais - PORTO FORMOSO

MÁRIO SOARES 191 votos 42,35%
CAVACO SILVA 166 votos 36,81%
MANUEL ALEGRE 57 votos 12,64%
FRANCISCO LOUÇÃ 24 votos 5,32%
JERÓNIMO SOUSA 11 votos 2,44%
GARCIA PEREIRA 2 votos 0,44%

Inscritos 1081
Votantes 463 - 42,83%
Brancos 5 - 1,08%
Nulos 7 - 1,51%

Comentários

JASRAPOSO disse…
Será interessante analisar o resultado destas eleições no Porto Formoso, tendo em atenção o seguinte:

- Quem irá ganhar?
- Terá o Manuel Alegre mais votos que Mário Soares?
- Qual o nível de abstenção?

Tem a palavra os sociólogos.

Mais importante do que isto - Os candidatos têm mensagens e programas muito diferentes. VAMOS TODOS VOTAR.
JASRAPOSO disse…
Os serviços de atendimento público da Câmara Municipal da Ribeira Grande passam, a partir da próxima 2ª Feira, a ter atendimento contínuo entre as 08H30M e as 16H30M.

Portanto, estão abertos na hora do almoço
JAGPacheco disse…
A Van Gloria de Mandar!

Independentemente dos resultados o que mais me preocupa nestas eleições é a faixa etária dos candidatos!
No cinema Português actual, o realizador mais famoso e com mais prémios ganhos é Manuel de Oliveira que já ultrapassou a barreira dos noventa anos.
Definitivamente a juventude em Portugal não gosta de cinema Português, seria muito grave se com este panorama deixa-se de gostar de politica.

Deste ponto de vista etário, Francisco Louçã é o candidato mais penalizado nestas sondagens.
A nível das regiões autónomas, caso se verificar o resultado destas sondagens, são muito lisonjeias para Cavaco e Silva (sabendo-se a opinião económica financeira que tem dos Arquipélagos).
Quanto a Manuel Alegre versus Mário Soares, pelos vistos, a poesia supera a fidelização á máquina partidária.

De resto, também confesso que no próximo fim-de-semana, o comum cidadão Português, devia estar preocupado com os milhares de exemplares de tiragem da revista “Maria” ou com as grandes audiências do “Fiel ou Infiel”.

Saudações Formosas

JAGPacheco
Cavalete disse…
Destas eleicoes ha tambem a salientar o seguinte: a popularidade de um politico depende muito do seu tempo.

Quando Cavaco e Soares terminarem definitivamente a vida politica, terao no seu historico grandes vitorias (com maiorias absolutas) e grandes derrotas (Cavaco em 1996 e Soares em 2006).

Querera isto dizer que ainda poderemos ter Santana como primeiro ministro, Victor Cruz como Presidente do Governo Regional ou Jose Antonio Monte como Presidente da Junta?

O tempo o dira...
Cavalete disse…
Por vezes tem-se a ideia de que o pais nao anda bem pelo facto da revista maria vender milhares e o fiel ou infiel ter as audiencias que tem.

Julgo que muitas vezes falta a alguns portugueses residentes em Portugal o orgulho de ser portugues. Nao estou a dizer que o blogger japacheco nao o tem.

O que pensariam de si os portugueses se:
1) Um grupo de pessoas socialmente desfavorecidas incendiasse milhares de carro em Lisboa como aconteceu em Franca?

2) Tivessem um presidente que a maioria dos estrangeiros acha que e ridiculo e que passa quase metade do seu tempo de ferias como acontesse nos estados Unidos?

3) Fosse quase obrigatorio muitos jogos da Superliga se realizarem de manha para evitar que os adeptos cheguem ao estado completamente embriagados como acontesse na Inglaterra?

4) Tivessem que ver o Titanic ou o Senhor dos Aneis com pronuncia de castelhano como acontesse em Espanha?
Cavalete disse…
Da mesma forma que anunciei neste blog o meu apoio a lista do Emanuel Farias nas ultimas eleicoes para a junta de freguesia, tambem anuncio agora o meu apoio a candidatura do Cavaco Silva.

Essencialmente por duas razoes:
1) Uma maior pre-disposicao em apoiar as reformas estruturais que o governo de Socrates esta a conduzir, ou em muitos casos, nao promulgar certos diplomas por nao serem tao reformistas, levando o governo a reformula-los e a fazer mais e melhor.
2) Uma maior garantia de exercer o cargo por dez anos, garantindo maior estabilidade politica.

Mesmo com uma derrota, Soares ficara sempre com o seu lugar na historia portuguesa e europeia.

Quanto a Alegre, este ainda nao provou ser capaz de ser o Presidente de todos os portugueses por se situar demasiado a esquerda.
Francisco Costa disse…
Acima de tudo importa votar

Antes de querer saber qual dos candidatos vai ganhar, gostava que a abstenção perdesse. O povo Português gosta muito de se lamentar, mas, quando tem oportunidade para usar um dos seus direitos fundamentais esquece-se de o fazer.
Vamos mudar isso e vamos todos votar.
Após as eleições discutirei então resultados e candidatos, até lá prefiro apelar ao voto!
deus2 disse…
amigo cavalete, vou votar no Manuel Alegre porque ele é de esquerda e porque tem outras coisas na cabeça (cultura, identidade de um povo) além dos números. Como você disse, Portugal precisa de voltar a acreditar em si e o Manuel Alegre é um patriota e defende os valores nacionais.
O presidente é eleito de 5 em 5 anos. 5 anos já dá estabilidade. O que provoca instabilidade é o Governo mas agora há um de maioria absoluta por isso nao ha problema.

Adeus
JASRAPOSO disse…
Graças a Deus que o voto é secreto.

Os partidos politicos, enquanto instituições, não se deveriam envolver nestas eleições. Era auma maneira de obrigar os cidadãos a terem uma maior participação.

Se assim fosse os cidadão teriam mais liberdade de escolha.

Basta de colococar a ideologia partidária em tudo, há que dar mais voz aos movimentos de cidadania.
O Regedor disse…
Comentário às eleições presidenciais no Porto Formoso.

Creio que é possível fazer uma análise sociológica da população da nossa freguesia através do resultado destas eleições, embora essa análise possa ser tendenciosa devido à minha própria tendência.

Quer Mário Soares, que ganhou as eleições na nossa freguesia, quer Cavaco Silva que ganhou no país, tiveram menos votos que o PSD obteve para a Junta de Freguesia. Foi aqui dito, na altura, que tinha sido um dos piores resultados de sempre do PSD. Perante este facto pode-se concluir que não houve, de facto grandes vencedores.
A haver um vencedor só poderá ter sido a abstenção (58%)!

Ao analizar mais a fundo os resultados individuais repara-se que ao contrário da tendência do resto do país, Mário Soares surge em primeiro e Cavaco em segundo e só lá muito para trás surge o terceiro, Manuel Alegre.
Ora o Porto Formoso é uma freguesia historicamente dominada pelo partido socialista, com algumas excepções ao nível da junta de freguesia. Assim, obviamente, que os eleitores do PS que votaram, puseram a cruz em Mário Soares. Os eleitores do PSD votaram em Cavaco menos do que no José António, mas todos eles votaram Cavaco. Só muito depois vem Alegre com apenas 57 votos.

Caros bloggers, esta tendência demonstra que os eleitores só tiveram em conta o Partido e não o candidato. Os PSD votaram PSD e os PS votaram PS. Houve apenas uns poucos que reparam num homem de barba no boletim de voto e que não era apoiado por partido nenhum! Não era apoiado por partido nenhum?!?

A nossa freguesia foi onde Manuel Alegre teve dos resultados mais fracos a nível nacional.
O nosso povo não está interessado em movimentos de cidadãos. Só conhece os partidos e pouco mais. Não se interessa por movimentos cívicos com ideias novas e humanistas.

O nosso povo não quer fazer parte de um movimento com idéias, apenas quer fazer uma cruz e já dá trabalho que chegue!
Só assim se explica que Manuel Alegre tenha tão poucos votos.

Por isso, como não estamos habituados a integrar nem a CRIAR movimentos de pessoas para as pessoas, como queremos é uma boa telenovela e o cheque no fim do mês, qualquer movimento cívico quer surja na nossa freguesia está condenado. Mais cedo ou mais tarde.

Somos assim.

Cumprimentos
JAGPacheco disse…
Pescadoras na Terra e no Mar!

Este foi o título de um programa de produção regional, exibido pela RTPAçores ontem á noite, da Autoria da jornalista Teresa Nóbrega.

Um programa de grande qualidade que abordava, do ponto de vista sociológico, o papel da mulher pescadora nos Açores. A forma como estas pioneiras encaram uma profissão até á bem pouco tempo, exclusivamente masculina.

Destas heroínas, grande destaque para a “Maria pescadora” que exerce a sua faina no Porto Formoso. Sempre acompanhada de imagens de grande beleza deste Porto muito Formoso.

Saudações Formosas

JAGPacheco
JASRAPOSO disse…
A NATUREZA QUASE SILENCIOU O SINO DA NOSSA TERRA.

Já passaram vários meses e não há uma resposta à situação da torre da nossa Igreja.

Os problemas que uma comunidade enfrenta são também fruto das suas opções morais.

Uma comunidade sente-se angustiada quando as entidades eleitas ou nomeadas não estão em contacto com as pessoas a explicar a sua gestão.

Quase que somos forçados a acreditar que estamos a assistir, neste e noutros casos, a uma relação entre pessoas e/ ou entidades com valores antagónicos e que, naturalmente, dão lugar ao conflito e não ao progresso.

Se do confronto entre a necessidade e os valores forja-se o progresso, no caso da nossa freguesia é o contrário.

A comunidade exige que os vários líderes, apesar dos seus antagonismos, coloquem os interesses da freguesia acima do egoismo e da intransigência.
deus2 disse…
amigo águia,
se isso é verdade também gostava de saber a razão. Esta câmara do PS não está a ser muito criticada neste blog. Na câmara que estava antes é que parece que todos os funcionários com internet iam ver, nesta agora não sei.

Quando a câmara vier cá fazer a reunião alguém tem de preparar um lista de coisas importantes para o Porto Formoso, nao vêm cá só assinar uns papés e comer no Amaral!

Adeus
O Regedor disse…
Caro James Dean,

não faço discriminações desse tipo. Alías, nem tinha pensado quem é que era a direcção da equipa de futebol que me enviou. Estava apenas à espera de uma foto da equipa treinada por Luís Furtado para colocar as duas em conjunto, mas como essa foto ainda não me chegou coloco já a sua.
O Regedor disse…
Quanto ao seu comentário aos resultados das eleiçoes no Porto Formoso, acho que se você acha que Mário Soares teve votos a mais eu acho que Cavaco teve votos a mais. Ele que foi um obstáculo à Autonomia doa Açores e que achava que as regiões autónomas eram dispensáveis a Portugal.

Mas não é por isso que penso que os eleitores socialistas do Porto Formoso votariam num burro. Mas se continua a achar que sim, devo dizer-lhe que também há exemplos desses noutros partidos.

Cumprimentos
O Regedor disse…
Caro gog45,
em conversas com várias pessoas todos foram unânimes também em afirmar que na nossa terra tudo começa com muita força e depois as pessoas logo desistem. Concordo consigo que as coisas devem ser feitas com sentimento porque se fôr fazer por fazer as coisas não têm significado.
Mas tudo isso toca no que o blogger àguia acabou de referir: a educação.

Não estou a falar da educação ao nível das habilitações literárias. Não me importa que uma pessoa tenha a 4ª classe ou seja um senhor Doutor. O que importa é que as pessoas tenham educação, consciência colectiva e isso por enquanto ainda está longe.
Espero que estejamos no bom caminho para que as pessoas tenham mais educação e cultura.

Mas como se sabe essa evolução pode levar mais de uma geração.

Cumprimentos

ps. vi com os meus olhos, que os balneários estão destruídos, com as portas arrombadas e com papéis da equipa de futebol no meio do chão.
Cavalete disse…
Concordo que nao se devem apresentar no blog fotografias actuais de pessoas sem o seu previo consentimento.

Mas existem algumas fotografias que definitivamente ja aqui poderiam ter sido apresentadas:
- novo campo de futebol de salao;
- vandalismo no campo de futebol de 11;
- estado lastimavel do recreio da escola primaria;
- obras polemicas no snack bar dos moinhos;
- "buracos" da estrada regional;
- obras do pavilhao multi-usos;

Claro que ninguem pode exigir isto do regedor, mas se nao tiverem ideias de quais as fotografias a tirar aqui fica a sugestao.
O Regedor disse…
Caro cavalete,

concordo inteiramente consigo. Aliás, muitas das temáticas sugeridas foram muito úteis e foram colocadas em post. Em relação às fotografias estas estão a aparecer, embora não no ritmo desejável devido a não exitir uma máquina fotográfica digital sempre disponível.

Assim, resta-me continuar a desafiar quem quiser a mandar fotos para acasadamosca@yahoo.com
Desafio esse que o blogger jagpacheco parece já ter aceitado.

Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso