Câmara reune no Porto Formoso

Na terça-feira, dia 31 de Outubro às 9 horas a reunião da Câmara Municipal da Ribeira Grande vai ter lugar na Junta de Freguesia do Porto Formoso, segue-se o almoço e, já durante a tarde, uma visita pela freguesia.
Sendo o objectivo da CMRG aproximar-se das populações a reunião é aberta ao público, contudo, não se entende como poderá ir público a uma reunião às 9horas de um dia normal de trabalho!
Quando estas reuniões tiveram lugar noutras freguesias a CMRG levou "boas notícias" (projectos, investimentos, subsídios, etc.), espera-se que a nossa freguesia também seja contemplada com uma "prenda no sapatinho", visto que, nos últimos tempos não me recordo de nenhum investimento da CMRG no Porto Formoso.
Com esta reunião é tempo de os representantes da forças políticas da nossa freguesia confrontarem o executivo de Ricardo Silva e questionar o presidente acerca dos assuntos mais importantes da freguesia, como por exemplo, o parque de campismo, adiado durante anos.

Mas sabem o que realmente vai acontecer?
A CMRG vai afirmar que não há dinheiro para o Porto Formoso e os nossos representantes nem vão aparecer na reunião.

Depois ficamos admirados porque razão o Porto Formoso está esquecido.

ps. Espero estar enganado.

Comentários

JASRAPOSO disse…
No seu primeiro ano de mandato a Câmara da Ribeira decidiu fazer uma reunião camarária no Porto Formoso.

É um momento muito importante pelo que não é altura de se descarregar cólera sobre tão ilustres visitantes, embora tal não signifique que a população não esteja magoada com a actuação da Câmara na nossa freguesia.

O momento aconselha a que se respire fundo e se diga à Câmara apenas isto - RESPEITEM-NOS.

O julgamento mais correcto só deverá ser feito mais lá para diante...
Pedro Lopes disse…
Também eu espero que estejas enganado.
O Porto Formoso merece mais atenção por parte da sua Câmara Municipal

Sendo uma freguesia virada pró mar, embora também a agricultura e a agrocepuária tenham forte expressão, merece certamente uma rampa de varagens, uns balneários dignos na praia, e um parque de campismo.
Este último penso que é um equipamento que cabe, na perfeição, no espirito do PF. Pelo menos o do meu imaginário.

Em relação á hora da reunião, embora concordando que os "senhores da câmara" não são obrigados a trabalhar fora de horas, também não creio ser um grande sacrificio fazer estas reuniões nas freguesias da autarquia, ás 18 ou 19 horas, tendo em conta que não serão mais de 15 (creio eu), e que em dois anos dá uma média de menos de duas reuniões por mês.
Seriam reuniões mais concorridas, logo com mais debate, com mais ideias e soluções, logo mais úteis e enriqueçedoras. Um pequeno sacrificios com enormes beneficios......para quem, de facto, abraça a causa pública(CMRG ??)
Cavalete disse…
Uma pequena ideia dos projectos previstos segundo o AO de hoje.

"Câmara reúne no Porto Formoso
31-10-2006
por PG

A Câmara Municipal da Ribeira Grande reúne hoje, a partir das 9h00, na sede da junta de freguesia do Porto Formoso.

À tarde, visita alguns locais da freguesia, entre os quais a Praia dos Moinhos, local que será alvo de um projecto de requalificação, actualmente em elaboração. O executivo camarário irá ainda visitar o terreno onde vai ser construído o parque de campismo, a cerca de 100 metros da Praia."
deus2 disse…
Caros amigos,

o presidente da câmara veio prometer o parque de campismo!
O ex-presidente Hermano Mota já prometeu isso e o António Pedro Costa também. Essa promessa é mais velha do que a Salve Raniha.

Agente quer que façam o parque de campismo de promessas o Porto Formoso está farto.

Adeus
JASRAPOSO disse…
Os problemas que o Porto Formoso enfrenta, do ponto de vista social, são fruto das suas opções morais.

A vida acaba por não ter sentido quando se ensina às pessoas que destruir, roubar e até matar é a solução viável para os problemas que se colocam à humanidade.

Embora seja importante a melhoria das condições económicas para a solução dos problemas, a realidade é que as mesmas não são suficientes se não forem acompanhadas pelo desenvolvimento cultural e moral.

Quando a moral e a práxis ética fazem parte de uma comunidade podemos dizer neste dia de finados em que iremos visitar o nosso cemitério - PAZ À SUA ALMA, VIVEU FAZENDO O BEM.

Valerá a pena cultivar o ódio e a opressão para quem, como a maioria da população do Porto Formoso, acredita estar neste mundo de passagem?

Os líderes impõem-se pelas suas obras e não pelo facto de falarem mais alto e são eles os maiores responsáveis pelo estado em que se encontra a nossa sociedade.
Cavalete disse…
Não tive oportunidade de ir à reunião. Será que o blogger evaristo, ou outro, pode concretizar que investimentos estão previstos para 2007? Houve alguma referência ao financiamento do centro multiusos?

Seria importante a junta de freguesia distribuir pela população um pequeno comunicado a dar conhecimento das conclusões desta neunião.

Uma parte dos eleitores percebe os constrangimentos financeiros da CMRG mas tenho a sensação que se as eleições fossem hoje o Ricardo Silva já não recolheria o mesmo número de votos no Porto Formoso. Esta é uma análise meramente política. Pessoalmente continuaria a votar nele mas começa a haver muita gente do "POVO" que precisa de explicações. As boas intenções podem ter sido muito boas dentro de portas mas se a mensagem não chegar ao POVO o presidente sujeita-se a perdas no campo político.

Na política moderna deve-se explicar o que se pretende fazer mas também as razões do adiamento de alguns projectos. Sem uma comunicação efectiva junto das massas não vamos a lado nenhum. Porventura cabe aos nossos representantes (Direcção da junta e Assembleia) promover esta comunicação.
carruncho disse…
O Dr.Ricardo silva já foi meu professor de História, e para que o Porto Formoso não fique esquecido ele tem que ter uma postura e uma dedicação igual ao Dr.Alberto joão jardim mesmo com dividas pelas guadelhas investe e muitissimo na sua terra,e para mim è esta determinação que o Presidente deve ter, principalmente com o nosso Porto Formoso porque pouco ou nada se faz nesta freguesia.
Desculpa a comparação Dr.Ricardo silva mas è a mais correcta para a situação da camara, investir em quem menos se investiu no passado.
E se hoje houve novamente votos o meu voto seria sem duvida alguma para »RICARDO SILVA MAS 1 VEZ E SEMPRE».

Cumprimentos para todos
O Regedor disse…
As pessoas do Porto Formoso votaram no Dr. Ricardo Silva na esperança que algo mudasse para melhor na freguesia.

Durante este primeiro ano nada mudou, mas aceita-se que o novo presidente necessite de tempo para por a casa em ordem e conhecer aprofundadamente os dossiers.
Ao segundo ano de mandato (2007) é necessário que as obras começem a aparecer. A nossa freguesia não pode esperar mais tempo... já está à espera desde o 25 de Abril!

Assim, espera-se que durante o ano de 2007 a Câmara da Ribeira Grande passe das palavras aos actos, senão o PS perde as proximas eleiçoes para a Câmara.

Gostava muito de saber quais os investimentos que a CMRG "prometeu"...

Cumprimentos
deus2 disse…
Boa amigo águia.

No Porto Formoso nunca se sabe nada, ninguém diz nada, ninguém informa a população. Nem a Câmara nem os jornais nem a Junta de Freguesia, nem a oposição.
As pessoas que não puderam ir à reuniao tem o direito de saber.
A junta devia fazer uma folha a dizer qual foram as promessas da Câmara e colocar nos cafés ou por baixo das portas.

Mais uma coisa, a lista do PSD que concorreu à junta não prestava para ganhar a junta nem presta para oposição.
As pessoas da lista do PSD não se dignaram a aparecer na reuniao e não criticam a Junta e a Câmara por não ter dito nada às população, ou seja, oposição de tarelo fazem.

A população tem de ser informada.

Adeus
Cavalete disse…
É pena que se tenha de aguardar pela publicação da acta da reunião.

Por altura das eleições, vemos percorrer, lado a lado, dezenas de pessoas a distribuir panfletos. É o candidato a presidente da Câmara, os candidatos a vereadores, os candidatos à Assembleia da Câmara, os candidatos à Direcção da Junta, os candidatos à Assembleia da Junta e os simpatizantes do partido.

Não se compreende que, de entre estas pessoas todas, não haja uma capaz de divulgar, neste blog, as conclusões desta importante reunião. Além disso, a reunião foi pública, não há segredos a esconder.

Apenas se pede um relato factual das palavras do Presidente da Câmara. A interpretação destas palavras cabe da cada um de nós.
JASRAPOSO disse…
Na vida como na política há princípios éticos que temos de respeitar.

Vem isto tudo a propósito de algumas pessoas terem criticado o facto de não ter sido divulgado as decisões camarárias da reunião do passado dia 31 de Outubro.

Naquele reunião estiveram presentes os membros da Junta de Freguesia e o Presidente da Assembleia de Freguesia.

Entendem aqueles senhores que devem dar conhecimento das decisões tomadas em primeiro lugar à respectiva Assembleia de Freguesia e só posteriormente à restante população. É uma decisão que se aceita perfeitamente.

Para os que pretendem estar mais bem informadõs resta-lhes assistir à próxima reunião da Assembleia de Freguesia, que terá lugar ainda este `mês.
deus2 disse…
AMigo águia,

escrevi que alguém do PSD do Porto Formoso tinha que marcar presença na reunião, não tem que ser o José António Monte. É uma falta de competência e de responsabilidade não estar ninguém do PSD-Porto Formoso na reunião para fazerem ver as suas ideias para a freguesia. Já disse assim o PSD nem sequer serve para fazer oposição.

Amigo JASRAPOSO,
pensando bem a Junta faz bem em dizer primeiro à assembleia de freguesia o que se passou na reunião mas depois disso a população tem de ser informada. Depois dessa reunião vemos se informam a populaçao.
Ficava muito bonito à Junta se depois de a Reunião com a Assembleia informassem as pessoas.

Tenho receio que o Sr. Ricardo Silva veio prometer a "banha da cobra".

Adeus
O Regedor disse…
Caro pregalheefoge,
neste caso (investimentos da Câmara) todos os bloggers deviam puxar para o mesmo lado, ou seja, para o lado do Porto Formoso.
Lembro-me muito bem dessas obras, tão bem que até sei que a pavimentação da descida da Ladeira da Velha não foi feita no último mandato do Sr. António Pedro Costa, mas sim no penúltimo.
Então veja bem, a descida da Ladeira da Velha, o parque de estacionamento do Outeiro e mais qualquer coisinha que agora não me lembro é muito pouca coisa em em muito tempo.
É natural, então, que os Portoformosenses queiram muito mais que isso e exijam ao Dr. Ricardo Silva mais atenção a esta freguesia, dado o seu potencial turístico e dado o abandono a que tem sido votada por vários presidentes durante longos anos.

Cumprimentos
O Regedor disse…
Se isso que o blogger águia afirma que se está a passar na Casa do Povo é verdade... é de bradar aos céus!

Um unico comentário: os nossos idosos mereciam mais respeito.
Cavalete disse…
Um bem haja tambem para o Evaristo, sem remorsos...:) Obrigado pelos esclarecimentos!
Cavalete disse…
Capa do AO de hoje.


"Pescadores queixam-se das condições de trabalho
08/11/2006
por Paula Gouveia


Governo Regional prometeu construir cais, rampa de varagem e casas de aprestos no porto da Freguesia do Porto Formoso, mas os pescadores até hoje esperam pelo cumprimento da promessa


Compraram barcos de pesca maiores com a ajuda dos subsídios do Governo Regional, mas só depois de os obterem perceberam que o tamanho das embarcações não lhes permitia levá-las para o mar só à força de braços.
O porto da Freguesia de Porto Formoso, na Ribeira Grande, não está preparado para as embarcações de boca aberta de maiores dimensões.

Perante o problema, a solução acabou por partir de um dos pescadores, proprietário de um dos barcos: comprou um pequeno tractor para puxar o seu barco e os dos restantes pescadores.

Eugénio Rodrigues queixa-se de que nem apoio para gasóleo tem para fazer face à despesa que, noutros portos da ilha, não teria. “Nos outros portos os pescadores têm tudo”, diz. “Aqui, a gente morre à fome à espera do apoio do Governo Regional”, sublinha o pescador.

O rol de queixas dos pescadores não fica, no entanto, por aqui. Lembra que continuam à espera de que o Executivo Regional faça o prometido. “Sempre que há eleições lá vem a promessa”, diz Eugénio Rodrigues. Aspiram a que se construa um cais de acostagem, casas de aprestos, rampa de varagem e se beneficie o acesso ao porto, mas apesar de essas intervenções estarem prometidas nada sabem sobre a sua concretização. A resposta que têm obtido é sempre a mesma: “está em estudo”. Mas a verdade, diz Eugénio Rodrigues, é que “nunca chega o dia”. Afirma, por isso, que “a vontade do governo é pouca” e que ficariam satisfeitos apenas em saber quando é que o Governo Regional pretende avançar com o projecto. “É que nem dizem se vai começar daqui a um ano ou dois anos”, refere o pescador.

O porto da freguesia acolhe seis embarcações de pesca profissional mas também é utilizado por embarcações de pesca desportiva. Na Freguesia de Porto Formoso vivem da pesca cerca de vinte famílias.

Na opinião de Ricardo Silva, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, é necessário intervir não só no sentido de melhorar as condições de trabalho como também a segurança. Marcelo Pamplona, subsecretário regional das Pescas, explica que está em estudo uma solução técnica, sendo que esta aponta para a construção de uma rampa e exclui a criação de um cais. Salvaguarda, no entanto, que há outros projectos com prioridade."
Cavalete disse…
Mais uma noticia do AO de hoje.

"Balneários da Praia dos Moinhos vão ser beneficiados
08/11/2006
por PG

A Praia dos Moinhos, na freguesia do Porto Formoso, vai ser beneficiada com obras nos sanitários, passeios e acessos.
A Câmara Municipal da Ribeira Grande vai receber, em Dezembro, o projecto e conta lançar a empreitada a concurso logo de seguida, de modo a que a obra arranque no próximo ano. Segundo Ricardo Silva, presidente da câmara, “há aspectos da praia onde não se pode tocar, mas há outros que podem ser melhorados. E a própria intervenção nos balneários vai obrigar a que se façam também pequenas melhorias em função do bem-estar das pessoas”."
JAGPacheco disse…
O lobby

A Jornalista Paula Gouveia e o pescador Eugénio Rodrigues criaram um lobby, para a resolução de um dos problemas mais prementes do Porto Formoso.
Com o artigo de hoje do Açoriano Oriental, o problema ganha visibilidade. Forma opinião pública.
A jornalista contacta Ricardo Silva e Marcelo Pamplona, fazendo-os recordar que o problema existe.
Para o subsecretário das pescas “há outros projectos com prioridade”. No entanto a partir de hoje, as dificuldades que os nossos pescadores enfrentam diariamente, ganharam posições na hierarquia das “prioridades”.

Saudações Formosas!
JAGPacheco disse…
Marina?

De facto existem apenas 4 embarcações profissionais no Porto Formoso, 3 delas com “companhas” reduzidas.
No entanto, se as más condições do Porto se mantiverem, em poucos anos não existirá nenhuma!
Certamente, não existe nenhuma marina na costa norte de São Miguel, nem na costa norte de nenhuma das outras ilhas devido às más condições climatéricas; Nem tão pouco existem, longe dos grandes centros urbanas devido às más condições de logística.
De certo, qualquer intervenção no Porto, “tem muito que se lhe diga”, deve ser dada especial atenção às questões de “impacto ambiental”. Trata-se de uma paisagem de grande beleza natural que de forma alguma pode ser transformada em monumento de betão.

Saudações Formosas
deus2 disse…
No Domingo de manhã alguem afixou um placarde de uma empresa de vender casas e terrenos na Junta de Freguesia a dizer Homelife - VENDE-SE

Foi engano foi brincadeira foi a sérios?
Certo é que pela hora de almoço já não estava lá nada.

Acontece cada uma no Porto Formoso.

adeus

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso