Mar chão

Vista da ponta da Baía do Frade com a Ponta do Ingrade (Laginha), Ponta da Maia e Ponta dos Fenais, a aparecerem por esta ordem. Foto de ‎19‎ de ‎Agosto‎ de ‎2002, ‏‎18:41


Para todos os que, ao longe, por todo o mundo, pensam e sonham com o Porto Formoso todos os dias!

Comentários

Anónimo disse…
regedor pure e simplemente obrigado de montreal o emanuel
JASRAPOSO disse…
Há apenas um interesse naqueles que, nascendo no Porto Formoso, vivem noutro local - Ter trabalho que lhes permita ganhar a vida e alimentar a família.

Estas pessoas acabam por atingir um nível de vida superir, mas continuam a alimentar os sentimentos e as recordaçoes da sua infancia sempre com o desejo de voltarem.

O interesse nesta tema prende-se com o facto dos que ficam nao terem respeito pelos sentimentos daqueles que voltam à sua terra para matar saudades.

É voltando à sua terra que estas pessoas se tornam SI PRÓPRIAS, com acesso às emoçoes profundas desgastadas pela vida diária longe do berço natal.

Obrigado Estimados Emigrantes por continuarem a amar o Porto Formoso e gostarem de nos visitar.
Rosaria disse…
Apenas quero dizer que o Porto Formoso e muinto bonito e tem um linda vista ja estive la varias a vezes gosto muinto aoende e que o ceu esta muinto azul sou do continente e vou voltar outravez a ilha porcause da boniteza. Por favor a pessoas plantem mais flores no porto formoso. obrigado
Anónimo disse…
Mar Chão

Nesse fundo do mar, há mar,
Neste chão de terra, há gente.
Do mar, vem o desejo de voltar,
Da terra, fica a saudade que se sente.

Sou imigrante nas palavras que escrevo,
Dessas palavras que lêem, sou emigrante...
Madrugada, mãe dos dias que revivo
Frio mudo! só de gestos me faz falante.

Oceano que separa o céu que nos aproxima!
Chão que treme no sossego da natureza,
Agita as almas, esquecem-se problemas,
É o vale da vida, uma rua para baixo e outra para cima.

Porto Formoso, porto do mar, chão de terra formosa.


josé ntónio braga furtado.
sono1 disse…
Passeio de barco.


Estás a dormir, não vês que o barco está “enterrado” na areia, exclama o Américo Paulo com o homem do guincho. Arriba, depois de estar em cima do “paral”, barco para o mar!

Partimos para um passeio à costa norte, até à ponta do cinturão. O mar estava calmo. O barco navegava junto à costa, tão próximo que o mestre do barco, decidiu entrar numa gruta, navegando no interior da mesma.
O Homem fica abismado com tamanha dádiva. O barulho do motor ecoa no interior do rochedo, invadindo um silêncio, inquietante, misterioso.
Ao fundo a luz solar convida para perseguimos a viagem.
Na rocha basáltica estão “retratadas” formas geométricas, animais, vestígios de solidificação da lava expelida pelo vulcão.

No regresso e ao passar as “figueiras”, o Porto Formoso lá ao longe. É uma perspectiva sobre a freguesia, encantadora.
A igreja de lado, como a dar as boas vindas aos marinheiros.

Com um forte abraço.
Anónimo disse…
Um passeio de barco cheio de adjectivos. Fica a condizer com o próprio adjectivo que enaltece o nome da nossa freguesia. Gostei de ler esse passeio, muito bem descrito...um passeio lírico num barco!
Não sei quem és,mas o "sono" parece que te ilumina a imaginação. Um abraço.
josé antónio braga furtado.
Anónimo disse…
ocomentario do jasraposo tocou-me de mais e na verdade o ser imigrante e viver diariamentecom o porto formoso no pensamento .nunca esquecendo os nossos amigos de infancia ,muitos de nos tem uma vida melhor .mes todos nao podem dizer o mesmo, por isto a casa da mosca tem valor muito grande para nos .por isso estas fotagrafias sao muito importante para ao menos matar saudades da terra que um dia nos vi nascer o comentario do sono 1 e um espetaculo o americo era meu amigo sofriamos pelo nosso scp..a palavra saudade nunca teve tanto valor para min.desculpem o meu portugues o emanuel com muito carinho por voces.
O Regedor disse…
Caros bloggers,

este post vem a propósito de algumas conversas que tenho tido com amigos e conhecidos do nosso Porto Formoso que já não moram por lá.

Ainda o outro dia falei com um amigo e depois com outro, que vive na zona de Ponta Delgada, ou seja, na mesma ilha e a 30 kilómetros de casa.
No entanto, nas nossas conversas notou-se uma saudade impressionante do Porto Formoso e surgiu a interrogação: se nós que vivemos perto temos saudades, agora imaginem os nossos emigrantes!?

Nunca hei-de esquecer de uma vez em que eu estava no jardim e comecei a falar com um emigrante portoformosense no Canadá e ele disse-me, emocionado, que quando via, no Canadá, as fotos do Porto Formoso na Casa da Mosca só lhe apetecia chorar e regressar.

Um abraço a todos os emigrantes.

Cumprimentos
Anónimo disse…
o regedor nao da para chorar e que se chora mesmo.
Anónimo disse…
caros bloggers!
tal como muitos portoformosenses, ao ver as varias fotos apresentadas neste blog sinto um arrepio na espinha! é com muita pena minha que me encontro "imigrado" ha ja 7 longos anos! cada dia que passamos longe da nossa terra, da nossa familia, dos nossos amigos custa muito... felizmente vai-se matando as saudades como se pode...
vivo numa cidade do interior de Portugal continental (a quase 200Km do mar). Acreditem caros blogger, que se existe algo de que sinto saudades todos os dias, é do mar! ouvir as ondas, sentir o sabor so salgado... so sabemos dar o valor a estes pequenos promenores quando nao os temos...
bem hajam a todos
aos que vivem no nosso querido Porto formoso e a todos aqueles que por varios motivos tiveram um dia que sair de la, mas que o mantem no coraçao e na mente!
Luis Botelho
Anónimo disse…
Ficamos a saber que o Sérgio Sebastião é o sono1... parabéns pelos comentarios construtivos do Sérgio!
Anónimo disse…
E eu sou o pai natal
Gracinha disse…
Bem haja a todos os que por aqui passam e um óptimo fim de semana!

Gracinha
Cavalete disse…
Sendo este o post da SAUDADE...



São Miguel (com algumas fotos da costa norte e Porto Formoso)

http://www.youtube.com/watch?v=CzyeUdgOhLE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=8dFPTl-dElo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=CtQPNcHsVp4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=nlHg6UqFns8

http://www.youtube.com/watch?v=sSPEp_YGVIo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Oq7tV0Bs27k&feature=related



Santo Cristo
http://www.youtube.com/watch?v=HsDHAeBPCOo&feature=related



Por falar em romeiros
http://www.youtube.com/watch?v=s6L9UQIo_zg




Artista açoriano?
http://www.youtube.com/watch?v=o1if4vtJgio&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=dM8Z59eeyhY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=JsUVtTKKEoI&feature=related




"Caguei-te Mariano"
http://www.youtube.com/watch?v=JsUVtTKKEoI&feature=related
sono1 disse…
Parabéns!

O Grupo Folclórico da Casa do Povo do Porto Formoso completa hoje dez anos de existência.
Foi no dia quatro de Março de 1998 pelas vinte horas no Centro Pastoral do Porto Formoso, que as senhoras Regina Mendonça, Nazaré Leite e Luísa Gonçalves Cabral, reuniram-se com alguns elementos dançarinos, para fundar o Grupo Folclórico do Porto Formoso.
A partir desse dia o sonho tornou-se realidade. Uma realidade por vezes árdua, que só o esforço e a boa vontade de todos foi possível de alcançar.

O Porto Formoso obteve outra visibilidade com o nascimento deste Grupo!
“Levamos connosco a nossa identidade cultural”!

Com um forte abraço.
Anónimo disse…
O Porto Formoso tem um grupo no Hi5. Procure por
Porto Formoso – Lugar mágico
Anónimo disse…
Link do grupo:

http://www.hi5.com/friend/group/displayGroupFront.do?groupId=2817718
JAGPacheco disse…
Nestes princípios de Março, ia pedir ao Regedor que acrescentasse á imagem do Post. De manhã cedo o aroma delicado das flores do “incenso” e á noitinha aquele choro aflito, quase humano, do “canto” dos cagarros …

Mas o homem não pára … já tem um Post novo, mais uma vez cheguei atrasado …

O incenso foi introduzido nos Açores á mais de 100 anos. Com o intuito de ser utilizado em sebes vivas ou cortinas de abrigo, para proteger os pomares de laranjeiras.
Com uma boa adaptação ao nosso clima. E disseminação feita através dos pássaros que se alimentam das suas sementes. Hoje encontra-se espalhado por todas a ilhas. Sendo em alguns casos considerado até uma planta infestante.

O cagarro é a ave marinha mais abundante e característica dos Açores. É nesta época que eles começam a chegar a estas ilhas, após terem passado o Inverno em paragens bem mais quentes do Atlântico Sul.
Estas aves migratórias podem atingir os 40 nos de idade, mantendo fidelidade ao respectivo par, regressam todos os anos ao mesmo buraco, na mesma falésia. Aí nidificam e lá para o Mês de Outubro as crias estão aptas para o primeiro voo.
Bem adaptadas á vida em alto mar, deslocam-se em voo planado durante grandes distâncias, orientando-se aparentemente pelas estrelas. Mas ao iniciarem o seu primeiro voo, são atraídos e encandeados pelas luzes das povoações, sendo assim impedidos de forma trágica, de iniciar esta grande migração que os levaria ás costas do Uruguai e Brasil.
JAGPacheco disse…
Os Prós e os Contras

O edifício da Junta de Freguesia do Porto Formoso, no mês de Dezembro foi beneficiado com a iluminação da sua fachada.
Tenho a certeza de que o equipamento escolhido foi o tecnicamente mais adequado e que foram tidos em conta os baixos consumos.
Para além disso julgo que esta medida previne certos actos de vandalismo que ali eram praticados.
Estes actos, diga-se, não dignificam o Porto formoso, nem o órgão que democraticamente o representa.

No entanto aquela fachada não tem pormenores arquitectónicos, dignos de realce. E a iluminação parece-me exagerada mesmo para efeitos de segurança, mas não passa de uma opinião pessoal.
Tendo em conta o comentário anterior e o facto do cagarro estar protegido por leis nacionais e internacionais, acho que de meados de Setembro a meados de Novembro aquela iluminação deveria ser reduzida.
JAGPacheco disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Não só no Edifício da Junta mas em todos os campos de futebol já que em alguns não só fazem mal aos cagarros como também às pessoas que circulam nas suas viaturas nas vias públicas, portanto vamos todos apelar para reduzirem a iluminação durante os meses de setembro a novembro.
Anónimo disse…
seguindo o pensamento dos bloggers anteriores vamos todos pedir à EDA para desligar as luzes dos caminhos á noite por causa dos cagarros tenham dó afinal vamos evoluir em todas as frentes menos das dos cagarros. viva os cagarros os cagarros são os maiores, ao ponto que nos chegamos em analisar os cagarros.
Anónimo disse…
olá a todos pedimos a vossa colaboração para o maior evento do ano 2008.

Por favor quem estiver interesado deixe um comentário com o seu nome e o comentário deve conter a seguinte afirmação:

"Sim eu (nome) quero fazer parte do evento.

LOL LOL LOL
aguia disse…
Decorreu ontem mais um momento de religiosidade na freguesia, com a via-sacra realisada na via pública.
As casas estavam enfeitadas com as várias estações.
Cada um é livre de ter e praticar a religião que bem entender, sendo uma falta de educação quando é incomodado por causa de sua opção.
É triste verificar a má educação de alguns rapazinhos que mais não fizeram de que acompanhar este acto para gozarem com a religiosidade de pessoas sérias.
Estes rapazinhos deveriam ser mais educados pelos pais para não terem este tipo de comportamento. São estas bestas que perturbam o bem estar na escola e dão má nome ao Porto Formoso
Anónimo disse…
Então o minimo que podiam fazer a estas "bestas" era falar com elas e tentar fazer com que elas entendessem o mal que estão a fazer!
Porque mais falta de educação é o comentário que fizeram a dizer mal delas!!! Devemos ser frontais e falar directamente com as pessoas!!!!!!!
Não acham??

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso