Rego D'Água

Zona superior do Rego D'Água
Era no Rego D'Água que se encontravam a maioria das quintas do Porto Formoso.
Esta zona, que possuia uma vegetação luxuriante, tinha fama de ter as melhores terras e que melhores frutos davam. A inclinação dos terrenos para nascente e o facto de ao lado passar a ribeira dos Limos podem ajudar a explicar as cestas e canastras de frutos que de lá provinham todos os dias.
Actualmente, quem passar no atalho que nos conduz pela ribeira acima, desde o jardim até á estrada, pode verificar que a maioria das quintas se encontram abandonadas.
No entanto, com o aumento da cultura do inhame no Porto Formoso, alguns agricultores estão a transformar as quintas abandonadas em plantações de inhame.
Tal como os frutos, também o inhame produzido no Rego D'Água tem fama de estar entre os melhores de São Miguel.
Assim, assiste-se hoje em dia, a uma pequena recuperação destas terras para produção de inhame, contudo, a falta de um acesso para veículos irá condicionar para o bem e para o mal o futuro do Rego D'Água. Sem acesso para veículos ninguém está disposto a investir em culturas ou quintas. Hoje, já ninguem tem forças para acartar tudo às costas por ali acima.
Há esperança que, com a possível abertura do trilho pedestre, o atalho seja mantido em boas condições e que as pessoas voltem a pisar aqueles terrenos. Nem que seja apenas para fazer o trilho e apreciar o presépio de quintas e terras que é o Rego D'Água.
Ainda hoje em dia vale a pena uma visita para esticar as pernas, alegrar os olhos e reavivar memórias.
Comentários
um enorme abraço para todos com muitas saudades destes tempos de muita alegria.
E quando este trilho for criaado agradecia ao Regedor para o divulgar e os outros tb se possivel
A publicidade é recomenddada para um bom negocia e a apresentação do produto nem que seja 1/4 do mesmo da vontade de ver o resto e comprar o produto por inteiro.
um abraço para todos.
a tendência para fazer juízos de valor acerca da atitude das pessoas tem de ser mais ponderada.
Mesmo com as melhores intenções não se pode disponibilizar um vídeo sem primeiro pedir autorização ao autor.
Contudo, a questão do vídeo da festa está a ser resolvida amigavelmente a contento de todos e em breve haverá boas novidades.
Cumprimentos
ao meio-dia é prata
e d´á noite mata!
Assim eram as laranjas do “Rego d’água” e provavelmente todas as outras frutas que deixaram de ser produzidas nesta terra. Para além do sabor e das fragrâncias, perderam-se os saberes e as vivências.
As “Quintas” ou pequenos pomares são o melhor exemplo da “agricultura ajardinada” que marcou toda uma época. Aquela em que o agricultor se orgulhava das suas “novidades” e se esmerava no amanho da terra.
As Quintas eram das pessoas “remediadas”! Ter uma Quinta dava um certo estatuto. E talvez aqui também esteja uma das explicações para o “renascimento” actual das Quintas. Certamente também, associado á “Crise” e ao bom preço dos inhames.
O progresso deixa marcas e infelizmente o “Rego d` água” aqui tão bem descrito pelo Regedor, em poucos anos, estará transformado numa mata de criptoméria. A única alternativa que alguns encontram para evitar o total abandono… No entanto, o verde agrícola nunca é monótono e a paisagem humanizada é sempre a mais rica!
De resto, nunca ouvi nenhum nutricionista, dizer que a fruta á noite é desaconselhável, provavelmente este ditado teria a intenção de evitar o “gosto de passear por elas dentro” (como diz o caruncho) a altas horas de noite!
Saudações Formosas
A entrada do país na União Europeia e a invasão da nossa Região por produtos hortícolas ao preço da chuva vieram acabar com a nossa agricultura.
Os actuais proprietários das terras ainda cultivadas com àrvores de fruta e produtos hortícolas, devido à sua pequena dimensão, não conseguem fazer frente às multinacionais, restando apenas às pessoas o cultivo dos seus quintais.
É mais uma porta que se fecha na nossa já débil economia e não se consegue ver outra a abrir-se para a substituir.
Tendo em conta que as "contas" já foram tornadas públicas á uma semana e na Casa da Mosca existem Blogers especialistas nestes assuntos.
Confesso que estou um pouco desiludido!
Dava um bom post e era bom podermos discutir as contas.
No Porto Formoso mais instituições deviam apresentar contas.
Era uma excelente medida para acabar com a suspeição, mas como quem não deve não teme...
Cumprimentos
Cumprimentos
faltou dizer os prémios para o Bazar e a contribuição para a igreja uma vez por ano...
Assino por baixo tudo o que aqui foi dito sobre a Diocese. Eles tão na terceira nos seus palácios e quando tinham dinheiro nunca apresentavam contas, agora que estão à rasca apresentam.
O nosso povo acredita em tudo o que a Igreja diz vai dar dinheiro mas já há muita gente com os olhos bem abertos e se pensarem pela sua cabeça e vão por a carta do Sr. Bispo no lixo.
Para ajudar a Igreja do Porto Formoso eu já dei e dou mais se for preciso.
A diocese naõ vê um cêntimo.
adeus
Hoje em dia, vislumbrar uma quinta de árvores de fruto (que davam boas visitas na infância), não só no Porto Formoso, mas um pouco por toda a Ilha, começa a ser um achado.
Este abandono, deve-se á "perguiça" que a maquinaria trouxe, e á "loucura" da lavoura, que levou a que muitas quintas de fruta e zonas de cultivo, fossem desmatadas e transformadas em pastagem.
A essas duas razões, soma-se uma terceira, que tem a ver com a especulação imobiliária que se vive, em especial, em S. Miguel. Esta espéculação torna muitoo apetecível - aos possuidores de quintas em locais em que a construção de habitações é possível - a troca de um parco rendimento (que advinha da sua pequena produção)pelos milhares de euros a ganhar com venda do terreno para construção.
Não fosse a cota leiteira, e a nossa Ilha seria um imenso pasto....ainda assim, verde!
Um grande abraço
ANO 2005 2006
Receita 49.666 53.403
Despesa 27.912 31.787
Resultado 21.754 21.616
Conta do Gado
Receita 32.302 36.970
Despesa 18.450 23.094
Resultado 13.852 13.876
Há duas coisas importantes a reter destas contas:
1ª - As instituições funcionam melhor quando os seus dirigentes actuam em regime de voluntariado e
2ª - A "Barraca" do Grupo de Jovens, ao contrário do que alguém aqui já afirmou, deu lucro permitindo que contribuissem monetáriamente para as Festas.
Numa altura de crise o resultado financeiro é óptimo, pelo que estão de parabéns todos os voluntários envolvidos nas Festas.
Vamos ver se agora ficam melhores
ANO DE 2005
RECEITA................ 49.666
DESPESA................ 21.912
RESULTADO.............. 21.754
ANO DE 2006
RECEITA................ 53.403
DESPESA................ 31.787
RESULTADO.............. 21.616
CONTA DO GADO
ANO DE 2005
RECEITA................ 32.302
DESPESA................ 18.450
RESULTADO.............. 13.852
ANO DE 2006
RECEITA................ 36.970
DESPESA................ 23.094
RESULTADO.............. 13.876