Desligada



"- Onde é que andaste que estiveste sempre com o telemóvel desligado?

- Estive no Porto Formoso!"

Desligar o telemóvel de vez em quando é uma "leveza"! Contudo, na zonas mais baixas do Porto Formoso, ou dentro de casa não é preciso desligá-lo. Simplesmente, não há rede porque temos uma antena na Ponta Formosa que foi montada à meses e nunca foi ligada!

Email enviado pela TMN: "(...) No seguimento do seu contacto, informamos que a nova antena instalada na freguesia de Porto Formoso entrará em funcionamento a curto prazo. Assim, apelamos à sua compreensão (...)"

Email enviado pela Vodafone: "(...) Verificámos a cobertura de rede na zona que nos indica e também as antenas existentes na zona (em funcionamento e projectadas) e não temos registo da antena que nos indica. A mesma deve ser uma antena instalada por outro operador. (...)

Comentários

JASRAPOSO disse…
A antena já tem o cabo passado para as transmissões por via digital, contudo a TMN decidiu proceder a uma alteração para o sistema 3G.
Este novo sistema está a ser montado nesta altura.

Já que se fala em comunicações, convém referir o horário do posto de internete que vai abrir na próxima semana - Funcionará de Segunda a Sexta Feira das 20 às 22 hrs.
Unknown disse…
estive a pensar em A
estive a pensar em B
estive a pensar en c
e cheguei à conclusão que o Sr José Raposo é muito amigo do Presidente da Junta de Freguesia mas não transmite a verdade das coisas para todos aqueles que dia a dia vão visualizar a CASADAMOSCA, neste sentido a fim de informar todos aqueles que frequentam este blogger fui contactar directamente o Sr Presidente da Junta de Freguesia Emanuel Janeio Faria sobre a antena dos telemoveis e passo a transcrecer os passos dados até hoje, segundo as informações recolhidas do respectivo Presidente

1º Depois de vários contactos efectuados pela Junta de Freguesia com várias operadoras de Telemóveis, a TMN contactou com a Junta de Freguesia no sentido de arranjar um lugar para a montagem da referida antena, posto isto foi contactado o Sr Urbano Visinho no sentido de alugar um pequeno espaço na qual o mesmo prontamente autorizou.
2º A Junta de Freguesia tendo boas relações com a PT - Comunicações foi montada imediatamente o traçado geral quer da PT e da EDA para a antena que já estava montada.
3º A Junta de Freguesia na qual é pioneira na costa norte em termos de comunicações, solicitou á PT uma Central Digital para a Freguesia, que após várias reuniões foi deliberado pela própria PT a montagem da Central.
4º Quando a TMN tem conhecimento que iria ser montada a Central Digial alterou todo o seu processo no sentido de a Antena ser complementada com sistema da 3ªgeração.
5ºNesta data já foi montado um cabo de fibra optica directamente da referida central na qual aguarda a ligação.
6º Resumindo e concluindo a Junta de Freguesia alerta que as coisas não são tão faceis como parece, e que melhor que ninguém a própria Junta quer o mais rápido possível a entrada em funcionanto da antena em questão.
7º È de alertar ainda que o Sr Presidente da Junta Emanuel Faria está disposto a receber todoas as opiniões que acharem que por direito podem alterar para melhor todo o sistema de comunicações da Freguesia do Porto Formoso.

Viva o Porto Formoso e nada de conversa de cafés a Junta de Freguesia está aberta às Tercas e Sextas Feiras das 20 ás 21 Horas para receber todas as sujestões apresentadas pela população a fim de em conjunto melhoramos a nossa Terra onde nascemos e não tenhamos vergonha de dizer EU SOU DO PORTO FORMOSO e tenho um Presidente de Junta que faz o seu melhor e se ele foi eleito pelo 3º mandato consecutivo é que realmente faz alguma coisa pela sua terra. VAMOS TODOS COLABORAR COM A NOSSA FREGUESIA APRESENTADO NOVAS IDEIAS Á JUNTA DE FREGUESIA DEMOCRÁTICAMENTE ELEITA PELA MAIORIA DA POPULAÇÃO.
O Regedor disse…
Mas alguém está a tribuir as culpas à Junta de Freguesia?!
Não me parece que a Junta tenha nada a ver com isto.

Alguem errou em termos de tempo porque não se mete uma antena num pasto apenas para ficar a fazer sombra às vacas!

Provavelmente a demora será culpa dos operadores - TMN e Vodafone, mas que está a levar muito tempo ninguém tem dúvidas.
JASRAPOSO disse…
O nosso conterrâneo, Padre João Furtado, parte no próximo Sábado de Ponta Delgada para Toronto.

No dia 13 irá celebrar a missa do meio dia na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Brampton e à tarde participará na procissão do Senhor Santo Cristo, em Toronto.

No dia 15 rumará a Montreal onde irá pregar nas festas do Senhor Santos Cristo, de 17 a 20 do corrente, na Igreja de Santa Cruz.

Uma oportunidade para os nossos emigrantes recordarem a terra que os viu nascer.
Unknown disse…
há tempos atrás falou-se que a igreja tinha,já à algum tempo,um vidro partido e que a comissão nada fazia para o arranjar.
agora pergunto eu:
já lá vão 3 meses que o espelho que fica em frente à rua das escolas está partido. para quando é que a junta vai fazem com que a entidade responsavel pelos sinais resolva o problema?
talvez quando houver um acidente!!
JAGPacheco disse…
Já temos a torcida agora falta o candeeiro!
Para os mais distraídos a torcida corresponde á antena, o candeeiro as comunicações que nos alumiam.
Não sendo eu perito em comunicações gostava de perguntar a um dos Emanueis a, b, ou c o que é que as entidades responsáveis tem feito ao longo dos últimos anos, para que o Porto Formoso tenha cobertura completa e total da RTP Açores e Canal 1.
Porque é que ao fim de mais de 30 anos de televisão nos Açores, ainda existem na nossa freguesia, zonas escuras ou com um péssimo “sinal”. O acesso á televisão não é um direito público?
JAGPacheco disse…
Comunicações Íntimas!

Belarmino era um rapaz do Porto Formoso que nos anos sessenta, mantinha um namoro por carta, com uma rapariga que vivia na América. Para além da distância, das saudades … este namoro tinha um grande constrangimento. Belarmino era analfabeto!

Chegava a carta, Belarmino abria-a, cuidadosamente, sentia aquele cheirinho da América, olhava para aquelas letras redondinhas e não conseguia ler nada. Chamava então o seu amigo e confidente João, para lhe ler a missiva.

Desta vez, bem no fundo do quintal para evitar a curiosidade das vizinhas. Belarmino de pé e com dificuldade em conter o nervosismo, olhava de frente para João, que sentado numa cadeira começava a ler os preliminares:

“Espero que esta carta te encontre de boa saúde, nós por cá vamos andando.”
Quando começaram os pormenores mais íntimos “ querido amor ainda sinto o teu …”

Belarmino dá meia volta por detrás do amigo, e tapa-lhe os ouvidos para que ele não pudesse ouvir as palavras que estava lendo!

Saudações Formosas
Unknown disse…
voltei
Unknown disse…
ouvi dizer que um dia destes a porta da junta estava amarrada com correntes.
o que quererá dizer este cesto da população?
sono1 disse…
Curiosidade

Gingko biloba


A palavra ginkgo tem origem chinesa (ginkyo) que significa damasco prateado. A palavra biloba vem do formato bibolado das folhas.

O gingko, uma das raras coníferas de folhas caducas, é o único membro que resta de uma família de árvores comum nos tempos pré-históricos. Durante muito tempo, julgou-se que a planta silvestre estava extinta, mas foi descoberta na província de chekiong, na china, no século XVII e desde então, tem sido cultivada como árvore ornamental em todo o mundo. No Japão, associa-se o gingko a lugares sagrados e é frequente encontra-lo junto dos templos budista.

No Porto Formoso, não se pode associar esta árvore a lugares sagrados. Mas não deixa de ser curioso, este fóssil vivo, poder ser observado nos jardins panorâmicos da fábrica de chá do Porto Formoso. Local por muitas pessoas designado, jardins do Senhor Amâncio.
Curiosos, porque o Japão é um dos maiores países produtores de chá do mundo, e os dois exemplares ficarem situados nas plantações de chá do Porto Formoso. E não existem muitos exemplares na ilha.

Quando lançada a bomba atómica em 1945 sobre as duas cidades japonesas, Heroshima e Nagasaki, para alem de moscas e mosquitos a Gingko biloba foi a única planta a germinar nos solos devastados pelas fortes radiações. Este facto despertou a curiosidade a muitos investigadores.

No extremo oriente é normalmente plantada como árvore de rua por resistir á poluição e quase todas as doenças.
A curiosidade pelo facto acima referido, levou a que muitos investigadores, descobrissem atributos terapêuticos nesta planta. Ajuda a combater por exemplo o cansaço cerebral. Deverá ser utilizada mediante prescrição médica.

Este é um exemplo de um verdadeiro fóssil vivo na nossa freguesia!

Qualquer dia aparece por cá algum dinossauro. Cuidado!


Com um forte abraço botânico.
Unknown disse…
É de lamentar quando são proferidas palavras pelo blogger JAGPACHECO neste caso para a cobertura da televisão no Porto Formoso dando uma imagem para o exterior de atrasados no sentido de não termos ainda o sinal da RTP 1 e RTP Açores em alguns lugares, para todos aqueles que residem fora da Freguesia já que os que cá moram sabem que é verdade temos na Freguesia não só a RTP 1 e RTP Açores como também os canais RTP 2 a SIC e a TVI ou seja temos cinco canais sem qualquer custo.
É de informar que todos estes canais foram postos á disposição da população via satélit por o valor simbólico de 50 euros para toda a vida ou seja sem mais nenhum pagamento adicional, comprometendo-se a TV Cabo a montar todo o equipamento.
Este serviço foi elaborado através de um protocolo com o Governo Regional e TV Cabo SA
Unknown disse…
Hum!!!! As coisas aquecem...
vale que vem aí o santo cristo!!!
Uma coisa parece certa, os atrasos no funcionamento da dita antena ficam-se a dever a uma boa causa: a melhoria da qualidade do serviço a ser prestado!!!
Isssse...
Unknown disse…
Gostei da explicação botânica proporcionada pelo sérgio! é sempre interessante conhecer um pouco melhor as paisagens e recursos naturais que nos circundam! Existem um novos iogurtes líquidos que são confeccionados com extractos deste ser do reino das plantas! A sério!!!
JAGPacheco disse…
Muito bem Sr. Emanuel. Só falta que nos diga em que ano este protocolo foi assinado e á quanto tempo é que a população do Porto Formoso tem acesso a este SERIÇO PÚBLICO.
E faça um inquérito aos idosos e pensionistas, a fim de averiguar quantos estiveram dispostos, a pagar este preço SIMBÓLICO de 50 €.
deus2deus disse…
Da Casa do Espírito Santo dos Calços até atrás da igreja é muito dificil apanhar a RTP1 com uma antena normal nem telemovel.

Durante uns meses foi 50 euros para por a antena em casa, mas gostava que o blogger Emanuel que percebe muito destas coisas fosswe saber quanto custa por os 4 canais em casa agora.
Quem fizer uma casa nova ou mudar de casa ou outra coisas qualquer nao pode por antena por 50 euros. Hoje custa mais de 200 euros penso eu.

Falando da antena da Ponte passa-se que as companhias de telemoveis não têm tempo para perder com as pessoas do Porto Formoso. Até na água retorta há rede!

adeus
O Regedor disse…
Essa história de nós não termos rede no Porto Formoso porque é melhor esperarmos mais um bocado para ter rede 3G (terceira geração), faz lembrar a história do homem que andava a pé porque estava sempre à espera que saísse o último modelo do carro que ele queria!

Hum... quando olho para a janela e vejo o sol que por aí anda nestes dias, penso na praia dos moinhos e que se passou mais um ano e não se fez nada! Nem balneários, nem parque de campismo, nem tiraram o esgoto da ribeira, nada!
Unknown disse…
Não é só tirar o esgoto da ribeira, mas também não deitar lixo para a ribeira, quando passa à porta o carro de lixo (3) três vezes por semana ou seja segunda/quarta/sexta feira
Cavalete disse…
Recomendo a alguns bloggers da Casa da Mosca uma leitura atenta da secção "Teoria da Conspiração" ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conspira%C3%A7%C3%A3o).

Esta secção pode ser actualizada por utilizadores registados. Quem sabe se alguns dos bloggers que por aqui passam podem dar o seu contributo a esta secção...
JASRAPOSO disse…
Nesta questão da antena para os telemóveis estamos a assistir a mais uma caso em que se procuram atribuir responsabilidades à Junta de Freguesia.

A TMN é uma empresa privada que, salvo melhor opinião, procura fazer os seus investimentos na base do custo / benefício.

No caso presente a Junta de Freguesia o que fez, e muito bem, foi pressionar aquela entidade a efectuar o investimento.

Por isto, estou grato à Junta de Freguesia por ter feito tudo isto.

Quanto tudo estiver a funcionar vou-me ver livre de ter de pagar uma taxa mensal de aluguer do telefone fixo, uma vez que vou desistir da respectiva assinatura!!
deus2deus disse…
onde anda o amigo águia?

adeus
Unknown disse…
talvez a gripe das aves o tenha morto
Unknown disse…
amigo raposo se a junta prometeu que fazia (é só consultar as promessas eleitorais), então temos que exigir que se faça, a mão ser como tantas outras promessas ainda por cumprir.
Cavalete disse…
Aqui se recuperam algumas notícias (e comentários) relativas aos investimentos previstos para 2007.

O QUE SE SABE...

PARQUE DE CAMPISMO - Inicio da obra previsto para Setembro de 2007.
- “O projecto do parque de campismo já foi aprovado pela Secretaria Regional da Economia, com uma dotação orçamental de 350.000,00€. O início da obra está programado para Setembro do ano que vem, de modo a não prejudicar a época balnear.” (JASRAPOSO, 3/11/2006)


BALNEÁRIOS DA PRAIA - Devem estar concluídos no final de Maio de 2007.
- “A Praia dos Moinhos, na freguesia do Porto Formoso, vai ser beneficiada com obras nos sanitários, passeios e acessos. A Câmara Municipal da Ribeira Grande vai receber, em Dezembro, o projecto e conta lançar a empreitada a concurso logo de seguida, de modo a que a obra arranque no próximo ano." (Açoriano Oriental, 8/11/2006)
- “Quanto aos balneários, tudo está programado para estarem pronto no final do mês de Maio de 2007.” (JASRAPOSO, 3/11/2006)


SANEAMENTO BÁSICO – Início previsto para 2007
- "Câmara da R. Grande avança no próximo ano com saneamento básico na freguesia." (regedor, citando Açoriano Oriental, 13/11/2006)



TRILHO DO REGO DE ÁGUA – Aguarda sinalização
- “O trilho do Rego de Água já teve a aprovação da Secretaria Regional do Ambiente, faltando apenas a Câmara da Ribeira Grande colocar a respectiva sinalização.” (JASRAPOSO, 3/11/2006)
Unknown disse…
já que foi o blogger jasraposo a anunciar tais promessas, e como algumas já estão atrasadas, poderia nos informar a razão de tal atraso, a não ser que as promessas não passem disto mesmo PROMESSAS
Cavalete disse…
Notícia do Açoriano Oriental de hoje.

"A associação ambientalista “Amigos dos Açores” promove amanhã um passeio pedestre entre a Praia dos Moinhos e os banhos da Ladeira Velha, no Porto Formoso. A concentração é às 10h00 no parque de estacionamento da praia. O passeio, coordenado por Luís Noronha e George Hayes, insere-se no projecto dos Amigos dos Açores “Conhecer para proteger”, cujo objectivo é promover o conhecimento
das ilhas e verificar “in loco” o estado do ambiente"
Cavalete disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Cavalete disse…
Sabendo nós que o gabinete de imprensa da CMRG lê os comentários da Casa da Mosca, achamos estranho que nada seja dito sobre a inexistência de obras nos balneários da Praia.

Caro Presidente, vereadores ou assessores, sabendo nós que alguns dos senhores lê os comentários da Casa da Mosca, achamos estranho que nada seja dito sobre a inexistência de obras nos balneários da Praia.

Os eleitores do Porto Formoso precisam de perceber porque é que os balneários não avançaram a tempo de estarem prontos no início da época balnear de 2007.

Não basta chamar a jornalista Paula Gouveia para dar boas notícias. Chamem lá a senhora e expliquem porque é que as obras não avançaram. Os eleitores têm o direito de ser informados!

Este atraso deveria ser publicitado pela oposição da Câmara. Ou será que não existe oposição?
JASRAPOSO disse…
De acordo com informação que obtive junto de fonte bem colocada Câmara da Ribeira Grande, as obras nos balneários só serão efectuadas depois da actual época balnear.

Também soube que algumas figuras defensoras do Porto Formoso já foram protestar pessoalmente, sobre esse e outros factos, junto do Presidente da Câmara.

O parque de campismo também só para o próximo ano.

È ter paciência...
O Regedor disse…
Ao que parece nenhuma das obras previstas vai avançar. É incrível como a Câmara nao vai cumprir com nada: parque de campismo, balneários e saneamento básico.

A oposiçao (PSD) na Ribeira Grande parece nao saber fazer oposiçao. Muitos anos no poder fazem com que nao saibam ser oposiçao.

Nao sei onde isto vai parar...

Nao querendo alimentar muita polémica, ao falar com duas pessoas de familias da Ribeira Grande que apoiaram a candidaura de Ricardo Silva para presidente a palavra que mais ouvi foi "desilusao". Espero que essas mesmas familias tenham coragem de lhe dizer cara-a-cara a sua insatisfaçao, lhe façam ver que quem confiou o seu voto no PS está triste.
Quem esperou mais de 20 anos para ver o concelho evoluir está "desesperançado".
JASRAPOSO disse…
Faleceu no passado Domingo o José Guincho.

Fez história no Porto Formoso quando trabalhava em S. Brás com José da Silva e era distribuidor de carne na nossa terra. É que naquela altura não havia os carros a distribuir carne e foi em S. Brás que houve o último talho.

As suas netas são assíduas leitoras deste blog nos EUA.
sono1 disse…
O blogger cavalete informou-nos que na equipa de futebol sénior do Santa Clara, á um jogador com “raízes” familiares do Porto Formoso.

O jovem Ruben Rodrigues teve em plano de evidência nos últimos jogos do Santa Clara, apontando dois golos. Um no fim-de-semana anterior, frente ao Chaves, vitória por quatro a zero, e neste fim-de-semana apontou o golo decisivo que deu a Vitória ao Santa Clara por dois a um no jogo realizado com o Gil Vicente.

O desempenho do Jovem jogador formado nas escolas do Santa Clara, nos últimos jogos, permitiu a chamada para um estágio da selecção nacional de Futebol na categoria dos sub20 anos.

O jovem Ruben Rodrigues promete…, tem “pinta”de bom jogador.

Com um forte abraço.
sono1 disse…
Nao se assustam.É uma expressão futebolistica.

Com um forte abraço.
Cavalete disse…
Nem mais, vamos todos apoiar o neto do Tio Manuel Briló e da Tia Maria José. Se calhar, ele sai ao seu tio José Casinha, um grande jogador no seu tempo. Só que agora as oportunidades são outras...

Para quem não o conhece, aqui fica o seu perfil disponível na página do S. Clara:

http://www.cdsantaclara.pt/?tipo=com&n=modal_campeonat&menu=modalidades&pagina_modalidades=jogador&equipa_id=1&jogador_id=23

Aqui está a lista de convocados dos sub-20 do site A Bola.

http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=121825&tema=7

VAMOS TODOS APOIAR O RUBEN RODRIGUES!
Cavalete disse…
Os links parecem não estarem correctos. O melhor é uma pesquisa no google por "ruben rodrigues" s. clara sub 20
dedd disse…
A passagem do padre Joao Furtado por Montreal deixou-nos orgulhosos.
Recordamos tempos passados, estivemos juntos. Muita gente do Porto Formoso que vive por aqui. Foi fantastico, foi uma opportunidade uniqua para voces. Boas festa do espirito santo e que tudo vos corra em. Saudacao especial ao Raposo.
JASRAPOSO disse…
Os amigos dos Açores programaram doze passeios para o ano de 2007. O Porto Formoso foi contemplado com dois!!

O último passeio no Porto Formoso teve lugar na manhã do passado dia 19 e foi um sucesso, com a participação de 55 pessoas.

Há uma fotografia deste passeio em
www.fotolog.com/teosoares

Não hú dúvida que o Porto Formoso continua a ter muito encanto....
Anónimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
O Porto Formoso é a terra ideal para se estar bem, porque:
1.-não é possível contactá-lo.
não há rede;
2.-tem um Porto de pescas que não é porto, é uma coisa?;
3.-tem uma linda praia, selvagem, onde se mija entre as canas ou no mar, até que a Câmara da R.Grande abra os balneários;
4.-tem um excelente parque de estacionamento nos Moinhos -iluminado durante todo o Inverno- o que faz com que falte o dinheiro para que se construa o Parque de Campismo (promessa eleitoral desta Câmara Socialista);

5.-Tem a possibilidade de tudo ter, desde que não tenha uma Câmara como a que tem.

O Porto Formoso tem capacidade de prescindir da R.Grande e passar a pertencer a si próprio.
"Antes só que mal acompanhado".

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso