Os elementos da lista do PSD à Junta de Freguesia do Porto Formoso demitiram-se em bloco das suas funções na Assembleia de Freguesia, onde estavam a representar os eleitores portoformosenses que neles haviam votado nas últimas eleições. São alegadas "razões pessoais" para o não cumprimento do mandato até ao fim. Julgo, ou melhor tenho a certeza, que isto é uma situação inédita no Porto Formoso. Nunca todos os elementos eleitos de um partido se demitiram das suas funções para onde haviam sido eleitos, renegando aos votos daqueles que neles confiaram. Neste momento não existe conhecimento de motivos para além dos invocados pelos 4 elementos que o PSD que assim abandonam as suas funções, isto é, "razões pessoais". A Presidente da Assembleia de Freguesia deverá, agora, convidar os próximos 4 elementos da lista do PSD a assumirem funções. Veremos se aceitam o lugar para o qual foram a votos. Caso contrário, a Assembleia de Freguesia fica a funcionar apenas com ele...
Comentários
uma vez mais, as minhas felicitações para todas as organizadoras, ajudantes, comissão das festas e, porque não, população do porto formoso!!!
Para o ano havera S. Joao. As festas ja tem uma nova comissao. Dela fazem parte o Jose Tobias, o Piroco, o Iro, entre outros.
O convívio deste género nos dias de hoje é fundamental. Porque as pessoas estão cada vez mais habituadas a comunicarem, o que estou a fazer neste preciso momento, do que dialogar.
Ali, põem-se a conversa em dia, á um emissor e receptor o que implica retorno do conteúdo, feed back. Dependente da conversa, á umas boas gargalhadas. Isto depende da qualidade do vinho de cheiro!
Se este ano até houve dobrada e codornizes. Isto cá para mim para o próximo ano cheira-me a mariscada!
Com um forte abraço folião.
Gostava de salientar no entanto, mais uma tradição associada ao São João, que este ano se reanimou no Porto Formoso.
Por iniciativa da Escola, os alunos, com o apoio de toda a comunidade educativa, enfeitaram as fontes da freguesia. Cada sala ficou responsável por uma: a fonte do Coucinho, a fonte da Canada Nova, …
Para além das flores desta época, as hortênsias os agapantos … também decoraram as bicas, com os frutos da terra. Naturalmente uma tradição com antigas raízes pagãs, associada ás festas religiosas do São João.
Foi impressionante a variedade e qualidade de fruta e hortaliças temporãs que se viu nas fontes. Cachos de uva, com bagos enormes quase a pintarem; maçarocas de milho, já com o grão leitoso, tomates com o tamanho do coração dum boi …
Isto revela a colaboração dos pais e avós, numa actividade organizada pela Escola. Mas acima de tudo revela o facto, de que, no Porto Formoso, ainda se cultiva. E mesmo á escala de quintal, não deixa de ser importante para a economia doméstica. Ainda se produz com orgulho!
Saudações Formosas!
Não há dinheiro para as pequenas obras no Porto Formoso, mas continua a haver para estas loucuras!!!
Quem não nos garante que o Presidente de Junta não tenha culpa neste programa ? Esta coisa do Governo Regional , Presidente de Camara etc. vir ao Porto Formoso e não ser recebido nem por um elemento de Junta ! isto trás agua no Bico
http://www.cm-ribeiragrande.pt/Default.aspx?Module=Noticia&ID=476
"Ribeira Grande, 27 de Junho – A Câmara Municipal da Ribeira Grande acaba de adquirir um terreno para a construção do polidesportivo na freguesia de São Brás.
A assinatura do contrato decorreu ontem à tarde entre o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Silva, e o proprietário do terreno, Eng. Luís Francisco Faria e Maia.
Com uma área de cerca de quatro mil metros quadrados, o terreno situa-se à Escola primária de São Brás.
Com esta aquisição, a Câmara Municipal vai agora encomendar o projecto para a construção do polidesportivo, que vai abranger um jardim infantil, campos de jogos e zona recreativas.
É intenção da Câmara Municipal e, como anunciou o presidente da autarquia, dar o nome do Eng. Luís Francisco Machado Faria e Maia ao polidesportivo de São Brás. Segundo Ricardo Silva, o Eng. Faria e Maia tem sido um “benemérito para a freguesia e para o concelho” e como tal, dar o seu nome a uma infra-estrutura importante como o polidesportivo é “o reconhecimento público da Câmara e da população ao seu trabalho em prol da Ribeira Grande”.
A construção daquela infra-estrutura, há muito que era reclamada pela população, tendo a actual câmara envidado todos os esforços para a aquisição do terreno.
Fonte: Ana Paula Fonseca, Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal da Ribeira Grande
afonseca@cm-ribeiragrande.pt
Fotos: Ana Paula Fonseca"
E esta a politica social e desportiva da CMRG?
Primeiro esta o polidesportivo para meia duzia de criancas que passam a maior parte do tempo na escola da Maia, onde ja existem instalacoes desportivas!!!!
E os nossos idosos, continuam a "conviver" em casa, vendo telenovelas da TVI? Nao seria mais racional acabar primeiro os multiusos?
É como diz o ditado, "vocês cavaram a vossa própria sepultura", agora o Porto Formoso que se enterre nela...
Cumprimentos
Que me desculpem os outros bloggers!
Mudando de assunto, parece-me importante referir e informar que nas obras de melhoramentos e reconstrução da ponte do coucinho se teve muito bom senso, e passo a explicar: interdita-se o trânsito durante meses, gasta-se dinheiro e a ponte por mais incrível que pareça ficou com a mesma largura de faixa de rodagem! isto faz sentido se pensarmos que é nesta via que passam todos os carros pesados que transitam no porto formoso? não se podia ter aproveitado para proporcionar uma largura suficiente para passarem pelo menos um carro pesado e um ligeiro ao mesmo tempo?
tenho dito!!!
Já há muito tempo que não participava nas discussões aqui no blog.
Aproveitando o comentário do faria, pessoa que gostaria de desconhecer, quero dizer que só me apetece "ganir", já dizia o outro. Com comentários altamente reaccionários vindos da ala mais proto-fascista que existe no Porto Formoso.
Pois é faria as pessoas estavam fartas de António Pedro, pelo menos a maioria, e apostaram na mudança.
À primeira vista também a mim me parecia melhor, mas com o decorrer do tempo vou-me apercebendo que não é bem assim. Esta Câmara parece, e bem ao jeito de José Socrates, e deste "NOVO" Partido Socialista, um bando de novos paladinos da má gestão.
E quando digo da má gestão não falo só da financeira, falo essencialmente da má gestão política, de que Ricardo Silva é pródigo.
Pode ser que daqui por dois anos perca, e perca bem, as eleições no Porto Formoso.
Vamos mas é lutar por aquilo a que temos direito e deixarmo-nos de "ressabiamentos" pretéritos.
Vê lá, oh faria, se este chapéu te serve.
Confesso que não percebi a do "carro".....
O fracasso ou o êxito de um autarca não se podem medir somente pelas obras feitas, mas também pelo seu carácter e nas circustâncias em que foi eleito.
Os recursos financeiros e o saber gerir são os principais factores que levam um autarca ao sucesso.
Não se pode exigir este mundo e o outro a quem, por melhor que saiba gerir, não tem um fundo de maneio suficiente ou, pior ainda, quando é obrigado a assumir dívidas herdadas dos seus precedentes.
O que se deve exigir a uma autarquia sem recursos financeiros é que a crise seja igualmente dividida por todos, cabendo assim menos a cada um.
É nos tempos de crise que aparecem os arautos da desgraça, cuja felicidade consiste em contemplar a desgraça alheia. A par destes, felizmente, há aqueles que relatam factos e criticam com sentido constritivo. Estes devem ser entendidos como os verdadeiros amigos dos dirigentes e não os seus detratores.
Numa altura em que a câmara não tem dinheiro para obras realmente necessárias, mas tem dinheiro para construit um polidesportivo numa freguesia com 600 habitantes e com uma população jovem a dimunuir.
É uma injustiça e as pessoas de outras freguesias nas quais a câmara não investe, não percebem o critério seguido pela autarquia. Nem as próprias pessoas de São Brás percebem como não há dinheiro para acabar o multiusos de São Bras, que tem muito mais importância, e há dinheiro para um projecto de 500 mil euros e para construir um polidesportivo.
Além disso, na Maia já existe um polidesportivo, subaproveitado por sinal...
Quanto aos comentários do blogger faria apenas lhe digo que as pessoas estavam fartas da má gestão do anterior elenco camarário de decidiram mudar de rumo. Viva a liberdade de voto e de expressão!
Cumprimentos
Noto que as pessoas até se comportam como se sempre tivesse existido multibanco no Porto Formoso. Mas não! O Multibanco existe há pouco meses e foi graças a todos quantos escreveram neste blog que ele era necessário e graças à persistência da Junta de Freguesia que temos um multibanco na nossa terra.
ps. o multibanco neste momento está fora de serviço, o que é normal acontecer de vez em quando. Até é bom para sentirmos a falta que faz.
A nota de imprensa da Câmara Municipal da Ribeira Grande, relativa ao futuro polidesportivo de S. Braz é muito precisa relativamente á área “acabada de adquirir” pela Câmara, 4 000 metros quadrados. Ficando omisso o custo da aquisição? Assim, não nos permite avaliar e louvar a generosidade do benemérito.
As obras de beneficiação (ainda em curso) do Caminho da Lagoa de São Braz, para além do interesse turístico, irão melhorar as condições de trabalho e de acessibilidade, a inúmeros lavradores “rendeiros” da Lagoa de S. Braz. Consequentemente os terrenos das propriedades a que este caminho dá servidão, ficarão também valorizados.
“Valores” difíceis de quantificar!
Ainda ontem, dia de São Pedro, tive a oportunidade de me deleitar com umas sopas e carnes de bradar aos céus. Santa Festa, esta.......regada, óbviamente, com o néctar dos deuses, o Vinho.
Foi no Nordeste, na Freguesia de São Pedro Nordestino, por sinal meu padroeiro (de nome e freguesia, mas de Ponta Delgada).
A chuva ainda ameaçou, e não fossem as festas ser em honra de S. Pedro, seguramente teriamos dilúvio.
.....quanto á CMRG, ou se começam a prefilar candidatos, ou o senhor Silva ganha de novo.
*****
Partiu com três semanas de ausência o pároco do Porto Formoso. No habitual e "sui generis" estilo lavado à prática nesta freguesia, os católicos praticantes estão dispensados nos próximos Domingos ao culto, uma vez que os párocos vizinhos não estão disposta a...
****
Com quase um século de idade passado nesta vida, partiu para o além, na semana passada, a senhora D. Elzira Branca. Já aqui neste blog se falou sobre esta senhora, que ficará recordada por inúmeras pessoas pelo tacto das suas mãos de oiro na cura de muitos traumatismos.
Sobre a festas de São João não pude estar presente porque tive de ir a um casamento, mas pelo que me dizem estava tudo bom.
Ouvi dizer que não há gente para a comissao das festas de São João do ano que vem. Na comissao deste ano tem rapazes novos e com valor por isso não percebo porque não continuam.
Paz à alma da Dona Elzira. Ela arranjou as dores a muita gente e nunca pediu nada em troca.
Adeus
Ainda não percebo só uma coisa, quando é que vocês percebem que o discurso da Câmara endividada é tanga. Pois o mesmo senhor Silva antes de ser Presidente criticava o anterior executivo por não se endividar mais...
O discurso das dívidas é para tapar o sol com a peneira...
Está tão endividada que dá para os "luxos e mordomias" que se vê
Cumprimentos.
O Grupo Folclórico do Porto Formoso promove “Noites de Verão”, com grande animação. Do dia 13 a 15 de Julho, nas futuras instalações do Centro Paroquial e Social do Porto Formoso.
Dia 13 de Julho, 21h00
SNACK GIRLS
Dia 14 de Julho, 21h00
ENFINTUNA – Tuna Académica da Escola de Enfermagem
Dia 15 de Julho, 21h00
Serão Animado:
Norberto (Viola da terra)
Rogério Janeiro (Violão)
José Janeiro (Acordeão)
António José Vidinha (Viola da terra)
Apoios: Câmara Municipal da Ribeira Grande; Comissão da Igreja de N.ª Sr.ª da Graça; António Luís (som e iluminação) e os Grupos Participantes.
Nota de Rodapé
Aproveitando o sucesso da Casa da Mosca e a boa vontade do Regedor. As forças vivas do Porto Formoso, não deveriam aproveitar este meio, para divulgar as suas actividades ou falar das suas dificuldades?
Talvez assim, fossem melhor compreendidas e menos criticadas!
percebo a tua inquetação/pergunta.
Estas iniciativas podem ser promovidas e divulgadas, além disso penso que A Casa da Mosca daria uma maior dimensão à própria organização porque os nossos emigrantes gostam de saber o que se faz por cá.
Enfim... será que ninguém pensou nisso?
Cumprimentos
Desde já assumo a minha disponibilidade para divulgar este tipo de actividades, apenas agradeço que me contactem.
Ando por aí...