I Concurso de Maios

1º lugar - Lurdes Grilo

2º lugar - Maria do Espírito Santo (Mª do Jerónimo)
3º lugar - Fábrica de Chá Porto Formoso


O Grupo de Jovens de Nossa Senhora da Graça reactivou uma grande tradição da nossa freguesia que se estava perdendo lentamente com o passar dos anos: o dia dos Maios. Longe ia a tempo em que se respirava um certo espírito competitivo entre vizinhos com o intuito de ver quem fazia o melhor Maio. Pois bem, este espírito está de volta graças ao I Concurso de Maios do Porto Formoso!

O júri, composto por um elemento representante da Junta de Freguesia, a coordenadora da Escola do Porto Formoso, dois antigos animadores e três elementos do Grupo de Jovens, avaliou os vários participante de acordo com a três parâmetros: propósito, materiais utilizados e originalidade.

Ao que parece o concurso foi muito esquilibrado devido à qualidade das participações. Havia que premiar os três vencedores, mas todos estão de parabéns.

Comentários

Cavalete disse…
Muitos parabéns à organização, aos participantes, em especial à Sra. Lurdes Grila!

A Sra Lurdes Grila sempre demonstrou um grande dinamismo popular, participando activamente na organização de desfiles, bailaricos e na confecção e organização das Sopas de S. João, da Canada das Gentes.


Quanto à proposta do regedor, fica para mais tarde, depois de uma análise mais cuidada das promessas da CMRG.
Anónimo disse…
Para o ano que vem vou concorrer!
JASRAPOSO disse…
O Grupo de Jovens do Porto Formoso criou os ingredientes necessários para que o Concurso de Maios fosse um sucesso.

Esta iniciativa quebrou um pouco a rotina do dia-a-dia na freguesia e estimulou as pessoas a criarem as suas próprias personagens, sem regras rígidas e sempre primando pela imaginação individual ou colectiva.

Foi sem dúvida uma brincadeira em que os concorrentes tentaram ver a sociedade de uma maneira superficial e ao mesmo tempo profunda, onde todos acabaram por sair satisfeitos.
sono1 disse…
Depois do convite da duquesa, e pelo excelente serviço de chá, a que não faltaram os biscoitos. O que reflecte a personalidade da pessoa que fez o Maio. Prestável, e com um sentido de humor apurado.

Não poderíamos deixar de agradecer ao Regedor a divulgação que fez deste evento cultural!

Com um forte abraço jovem!
JASRAPOSO disse…
CONHECER PARA PROTEGER

Os Amigos dos Açores promovem mais um passeio no próximo dia 19 de Maio. Desta vez é entre a Praia dos Moinhos e os banhos da Ladeira da Velha.

A concentração é às 10,00 hrs no parque da Praia e a coordenação será da responsabilidade de Luís Noronha e George Hayes
Jobove - Reus disse…
We have visited his blog-web and find it interesting, congratulations

There visits ours, the irreverent and iconoclast of the world,
is in Catalunya - Spain

Http: // telamamaria.blogspot.com

Thank you very much for the visit
Unknown disse…
ola a todos,vou deixar o meu comentario a cerca dos maios acho bem que revivam tradiçoes antigas e parabens a vencedora mereceu ganhar, mas vou deixar o meu desagrado quanto a desclacificaçao que fizeram ao maio do silencio das palavras eles caracterizaram uma pessoa bem conhecida de todos nos as pessoas que organizaram o concurso deviam ter explicado as regras aos donos do bar mas contudo isso estao de parabens pela iniciativa
Unknown disse…
no passado dia 1 de maio até houve 1 maio na zona dos bairros novos com uma abordagem pouco dignificante na qual estava retratada 1 critica a 1 familiar que não tendo muito tempo disponivel da sua vida não ajudou muito na construção da sua moradia o que não veio nada a calhar dado que ninguém tem nada a ver com problemas familiares de ninguém... desde já os parabéns ao grupo de jovens da nossa terra pelo seu dinamismo e prservação desta tradição tão antiga.....
O Regedor disse…
Para uma tradição que estava quase morta o dia dos Maios está a fazer furor!
É bom sinal! É sinal de que os Maios renasceram e por isso o Grupo de Jovens está de parabéns por esta iniciativa.

Também eu ouvi falar muito bem do Maio do Silêncio das Palavras. Apesar de terem sido excluídos também estão de parabéns.

No primeiro ano há sempre alguns pormenores que falham e para o segundo ano a organização e os concorrentes ainda hão-de ser melhores.

Cumprimentos
sono1 disse…
Quem certamente teve oportunidade de ver o Maio realizado pelo Silencio das Palavras, verificou que o mesmo estava muito bem caracterizado e original.

Importa clarificar que o Maio não foi desclassificado nem muito menos excluído.

O júri entendeu atribuir uma pontuação menor pelo facto de o Maio se encontrar no interior, do muito bem conseguido estabelecimento.

Manda a tradição que os Maios sejam colocados à maneira, que as pessoas ao passarem na rua os possam ver.

Este facto não foi explicado aos jovens empreendedores empresários, como também não foi explicado aos restantes concorrentes.

Estou certo pela maneira de ser e estar dos jovens proprietários do bar, que para o ano ainda vão fazer um Maio mais bem conseguido.

Com um forte abraço.
deus2 disse…
Este comentario não vem acrescentar muito ao assunto, venho cumprimentar o grupo de jovens por esta ideia.

Eu fui atacado neste blog na altura das eleiçoes por aluguns anónimos do PSD que nao gostavam de me ouvir dizer mal do António Pedro. Mas eu não olho a partidos. A câmara do PSD era uma vergonha, uma corja de vendilhões.

Por causa disso votei no Ricardo Silva e não me arrependo!

O que se passa é que a mama na Câmara diminuiu mas não se faz nada a não ser na Maia!
Agora percebo a cara de enjoado do Emanuel Furtado quando fez campanha ao lado do Ricardo Silva. Ele sabia o que ia acontecer ao Porto FOrmoso.
JAGPacheco disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
sono1 disse…
No jornal Açoriano Oriental de hoje, com direito a fotografia, na rubrica Forúm Local.

Grupo de Jovens reactiva tradição dos Maios

O Grupo de Jovens de Nossa Senhora da Graça reactivou a tradição na freguesia, com o primeiro concurso de Maios do Porto Formoso.

O júri, composto por um elemento representante da Junta de Freguesia, a coordenadora da Escola do Porto Formoso, dois antigos animadores e três elementos do Grupo de Jovens, avaliou os participantes de acordo com três parâmetros: propósito, materiais utilizados e originalidade.

E do concurso saíram vencedores Lurdes Grilo, Maria do Espírito Santo e a Fábrica de Chá Porto Formoso.

Com um forte abraço.
JASRAPOSO disse…
Nos jornais de hoje há duas notícias que envolvem o Porto Formoso:

1ª - O passeio entre a praia dos Moinhos e a ladeira da Velha e a

2ª - O falecimento da irmã Angelina que que vivia no Santuário do Senhor Santo Cristo e era conhecida como "Irmã da Roda"
JAGPacheco disse…
Consulado dos EUA em Ponta Delgada vai doar livros a bibliotecas e escolas
30.04.2007 - 16h02 Lusa

O consulado dos Estados Unidos em Ponta Delgada, nos Açores, lançou hoje o programa "Amizade", através do qual vai doar a escolas e às três bibliotecas públicas açorianas lotes com uma colecção de 350 livros em inglês.
Com este projecto, formalizado hoje com a assinatura de um protocolo com a direcção regional da cultura, a cônsul do Estados Unidos em Ponta Delgada salientou que se trata de uma "nova era" na cooperação com os Açores, agora estendida às áreas da cultura e da educação.

"Os livros seleccionados representam a maior colecção de autores americanos", disse Jean Manes, para quem os Estados Unidos da América pretendem, desta forma, contribuir "para o ensino do inglês nos Açores".
JAGPacheco disse…
A Escola do Porto Formoso foi a PRIMEIRA contemplada com esta colecção de livros. A Senhora Cônsul Jean Manes, acompanhada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, procedeu á entrega dos livros no dia 27 de Abril.

Esta oferta foi ainda mais valiosa, pela atenção e simpatia que a Sr.ª Cônsul dispensou durante a visita, às crianças da nossa escola.

Pela ligação do Porto Formoso aos Estados Unidos, através dos seus emigrantes, pela importância crescente da língua inglesa no nosso quotidiano, …

Muito obrigado, por esta “Amizade”

Saudações Formosas
Cavalete disse…
Notícia aqui anunciada pelo Jasraposo.

No Açoriano Oriental.

"Santuário mais pobre com morte da Irmã da Roda
08-05-2007
por




A eucaristia da cerimónia fúnebre da irmã Angelina, conhecida popularmente por a “Irmã da Roda”, do Santuário da Esperança, foi ontem celebrada pelo Bispo de Angra e Ilhas dos Açores.
D. António de Sousa Braga, em São Miguel, quando falta menos de uma semana para as festas em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, juntou-se a todos aqueles que quiseram despedir-se de alguém que dedicou mais de uma década da sua vida ao serviço do Culto do Senhor.

Irmãs da Congregação de Maria da Imaculada e muitos populares estiveram presentes, assim como Monsenhor Agostinho Tavares, reitor do Santuário da Esperança. Da natureza desta filha de Porto Formoso, Freguesia de Ribeira Grande, Monsenhor recorda “o sexto sentido para detectar a pobreza envergonhada”.

Lidando todos os dias com pessoas - missão para a qual tinha vocação -, essa percepção fez com que muitas vezes procurasse Monsenhor para procurar “acudir” a quem precisasse de ajuda.

“Merecia toda a minha confiança e era simpática, mas segura de si”, recorda Monsenhor ao nosso jornal.

A Irmã Angelina, depois de vários anos em Vila Franca do Campo, onde foi relevante o seu papel como catequista, veio para Ponta Delgada, para o Convento do Santuário da Esperança.

Do protocolo acordado entre a Diocese de Angra e a Ordem espanhola, duas freiras estão sempre devotadas ao culto do Ecce Homo.

A Irmã Angelina ficou com a missão da roda, enquanto a Irmã Beatriz velava pela imagem, o seu espaço e pertences. Uma missão da qual a idade e a saúde também já a afastaram.

“A Irmã Angelina faleceu no Dia de São Miguel”, referiu Monsenhor Agostinho Tavares."
Unknown disse…
domingo fui à praia e vi uns maravilhosos balneários e um parque de campismo 5 estrela.
















ps. estava a sonhar com o ano 2020
Unknown disse…
Parabens ao grupo de jovens por essa iniciativa em especial ao Sergio monte por todo o seu dinamismo.
Se nao fosse ele este grupo nao tinha esta dimensao.
Forca Sergio!
JAGPacheco disse…
Cuidado com as vírgulas

Provavelmente o Sérgio terá muitas admiradoras. Agora ficamos a saber que tem mais uma … virtual.
No entanto as intenções da admiradora, não são muito claras.
“Forca Sérgio” não faz muito sentido, pois a pena de morte já foi abolida em Portugal á muitos e muitos anos.
“Força Sérgio” nunca se saberá qual é o ponto de aplicação da Força. Onde?
Se a intenção era “Força Sérgio” para continuares as com as tuas actividades de animador do Grupo de Jovens.

Então, estamos todos de acordo!

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso