Esclarecimentos

Esclarecimento dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande

"Com o intuito de repor a verdade dos factos sobre a noticia de ontem, 30 de Janeiro de 2008, deste jornal sobre a familia desalojada em consequência do mau tempo na freguesia de Porto Formoso que havia criticado a falta da actuação dos bombeiros voluntarios da ribeira grande, que embora solicitados nunca haviam chegado ao local, cumpre-me informar Vossa Excia que uma viatura deste corpo de bombeiros e respectiva guarnição se deslocou áquela residencia pelas 04h16, tendo os referidos elementos, para além de outras acções, retirado os sinistrados que se encontravam acamados. Nesta acção tivemos a colaboração de três elementos da Junta de Freguesia local. Estas afirmações foram ontem confirmadas pelos referidos residentes. Solicito portanto a Vossa Excia que se digne tomar as medidas necessárias a fim de repor a veracidade dos factos. José Gabriel Ponte Bicudo Melo, Comandante dos Bombeibos Voluntários da Ribeira Grande."

Esclarecimento da Junta de Freguesia de Porto Formoso

"Tendo sido noticia no Fórum Local, na edição de ontemdo jornal açoriano oriental, a inundação referente à habitação da Srª Maria Lurdes Botelho, na Rua Vale Formoso desta Freguesia, em que se refere a não comparência dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, neste sentido achamos por bem fazer o seguinte esclarecimento: Os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, nomeadamente a secção da Lomba da Maia, chegaram ao local por volta das 03h45 da madrugada. Na presença da Junta de Freguesia prestou-se de imediato a devida ajuda aos residentes, entre os quais se encontrava um senhor acamado que foi protamente levado para casa de um familiar pelos bombeiros, por membros da Junta de Freguesia, bem como pelos familiares. É ainda de referir que estiveram sempre presentes no local elementos da brigada de limpeza da Câmara Municipal da Ribeira Grande e um funcionário afecto à Junta de Freguesia."
Fonte: Açoriano Oriental

Pois bem, estamos esclarecidos e está reposta a verdade dos factos.

Contudo, o que fica por esclarecer, por parte das entidade competentes, é porque razão não se tomam as medidas necessárias para que não aconteçam desgraças destas no Porto Formoso!

Façam o trilho do Rego d´água e reparem como desapareceram, por força da água da ribeira, os quintais das gentes da Canada das Gentes. Como por detrás da antiga oficina do mestre Fernando, a ribeira do lugar, onde antes dava para atravessar com um passo, agora cabe um autocarro lá dentro. Onde existiam ladeiras com bananeiras hoje existe a ribeira com ratos de esgoto a passearem!
Ao que me contam estão três casas em ruinas, uma outra casa ficou cheia de água e várias partes quintais desparecem pela ribeira abaixo! Quem se responsabiliza por isto?

Por que razão a Câmara não desponibiliza dinheiro para fazer o Saneamento Básico?
Por que razão a Secretaria do Ambiente não ordena as margens da Ribeira do Lugar?

É destes esclarecimentos que precisamos.
A Junta de Freguesia e os Bombeiros aparecem no terreno e são injustamente acusados, mas os verdadeiros culpados estão em casa... a dormir.

Comentários

Unknown disse…
Fonix

No Coments...lol
Anónimo disse…
Dá-lhe forte regedor! É assim mesmo.
Anónimo disse…
Lá está mais uma conversa tola e sem fundamentos nenhuns. Mas como é que podem dizer isto sem saberem? Pelo que eu sei já estiveram nos concernentes locais, durante esta semana, várias entidades com responsabilidades na matéria, juntamente com o Presidente da Junta e ambas estão a reunir esforços para resolver a situação. E outra, explica-me lá, ó Dr. Bruno, desde quando és engenheiro hidráulico ou algo parecido, para afirmares que as desgraças que ocorreram no porto formoso foram devidas à falta do saneamento básico ou que foi devido ao "desordenamento" nas margens da Ribeira do Lugar? No post anterior, os bombeiros é que tiveram a culpa das chuvas e agora a câmara e a secretaria é que têm culpa do estado das casas na ribeira do lugar... Vives numa região vulcânica, onde existem solos vulcânicos muito fáceis de serem erodidos, com sismos, as pessoas vivem dentro dos leitos de ribeiras, etc. E isto já há bué de anos. Desde o povoamento, não só no Porto mas em todos os Açores, acontece o mesmo. Atendendo a todos os riscos a que o porto está sujeito, a solução mais eficaz seria a emigração de toda a população da vossa freguesia. Estes eventos são inevitáveis... Concretamente à ribeira do lugar (e em geral), já repararam nas obras ilegais existentes, nos esgotos que desaguam para a mesma, etc? No post anterior disseste que os bombeiros não chegaram a tempo (palavras da senhora) e nem te esforçaste a saber a veracidade da afirmação antes de tentares denegrir a imagem dos bombeiros e neste post cometes o mesmo erro. Escrever por escrever, qualquer um o faz. Fundamenta o que escreves! Abraço. PS: se a senhora dissesse que eras ladrão ou que eras um mau psicólogo publicavas a afirmação? Os bombeiros estão ofendidos e merecem um pedido de desculpas da tua parte.
Anónimo disse…
temos k nos unir nestas horas e nao falar mal uns dos outros.não se esqueçam k mais cedo ou mais tarde todos precisamos uns dos outros.lol
Anónimo disse…
se existe ratos na ribeira do lugar so pode ser do lixo que o teu avó deita basta chegar ao jardim e olhar para o lado direito ao lado do anexo da moradia e nota-se o monte de lixo que está lá e o carro do lixo passa 3 vezes por semana tem dó portanto limpa primeiro como neto e depois fala dos outros dá o exemplo para não falar do velho ditado:

LIMPO NÃO É QUÉM LIMPA LIMPO É QUÉM NÃO SUJA.
Anónimo disse…
Estou totalmente de acordo com o blogger das 19h41 temos sempre que fundamentar as nossa afirmações senão a casadamosca fica sem crédito não é crédito bancário mas sim um meio informático credivel de dar informações aos que estão longe de nós já que os que estão cá sabem perfeitamente que nem tudo é verdade o que regedor divulga.
aguia disse…
Sem dúvida que o sucesso deste blog ainda continua a incomodar muita gente.

Força Regedor.

Todos estes comentários só demontram que deves continuar cada vez com mais força
Anónimo disse…
sr blogger aguia não está aqui incomadar ninguém mas sim transmitir a verdade das coisas para o exterior
Anónimo disse…
Rua deste blog ribeiragrandenses de meia tijela! Vêm para aqui dezer que a solução do Porto Formoso era tirar toda a gente para fora da terra onde estão à 500 anos!!
Fuseiros
Anónimo disse…
Rua deste blog ribeiragrandenses de meia tijela! Vêm para aqui dezer que a solução do Porto Formoso era tirar toda a gente para fora da terra onde estão à 500 anos!!
Fuseiros
Anónimo disse…
Nao tem 1 minuto desde que terminei de ler os comentarios, e acho que a culpa mesmo é da Natureza, mas como somos nós que ora brincamos ora a levamos a sério, então há que retribuir responsabilidades. " mas os verdadeiros culpados estão em casa... a dormir." Não entendo como se pode ser culpado só porque se dorme...mudando a frase-" mas os verdadeiros culpados são os que estão em casa... acordados."
Assim ficaria mais aceitável. Agora que o mal ta feito, a junta de freguesia deve solucionar a retoma da vida normal dessa familia, nomeadamente repondo os estragos da moradia, que a chuva causou. A minha freguesia por mais chuva que caia, por mais sismos que faça, por mais bombeiros ou bo(as)mbeiras que apereçem, por mais despertos ou dorminhocos que sejam, será sempre FORMOSA!
josé António Braga.
Anónimo disse…
A polémica servirá sempre de elã para qualquer assunto, seja de que cariz for.A polémica é o espaço que existe numa discussão, sobre qualquer tema ou circunstancia, que exige imaginação! Falar apenas dos factos torna-se monótono. Um Abraço.José António Braga
Cavalete disse…
Alguém referiu que o regedor deveria pedir desculpas aos bombeiros da RG!! Só porque se limitou a transcrever neste blog uma notícia do mais antigo jornal português, e a acrescentar um pequeno comentário de uma residente! Sinceramente...

Quase todos nós reconhecemos o mérito dos bombeiros da RG (eu pelo menos reconheço), mas, sinceramente, não vamos confundir as coisas.

E o director do Açoriano Oriental, já pediu desculpas aos bombeiros? Apesar do sucesso da casa da mosca, acho que existe muito mais gente a ler o Açoriano Oriental!

Vivemos no ano de 2008!! Vivam os blogs, vivam os bloggers, viva os regedor, viva a liberdade de opinião!!

Força Regedor!!
JAGPacheco disse…
Diz-se que é uma espécie de “Casa da Mosca”

Na minha sincera opinião a “Casa da Mosca” está para o Porto Formoso, como o “Prós e Contras” está para o país.

Se o povo português e os seus governantes, toleram que os problemas do nosso país, sejam abordados e discutidos na televisão pública.

Porque razão alguns “anónimos”, não SUPORTAM que aquilo que se passa no Porto Formoso, seja divulgado e discutido na “Casa da Mosca”.

A “Casa da Mosca” é um fórum de discussão, onde o Regedor permite a liberdade de expressão e de opinião, acerca dos mais diversos assuntos relacionados com o Porto Formoso.

Quem for da opinião de que este Blog não tem qualidade, também pode enriquece-lo, contribuindo com os seus comentários.
Agora estar de espreita á espera que o Regedor cometa o mais pequeno “erro de gramática” para o atacar de uma forma violenta: SÃO ATITUDES MUITO POUCO DIGNAS!

Força Regedor!
aguia disse…
Partiu mais uma figura carismática do Porto Formoso, o tio Leonel.
Era pescador, era barbeiro e era uma figura muito frequentadora do nosso jardim.
Paz á sua Alma
JASRAPOSO disse…
A NÃO PERDER...

O jornal Atlântico Expreso de hoje tem uma entrevista com o Laudalino Eusébio Viana.

A reportagem mais não é do que o complemento da homenagem feita aqui na Casa da Mosca à sua loja nos Moinhos.

Para os frequentadores da zona dos Moinhos, aquela loja "de Inverno parece uma toca abrigada do frio e de Verão as escadas exteriores transformam-se numa explanada".

A moradia vai ser vendida a um jovem daquela freguesia, Carlos Teixeira, que pretende implementar no local um bar e restaurante.
Anónimo disse…
Sr. JAGPacheco, n�o sei se o seu coment�rio foi dirigido a mim (an�nimo de 2/2/08, 12:03). Mas se, realmente, foi o caso, queria que V. Ex.� se dignasse a explicar-me: 1 - Em que frase do meu coment�rio fui "violento" com o Regedor? e 2 - Qual foi o "erro de gram�tica" que o regedor cometeu e por consequ�ncia foi elertado por mim? A conclus�o que tiro do seu coment�rio: ou o Sr. � muito sens�vel ou tamb�m gosta de falar muito sem dizer nada. Bom Carnaval a todos.
O Regedor disse…
Caro anónimo das horas-não-sei-quantas-que-já-foram-muitas,

A Casa da Mosca é um espaço de liberdade. Nesta liberdade cabem várias opiniões, que até podem ser contrárias.
Dê as suas opiniões, mas era de bom grado que lhe pedia para não inventar coisas que eu não disse, como fez no comentário de 2/2/08 às 12:03, em que você diz que eu acusei os bombeiros de serem os culpados da chuva. Nunca disse isso!
Vou desculpa-lhe esse descaramento e pensar que foi uma brincadeira de Carnaval.

Não tenho uma vírgula a retirar ao que escrevi e nem tenho de pedir desculpas a ninguém, porque ninguém ofendi.

Contudo, o que mais me choca nos vários anónimos é que neste momento há uma família com a sua casa toda estragada, várias pessoas sem alguns metros de quintal e alguns com a Ribeira do Lugar à porta do quintal de casa e as suas preocupações são com a imagem deixada pelos bombeiros!

Por mim fico por aqui,
sem mais comentários,
um bom Carnaval.

Cumprimentos
O Regedor disse…
Um agradecimento pelas palavras dos bloggers cavalete, JAGPacheco e águia.

Mesmo que aqui não escrevessem nada, sabia que pensavam dessa forma.

Abraço
Anónimo disse…
Um bom jornalista bem como um bom regedor nao deve pensar quem nao esta de acordo comigo esta contra mim convem parar por aqui
Anónimo disse…
Antigamente nao havia marecos na areia do porto de pescas houje temos marecos e as pessoas vao la deixar comida mais propriamente pao ou seja sacos de pao que antigamente nem as pessoas tinham pao para comer e agora os proprios marecos nao conseguem comer e la vem durante a noite montes de ratos comer o que sobra a melhor maneira de nao haver ratos e nao deixar comida para eles comerem e nao deitar lixo para a rocha basta parar e olhar e so lixo
Anónimo disse…
oh pessoal lá por ser vespera do carnaval a casadamosca não pode parar vamos lá mais novidades
JAGPacheco disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
JAGPacheco disse…
Nem relógio nem barrete

Se o anónimo me conhece, sabe que não uso relógio. Logo estou pouco SENSIBILIZADO para questões horárias.
Mas depois de me ter alertado, gesto que agradeço, lá fui ler o seu comentário das 12h03 e percebi que era um comentário de apoio ao Regedor.
Logo, apesar de estarmos no Carnaval, o Exmo. Anónimo, não devia ter “Enfiando o Barrete”.
“Enfiar o Barrete” está escrito entre aspas, logo não deve ser interpretado á letra, é uma metáfora, uma comparação. Significa, por outras palavras, que não devia ter pensado que era consigo!
Também lhe agradecia, que retribui-se este meu esclarecimento, relendo o meu comentário das 16h03.
Onde se lê: … porque razão ALGUNS anónimos … o que significa que não me referia a todos.
Os “erros de gramática” estão assim escritos!
Penso que estamos esclarecidos e sem ofensa!
Mas tenho, no entanto, de acrescentar que só me dignei a responder ao Exmo. Sr. Anónimo porque estamos no CARNAVAL!
Bom Carnaval!
Anónimo disse…
qrande pacheco so dignificas a familia que realmente es forca regedor tens o apoi da grande meioria nao te esguecas gue carnaval
Anónimo disse…
Venho por este meio agradecer a quem por este meio lembrou-se por assim dizer do falecimento do meu avô,pois era um grande pescador e barbeiro da freguesia dos mais baratinhos,um exemplo de alguém que suportou grandes dificuldades na vida pai de 10 Filhos.
Um muito obrigada

Um Abraço

Helder e Bruno
Unknown disse…
Para quem quiser conhecer melhor o patrimonio imovel da Ribeira Grande e so visitar

http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/

A Ribeira Grande e o unico concelho que tem o seu patrimonio inventariado em S. Miguel. (este trabalho foi realizado ha mais de 3 anos, so agora e que esta disponivel online)

Esta muito interessante

Cumprimentos
Gracinha disse…
Atenção...atenção...tudo indica que o mau tempo se avizinha. É sempre bom prevenir!

Bem haja a todos e bom fdsemana:)
Cavalete disse…
Esta semana, ouvi de vários continentais e estrangeiros que o restaurante onde se come melhor peixe nos Açores é o JORGE! Uma vez mais PARABÉNS ao Jorge!!

As eleições autárquicas ainda são em 2009 mas há muito que estas são comentadas nas esquinas do Porto Formoso. Deixo aqui um resumo das especulações.
(1) O actual presidente da junta não deverá avançar para uma recandidatura. Deixou obra mas 12 anos parecem ser suficientes.
(2) Com o Presidente da junta deverá sair também o secretário, o Nicolau.
(3) A actual vice-presidente, Patricia Teixeira, poderá assumir-se como uma alternativa e pode inclusivé recolher apoios à direita.
(4) Na direita, já foram lançados pelo menos dois nomes mas a confusão ainda é muita.
(5) Parece bastante provável o surgimento de uma lista independente capaz de disputar taco a taco a candidatura à junta.
(6) Parece certo que o Ricardo Silva vai sair derrotado no Porto Formoso, resultado que pode compremeter a vitória no concelho.
(7) A abstenção deverá aumentar bastante (no Porto Formoso) e o Ricardo Silva deverá ter dificuldade em arranjar alguém interessado em fazer campanha ao lado dele no Porto Formoso. Vão sobrar canetas e camisolas....
Unknown disse…
Boas Caros Bloggers

Aqui está um link para a realidade que se vive no concelho da Ribeira Grande. Dava um bom tema de discussão aqui na Casa Mosca.


http://www.acores.net/noticias/view-23447.html

Cumprimentos
Anónimo disse…
Amigo Faria essa notícia foi publicada no site do PSD/Ribeira Grande há quase 3 semanas...
www.psd-ribeiragrande.com
Anónimo disse…
Cavalete estás a plagiar e mais ainda estás a ir na onda dos PSDs eles não têm ninguêm neste momento para apresentar nas listas para as próximas eleições eles estão a lançar verdes para colher maduros ainda falta dois anos temos mais coisas importantes a discutir/divulgar na casa da mosca toda a gente sabe na freguesia que o actual presidente eleito por maioria absoluta tem o apoio da mesma basta só fazer uma sondagem e
e a resposta é NEM QUE ELE VAIA PARA O PARTIDO COMUNISTA VOTAMOS SEMPRE NELE agora é preciso saber se ele está disponivel e se o partido solcialista o vai convidar.
Cavalete disse…
Caro anonimo, so nao percebi o "plagiar"... de resto, cada um com a sua opiniao...

Cumprimentos
Anónimo disse…
Força cavalete! Dá-lhe forte...
Anónimo disse…
Plagiar como deve saber naturalmente em termos jornalisticos é divulgar uma noticia que já foi divulgada por outrem
Cavalete disse…
... daaaaaaaaa ...
Unknown disse…
Caro Cavalete...
Plagiada ou não, só coloquei a notícia para ver até que ponto vai o fanatismo de bloggers como o senhor, que não se interessa com o que se passa no concelho. Nem vendo que uns são filhos e outros enteados para o governo e câmara. É assim que defende o Porto Formoso, sendo conivente com este tipo de política.
Já agora o que acha dos factos apresentados, que é o que devia ter comentando.

Cumprimentos
Cavalete disse…
Caro Faria, sou fanatico por rebucados de poejo... pena que estes sejam cada vez menos...
Unknown disse…
Continuamos sem saber a sua opinião sobre a notícia...

Refugia-se em futilidades...

Cumprimentos

P.S. Cuidado com os rebuçados, sempre ouvi dizer que tiram o te*ão.
Anónimo disse…
oh mas que discussão mais patética.
O blogger faria pergunta o que achamos da distribuição de verbas pelas freguesias do concelho. Essa notícia é uma fantochada porque a freguesia que recebeu mais dinheiro é Rabo de Peixe que tem junta PSD.
Anónimo disse…
nunca mais soubemos nada das casas que foram atingidas pelas aguas
se já estão fora do perigo , se o governo fez ou vai fazer alguma coisa se os moradores continuam ou não morando nelas
é destas noticias que precisamos saber , e não de discuções mal amanhadas

Adeus Pedro Botelho
Anónimo disse…
Sei quem éee... Que desatino...

A objectividade do realismo por vezes incomoda!

Notícia de útima hora, penso que... não plagiada: O Farias da Câmara será o candidato pelo PSD à Junta de freguesia do Porto Formoso.

E esta, hein?
Anónimo disse…
de acordo com sigo pedro de montreal o emanuel
Anónimo disse…
o farias para a junta mais um para comer do taxo
Anónimo disse…
Mas os bloggers devem pensar que ser presidente de junta compensa!!!!´
só dá trabalho e o ordenado é uma miseria
Anónimo disse…
bom dia dos namorados
aguia disse…
A partir desta semana o padre Leonardo vai passar a falar bem do Presidente da Camara da Ribeira Grande porque recebeu 2.500 euros para comprar um sino para a Lombinha da Maia
Anónimo disse…
Onde está a minha terra? com o seu cheiro do mar misturado com o do trigo...que a brisa trazia da "ponte" até ao meu "jardim" onde me deliciava com a conversa do "tio evaristo"???...Está tudo tão perto da minha alma pois tudo faz parte do meu ser...
Foi neste Porto Formoso que nasci, cresci e saí ficando para sempre.
Anónimo disse…
neste momento chove muito forte na freguesia os elementos
Anónimo disse…
neste momento chove muito forte na os elementos da protecção civil estão na freguesia
O Regedor disse…
Não houve estragos esta noite na freguesia devido à chuva que caíu toda a noite. Apenas caíu uma barreira que tapou uma parte da estrada entre o Vale Formoso e as Pedras Ruins.
No entanto, a parte de trás das casas junto à Ribeira do Lugar estão quase a ruir para dentro da ribeira e ainda ninguém desentupiu a ribeira do início da Ladeira da Velha (acima da casa da Mercês, por detrás da fonte). A água dessa ribeira va caminho abaixo até outra ribeira. No fundo, o caminho é a ribeira.

Cumprimentos
sono1 disse…
O Gabinete de Desenvolvimento Local, entidade técnica responsável pela gestão do Parque Temático da Maia, criado no âmbito do programa comunitário INTERREG IIIB cujo a entidade promotora é o Instituto de Acção Social e a entidade gestora é a Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia, organiza a III Prova de Chás e Concurso de Pudins de Chá da Zona Oriental do Concelho da Ribeira Grande.

Esta prova realiza-se no próximo dia 22 de Fevereiro a partir das 17 horas, no Centro Pastoral e Social do Porto Formoso.
Após as primeiras duas edições se terem realizado na Maia e Lomba da Maia respectivamente, gabe-nos agora sermos os anfitriões.

Com um forte abraço.
pumpum disse…
ola malta!!
já há muito tempo que andava a vaguear pelo Blog.
acho este Blog um excelente veiculo de informaçao, ate porque quem nao esta perto da sua terra precisa de algo que aproxime.
quero desde ja dar os meus parabens ao ragedor, pela excelente ideia, pena deixar alguns comentarios serem publicados, acho que ha muita gente que quer é denegrir a imagem da nossa querida freguesia.
um bem haja a todos.....

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso