Sopas de São João 2007

a mesa posta
início da benção

Numa noite muito agradável, o convívio proporcionado pela festa de São João, provou que as cozinheiras e cozinheiros da nossa terra estão em forma. Da sopa de legumes, à carne assada, ao inhame suculento, às favas guisadas acabando no arroz doce estava tudo muito bom.
É uma alegria ver uma festa que esteve para acabar, apresentar todo este dinamismo.
Será que para o ano vai haver São João?

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
É com grande satisfação que vejo que por mais uma vez a Canada das Gentes se encheu de "gente"!!! gente de todo o lado sem se olhar a rivalidades do tipo "o nosso império é melhor do que o vosso". Neste sentido, é com alguma pena que se ouve falar que a continuidade das festas de são joão no porto formoso não está assegurada. São cirscunstâncias relacionadas com o cansaço, indisponibilidade, rancores, entre outros que nos levam a esta situação. Apesar disso, creio que Lurdes grila e Companhia tudo farão para que não se perca esta tradição rejuvesnecida... enquanto for oferecida a vaca ou o bezerro, surgirem os garrafões de vinho de cheiro, os sumos e as mãos e cozinhas dos habitantes do porto formoso o são joão não acaba. Contudo parece-me importante que surjam novos elementos na comissão (não porque os actuais não tenham estado bem, antes pelo contrário) para que se vão formando outros elementos capazes de se afirmarem como pilares desta estrutura no futuro!!!
uma vez mais, as minhas felicitações para todas as organizadoras, ajudantes, comissão das festas e, porque não, população do porto formoso!!!
Cavalete disse…
Este ano ate dobrada e codornizes havia...

Para o ano havera S. Joao. As festas ja tem uma nova comissao. Dela fazem parte o Jose Tobias, o Piroco, o Iro, entre outros.
sono1 disse…
A comissão de festas, e as pessoas que organizaram e colaboraram na realização das sopas de São João estão de parabéns!

O convívio deste género nos dias de hoje é fundamental. Porque as pessoas estão cada vez mais habituadas a comunicarem, o que estou a fazer neste preciso momento, do que dialogar.
Ali, põem-se a conversa em dia, á um emissor e receptor o que implica retorno do conteúdo, feed back. Dependente da conversa, á umas boas gargalhadas. Isto depende da qualidade do vinho de cheiro!

Se este ano até houve dobrada e codornizes. Isto cá para mim para o próximo ano cheira-me a mariscada!

Com um forte abraço folião.
JAGPacheco disse…
Infelizmente, não tive a oportunidade e o prazer de me associar a estas Sopas de São João. E, este Post do Regedor só me vem recordar tudo aquilo que perdi. Principalmente o convívio, o gesto bonito e o bem receber das “gentes das canadas”.

Gostava de salientar no entanto, mais uma tradição associada ao São João, que este ano se reanimou no Porto Formoso.
Por iniciativa da Escola, os alunos, com o apoio de toda a comunidade educativa, enfeitaram as fontes da freguesia. Cada sala ficou responsável por uma: a fonte do Coucinho, a fonte da Canada Nova, …

Para além das flores desta época, as hortênsias os agapantos … também decoraram as bicas, com os frutos da terra. Naturalmente uma tradição com antigas raízes pagãs, associada ás festas religiosas do São João.

Foi impressionante a variedade e qualidade de fruta e hortaliças temporãs que se viu nas fontes. Cachos de uva, com bagos enormes quase a pintarem; maçarocas de milho, já com o grão leitoso, tomates com o tamanho do coração dum boi …
Isto revela a colaboração dos pais e avós, numa actividade organizada pela Escola. Mas acima de tudo revela o facto, de que, no Porto Formoso, ainda se cultiva. E mesmo á escala de quintal, não deixa de ser importante para a economia doméstica. Ainda se produz com orgulho!

Saudações Formosas!
JASRAPOSO disse…
Este executivo camarário não para de nos surpreender. Agora acaba de adjudicar um projecto de requalificação urbana ao arquitecto Souto de Moura, no valor de CEM MIL CONTOS!!!

Não há dinheiro para as pequenas obras no Porto Formoso, mas continua a haver para estas loucuras!!!
Luis-Furtado disse…
o Presidente da Camara da Ribeira Grande nada faz , nem tenta fazer, nada no Porto Formoso
Quem não nos garante que o Presidente de Junta não tenha culpa neste programa ? Esta coisa do Governo Regional , Presidente de Camara etc. vir ao Porto Formoso e não ser recebido nem por um elemento de Junta ! isto trás agua no Bico
Cavalete disse…
Noticia da pagina da CMRG

http://www.cm-ribeiragrande.pt/Default.aspx?Module=Noticia&ID=476

"Ribeira Grande, 27 de Junho – A Câmara Municipal da Ribeira Grande acaba de adquirir um terreno para a construção do polidesportivo na freguesia de São Brás.
A assinatura do contrato decorreu ontem à tarde entre o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Silva, e o proprietário do terreno, Eng. Luís Francisco Faria e Maia.
Com uma área de cerca de quatro mil metros quadrados, o terreno situa-se à Escola primária de São Brás.
Com esta aquisição, a Câmara Municipal vai agora encomendar o projecto para a construção do polidesportivo, que vai abranger um jardim infantil, campos de jogos e zona recreativas.
É intenção da Câmara Municipal e, como anunciou o presidente da autarquia, dar o nome do Eng. Luís Francisco Machado Faria e Maia ao polidesportivo de São Brás. Segundo Ricardo Silva, o Eng. Faria e Maia tem sido um “benemérito para a freguesia e para o concelho” e como tal, dar o seu nome a uma infra-estrutura importante como o polidesportivo é “o reconhecimento público da Câmara e da população ao seu trabalho em prol da Ribeira Grande”.
A construção daquela infra-estrutura, há muito que era reclamada pela população, tendo a actual câmara envidado todos os esforços para a aquisição do terreno.

Fonte: Ana Paula Fonseca, Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal da Ribeira Grande
afonseca@cm-ribeiragrande.pt
Fotos: Ana Paula Fonseca"
Cavalete disse…
Construir um polidesportivo numa freguesia com pouco mais de 600 pessoas, quando não há dinheiro para arranjar os balneários da Praia dos Moinhos ou concluir os polivalentes do Porto Formoso e S. Bras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E esta a politica social e desportiva da CMRG?

Primeiro esta o polidesportivo para meia duzia de criancas que passam a maior parte do tempo na escola da Maia, onde ja existem instalacoes desportivas!!!!

E os nossos idosos, continuam a "conviver" em casa, vendo telenovelas da TVI? Nao seria mais racional acabar primeiro os multiusos?
Unknown disse…
O que é mais interessante de constactar é que os que mais louvaram a vitória do Ricardo Silva (cavalete, regedor, deus, etc) em Outubro de 2005, são os que agora estão a crucificá-lo...
É como diz o ditado, "vocês cavaram a vossa própria sepultura", agora o Porto Formoso que se enterre nela...
Cumprimentos
Unknown disse…
Este último comentário do caro blogger faria é, de facto, extremamente construtivo e "positivo"!!!! Apetece escrever "mete-te em casa e arruma o carro!"
Que me desculpem os outros bloggers!
Mudando de assunto, parece-me importante referir e informar que nas obras de melhoramentos e reconstrução da ponte do coucinho se teve muito bom senso, e passo a explicar: interdita-se o trânsito durante meses, gasta-se dinheiro e a ponte por mais incrível que pareça ficou com a mesma largura de faixa de rodagem! isto faz sentido se pensarmos que é nesta via que passam todos os carros pesados que transitam no porto formoso? não se podia ter aproveitado para proporcionar uma largura suficiente para passarem pelo menos um carro pesado e um ligeiro ao mesmo tempo?
tenho dito!!!
Cavalete disse…
O principio da liberdade de opiniao e uma conquista unica dos tempos modernos...
Unknown disse…
Caros bloguistas,
Já há muito tempo que não participava nas discussões aqui no blog.

Aproveitando o comentário do faria, pessoa que gostaria de desconhecer, quero dizer que só me apetece "ganir", já dizia o outro. Com comentários altamente reaccionários vindos da ala mais proto-fascista que existe no Porto Formoso.

Pois é faria as pessoas estavam fartas de António Pedro, pelo menos a maioria, e apostaram na mudança.

À primeira vista também a mim me parecia melhor, mas com o decorrer do tempo vou-me apercebendo que não é bem assim. Esta Câmara parece, e bem ao jeito de José Socrates, e deste "NOVO" Partido Socialista, um bando de novos paladinos da má gestão.
E quando digo da má gestão não falo só da financeira, falo essencialmente da má gestão política, de que Ricardo Silva é pródigo.

Pode ser que daqui por dois anos perca, e perca bem, as eleições no Porto Formoso.

Vamos mas é lutar por aquilo a que temos direito e deixarmo-nos de "ressabiamentos" pretéritos.
Vê lá, oh faria, se este chapéu te serve.

Confesso que não percebi a do "carro".....
JASRAPOSO disse…
A nossa história está cheia de grandes heróis, esquecendo quase sempre aqueles que foram votados ao fracasso.

O fracasso ou o êxito de um autarca não se podem medir somente pelas obras feitas, mas também pelo seu carácter e nas circustâncias em que foi eleito.

Os recursos financeiros e o saber gerir são os principais factores que levam um autarca ao sucesso.

Não se pode exigir este mundo e o outro a quem, por melhor que saiba gerir, não tem um fundo de maneio suficiente ou, pior ainda, quando é obrigado a assumir dívidas herdadas dos seus precedentes.

O que se deve exigir a uma autarquia sem recursos financeiros é que a crise seja igualmente dividida por todos, cabendo assim menos a cada um.

É nos tempos de crise que aparecem os arautos da desgraça, cuja felicidade consiste em contemplar a desgraça alheia. A par destes, felizmente, há aqueles que relatam factos e criticam com sentido constritivo. Estes devem ser entendidos como os verdadeiros amigos dos dirigentes e não os seus detratores.
O Regedor disse…
Ao ver a notícia publicada do jornal fiquei de boca aberta!
Numa altura em que a câmara não tem dinheiro para obras realmente necessárias, mas tem dinheiro para construit um polidesportivo numa freguesia com 600 habitantes e com uma população jovem a dimunuir.

É uma injustiça e as pessoas de outras freguesias nas quais a câmara não investe, não percebem o critério seguido pela autarquia. Nem as próprias pessoas de São Brás percebem como não há dinheiro para acabar o multiusos de São Bras, que tem muito mais importância, e há dinheiro para um projecto de 500 mil euros e para construir um polidesportivo.

Além disso, na Maia já existe um polidesportivo, subaproveitado por sinal...

Quanto aos comentários do blogger faria apenas lhe digo que as pessoas estavam fartas da má gestão do anterior elenco camarário de decidiram mudar de rumo. Viva a liberdade de voto e de expressão!

Cumprimentos
O Regedor disse…
É incrivel a quantidade de pessoas que usam o multibanco no Porto Formoso! Para levantar dinheiro, pagar a luz, o telefone, carregar o telemóvel, enfim, há sempre um carro a estacionar com uma pessoa a sair em direcção ao multibanco.

Noto que as pessoas até se comportam como se sempre tivesse existido multibanco no Porto Formoso. Mas não! O Multibanco existe há pouco meses e foi graças a todos quantos escreveram neste blog que ele era necessário e graças à persistência da Junta de Freguesia que temos um multibanco na nossa terra.

ps. o multibanco neste momento está fora de serviço, o que é normal acontecer de vez em quando. Até é bom para sentirmos a falta que faz.
JAGPacheco disse…
Bene … mérito!

A nota de imprensa da Câmara Municipal da Ribeira Grande, relativa ao futuro polidesportivo de S. Braz é muito precisa relativamente á área “acabada de adquirir” pela Câmara, 4 000 metros quadrados. Ficando omisso o custo da aquisição? Assim, não nos permite avaliar e louvar a generosidade do benemérito.

As obras de beneficiação (ainda em curso) do Caminho da Lagoa de São Braz, para além do interesse turístico, irão melhorar as condições de trabalho e de acessibilidade, a inúmeros lavradores “rendeiros” da Lagoa de S. Braz. Consequentemente os terrenos das propriedades a que este caminho dá servidão, ficarão também valorizados.

“Valores” difíceis de quantificar!
Pedro Lopes disse…
Esta é uma tradição - Festas do Divino Espírito Santo - genuínamente Açoreana e que me parece cheia de força. Ainda bem.

Ainda ontem, dia de São Pedro, tive a oportunidade de me deleitar com umas sopas e carnes de bradar aos céus. Santa Festa, esta.......regada, óbviamente, com o néctar dos deuses, o Vinho.

Foi no Nordeste, na Freguesia de São Pedro Nordestino, por sinal meu padroeiro (de nome e freguesia, mas de Ponta Delgada).

A chuva ainda ameaçou, e não fossem as festas ser em honra de S. Pedro, seguramente teriamos dilúvio.

.....quanto á CMRG, ou se começam a prefilar candidatos, ou o senhor Silva ganha de novo.
JASRAPOSO disse…
Decorreu ontem no Porto Formoso um peditório a favor da reparação do sino grande da Igreja. Não há dúvida que é deveras estranho não sentir o som deste sino a convidar as pessoas para as cerimónias religiosas.

*****

Partiu com três semanas de ausência o pároco do Porto Formoso. No habitual e "sui generis" estilo lavado à prática nesta freguesia, os católicos praticantes estão dispensados nos próximos Domingos ao culto, uma vez que os párocos vizinhos não estão disposta a...

****

Com quase um século de idade passado nesta vida, partiu para o além, na semana passada, a senhora D. Elzira Branca. Já aqui neste blog se falou sobre esta senhora, que ficará recordada por inúmeras pessoas pelo tacto das suas mãos de oiro na cura de muitos traumatismos.
deus2deus disse…
Houve comentarios a responder ao senhor faria mas eu também quero responder com uma frase que o meu tio dizia "só os burros não mudam de opiniaão!

Sobre a festas de São João não pude estar presente porque tive de ir a um casamento, mas pelo que me dizem estava tudo bom.
Ouvi dizer que não há gente para a comissao das festas de São João do ano que vem. Na comissao deste ano tem rapazes novos e com valor por isso não percebo porque não continuam.

Paz à alma da Dona Elzira. Ela arranjou as dores a muita gente e nunca pediu nada em troca.

Adeus
Unknown disse…
Gosto de ver o alvoroço que os meus comentários provocam. Dá-me um gozo imenso...lol
Ainda não percebo só uma coisa, quando é que vocês percebem que o discurso da Câmara endividada é tanga. Pois o mesmo senhor Silva antes de ser Presidente criticava o anterior executivo por não se endividar mais...
O discurso das dívidas é para tapar o sol com a peneira...
Está tão endividada que dá para os "luxos e mordomias" que se vê
Cumprimentos.
JAGPacheco disse…
GRANDES NOITES DE VERÃO!

O Grupo Folclórico do Porto Formoso promove “Noites de Verão”, com grande animação. Do dia 13 a 15 de Julho, nas futuras instalações do Centro Paroquial e Social do Porto Formoso.

Dia 13 de Julho, 21h00
SNACK GIRLS

Dia 14 de Julho, 21h00
ENFINTUNA – Tuna Académica da Escola de Enfermagem

Dia 15 de Julho, 21h00
Serão Animado:
Norberto (Viola da terra)
Rogério Janeiro (Violão)
José Janeiro (Acordeão)
António José Vidinha (Viola da terra)

Apoios: Câmara Municipal da Ribeira Grande; Comissão da Igreja de N.ª Sr.ª da Graça; António Luís (som e iluminação) e os Grupos Participantes.



Nota de Rodapé
Aproveitando o sucesso da Casa da Mosca e a boa vontade do Regedor. As forças vivas do Porto Formoso, não deveriam aproveitar este meio, para divulgar as suas actividades ou falar das suas dificuldades?
Talvez assim, fossem melhor compreendidas e menos criticadas!
Emanuel Furtado disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
O Regedor disse…
Caro JAGPacheco,

percebo a tua inquetação/pergunta.
Estas iniciativas podem ser promovidas e divulgadas, além disso penso que A Casa da Mosca daria uma maior dimensão à própria organização porque os nossos emigrantes gostam de saber o que se faz por cá.
Enfim... será que ninguém pensou nisso?

Cumprimentos
O Regedor disse…
Em jeito de mea culpa assumo que eu não andei atrás das pessoas que organizam estas actividades para conseguir informação/cartazes ou outras coisas para pôr aqui na Casa da Mosca, mas como posso eu procurar por uma coisa que eu não sabia?

Desde já assumo a minha disponibilidade para divulgar este tipo de actividades, apenas agradeço que me contactem.

Ando por aí...

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso